terça-feira, 13 de novembro de 2012

Peças gráficas para o Chá das Flores, lembrancinhas para as convidadas, espaços decorados e uma torta salgada personalizada

Tive uma semana bastante corrida e na segunda-feira passada, quando finalizei a lista que preparei com os compromissos que eu deveria cumprir até sexta, achei que não estava sendo realista e não daria conta do recado. Uma vez li uma frase postada pela Fernanda Reali no Facebook que me marcou: “Entre 8 e 80 existem 72 possibilidades”. Adorei isso e, desde então, tenho tentado trazer esse conceito para a minha vida, que era baseada no “tudo ou nada”. Sendo assim, consegui me organizar para produzir uma única peça gráfica que serviu tanto para enfeitar as lembrancinhas quanto para revisitar uma ideia que tive há alguns anos: criei uma Árvore dos Desejos personalizada para o nosso Chá das Flores!

bulesozinho

Fotografei o samovar pintado pela minha mãe e, usando o Photoshop, recortei somente a parte superior da peça, ou seja, o bule. Em seguida, apliquei nele o filtro watercolor (aquarela) e o resultado está na imagem acima.

Foi só o que consegui fazer com o pouco tempo que tive antes da festinha, mas achei legal a ideia de aproveitar o talento da minha mãe para a pintura e foi também uma maneira de homenagear essa mulher maravilhosa que amo e admiro tanto! 

Depois de imprimir os bules em dois tamanhos diferentes, recortei-os e usei os menores como etiquetas para as lembrancinhas que ofereci às minhas convidadas.

Eu havia planejado outra coisa, mas com o tempo escasso, tive que ativar um plano B e resolvi montar saquinhos com um mix de frutas secas especiais. As amêndoas, avelãs e passas foram compradas no HORTIFRUTI, mas as castanhas do Pará vieram diretamente do mercado Ver-O-Peso, em Belém, e as castanhas de caju cobertas com coco vieram de Natal, RN.

Para que as frutas se conservassem melhor, coloquei-as em um saquinho plástico transparente antes de inseri-las nos sacos de filó que comprei na papelaria JLM.

Para finalizar as lembrancinhas, fiz um furinho na tampa do bule com o auxílio de um cortador especial e passei a fita por ele, terminando em um lacinho. Ficou simples e delicado.

Vocês Lembram da FESTA DA PRIMAVERA que aconteceu lá em casa em 2009? Na época, eu produzi um enfeite para decorar o buffet que consistia em galhos secos pintados com tinta marrom, onde pendurei flores e folhas de papel. Fiquei feliz quando descobri o arranjo escondidinho no topo do armário que fica na área de serviço e decidi adaptá-lo à nova festa, retirando as flores e mantendo as folhas.

Ao lado dele, posicionei os 8 bules maiores a fim de que as minhas convidadas pudessem usar o verso da imagem para deixar um recadinho para as outras meninas ou para alguém em particular.

O nono bule era meu e deixei-o pendurado no arranjo antes da festa começar para incentivar as meninas a fazerem o mesmo!

A Flávia Mergulhão, do ATELIÊ DA CAIÊ, me enviou uma foto super inspiradora de um prato alto montado com xícaras e taças encaixadas e resolvi fazer algo parecido com louças que já tinha em casa. Na caneca do topo, decidi colocar um punhado de flores e posicionei as velas que ganhei de presente da Patrícia Haddad, do ANTES, DURANTE E DEPOIS, em torno da peça.

Comprei um tecido azul clarinho na CLAUDIA TECIDOS para usar como toalha na mesa principal. Separei várias louças brancas para abrigar as comidinhas que as meninas trouxeram, mas eu não tinha ideia do que seria colocado em cada peça. Foi tudo decidido na hora em que elas chegaram, mas deu super certo e a mesa ganhou muito mais vida e cor com a colaboração delas!!!!

Na prateleira estreita logo acima da mesa, enfileirei as minhas lembrancinhas e decidi encher a casa de flores, já que esse era o tema da festa, né? Comprei dois buquês prontos na COBAL DO HUMAITÁ e quando comecei a montar o primeiro arranjo, minha assistente que tem nome de flor (Margarida), se ofereceu para me ajudar. Ela se empolgou e preparou todos os arranjos dentro de canecas ou vidros comuns de azeitona, geleia e molho de tomate. Achei que ficaram tão bonitos que eu não quis interferir em nada. Muito obrigada, Margarida!!!!!

O arranjo da foto acima foi o único que montei sozinha e a jarra cheia de estilo foi emprestada pela Ana Paula Carneiro, do blog DE ANA A Z.

A latinha super fofa e delicada que ganhei da Ciane Serra, do blog BY SAVANNA HOME AND KIDS, serviu para abrigar os talheres descartáveis comprados na JLM, que tinham as mesmas cores suaves predominantes na decoração.

Forrei a mesa de centro com a toalha verde usada na festa de aniversário do meu sobrinho Mateus, que aconteceu na casa dos meus pais em junho. As xícaras foram pintadas por amigas da minha mãe e contei a história delas AQUI. Para dar um toque especial à toalha, resolvi salpicar flores que recortei com o auxílio de um cortador especial nesse formato comprado na papelaria JLM.

Na foto acima, vocês podem ver mais um arranjo de flores feito pela Margarida e a suqueira de acrílico com água que depois recebeu algumas folhinhas de hortelã para aromatizá-la.

A minha colaboração comestível para a festa foi uma torta salgada inspirada nessa da foto acima, retirada da revista canadense TOUT SIMPLEMENT CLODINE. Adorei a árvore de Natal desenhada com orégano e pensei em um jeito de adaptar a ideia ao nosso Chá das Flores.

Comprei todos os ingredientes no EMPÓRIO FARINHA PURA: pão de fôrma cortado na longitudinal, orégano, maionese e três pastinhas de sabores diferentes: alho e aipo, peito de peru e berinjela.

Fiquei até constrangida de fotografar o passo a passo da receita porque é ridiculamente fácil, rsrs! Mas, vamos lá: intercalei as camadas de pão com as pastinhas e, quando a montagem terminou, cobri tudo com maionese usando uma espátula. Em seguida, enfileirei quatro flores de papel no topo do sanduichão.

Cobri o topo com bastante orégano…

… e depois retirei as flores de papel, que funcionaram mais ou menos como um estêncil.

Bom, esses foram os meus preparativos para a festa, pessoal!!!! No próximo post, vou mostrar a vocês como ficou a decoração com todas as comidinhas deliciosas feitas pelas minhas amigas, assim como as lembrancinhas criativas e as charmosas peças decorativas.

Quem acompanha a página do CASOS & COISAS DA BONFA no Facebook já sabe que recebi uma convidada especialíssima nessa terceira versão do Chá entre Blogueiras, né? Foi a Claudinha Ramalho, do blog FEITO A MÃO, uma amiga virtual que se  tornou real há alguns anos e que eu tive o prazer de hospedar em casa por um final de semana. O mais legal é que ela mora em Maceió e veio ao Rio especialmente para participar dessa festa: imaginem como eu fiquei feliz com tanto carinho!!!!!

il_fullxfull.385545852_kz0p

Bom, como eu havia mencionado no início do post, não tive tempo de fazer um kit em PDF para o Chá das Flores, mas a minha irmã Flávia, do blog FÊTE À FÊTE, preparou um material lindo que ela usou no Chá de Bebê Vintage de uma amiga e que está à venda na ETSY. Tem tudo a ver com o tema!!!!

il_570xN.385726420_t1zf

il_570xN.385730673_k1xb

Para adquirir o produto, basta clicar no seguinte link:

http://www.etsy.com/listing/112333675/vintage-shabby-chic-tea-party-editable?ref=v1_other_1

E para ver a festa charmosíssima que ela preparou em sua casa, basta acessar esse post:

www.fete-a-fete.blogspot.com/2012/09/vintage-afternoon-tea-baby-shower-all.html

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente saiba reconhecer e cultivar as amizades verdadeiras!!!!

Bonfa-ass

36 comentários:

Maria Cininha disse... [Responder comentário]

Que cabeça recheada de coisas bonitas e boas ideias você tem Katia. Parabéns! É tudo bonito nos mínimos detalhes. Caramba!!

Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa Bonfa, mesmo com a correria do dia-a-dia fico impressionada como vc consegue fazer dos encontrinhos verdadeiras festas personalizadas.
Como de costume, amei de paixão cada detalhe e criação, pois em sua descrição percebo o carinho q vc coloca em cada feito.
Parabéns!!
Como já disse para a Caiê, tenho certeza de q foi uma tarde de muita alegria e gargalhadas.
Bjokas. ;D

Unknown disse... [Responder comentário]

Foi uma tarde muito feliz Uq eeste encontro se repita sempre!
Obrigada por td carinho e disponibilidade!
Bjão

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariacininhaMariacininha, muito obrigada! Vc também foi um delicioso presente que a vida me deu esse ano! É bom ter dois trabalhos seus aqui em casa, todos os dias me lembro de vc! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anna RachelAnna, foi uma tarde deliciosa mesmo e as meninas capricharam tanto! Fiquei impressionada com a criatividade e capricho de cada uma delas! E também a dedicação, o carinho... são pessoas verdadeiramente especiais que talvez eu nào tivesse conhecido de outra maneira. A blogosfera aproxima as pessoas que tem afinidade e pensamentos parecidos! Essa galera é nota dez! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlávia, te marquei em uma mensagem no Facebook hj de manhã: vamos marcar mais encontrinhos informais no Rio e em Niterói? A gente precisa se ver mais!!!! Amei aquele dia no forte de Copa!!!!! Bjs!

Milena disse... [Responder comentário]

Eu adorei esses bules!E a minha lembrancinha,como um pouquinho todos os dias!
Katia,esses encontros são especiais!!
O resultado ficou fantástico!!Lindo e feito a 8 mãos(na verdade 16,rs!),para brincar com o nome do blog da nossa convidada e querida amiga,Claudinha Ramalho!!!
bjs

ACGabriel disse... [Responder comentário]

tudo lindo, tudo perfeito! adoro o seu espaço, ótimas idéias sempre!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, minha querida!
Parece que vivi um sonho. Voltei pra casa saudosa, triste por ter acabado mas muito feliz por ter tido a oportunidade de tê-la reencontrado em uma circunstância tão esfuziante! Muita gente que viu minhas fotos do face ficou impressionada, afirmando o quanto eu estava bonita. Eu fiquei muito constrangida, a princípio, mas depois precisei reconhecer: meus olhos brilhavam tanto e estavam tão radiantes que a minha satisfação explodia e me deixava mais cofiante na fotos. Dizem que o melhor elixir de beleza é a felicidade, e eu nessa tarde estava a felicidade em pessoa! Foi uma experiência única, sem comparação.
Conhecer as meninas e reafirmar toda a sintonia que já vinha se mostrando nos comentários de nosso blogs, face e e-mail me fez ver que a blogosfera tem realmente um lado muito positivo sobre nossas vidas.
Em determinados momentos difíceis do ano passado e no início deste, cheguei a pensar em extinguir meu blog. Se não o fiz por um motivo: porque por meio dele eu encontrei a "minha tribo" - pessoas de interesses semelhantes e pontos de vista enriquecedores, inteligentes, questionadoras, cheias de vida e de alegria para compartilhar. Pessoas comuns, com contas a pagar, trabalho pra dar conta, casa, marido (ou não), filhos (ou não), problemas de sáude, de trânsito, de peso, enfim, pessoas comuns, cheias de problemas do dia a dia, mas que escolheram ser felizes. Escolheram fazer da vida uma estadia prazerosa, uma experiência realmente positiva. Sem negativismo, sem inveja, sem competitividade, sem rancor. Pessoas que compartilham seus conhecimentos, suas descobertas, suas experiências, sem se importar se serão ou não copiadas. Pessoas éticas, que citam suas fontes de inspiração, como vc fez neste post, sem medo de que percam o brilho, porque elas têm a certeza de que isso só as engrandece!
Todos criamos e copiamos no dia a dia, todo o tempo, o tempo todo. Mas manter um blog ao longo dos anos só faz sentindo se tivermos algum diferencial a oferecer. Algo novo, nossa contribuição ao mundo virtual. Seu blog é totalmente inovador nesse sentido.
Até quando vc se inspira em outros blogs ou fotos, vc o faz do seu jeito. Isso é ser criativa. Isso é ser talentosa. Isso é o segredo do seu sucesso.
Desejo que tenhamos muitas outras oportunidades de apertarmos nossos laços de amizade, pois com vc eu tive uma sintonia tão imediata e tão forte que me impressionou desde o princípio.
Amiga, vc foi um presentão que eu recebi da blogosfera!
Um grande cheiro cheio de saudades!

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Adorei tudo! Me diverti demais! Estava tudo perfeito e delicioso! Com certeza meninas precisamos nos ver mais! Beijão Ana Paula Carneiro
www.deanaaz.blogspot.com

Angela disse... [Responder comentário]

Tudo L-I-N-D-O!

Luana Peçanha disse... [Responder comentário]

Tudo lindo e inspirador como sempre.
Antes de fazer qualquer festinha, dou uma repassada nas suas festas, para copiar mesmo... kkkk

Bjs linda

Jussara disse... [Responder comentário]

OLA KATIA!!! NAO EXISTE OUTRA PALAVRA PARA EXPRESSAR ESSAS IMAGENS : ES PE TA CU LAR !!! TDO MARAVILHOSO. QUE DELICIA PODER COMPARTILHAR DE PESSOAS COM TANTA CRIATIVIDADE .UM GDE ABRAÇO E CONTINUE ASSIM ,SEMPREEEEEEE.

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Linda festa, adorei as cores utilizadas e as canecas da sua mãe que delicadeza.
Beijocas
http://izisborck.blogspot.com

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Katia, sensacional adorei a idéia de vc fotografar o bule. Este bule é lindo demais, adorie tudo!

E o bolo salgado ficou gostoso?

Sua mesa e suas flores ficaram muito mais bonitas do que dos links que vc deixou no post.

Parabéns a Margarida tb que decorei lindamente os outros jarros e vidros.

E viva a Primavera!!!

Bjos

Gelia disse... [Responder comentário]

há Katia, to achando que esta vai ser a festa mais bonita que vc ja fez, mas vou deixar para o post completo! confesso que li o comentário da Claudinha e to achando lindo a amizade das minhas musas inspiradoras rsrs vcs tem mesmo muitas afinidades a começar pela criatividade.
parabéns e adorei seu bolo salgado, maneira como fez, bem legal.

Bjs

Gélia

Unknown disse... [Responder comentário]

aiiiiiiiiiii!! para tudo!!! eu quero uma tag de bulezinho dessa daí!!! Eu já tinha ficado apaixonada pelo samovar da sua mãe... AMEI a tag!!! Adorei tudo! Essa latinha q vc colocou os talheres tb é linda demais, adoro essa estampa azul com poá + floral rosa, é super vintage!! Amei tudo! rsrsrs bjsssss e parabéns!!! Lili

crochetdaheloisa.blogspot disse... [Responder comentário]

Oi Katia
T
Adoro vir aqui pois me inspiro em tudo e saio mais leve e flutuando.Vou postar meu jantar de inverno que quase saiu no verao....mais foi super. Depois passa lá no blog pra voce ver. Tambem ja mostrei sua viagem a Belem pra turma que anotou todos os detalhes pra gente curtir bastante. Vamos em janeiro. Estou mandando uma lembrancinha de natal pra voce, fique atenta aos correios. Bjs Heloisa

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CROCHET DA HELOISAQue legal, vc é uma fofa!!!! Vou passar lá pra ver sim! Aproveite bastante Belém!!!!!!

Que delicadeza a sua me mandar uma lembrança de Natal, super obrigada!!!!! Viajamos de férias na sexta, mas se nào chegar antes, eu aviso os porteiros pra cuidar bem do meu presente!!!! Um grande beijo!

Ateliete Events disse... [Responder comentário]

Bonfaaaaaaaaaaaaaaaaaa,
Quanta saudades tenho de vir aqui constantemente... Quanta saudades de ler e ver suas criações!!!
Fiquei apaixonada por este chá de flores!
As louças lindas e este samovar, pintado pela sua mãe??? É isso mesmo
Vocês tem talento no DNA!!! Gostei muito da torta salgada, vou colocar na minha lista para o Natal.
Kátia, minha filha fará um ano este mês (dia 23) acredita? rs Estou aqui correndo com os preparativos, e é claro que vim aqui "tomar um ar de inspiração";)
tenho aqui no quarto dela sua arte, fica em local de destaque!
Saudades das nossas conversas.
Uma beijoca carinhosa
Eliete

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ateliete®Você é super querida, Eliete!

Menina, um aninho, já?????? Como o tempo voa, né? E há quanto tempo a gente se conhece... parece que a gente teve aquela conversa no Skype ontem, que coisa!!!!! Fico muito feliz com seus elogios e gentileza, Li!!!!!!! Sou sua fã, acho que vc tem muito bom gosto e é um enorme prazer poder dividir aqui algumas dicas e sugestões!!!!

Um beijo enorme!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaMi, a gente tem que se encontrar mais vezes no ano! Não precisa ser em uma festinha temática, mas em algum bar, restaurante... quem sabe no Parque Lage para um piquenique??? Seria um Chá ao ar livre, que tal? Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ACGabrielMuito obrigada!!!! Fico feliz que goste do meu cantinho e seja sempre muito bem-vinda!

Flavinha Gomes disse... [Responder comentário]

Incrível, Bonfa! Você é demais. Está linda a festa e deve estar maravilhosa esta torta. Vou testar a receita. Bjus

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Feito a MãoPuxa, Claudinha, eu fiquei super emocionada com seu comentário!!!! Eu também encontrei a minha tribo por aqui... o mais interessante é que ela está espalhada pelo Brasil inteiro!!!! Imagina como eu teria te conhecido de outra forma? Eu nào consigo imaginar e por isso agradeço demais ter descobrido esse mundão virtual que me trouxe tantas coisas boas, principalmente, as amizades e a descoberta de um mundo de ideias e possibilidades! Amei essa parte do seu comentário: "Escolheram fazer da vida uma estadia prazerosa, uma experiência realmente positiva. Sem negativismo, sem inveja, sem competitividade, sem rancor. Pessoas que compartilham seus conhecimentos, suas descobertas, suas experiências, sem se importar se serão ou não copiadas. Pessoas éticas, que citam suas fontes de inspiração, como vc fez neste post, sem medo de que percam o brilho, porque elas têm a certeza de que isso só as engrandece!"Puxa, fico muito, muito feliz que a gente pense tão parecido!!!!!! Nào sou a pessoa mais segura do mundo, mas nào tenho medo de comparações e ODEIO competir, a não ser que seja comigo mesma, para melhorar, para me superar, para aprender e crescer como profissional e como pessoa. Espontaneidade e autenticidade são características que admiro muito e tive a sorte de conhecer tanta gente bacana com esse perfil nos últimos anos! No mais, só tenho agradecer seus elogios, seu carinho, sua gentileza e sua disposição para passar esse final de semana aqui em casa e compartilhar comigo uma tarde tão especial!!!! Claudinha, vou te contar que me sinto tão à vontade com vc quanto me sinto com os amigos mais íntimos e antigos... como escrevi no seu post, parece que somos amigas de infância, é muito engraçado! No mais, muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana PaulaCom certeza, Ana!!!! Já comecei a pensar em alguns temas para os próximos encontros, rsrsrs! E que seja bem mais que um por ano! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AngelaAngelita, o tempo passou e a gente acabou nào se encontrando! Puxa, quero te ver antes do Natal!!!!! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Luana PeçanhaPode copiar, Luana!!!!! Fico feliz de servir como inspiração de alguima maneira! Super obrigada pelo incentivo! Beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@JussaraQue bom que gostou do post, Jussara! Menina, foi tudo tão corrido... juro que nào é exagero, foi a semana mais conturbada do ano e achei que nào daria tempo de fazer nada... mas espere pra ver o post de amahã e o que as meninas aprontaram! Elas são o máximo! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Izis BorckObrigada, izis!!!!! Para variar, uma das meninas sugeriu tons claros e suaves. Eu normalmente gosto dos mais vibrantes, mas é muito legal usar cores novas a cada festa e testar outras combinações! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Georgia AegerterViva a Primavera, georgia! Puxa, amei sua empolgação!!!! POis é, eu quis homenagear a minha mãe e, já que ela me deve um Bonfa Convida há 3 anos, resolvi mostrar o trabalho dela aqui dessa forma. Ela é muito caprichosa e pinta há muitos anos, é super detahista! A torta salgada ficou gostosa sim, mas o mérito nào é meu, é do mercado que fez as pastinhas, rsrsrs! Eu só juntei tudo! Um grande beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

MA-RA-VI-LHAAAAAAA!!!!

amei! amei! amei!

também quero!!

beijinho
Juju

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Eu não falei que esse era um dos temas que eu mais ia gostar?? Adorei!!! Gosto mto de tudo floralzinho :)

Glaucia disse... [Responder comentário]

Que delícia de encontro, só dá para medir o quanto foi bom quando vamos para nossas casas e sentimos saudades das pessoas amigas que lá estavam. Me encantei com os preparativos, e com os comentários emocionados de quem participou dele. Aqui também encontrei a minha tribo, batemos tambor no mesmo ritmo.

Parabéns e bjos

Gláucia

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa!!cada mimo mais lindo que o outro!!Muito inspirador esse chá!!!Não vejo a hora de ver o post do dia!!!Parabéns como sempre tudo lindo,maravilhoso!!!

Ana Luiza disse... [Responder comentário]

Tudo lindo e maravilhoso, parabéns!!! bjs e um lindo feriadão!!!

Related Posts with Thumbnails