segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Jantar Grego

Mesa posta com velas acesas

Mousse de pepino com torradinhas

Mini caçarola à espera da segunda entradinha…

…queijo feta assado no forno com tomate, pimentão amarelo, cebola roxa, tomilho e azeite

Vinho branco geladinho para acompanhar o nosso jantar

Prato principal: moussaka vegetariana de shitake

Frescurinha: recipientes fofos contendo parmesão ralado e orégano para acompanhar o prato principal

Uma das sobremesas mais gostosas que já fiz: iogurte grego com um super suculento doce de cereja!

Finalmente chegou o dia de preparar o primeiro jantar romântico do ano! Passei a semana ansiosa, arrumei a mesa, imprimi e montei as peças gráficas e comprei todos os ingredientes com antecedência. Mas o meu medo mesmo era a cozinha, era enfrentar o fogão, o liquidificador e a minha tendência a exagerar nos temperos, já que eu iria testar duas receitas completamente novas. Foi por isso que convoquei minha mãe para me ajudar e ela prontamente aceitou o desafio!

O resultado? Talvez o melhor jantar que já organizei até hoje!!!!! Tudo estava muito gostoso, com sal, açúcar e pimenta na quantidade certa… isso é uma raridade, rsrsrs!

A primeira receita que preparei foi a mousse de pepino da Ronize Aline, do blog O DONO DA LUA. O ideal é fazê-la na véspera para que adquira uma consistência firme na hora de servir. Adoro quando algo precisa ser feito no dia anterior porque assim eu consigo dividir melhor as tarefas e me sentir menos tensa na hora “H”.

A mousse é leve, saborosa e refrescante: ideal para comer com torradinhas em dias quentes! Vamos à receita?

Mousse de Pepino

Ingredientes

  • 2 pepinos descascados e picados
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 5 colheres (sopa) de água
  • 1 lata de creme de leite sem o soro
  • 1 dente de alho amassado
  • 250 a 300 gramas de ricota amassada
  • salsinha

Modo de Fazer

  • Deixe os pepinos de molho em água com o sal e vinagre por uns 15 minutos. Depois escorra e reserve.
  • Dissolva a gelatina nas 5 colheres de água (polvilhe o pó sobre a água fria e deixe uns 10 minutos descansando antes de levar ao fogo, de preferência em banho-maria para não ferver e perder suas propriedades). Deixe esfriar.

  • Bata no liquidificar a gelatina já fria, o creme de leite, o dente de alho, a ricota e a salsinha. Acrescente o pepino escorrido e misture bem até ficar bem lisinho.
  • Unte uma forma com óleo. Em seguida, jogue um pouco de água por cima e escorra, sem enxugar, para que a mousse desenforme mais fácil. Despeje o conteúdo e deixe na geladeira de um dia para o outro. Se não for desenformar, não precisa passar água na forma, apenas o óleo.

Eu me comportei bem e segui a receita da Ronize (quase) ao pé da letra porque usei dois dentes de alho – adoro alho! – e, por distração, coloquei 50 gramas a mais de ricota. Como não desenformei e servi a mousse dentro de um ramequim, só precisei untar o recipiente com azeite.

Depois que terminei a mousse de pepino, fui preparar a calda de cerejas. Na verdade, como as cerejas permaneceram praticamente inteiras, tive que mudar o nome da minha invencionice para “doce de cerejas” e posso dizer que foi a melhor sobremesa de frutas vermelhas que já fiz!!!!!

O melhor de tudo é que é super fácil de preparar. Eu usei 3 saquinhos de cerejas, um limão siciliano grande, uma taça de vinho do Porto, um copo d’água e duas colheres de sopa de açúcar.

Para que ficasse mais fácil retirar o caroço das cerejas, deixei as frutinhas dentro d’água em fogo baixo por uns 15 minutos. Depois que amoleceram um pouco, retirei a panela do fogo, escorri a água quente, esperei as cerejas esfriarem e os caroços saíram com a maior facilidade.

Em seguida, levei as cerejas sem caroço de volta à panela, dessa vez com uma taça de vinho do Porto e um copo d’água. Acrescentei o suco de um limão siciliano e duas colheres de sopa de açúcar. Mantive o fogo baixo por 20 a 30 minutos e fiquei de olho na panela, mexendo o doce com uma colher de pau de tempos em tempos.

Retirei do fogo quando o doce ficou bem denso e, para minha surpresa, as cerejas quase não desmancharam, o que foi ótimo porque a sobremesa ficou mais suculenta e encorpada!

Coloquei o doce em um bowl e o cobri com filme plástico. Fiz o mesmo com a mousse de pepino e levei tudo à geladeira. Ah, preciso dizer que a mousse rende bem! Eu servi somente uma pequena parte dela num ramequim e o restante ficou em uma tigela grande.

A segunda entradinha do jantar foi um pedaço de queijo feta assado no forno com cebola roxa, tomate, pimentão amarelo, tomilho fresco e azeite. É super fácil de fazer e fica pronto rapidinho. Basta posicionar o queijo em um pedaço de papel alumínio e ir sobrepondo os ingredientes. Para obter um quadrado perfeito, usei um cortador nesse formato que comprei no HORTIFRUTI, mas isso não é necessário. É que eu estava doida pra fazer a estreia da peça, rsrs!

Depois de acrescentar o pimentão, o tomilho e o azeite, dobrei o papel alumínio e levei o embrulho ao forno a 180 graus por 20 minutos.

Depois de passar um tempo no forno, o sabor dos ingredientes interfere no queijo, que fica temperadinho. Se vocês preferirem, podem cortar a cebola e o pimentão em cubinhos para obter uma mistura mais homogênea. É o que pretendo fazer da próxima vez.

O prato principal foi uma obra-prima da amiga Claudinha Ramalho, do blog FEITO A MÃO, compartilhada no seguinte post:

http://www.blogfeitoamao.com/2012/08/moussaka-vegetariana-com-cogumelos-descobrindo-novos-sabores-e-incrementando-o-cardpio-da-dieta.html

Na foto acima, vocês podem ver os ingredientes que usei na receita, separados de forma organizada na mesa da cozinha para facilitar o preparo da moussaka, já que o cômodo é bem pequeno e vira um caos em dia de festa! Vou copiar aqui a receita original da Claudinha, acrescentando algumas impressões, além das adaptações que fiz (textos em rosa).

Moussaka vegetariana com cogumelos

Ingredientes

  • 1 berinjela grande em fatias finas
  • 3 batatas inglesas em fatias finas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola fatiada
  • 3 dentes de alho moído
  • 1 colher de sopa de vinagre (troquei por 1 colher de sopa de shoyu) – eu também troquei pelo shoyu
  • 3 tomates pelados (do tipo italiano – ideal para molho)
  • 1 xícara de lentilha cozida com água e sal (troquei por 1 bandeja de shimeji e 1 de cogumelo Portobello – 200g de cada) – troquei por duas bandejas de 200g de shitake*
  • 1 colher de chá de orégano – usei orégano fresco
  • 1 colher de chá de canela
  • sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto
  • 1 xícara de queijo feta ralado (se não achar esse queijo, ponha coalho do tipo bem sequinho, que vem num espeto) – como o feta é um queijo caro e eu já havia comprado dois pacotes para a entradinha, usei o coalho mesmo

Molho branco – pulei essa parte e comprei o molho pronto em caixinhas da marca Elegê

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de leite (usei 3 1/2 xícaras de leite desnatado)
  • pimenta do reino, noz moscada e sal a gosto
  • 1 ovo batido
  • queijo parmesão para gratinar

*O motivo pelo qual eu substituí os cogumelos é simples: não encontrei o Portobello e não fui com a cara do shimej. Sério, não rolou uma atração, achei a aparência do cogumelo estranha e resolvi levar duas bandejas de shitake, um tipo mais “boa pinta”, na minha opinião. Mas a Claudinha disse que considera o shimeji mais saboroso. Então da próxima vez que usar cogumelos, vou ignorar a aparência e experimentar esse tipo.

Modo de Fazer

  • Ponha azeite, a cebola e o alho para refogar. Depois coloque o vinagre e deixe reduzir. Acrescente o orégano, o tomate, a canela, a noz moscada e a lentilha cozida. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos.

Como eu troquei a lentilha por cogumelos, fiz assim: cozinhei os cogumelos lavados no vapor, por uns 10 minutos. Refoguei a cebola e o alho no azeite. Depois coloquei o shoyu e deixei reduzir. Acrescentei o orégano, os tomates picados, já sem pele e sementes – aproveitei a água dos cogumelos pra aferventar os tomates -  a canela e a noz moscada.

Segui a indicação da Claudinha e preparei os cogumelos exatamente do jeito que ela ensinou.

Cortei o shitake em pequenos pedaços e os inseri em uma panela furadinha, que encaixei em outra panela contendo três copos de água para fazer o efeito do vapor. O cogumelo soltou bastante água e, assim como a Claudinha, aproveitei o líquido para aferventar os tomates.

  • Depois que estava tudo bem apurado, inseri os cogumelos, mexendo com cuidado, para não machucá-los. Pense no cheiro que incensa a cozinha nessa hora! Aroma dos deuses!

Gente, o aroma é realmente sensacional! A canela faz a maior diferença e cria uma atmosfera exótica! Minha irmã também estava lá em casa esse dia e elogiou o cheirinho que saía da cozinha.

  • Coloque a berinjela na água e sal por 30 minutos. Depois escorra a água e seque-a com papel toalha. Coloque a berinjela com a batata num pirex untado. Tempere com azeite e sal e leve ao forno quente até ficar bem assada, mais ou menos 30-40 minutos. De vez em quando abra o forno e passe uma espátula para não grudar.

É necessário usar dois recipientes para produzir duas camadas de berinjela e batata.

Montagem

  • Num pirex fundo untado, coloque a metade da mistura de berinjela com batata. Por cima jogue a lentilha (no meu caso, o cogumelo). Forre com o queijo coalho ralado (eu passei o meu no processador). Jogue a outra camada da berinjela com batata.

Eu pulei a parte do molho branco por sugestão da minha mãe e para ter menos trabalho, rsrs! Nunca tinha experimentado esse molho pronto, mas achei o da marca Elegê bem saboroso. Usei 3 caixinhas com 200g cada. Acho que valeu a pena arriscar!

  • coloque o molho branco por cima da camada de berinjelas e batatas e espalhe o parmesão ralado e algum queijo coalho que eventualmente tenha sobrado. Asse descoberto por aproximadamente 25 minutos em forno quente.

  • Quando retirar do forno, pode passar o maçarico pra acentuar o gosto do queijo gratinado. Depois, é comer de joelhos. Vai por mim.

Não tenho maçarico em casa, mas essa ferramenta culinária realmente acentua o sabor do queijo, conferindo a ele um gostinho meio defumado. Não é frescura não, faz diferença mesmo!

E assim ficou pronta a minha moussaka vegetariana de shitake, gente!!!! Como vocês puderam observar, fiz algumas mudanças aqui e ali, mas imagino que o resultado tenha ficado parecido com o da Claudinha. Fiquei super feliz e liguei pra minha mãe logo depois do jantar, agradecendo a ajuda e dando a boa notícia: o prato fez o maior sucesso!!!!

A sobremesa foi iogurte grego com doce de cereja. Coloquei um pouco do doce na base de uma taça/verrine, depois acrescentei o iogurte da Nestlé e finalizei com outra camada generosa de cerejas suculentas e azedinhas… hummmm, ficou sensacional!!!!

Para acompanhar essa delícia, tomamos um vinho adocicado chamado Aurora Colheita Tardia, especial para acompanhar sobremesas.

Pessoal, apesar de eu ter ficado bastante animada com esse jantar e de tudo ter dado certo, penso que cozinhar em um espaço apertado não é muito empolgante, ainda mais quando a lista de ingredientes é grande e o passo a passo da receita tem várias etapas. Por isso, acho que vou demorar a repetir o feito, mas fiquei tentada a preparar pratos principais descomplicados com mais frequência. Um dos pratos que mais gosto é risoto, já fiz algumas vezes e fiquei satisfeita. Existem tantas variações que estou pensando em promover um concurso de receitas aqui no blog, que tal? Podem deixar que vou pensar em um prêmio bem interessante!!!!!

Antes de terminar o post, gostaria de deixar registrado meu agradecimento à Claudinha Ramalho e à Ronize Aline pelas receitas, incentivo e pensamentos positivos!!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa-ass

51 comentários:

Jackie (tudoqueadoro) disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa! Adoro seu blog e sempre dou uma espiadinha mas nunca comentou. Hoje tô mais tranquila e preciso elogiar esse jantar! Que delícia, hein! Fiquei salivando pelo Mossauka, logo logo quero fazê-la :)

Adoro suas dicas de viagem tb, você é muito caprichosa.

Grande beijo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jackie (tudoqueadoro)Oba, Jackie! Muito obrigada pelo comentário e elogio! Esse jantar realmente ficou muito gostoso e me animou a preparar outros com temas diferentes: italiano, francês, português, árabe... tem muitas possibilidades, rsrsrs! Um beijào!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bravooooo!!!! Estou daqui aplaudindo de pé. A arrumação da mesa está uma fofura, linda! Você consegui um belo contraste com a toalha azul e a louça branca - ficou marcante e delicado ao mesmo tempo. Quanto à comidinha, ahhhh Katinha, você acredita que estou salivando daqui? (Ai que vergonha! rs) A entrada do queijo com a cobertura de tomate e pimentão está deliciosíssima. Gosto demais de berinjela - imagina quando vi a produção da sua berinjela gratinada. Hmmmmmm Delicia! Parabéns Katinha, mais uma vez, arrasou! Beijos, Paula

Deborah Eller Rocha e Costa disse... [Responder comentário]

Katia querida, sempre se superando!! Ficou tudo lindo!! posso até imaginar o sabor... hummmmm!! Parabéns!! Boa semana... Bjim

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Katinha querida
Voce precisa abri uma empresa de acessoria para festas tematicas,pense nisto.Voce acerta sempre,tudo encantador,com certeza delicioso tudo.Linda Segunda,bjkas

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, seu jantar ficou lindo e muito apetitoso. Parabéns! Sorte de Marcelo ter uma esposa apaixonada assim. Bjk

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaMuito obrigada, querida Paula! Seu comentário é um super incentivo! Fico feliz que tenha gostado da minha produção! Te confesso que deu trabalho e, quando um jantar termina, fico pensando que vou demorar a fazer outro, mas passam alguns dias e fico com saudades dos preparativos e de colocar as ideias em prática. Resumindo... já quero fazer outro com um tema diferente, rsrsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Deborah Eller RochaOi, deborah!!!! Super obrigada! Realmente o aroma da moussaka é algo sensacional! A Claudinha tinha toda a razão! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaGostei da ideia, Patricia!!!!! Seria bem legal trabalhar com essa parte de assessoria. É uma coisa a se pensar, quem sabe? Um grande beijo com muito carinho pra vc! Super obrigada!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Feito a MãoClaudinha, esse jantar pôde tomar forma graças à sua maravilhosa receita e à sua generosidade em compartilhar com a gente as delícias que saem da sua cozinha! Obrigada mesmo, amiga! Tenho certeza de que seus pensamentos positivos ajudaram muito!!!! Mil beijos!

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Ah que legal!!! Fico aqui torcendo por vc e quando vem o resultado que deu tudo certo pulo de felicidade!
Quero testar essa receita completa, parece realmente tentadora! E domingo é o niver de Thiago, acho que vou preparar um jantar grego para ele na sexta! Quero uma ajudinha sua!
Estou muito feliz por vc e mais feliz ainda de ver vc se arriscando na cozinha e tendo sucesso!

Beijos carinhosos e ansiosa pelo nosso encontro!

RENATA RZ disse... [Responder comentário]

Bonfa, arrasou!!!!!!!!!!!!!
E não desanima de fazer os banquetões não... a cozinha é pequena mas pelo menos tem a mommy pra ajudar
beijocas verdes
Renata

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Não tenho nenhuma duvida que esse jantar ficou uma delicia. A decoração tb ficou bem legal. Com certeza o Marcelo adorou.
Boa semana. Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamVocê é uma fofa, Dani!!!! Ah, faz essa receita sim, os ingredientes são tào gostosos que eu acho que nào tem como dar errado! Fica bem suculenta essa moussaka! Depois quero ver as fotos, hein? E também estou na contagem regressiva pra sua visita! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RENATA RZGostei do incentivo, renata!!!!!!!!!! Vou convocar mais vezes a minha màe, é uma ótima ideia!!!! Ela tem mais experiência na cozinha, mas vou te contar uma coisa: ela nunca gostou de cozinhar, rsrsrsrs! Talvez a gente possa testar algumas receitas juntas e aprender!!!! Um grande beijo!

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Vou baixar o arquivo q vc nos presenteou e vou passar no hortifruti para comprar os ingredientes. Será q até sexta o cogumelo estraga?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaOi, Ana querida! Super obrigada! Foi uma refeição muito gostosa! Espero poder fazer outro jantar temático em março, quem sabe? Já vou pensando em outro tema! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamIhhhhhhhhh, nào sei te responder! Não reparei na validade do que usei, mas acho que dura até sexta sim! Boa sorte!!!! Beijão!

Marcela Pontes disse... [Responder comentário]

Vc é o máximo, Bonfa! Sem mais rsrs
Bjksss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marcela PontesMarcela, vc que é uma fofa!!!! Super obrigada!!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que lindeza ficou tudo! Adorei ver o resultado final! Foi um prazer poder contribuir com um pedacinho, afinal já me inspirei em tantas produções suas para as minhas festas! Dá trabalho fazer tudo em casa, mas que dá um prazer depois, isso dá, não é? E garanto que o Marcelo adorou a produção caseira...rs...Parabéns pelo jantar lindo e, sem dúvida, saborosíssimo!
Beijocas
Ronize Aline

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@odonodaluaIsso é verdade, Ronize!!! É bem legal poder dizer "Fui eu que fiz!"Isso sem falar que a gente sabe que os ingredientes são frescos e nào tem conservantes! A moussaka ficou realmente deliciosa e era a minha maior preocupação. Sua mousse é muito saborosa, leve e light: perfeita! Super obrigada mais uma vez! Beijos!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Imagine, disponha! Ah, esqueci de dizer que uma coisa que funciona muito bem comigo para tirar caroço de cereja é usar o descaroçador de azeitonas. É rápido e ela fica inteirinha, caso queira usá-la fresca.
Beijocas
Ronize Aline

Unknown disse... [Responder comentário]

Achei a ideia do concurso de risotos maravilhosa!!! Ana Margarida

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownAna, que bom que gostou da ideia! Eu gostaria de ter uma lista com opções de risotos! Vou ver se lanço o concurso em março! Tomara que o pessoal se anima e participar! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@odonodaluaAh, legal! Eu nem pensei nisso! E olha que tenho o descaroçador em casa!!!! Vou fazer assim da próxima vez! Obrigada! Bjs!

Unknown disse... [Responder comentário]

Parabéns! Que jantar caprichado e delicioso!Não poderia ser diferente, vindo de você e com inspiração na Claudinha!
Vamos por aquela idéia em prática? Vou adorar!
Bjosss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoObrigada, Flavinha!!!! Ah, vamos combinar sim! Aliás, tive uma ideia outro dia... vou te mandar um e-mail! Beijos!

Janete disse... [Responder comentário]

Passei um tempo afastada do blogger, mas voltei finalmente, com muita saudades dos cantinhos que me fazem tão bem... O seu com certeza, eu estava morrendo de saudade..rsrsr, quanta coisa deliciosa.... adorei esse jantar. Vc é muito caprichosa nas coisas que faz, adorei!! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@JaneteQue bom que voltou, Janete!!! Seja sempre muito bem-vinda ao meu cantinho e obrigadíssima pelo carinho! Beijos!

Milena disse... [Responder comentário]

Super orgulhosa de vc!Sempre arrasando nos preparativos,na decor,na parte gráfica,mas agora...se aperfeiçoando nas receitas!!Uhu!Isso mesmo.Espero ver mais e mais,mesmo no espaço pequeno.

bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaObrigada pela força, querida Mi! Vivendo e aprendendo, né? rsrsrs! Sei que nunca vou ser um Ás na cozinha, mas é bom tentar melhorar e aprender um pouquinho, né? Um grande beijo!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Parabéns! O Marcelo deve ter amado...e contar com o auxílio 'luxo' da sua mãe é tudo de bom. Acabamos de chegar no Congo, estou pondo a rotina em dia. Demos uma chegada em Cape Town e Plettenberg no início do ano, foi uma delícia. Beijocas!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia que jantar maravilhoso e tudo feito por vc hehehe Parabéns amiga, ta mandando bem, eu não chegava nem perto da cozinha hoje amo cozinha viu! hum to planejando um jantarzinho romântico tb para relembrar os tempos de namoro, pq namorar mesmo la em casa ta complicado com bebezinha rsrsrs, vou tirar muitas inspirações daqui do seu Blog.

Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Taia AssunçãoObrigada, Taia!!!! Foi uma comemoração muito gostosa mesmo e a ajuda da minha màe foi essencial!!!! Que legal a viagem! Eu tenho muita vontade de conhecer a Áfriica do Sul!!!!! O Marcelo já está até colocando o lugar na lista pra algumas próximas férias de 12-15 dias... quem sabe? Um beijo enorme pra vc e FELIZ 2013!!! Peço desculpas pelo meu sumiço, mas ando trabalhando muito! E nào estou reclamando disso, é ótimo, rsrs! Mas um dia vou tirar algumas horas de folga e "viajar"pela blogosfera visitando os meus queridos amigos blogueiros!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoOi, Gélia! Que legal saber disso, então quer dizer que eu tenho salvação, rsrsrs! Ah, com crianças fica mais difícil mesmo, mas se vc marcar uma data com antecedência, deve dar pra arranjar um jeitinho de preparar um jantar romântico, né? É muito gostoso mesmo, dou a maior força! Um beijão!

Maria disse... [Responder comentário]

Nossa, jantar dos deuses mesmo. Adorei o peta no forno. Alem disso achei super romantico. Bjus.

Marta disse... [Responder comentário]

Katita! Ficou tudo lindo e adorei ver que vc se arriscou na cozinha!!! Tudo esta com uma cara super boa!!!!
Beijos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katia, como eu já disse, adorei!
Vou copiar esse post que está com as receits e etc. E, apesar de aqui não ser o melhor local para dizer isso, te achei linda, criativa e maravilhosa! Nossa, eu sonho me tornar um dia que nem você, hahaha. Parabéns seu blog é muuuito legal! Adorei!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bruna AraújoOba, seja muito bem-vinda, Bruna!!!! Super obrigada!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaMaria, o feta fica muuuito saboroso mesmo! Mas eu sou suspeita porque adoro o queijo de qq maneira! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, martinha!!!! Depois vamos colocar em prática aquela nossa ideia!!!! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@meumundoempartesQue fofa!!!! estou toda boba com o elogio, muito obrigada mesmo! E seja sempre muito bem-vinda! Já vi que vou adorar trocar ideias com vc! Bjs!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Hummmm...amei a receitinha do doce de cerejas!!! Além de linda deve ter ficado delícia!

Beijoss!!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Adorei a descricao dos pratos, deu água na boca, tudo ficou com uma aparência deliciosa!!! Que fooome :-D
Eu também sou fa da cozinha vapt-vupt :-D Nao tenho muita paciência para ficar horas cozinhando, só muuuuito de vez em quando :-D
Beijocas, Angie

Unknown disse... [Responder comentário]

Que vontade de copiar tudo...
Inté, bjs.

Chef Teo Frantzezos, O Grego Gyros disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa tudo bem, bom primeiramente gostaria de me apresentar, sou de descendência grega, cozinheiro focado em culinária grega, e proprietário do único restaurante grego do Paraná, O Grego Gyros, onde tenho como sócia minha esposa, Renata Frantzezos, meu nome é Teodoro Smyrliadis Frantzezos. Vamos ao que interessa, ano passado vi este post seu e não vou mentir, achei meio estranho, mas como chef e um grande apreciador da cozinha do mundo inteiro, peguei minhas panelas e demais utensílios e só fui fazer este ano (2014), bom não preciso dizer nada, ficou espetacular, a combinação perfeita. Quero tambem deixar o convite para quando estiver em Curitiba vir conhecer nosso restaurante. E este prato entrará no nosso cardápio especial vegetariano alem de outras delicias. Fica aqui o nosso muitíssimo obrigado .
Equipe O Grego Gyros.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Chef Teo Frantzezos, O Grego GyrosPuxa, Teo, que comentário legal, muito obrigada! Fico feliz em saber que esse prato entrará no cardápio vegetariano do restaurante, que delícia! A receita não é minha, mas da minha amiga Claudia Ramalho, do blog FEITO A MÃO, compartilhada no seguinte post:
http://www.blogfeitoamao.com/2012/08/moussaka-vegetariana-com-cogumelos-descobrindo-novos-sabores-e-incrementando-o-cardpio-da-dieta.html

Ela cozinha muito bem e logo que vi a receita, fiquei com vontade de experimentar. Realmente é diferente e bem saborosa! Estive com meu marido na Grécia em 2012 e adoramos a culinária local, além das belíssimas paisagens, é claro! Sabe que nunca fomos num restaurante grego no Brasil? Havia um no Rio, mas fechou há alguns anos, infelizmente. Quando voltarmos a Curitiba, vou adorar conhecer o restaurante!

Beijos e uma ótima semana!

Chef Teo Frantzezos, O Grego Gyros disse... [Responder comentário]

Olá Katia, verifiquei a resposta somente hoje.
Assim que vier a Curitiba , marque conosco uma visita . o nosso email é ogregogyros@hotmail.com.
GRANDE ABRAÇO

Chef Teo Frantzezos, O Grego Gyros disse... [Responder comentário]

Olá Katia, verifiquei a resposta somente hoje.
Assim que vier a Curitiba , marque conosco uma visita . o nosso email é ogregogyros@hotmail.com.
GRANDE ABRAÇO

Unknown disse... [Responder comentário]

Olha como são as coisas. Meu blog acabou. Eu perdi essa receita e bateu uma vontade de refazê-la. Joguei no google pra ver se achava uma parecida e ei-la aqui, ao vivo e em cores!!!! Vou matar minha vontade. Valeu, Katinha!
Bjks

Related Posts with Thumbnails