De tempos em tempos, gosto de preparar posts sobre os trabalhos que desenvolvo na área de design gráfico. Mas, infelizmente, não consigo escrever esses relatos na mesma velocidade em que insiro novos projetos no meu portifólio, atualizado constantemente. Quem quiser conhecê-lo e ficar por dentro das novidades, pode acessar o seguinte link:
http://www.coroflot.com/katiabonfadini
Hoje vim mostrar a vocês a identidade visual que criei para a marca OUPS!, uma empresa especializada em presentes criativos, e gostaria de aproveitar a oportunidade para responder uma dúvida frequente entre meus clientes em potencial:
“O que está incluído no orçamento?”
Para quem é leigo no assunto, nem sempre é fácil compreender essa questão somente com base na descrição do serviço:
“Criação de Identidade Visual para pessoa física ou jurídica, incluindo Logomarca (Logotipo + Símbolo) nas versões colorida e P&B, assinaturas vertical e horizontal, elementos de apoio, padronagens simples, estudos de redução, marca d’água e indicação de fontes a serem usadas em conjunto com a Logomarca”.
É por isso que gosto de sugerir a leitura desses posts com exemplos práticos de projetos que desenvolvi.
Outra dúvida comum é:
“Que informações eu preciso te passar para que você comece a trabalhar na minha marca?”
Antes de iniciar a fase de pesquisa da identidade visual de empresas com objetivos similares já existentes no mercado, o que eu preciso saber do cliente é basicamente o seguinte:
1. Que conceito deseja passar com a marca?
2. Qual é o seu público-alvo e que tipo de produtos vai comercializar?
3. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?
4. Você poderia me enviar Logomarcas, sites, imagens ou qualquer outra referência visual que possa me ajudar a conhecer melhor seus gostos, preferências e expectativas com relação ao projeto? Podem ser imagens de empresas concorrentes ou não, qualquer coisa que te agrade, que considere interessante, estimulante, que reflita a sua personalidade etc.
No caso da Simone, cliente do projeto OUPS!, ela me enviou uma ótima frase sobre o objetivo da empresa, que foi minha maior inspiração:
MAIS DO QUE UM PRESENTE, A OUPS! QUER CAUSAR UMA EXPLOSÃO DE SENTIMENTOS, TRAZER ALEGRIA, GERAR EMOÇÃO, TRANSFORMAR E TORNAR O MOMENTO INESQUECÍVEL, TOCANDO O CORAÇÃO DE TODOS!!!
A Simone destacou a expressão "explosão de sentimentos", que achei bem interessante e que exprime de forma resumida o conceito que ela quer passar com a marca. Com base nisso, criei um símbolo gráfico que é ao mesmo tempo a letra "O" e uma bomba estilizada, levando também em consideração a proposta divertida e bem humorada da empresa.
A fonte escolhida para a Logomarca foi a HORATIO D BOLD, bastante legível e arredondada. Mas achei que ainda faltava alguma coisa e a modifiquei de forma a dar "uma bossa" nas letras e tornar o resultado mais despojado. Sendo assim, transformei o "O" em um símbolo, entortei algumas letras e redesenhei o ponto de exclamação para garantir uma boa legibilidade, apesar de toda a movimentação da tipologia, que parece estar dançando. Esse recurso passa uma impressão de dinamismo e alegria.
A maioria das Logomarcas que a Simone me mostrou como referência visual tinham cores fortes, vibrantes e contrastantes, ideais para um empreendimento cujo objetivo é se destacar pela originalidade e criatividade. Revendo os exemplos, procurei não repetir as cores já usadas como o magenta e o amarelo da UATT? nem o laranja da SIMAS ou as 4 cores da FITÁ. Testei algumas combinações e sugeri o casamento do verde cítrico com o laranja coral, bem avermelhado. Esses tons são complementares, o que lhes confere ao mesmo tempo contraste e harmonia.
Na primeira página da apresentação do layout, mostrei à Simone quatro versões da marca: uma com o complemento "presentes criativos" em uma fonte manuscrita, porém bem legível, outra sem o complemento e mais duas com molduras/fundos de cor.
Criei também versões em Preto & Branco para quando a publicação tiver que ser impressa nessas cores (Ex.: jornal ou assinaturas de patrocínio em pequenos folhetos). Todas as versões da Logomarca estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da identidade visual não será comprometida se o cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.
Em seguida, isolei os elementos de apoio e desenvolvi padronagens a partir deles, que podem ser usadas em conjunto com a Logomarca em diversos materiais, como exemplificado nos arquivos que vocês verão a seguir.
No mais, penso que as imagens são auto explicativas: listei a família de fontes e cores usadas na Logomarca, sugeri três opções de cartão de visita aproveitando o formato da moldura para fugir do padrão retangular e dar destaque à loja, simulei duas etiquetas para acompanhar embalagens, um folder com frente e verso apresentando a loja, um cartaz para espaço publicitário, três embalagens para presente, duas sacolas e duas etiquetas em papel reciclado, layout para o site/blog da empresa, além da sugestão/simulação de aplicação em louças, camisetas, notebooks, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas para brinde, caderno de capa dura e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.
Eu incluo esses estudos na apresentação do projeto para que o cliente visualize com mais clareza como a identidade visual pode ser aplicada em diversas peças. É uma espécie de minimanual para ser usado como guia/referência.
Sugestão de aplicação da identidade visual em folder com frente e verso
Sugestão de aplicação da identidade visual em espaço publicitário
Sugestão de aplicação da identidade visual em site/blog
Sugestão de aplicação da identidade visual em notebooks
Sugestão de aplicação da identidade visual em bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis
Sugestão de aplicação da identidade visual em embalagens
Sugestão de aplicação da identidade visual em sacolas e etiquetas feitas com papel reciclado
Sugestão de aplicação da identidade visual em camisetas
Sugestão de aplicação da identidade visual em canetas para brinde
Sugestão de aplicação da identidade visual em caderno de capa dura
Sugestão de aplicação da identidade visual em canecas
Exemplos de como a marca d’água deve ser aplicada nos produtos comercializados pela loja
Após a aprovação do layout, dou início ao fechamento dos arquivos e preparo as artes finais em até cinco dias úteis, incluindo o estudo de limites de redução, que só é possível desenvolver após o OK do cliente.
Estudo dos limites de redução para cada uma das versões da Logomarca
Pessoal, pra terminar o post, gostaria de deixar aqui uma dica pra vocês. O estudo dos limites de redução é algo que não pode faltar em um projeto de identidade visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.
Sendo assim, antes de contratar um profissional, meu conselho é: converse com ele para saber o que está incluído no orçamento e avalie a relação custo x benefício. Algumas vezes o preço parece bastante convidativo, mas o designer se limita a entregar uma única versão da Logomarca sem testar os vários desdobramentos possíveis que serão necessários em algum momento da trajetória da empresa.
Um grande beijo pra todos com votos de um dia inspirador!!!!
10 comentários:
Olá Bonfa!
Cada vez q venho aqui fico ainda mais encantada com sua competência, criatividade e talento. Parabéns!!
Obrigada por essa aula incrível q vc nos deu hj. Agora sim, compreendi uma série de coisitas desse assunto pra lá de gostoso chamado 'Identidade Visual'.
Ahh, aproveito para desejar à vc e sua família uma Páscoa de muita Luz, Amor e União. ;D
@Anna SilvaOi, Anna! Muito obrigada pelos elogios e que bom saber que a "aula"foi produtiva, rsrs! Realmente algumas vezes os designers subentendem que todo mundo fala a nossa linguagem técnica e a gente acaba deixando o cliente cheio de dúvidas. Por isso acho importante explicar o passo a passo do processo de criação de uma identidade visual com exemplos práticos e fáceis de serem compreendidos. Um grande beijo!!!!!
Menina,arrasou na explicação. Um dia faço... E uma Páscoa deliciosa,com muito Amor.
@Joana LourençoJoana, muitíssimo obrigada pelo seu feedback! É bom saber que consegui explicar direitinho! Uma ótima Páscoa pra vc também! Um beijào!
Mais uma vez quero agradecer, simplesmente adorei!! Você conseguiu ler meus pensamentos e acertou em cheio. Parabéns pelos trabalhos, e principalmente obrigada por fazer parte desta etapa tão importante para nós. São os primeiros passos, ainda lentos, da realização de um sonho. Fique com os anjos!!!
@OUPS! Presentes Criativos.Simone, sou eu que agradeço sua gentileza! Fiquei muito feliz com esse projeto desde o comecinho porque adorei o nome que vc escolheu e o estilo da loja, que tem tudo a ver comigo. Eu sou seu público-alvo, rsrs! Adoro peças criativas e inusitadas e te desejo todo o sucesso no novo empreendimento! Um grande beijo!
Oieee...Bonfa, você nasceu pra isso!!! Parabéns, esta tudo muito lindo
Bjus
@Dridri MachadoMuito obrigada, Dridri! Fico muito feliz de saber que gosta do meu trabalho! Um grande beijo!
Oi, Kátia !
E como não ter um dia inspirador depois de ver um trabalho tão criativo e profissional ???
Parabéns !!! Entrar em contato com sua arte é sempre uma grata surpresa.
Aproveito para desejar à você e sua família uma excelente "Páscoa" com muito amor e muita união.
Um grande beijo,
Deise Donelli
Studio Manual
@Deise DonelliQuerida Deise, muito obrigada pelo carinho e elogio!!!!! Uma ótim Páscoa pra você e sua família também! Super beijo!
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