sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Puff Ecológico do Mateus Machado

eco 2.0

IMG_9803 cópia

Tenho o prazer de receber hoje aqui um jovem e talentoso Designer de Produtos que decidiu abrir sua própria empresa em busca da oportunidade de desenvolver e mostrar todo o seu potencial criativo. Fico feliz em compartilhar com vocês o trabalho de um designer que não tem medo de encarar mudanças e desafios visando tanto a satisfação pessoal quanto a profissional. Além de ser um cara competente, o Mateus também se preocupa com o meio ambiente e isso se reflete em suas criações elaboradas com papel, papelão e madeira de demolição. Vamos conhecer sua história?

mateus

Primeiramente, gostaria de agradecer à Katia pelo convite. Meu nome é Mateus Monteiro Machado, tenho 29 anos e sou natural de Tubarão/SC. Aos 17 anos, decidi fazer Design de Produtos por causa de um papel na parede, com a descrição da profissão em um pedaço que tinha 5 cm x 5 cm (umas 4 linhas de texto). Gostava muito de matemática e desenho geométrico, e achei que seria um curso que iria gostar. No primeiro ano de faculdade, já tinha certeza que era a profissão que queria seguir e me apaixonei por criação de produtos. Ahh, já ia esquecendo, cursei Design de Produtos na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, pois minha irmã já morava lá (seria mais fácil me transferir para outra cidade com uma pessoa conhecida) e por não haver esse curso próximo a Tubarão.

Pufe Banco Eco Cube Estampa

Bem, após me formar, trabalhei como designer em algumas empresas, como A R2 Sports (Acessórios para motocicletas off-road) e a Thermo System, de duchas e aquecedores solares. Nesta última, foi quando eu retornei para minha cidade natal, em 2006-2007. No final de 2007, não estava muito feliz profissionalmente. Queria um desafio maior e uma oportunidade para mostrar meu trabalho, de fato. Decidi, então, me lançar no mundo do empreendedorismo, criando minha própria empresa. Em fevereiro de 2008, fundei a CV Design com a ideia de fabricar e lançar no mercado um rack para tvs, feito em plástico aveolar, fabricado apenas com corte e vinco. Nesse momento, também entrei numa incubadora de empresas, onde pude trocar mais experiências, aprender muito e definir melhor os caminhos que a empresa seguiria. No começo, não olhamos muito para o mercado, e por isso os produtos não vingaram. Ganhei alguns prêmios de design nessa época, mas o sucesso comercial estava muito longe.

Pufe Banco Eco Cube Listra


Foi então que um dos produtos desenvolvidos começou a dar certo, um banco feito em papelão ondulado, denominado Puff Ecológico. Alguns amigos e colegas de pós-graduação começaram a fazer pedidos e consegui colocar os produtos em lojas da região. Foi no começo de 2010 que nasceu a marca Meu Puff Ecológico, com apenas um modelo de puff ecológico. Em 2011, já tínhamos 3 modelos e foi quando houve o surgimento de nossa loja virtual (no começo de 2011), quando passamos a mostrar e vender os produtos para todo o Brasil. Nesse ano (2012), começamos a participar de feiras de decoração e design, como a Craft Design, em São Paulo.

Pufe Puff Bau Plus - Floral 02


Digo que foi esse ano que realmente entramos no mercado, pois as feiras em São Paulo recebem lojistas do Brasil inteiro. Atualmente, estamos com 9 modelos de puffs, bancos e banquinhos em nosso portfólio, todos com características ecológicas e feitos com os seguintes materiais: papelão ondulado, bobina de papel e madeira de demolição. Agora, já são mais de 20 pontos de revenda oferecendo nossos produtos, espalhados por todo Brasil. Os próximos passos são a continuação do portfólio de produtos, expansão dos pontos de revenda e, se tudo der certo, em 2013, a criação de nossa loja própria.

Pufe Puff Eco Pino 4 Jacarandá-Estampa 02

Hoje sou muito feliz como designer e empreendedor, mas acima de tudo, por ter um propósito, uma mensagem a ser transmitida. Acreditamos no nosso trabalho e que ele vai ajudar muito o meio ambiente e a sociedade. Queremos espalhar esses valores, e o meio que achamos é através da criação de produtos e da marca Meu Puff Ecológico. Queremos que as pessoas passem a ter uma atitude mais sustentável de viver a vida, e assim contribuir com a preservação do nosso planeta.

Puff Eco Orbi 02

Muito obrigado pela oportunidade de passar nossa mensagem.

Atenciosamente,

Mateus Machado e equipe Meu Puff Ecológico

…………………………………………………………………………………….

Mateus, agradeço demais a sua participação nesse espaço e penso que, por meio de sua trajetória profissional, você nos ensinou várias lições, como por exemplo, não se acomodar e correr atrás do que realmente deseja, mesmo que os resultados demorem a aparecer e que, muitas vezes, seja preciso dar um passo atrás a fim de traçar novos objetivos e planos estratégicos. Achei interessante seu relato sobre a incubadora de empresas e o fato de que você não atentou muito para as necessidades do mercado na época. Conhecer bem o público-alvo, entendendo como ele pensa e o que deseja é de vital importância para o sucesso de qualquer projeto. Parabéns pela atitude, talento, criatividade e empreendedorismo!!!!!

O engraçado é que eu convivi com vários designers de produtos na faculdade, já que o curso básico se extendia até o quinto período e só no sexto deveríamos optar por Programação Visual (Design Gráfico) ou Projeto de Produto. Eu adorava acompanhar as invencionices dos meus colegas e ficava encantada com a criatividade deles, mas, ao contrário de você, nunca gostei de matemática nem de geometria. Eu preferia aprender grego a encarar um curso de física, rsrsrs! Por esse motivo, não pensei em me aventurar nessa área, mas adoro objetos com design criativo e funcional, principalmente no setor de casa e decoração.

Para conhecer outros produtos idealizados pelo Mateus, basta acessar o seguinte site:

http://www.meupuffecologico.com.br/

Um grande beijo pra todos com votos de muitas realizações pessoais e profissionais ao longo da vida!!!!

Bonfa-ass

6 comentários:

Marcela Pontes disse... [Responder comentário]

Que legal a história dele! E os produtos então, nem se fala!!!
Bjksss

Unknown disse... [Responder comentário]

Fantástica criação!
Além de lindos, ecologicamente corretos.
Parabéns.

Carmen Ferreira disse... [Responder comentário]

Oi Kátia
Te agradeço imensamente pelo convite que me fez, me sinto honrada.
Estou apaixonada pelo trabalho do Mateus, encantador!!! amei o puff marrom com estampa floral... lindo demais!

BJOS♥

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei os puffs!!! Demais a criação e as estampas!
Beijos

decorayadora disse... [Responder comentário]

Que lindos esos puf . Nunca había visto nada igual. Muy moderno y bellol
Saludos

Kynha disse... [Responder comentário]

Muito legal! :D

Related Posts with Thumbnails