segunda-feira, 18 de março de 2013

Bem-vindos a uma aventura no espaço!

astronauta

Ilustração criada especialmente para o Kit Festa do Astronauta

Vocês lembram do post que escrevi sobre a FESTA DAS BAILARINAS? Foi o meu primeiro kit de festa voltado para o público infantil e eu queria fazer algo pessoal que tivesse a ver com meus “delírios” de criança. Quando era menina, não sonhava em ter somente uma profissão. Eu queria ser bailarina, astronauta e detetive. E achava possível ser tudo isso ao mesmo tempo! Com a intenção de desenvolver os três temas esse ano, decidi começar pelo kit Bailarina e algum tempo depois criei o kit Astronauta. Vou ficar devendo a vocês o kit Detetive, mas esse deve demorar um pouco a ficar pronto, já que pretendo organizar alguns jantares temáticos em casa e outras festas para adultos nos próximos meses.

Gostei de elaborar esses dois kits porque eles possuem temas que nunca vão sair de moda. Embora eu reconheça o fascínio das crianças (incluindo meus sobrinhos) pela Galinha Pintadinha e outros desenhos animados, minha proposta é diferente: prefiro reinterpretar personagens clássicos e usar temas fora do padrão e/ou menos comuns, como foi o caso da FESTA DO MATEUS E O PÉ DE FEIJÃO.

Digo isso porque tive uma festa de aniversário nos anos 70 com o tema “Tom e Jerry”, hoje em dia bastante ultrapassado. Devo ter achado legal na época, se bem que eu gostava mais do Pernalonga, rsrs! Um dia conversando com minha amiga Milena, ela contou que teve uma festa de aniversário com o tema “horta” e um bolo decorado com “plantações” de alface, milho, cenoura etc. Imaginem isso! Quanta criatividade!!!!! E percebam como esse tema é atual e vai continuar sendo assim! Fiquei com vontade de voltar ao passado e pedir pra trocar o Tom e o Jerry por uma festa igualzinha, rsrs!

Tenho percebido que quando um desenho animado está na moda, as festas infantis ficam todas parecidas porque os personagens são os mesmos e as cores idem. Quando o tema é mais “genérico”, digamos assim, é possível usar e abusar da criatividade na decoração, na escolha das tonalidades, no bolo, nas lembrancinhas, nas brincadeiras oferecidas às crianças etc.

Como as comemorações dos primeiros anos de vida geralmente são bastante caprichadas e rendem álbuns com fotos profissionais e belas recordações, além de um grande investimento financeiro, penso que é interessante levar em consideração a relevância do tema e sua permanência.

Vou listar aqui alguns exemplos de festas infantis atemporais (com os respectivos links) que certamente deixaram os convidados encantados:

FESTA DA MATRIOSKA

FESTA DO CIENTISTA

FESTA DO CATAVENTO

FESTA DO ASTRO DE CINEMA

FESTA DO RELÓGIO

FESTA RETRÔ ANOS 50

FESTA ELVIS PRESLEY

FESTA FUTEBOL

FESTA SURF

FESTA LEGO

FESTA JURÁSSICA

FESTA CONSTRUÇÃO

FESTA NÁUTICA

FESTA FAZENDINHA DA LAURA

FESTA FAZENDINHA PARA UM CASAL DE IRMÃOS

Preciso dizer que não é apenas coincidência que várias festas relacionadas acima tenham sido organizadas pela minha irmã do meio, a Flávia do blog FÊTE À FÊTE. Temos gostos muito parecidos e compartilhamos o objetivo de fugir do óbvio, buscando temas diferentes para as nossas comemorações.

Para me inspirar enquanto elaborava o kit, procurei imagens de festas com o tema “astronauta” na internet e encontrei ótimas ideias, algumas bem fáceis de serem produzidas e/ou adaptadas. Vamos conferir?

outer-space-candy-buffet

Imagem retirada daqui: http://makecreatedo.com/2012/08/28/space-party-inspiration/#

Adorei o bolo simples e charmoso, além do detalhe dos enfeites colados no pano de fundo!

space-party-with-alien-pops

Imagem retirada daqui: http://makecreatedo.com/2012/08/28/space-party-inspiration/#

Um bolo em forma de foguete também é uma ótima ideia e os cake pops em forma de ETs com um olho só são simplesmente fofíssimos!

rocket-party

Imagem retirada daqui: http://makecreatedo.com/2012/08/28/space-party-inspiration/#

O arranjo com cake pops imitando o planeta Terra pode ser colocado nas mesas dos convidados e o painel pintado com um foguete é garantia de diversão para a garotada!

Space-party-treats

Imagem retirada daqui: http://makecreatedo.com/2012/08/28/space-party-inspiration/#

Nas imagens acima, o que mais me chamou a atenção foram as legendas das guloseimas. Esse tema é um estímulo à criatividade na hora de identificar as comidinhas. Dá pra servir “meteoritos”, “anéis de saturno”, “estrelas cadentes”, “buracos negros”, “asteróides”, “marcianos”, “neve de plutão” etc.

space party 5

Imagem retirada daqui: http://www.artsycraftsymom.com/2012/11/20-ideas-for-fabulous-outer-space-party.html

Reparem nas pedras da lua (“moon rocks”) embaladas com papel alumínio: são simples de fazer e produzem um efeito super legal!!!!!

cake601

Imagem retirada daqui: http://planted-by-streams.blogspot.com.br/2011/01/astronaut-party.html

Outra sugestão prática para decorar a festa do astronauta é o móbile da foto acima. Para confeccioná-lo, bastam algumas bolas de isopor em tamanhos variados, palitos de churrasco, tinta e fio de nylon.

rockets-0711mld107292_xl

Imagens retiradas daqui: http://www.marthastewart.com/353633/rocket-favor-packaging 
e daqui: http://spoonful.com/crafts/rockin-rocket-favors

Vejam como é fácil montar foguetes porta-lembrancinhas usando rolo de papel higiênico e copos descartáveis! É possível criar vários modelos usando as 5 padronagens que incluí no kit Astronauta. Os respectivos PAPs e moldes estão nos links logo abaixo das imagens.

IMG_8980

Imagem retirada daqui: http://www.tabletopsfortotsblog.com/?p=541

Foi a foto acima que me inspirou a disponibilizar no kit a Ilustração somente com o contorno para ser pintada pelas crianças no dia da festa.

13

Minha sugestão é encher pequenos baldes ou copos coloridos com giz de cera e lápis de cor e disponibilizá-los para a garotada, como fiz na festa “MATEUS E O PÉ DE FEIJÃO”.

DSC_0497[13]

Imagem retirada daqui: http://www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/06/era-uma-vez-mateus-e-o-pe-de-feijao.html

DSC06831

Imagem retirada daqui: http://atelieartefeltro.blogspot.com.br/2012/11/a-festa-do-davi.html

Que tal presentear os amiguinhos do aniversariante com lindos bonecos em feltro e tornar a festa ainda mais especial? Ou então usá-los para enfeitar a mesa do bolo?

Pessoal, deixo aqui as dicas para uma festa de outro mundo, rsrsrs! Se vocês tiverem mais sugestões, fiquem à vontade para compartilhá-las aqui no formulário de comentários, OK? Tenho duas amigas que estão interessadas nesse tema para os aniversários de seus pimpolhos e vão adorar ver novas ideias!

 

O KIT FESTA DO ASTRONAUTA

As peças gráficas incluídas no kit são as seguintes (18 itens):

astronauta1

• Peça em formato A5 (14,8 cm x 21 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
• Convite impresso no formato 10 cm x 15 cm. O campo de texto editável pode ser usado para escrever informações sobre a festa.
• Peça em formato A4 (21 cm x 29,7 cm) que pode ser usada como cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc.
• Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes em 4 modelos.
• Plaquinhas em 4 modelos para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar.
• Etiquetas de agradecimento para serem usadas nas lembrancinhas dos convidados.
• Toppers para cupcakes com 6,3 cm de diâmetro em 4 modelos.
• Etiquetas com 5 cm de diâmetro para latinhas de metal em 4 modelos que também podem ser usadas como adesivos para pirulitos ou mini toppers para cupcakes.
• Ilustração somente com o contorno para ser pintada pelas crianças no dia da festa. Minha sugestão é encher pequenos baldes coloridos de metal com giz de cera ou lápis de cor e disponibilizá-los para a garotada.

astronauta2

• Quatro desenhos (astronauta, ET, foguete e saturno) para decorar a festa que podem ser recortados para a produção de um móbile ou colados em paredes, na toalha da mesa do bolo etc.

astronauta3a

• Forminhas para docinhos.
• Bandeirinhas para varalzinho em 10 modelos. Duas delas tem campo de texto editável para escrever “Parabéns”, “Feliz Aniversário”, a idade e/ou o nome do aniversariante.
•Estrelas grandes em duas cores com campo de texto editável para escrever “Parabéns”, “Feliz Aniversário”, a idade e/ou o nome do aniversariante.
• Estrelas pequenas em duas cores para recortar e decorar a mesa do bolo e/ou as mesas dos convidados.
• Wrappers para cupcakes em 5 modelos.
• Mini cones em 5 modelos para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, algodão doce  etc.
• Cúpulas para taçajur (luminária com base de taça de vinho + vela para réchaud) em 5 modelos.

astronauta3b

• Padronagens criadas especialmente para a festa em 5 modelos, que podem ser usadas para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais, como os mostrados AQUI, e customizar bandejas, porta-copos personalizados, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral, conforme exemplificado nos seguintes posts:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/03/desafio-coquetel-o-dia-da-festa.html

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/06/preparativos-para-festa-alema-da-bonfa_21.html

• Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

………………………………………………………………………………….

Observações importantes:

• Os arquivos só poderão ser abertos no programa Adobe Acrobat e você pode baixá-lo gratuitamente na internet: http://get.adobe.com/reader/

• O PDF possui campos de texto editáveis, mas não poderá ser salvo. Portanto, é importante prrenchê-lo completamente e imprimir o resultado antes de fechá-lo.

• O material é liberado somente para uso pessoal. Não é permitida a distribuição, o compartilhamento, a comercialização das ilustrações e arquivos, assim como a comercialização das peças impressas.

• Todos os produtos são protegidos por lei e com direitos autorais pertencentes à Katia Bonfadini.

……………………………………………………………………………….

Para obter informações sobre depósito e/ou esclarecer quaisquer dúvidas, basta entrar em contato comigo por meio do endereço katiabonfadini@gmail.com

Após a comprovação do depósito em conta, o cliente receberá por e-mail um link para poder baixar o PDF e uma senha para abri-lo. O valor desse kit é 70 Reais. Ele não pode ser desmembrado, mas o cliente tem a liberdade de imprimir somente os itens que desejar.

Para visualizar todos os kits de festa em PDF, ilustrações, cartões, posters e padronagens, basta acessar a LOJA DA BONFA clicando na seguinte imagem:

banner

Um grande beijo pra todos com votos de um dia espacial! Ops, especial, rsrs!

Bonfa-ass

18 comentários:

Nana Papel Criativo disse... [Responder comentário]

Katia... amei o kit e as ideias! Não sei qual o próximo tema do niver do Miguel.. pensamos em algo a ver com Volta ao Mundo já que ele ama viagens, mas esse astronauta está super legal, hein?

A Ana Paula te contou que fará uma festa de detetive para o Rafa esse ano?

Bjs Nana

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Nana Papel CriativoNana, vocês duas fazem festas lindas e com esses temas atemporais que gosto e valorizo muito! A Ana nào comentou!!!! Nossa, vai ser o máximo! Vou me inspirar na festa dela pra momtar o meu kit, que legal!!!! A dos monstrinhos com comidinhas que brilhavam no escuro ficou o máximo!!!! Vocês são algumas das pessoas mais criativas que conheço. Tudo o que vejo é muio divertido e original, parabéns!!!!! Eu queria colocar o link pra festa dos monstrinhos, mas nào encontrei o post! O álbum do Face é público ou compartilhado só com os amigos???? Beijos!

Milena disse... [Responder comentário]

Nem preciso dizer que esse tema me atrai,né??
Acho as cores lindas,tem cara de fantasia,de ciências no colégio,daquela aula de descoberta,de aventura,acho que tem cara de menino!
Quanto ao aniversariante em questão,ele já é diferente mesmo:não curte Galinha Pintadinha,a tal não o fisgou bem um pouquinho,rs!!
As ideias estão lindas,já tinha pensado na ideia de usar o papel alumínio,mas de outra forma,essa fica bacana para embrulhar bombons por exemplo!!
beijão

Eu que fiz... ou quase isso disse... [Responder comentário]

Oi Katia quanta inspiração adorei as dicas e tb penso como vc prefiro não fazer festas com temas de personagens de desenho, claro que vejo festas lindas com estes temas tb, mas prefiro as que vc falou fica menos igual a de todo mundo rsrs, outro dia até pensei em fazer a galinha pintadinha para Julia, mas uma amiga já esta fazendo e realmente vai ficar parecendo a mesma festa, por mais que eu coloque itens diferentes as cores e os personagens são os mesmos...
Descobrir o mundo DIy é fantástico até para nossa criatividade, ficou lindo este kit!
Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaOi, Mi!!!! Estou curiosa pra ver o que vc vai aprontar na sua decoração da FESTA ASTRONAUTA!!!!!! Eu também adoro esse tema, até porque EU queria ser astronauta quandoo era criança, né? Acho que realmente desperta um mundo de fantasia e dá pra viajar na maionese em termos de decoração da mesa, das paredes, das comidinhas etc. Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoGélia, vc pensa exatamente como eu! Acho o desenho da Galinha Pintadinha super fofo e minha sobrinha adora! Faz um sucesso super merecido, mas realmente as festas ficam todas muito parecidas... minha irmã foi numas 6 com o mesmo tema, imagina isso! Sempre prefiro criar celebrações com temas atemporais que tem a ver com a personalidade do aniversariante. Tem tantos temas pra explorar, né??????? E o brasileiro é tão criativo!!!!!! Sempre que posso, estimulo as pessoas a saírem de suas zonas de conforto, colocar a mão na massa, pensar fora da caixa e criar algo personalizado. Acho muito mais charmoso! Um grande beijo!

Gerliane disse... [Responder comentário]

Ai Katia, que tema mais delicioso, é exatamente do tipo que eu curto também, em janeiro fiz o do Lobo mau para o meu filhote, foi algo muito simples e econômico, mas amei o resultado! publiquei no blog tb, da uma olhada, o link é este aqui:
http://ggerliane.blogspot.com.br/2013/01/aniversario-de-3-anos-do-heitor-tema.html

Espero que ele nunca me peça estes "temas da moda" vou ficar arrasada...
beijocas

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia querida, amei o post e obrigada pelas referências. Recebo visitas super especiais sempre que você posta links para meu blog! É sempre um prazer receber seus seletos leitores ... só gente chique e antenada!
Amei o tema, é um dos que sempre entra na votação de próximo tema aqui em casa e, não fosse o Luca tão tímido, já teria aceitado fazermos o "Buzzo Lightyear", mas ele morre de vergonha do trocadilho com nosso sobrenome! kkk
Adorei a combinação de cores e estou pensando seriamente em fazer uso do meu presente ... embora eu ache que vá aguardar esse tema de detetive, juro que penso em usá-lo até em um aniversário de adulto!!!
Beijos e uma ótima semana,

Maria Tais
maesefesteiras.blogspot.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GerlianeGerliane, que lindo é seu filho!!!!! Ele parece um príncipe!!!! Puxa, fui lá no seu blog e nào encontrei o link... será que está certinho? Fiquei curiosa pra ver o que você aprontou na festa do Lobo Mau! É um tema que dá pra explorar bastante e estimular a criatividade tanto dos adultos quanto das crianças! Parabéns pela ideia!!!!!! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mães e FesteirasMenina, suas festas são exatamente do jeito que eu gosto e que eu faria pros meus filhos! O mais legal é que vc disse que o Luca adora participar da organização dos aniversários, palpitar e sugerir! Isso é muito interessante e acho que dessa maneira você está estimulando a criatividade dele e ensinando que é legal inventar, é legal ser diferente, é legal colocar as próprias ideias em prática e pensar em soluções originais! Sobre o kit detetive, acho que vai demorar um pouco mesmo porque tenho outros na fila e nem sei por onde começar, rsrsrs! Mas um dia ele sai! Um grande beijo!

Gerliane disse... [Responder comentário]

hum, tenta esse aqui agora:
http://www.ggerliane.blogspot.com.br/2013/01/aniversario-de-3-anos-do-heitor-tema.html

Katia, eu não ando sumida não, só não tenho comentado, mas eu recebo suas postagens no meu e-mail e corro aqui, não perco nada.
beijocas

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GerlianeQue festa mais fofa e cheia de detalhes!!!! Amei, Gerliane! Realmente tem cara de festa pensada com carinho pela família do aniversariante!!!!! Muito bom isso! Os docinhos com a carinha do lobo foram os meus preferidos, que charme! Parabéns pela produção nota dez!!!! Um grande beijo!

Amore con Cuore disse... [Responder comentário]

Oi Katia ,como foi o seu final de semana ? Amei este novo kit pena que não tenho mais filho pequeno , mas adorei todas as ideias , bjs e boa semana para vc.

Deborah

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Amore con CuoreMuito obrigada, deborah!!!!! O fim de semana foi ótimo, super produtivo, mas não consegui fazer muita coisa pra festinha de Páscoa! Vou tirar um dia na semana pra mededicar só à ela! Um grande beijooooooo!

Deia Bisaggio disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa
Meu filho quando pequeno adorava trem. Então fiz uma festa de trem pra ele.
Na época não foi uma superprodução. Bastou eu colocar um trem de isopor enorme na mesa e encher de graminhas e pronto. Festa feita.
De lembrancinha encomendei uns trenzinhos de pano de um sr argentino q vendia bonecos na feira hippie.
Tb depois tive que me render aos desenhos famosos. Hahahahha
Bjs

Deia Bisaggio disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa
Meu filho quando pequeno adorava trem. Então fiz uma festa de trem pra ele.
Na época não foi uma superprodução. Bastou eu colocar um trem de isopor enorme na mesa e encher de graminhas e pronto. Festa feita.
De lembrancinha encomendei uns trenzinhos de pano de um sr argentino q vendia bonecos na feira hippie.
Tb depois tive que me render aos desenhos famosos. Hahahahha
Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Deia BisaggioQue legal essa ideia do trem!!!!! Nunca vi uma festa com esse tema, muito legal mesmo! Dessa forma, a gente tem mais liberdade de criar, né? Fazendo uma comparação, quando eu era criança, ficava vidrada nas lindas casas da Barbie, nos carros conversíveis e acessórios, mas eu também amava inventar móveis com caixa de sapatos, carretéis de linha, tampinha de pasta de dente, garrafinha de Coca-Cola etc. Era uma brincadeira divertida que estimulava o aprendizado e a originalidade. Hoje em dia, valorizo muito isso e agradeço o fato de eu não ter tido todos os brinquedos que eu queria porque tive que acionar o plano B: o da criatividade! Acho que é por isso que eu prefiro temas diferentes e inusitados! Um beijão!

Glaucia Batista disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!!! Sou amiga da Flávia, sua irmãzinha, rs.

Estou namorando o kit do astronauta há meses e agora estou decidia a fazer. Mas a Flavinha disse que tvz fosse possível alterar a cor da pele do astronauta para torna-lo um menininho pretinho, será??? Meu filho, Thales vai fazer 2 anos em 24/09, é negro cor de chocolate rs e eu queria associar o bonequinho à ele. Será que ficaria estranho???

Meu email é glauciauff@gmail.com

Bjxx

Related Posts with Thumbnails