segunda-feira, 6 de maio de 2013

Deliciem-se com as 42 receitas do concurso RISOTOS INESQUECÍVEIS e escolham sua(s) preferida(s)!

Hummmmmmmmm, o post de hoje está delicioso, pessoal! São 42 receitas de risotos elaborados com os mais variados ingredientes, sendo que um deles é doce e leva chocolate, acreditam? O mais legal é que parece ser muito gostoso!

Como mencionei no post sobre o JANTAR ITALIANO, fiquei com vontade de me especializar em risoto, um prato que considero bastante prático e saboroso. Pretendo testar algumas receitas durante o ano e, por meio desse concurso, vocês me forneceram um valioso leque de opções. Muito obrigada a todos pela participação e pela generosidade em compartilhar essas delícias com a gente!

Agora vamos conhecer as receitas?

Risoto Manga e Brie

1. RISOTO DE BRIE E MANGA 
Autora: Flávia Mergulhão

Ingredientes para 2 porções:

3/4 xic de arroz arbóreo
1l água de caldo de legumes (gosto de preparar meu caldo com cenoura,salsão,cebola)manteiga e azeite
cebola e alho para refogar o arroz
pimenta e sal a gosto
1 cálice pequeno de vinho branco seco
100g de queijo brie
1/2 unidade de manga

Modo de preparo:

Prepare o caldo de legumes com antecedência. Em uma panela, coloque azeite, um pouco de manteiga,deixe aquecer e doure a cebola e o alho bem picadinhos.Junte o arroz arbóreo, deixe refogar,em seguida acrescente o cálice de vinho. Mexa bem até o vinho evaporar. Vá colocando o caldo de legumes coado aos poucos, mexendo sempre, até obter a consistência "al dente", ideal para o risoto. Junte o queijo brie cortado em cubinhos e mexa até este derreter. Desligue o fogo, acrescente as mangas cortadas em cubo,mexa para que o calor incorpore a manga ao risoto.

Sirva em seguida e delicie-se!

 

Risoto 1

2. RISOTO DE PRESUNTO CRU, UVA E CACHAÇA 
Autora: Flávia Mergulhão

Ingredientes para 2 porções:

3/4 xic de arroz arbóreo
1l água de caldo de legumes (gosto de preparar meu caldo com cenoura,salsão,cebola)
manteiga e azeite
cebola e alho para refogar o arroz
pimenta e sal a gosto
1 cálice pequeno de cachaça"da boa"
100g de presunto cru
1 cacho pequeno de uvas sem caroço-corte as uvas ao meio
queijo parmesão ralado na hora-a quantidade que desejar.

Modo de preparo:

Prepare o caldo de legumes com antecedência. Em uma panela, coloque azeite, um pouco de manteiga,deixe aquecer e doure a cebola e o alho bem picadinhos.Junte o arroz arbóreo, deixe refogar,em seguida acrescente o cálice de cachaça. Mexa bem, mas antes de evaporar,flambe o arroz,rapidamente.Assim o gosto da cachaça fica mais acentuado. Vá colocando o caldo de legumes coado aos poucos até obter a consistência "al dente”, ideal para o risoto. Neste momento salpique o queijo parmesão, misture bem para incorporá-lo ao risoto. Desligue o fogo, acrescente as uvas cortadas ao meio e leve ao prato para servir, dispodo em cima da sua porção o presunto cru picado. Não se deve colocar o presunto cru misturado ao risoto, pois com o calor do mesmo, ele cozinha. Bom apetite!

 

3. RISOTO ITALIANO
Autora: Anna Rivelli

Ingredientes:

1 cebola ralada (triturada)
1 berinjela
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde 
1 dente alho (triturado)
1 x de arroz para risoto
1 x de vinho branco
1 x agua
sal
1 CS de manteiga
1 Cs de azeite
pitada de paprica defumada
Molho de tomate que fiz com manjericão

Modo de preparo:

Faça o caldo com a cebola, alho triturado, vinho e água, se precisar coloque mais um pouco de vinho e água, até a cebola estiver cozida e tenha caldo suficiente  para  ir cozinhando o risoto, coloque um pouco de sal. Em outra panela coloque o risoto com o azeite, começou a esbranqueçar; ir colocando o caldo de cebola aos poucos,sempre mexendo, ir fazendo isto até cozinhar o risoto (al dente). A parte fiz quadradinhos de berijela, pimentão vermelho e verde(eu não tinha o amarelo), coloquei na fritadeira elétrica sem óleo, ficou tudo crocante. Risoto pronto, coloquei a manteiga e a berinhela, pimentão e molho de tomate, uma pitada de paprica  defumada(fica muito bom). Cozinhei  o macarrão em forma de concha, coloquei o risoto dentro e parmezão por cima.

 

4. RISOTO DE QUEIJO FETA
Autora: Anna Rivelli

Ingredientes:

Usei a base do caldo de cebola
1 cebola pequena  triturada
1 alho pequeno triturado
1X de vinho branco
1/2 xicara de arroz para risoto
1 x agua
sal
1 CS de manteiga
1 Cs de azeite
1/2 x de queijo Feta

Modo de preparo:

Faça o caldo com a cebola, alho triturado, vinho e água, se precisar coloque mais um pouco de vinho e água, até a cebola estiver cozida e tenha caldo suficiente  para  ir cozinhando o risoto, coloque um pouco de sal. Em outra panela coloque o risoto com o azeite,começou a esbranqueçar; ir colocando o caldo de cebola aos poucos,sempre mexendo, ir fazendo isto até cozinhar o risoto (al dente). Coloque a manteiga e o queijo Feta, retirar quando o queijo estiver derretido e servir.

 

Risoto Havaiano - 1

5. RISOTO HAVAIANO DE ABACAXI COM PRESUNTO CRU 
Autora: Elisa Barros 

Ingredientes:

02 colheres de sopa de azeite extra virgem
01 colher de café de alho socadinho
01 cebola pequena picada em pedaços bem miúdos
01 xícara de arroz Arbóreo ou Cannoli
100 ml de vinho branco seco
01 xícara de abacaxi picadinho bem miúdo
100 g de presunto cru fatiado o mais fino possível
Aproximadamente 700 ml de caldo de legumes (usei caseiro)
02 colheres de sopa de manteiga
Queijo parmesão fresco ralado (aproximadamente ½ xícara)
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Para começar refogue o alho no azeite e depois coloque a cebola. Quando estiver dourado acrescente o arroz, misture bem e coloque o vinho. Quando o vinho começar a secar vá acrescentando caldo de legumes (quente) aos poucos e não pare de misturar até o arroz estar no ponto, al dente (demora em média 20 minutos). O ideal é deixar uma vasilha com o caldo em fogo baixo (para mantê-lo quente) e ir acrescentando concha por concha no risoto. A quantidade é aproximada. Quando o arroz estiver quase no ponto, coloque sal e pimenta do reino (mas lembre-se que a manteiga e o parmesão são bem salgados, então não exagere no sal) e o abacaxi. Vai soltar um pouco de líquido da fruta, então continue misturando no fogo por mais uns dois minutinhos. Desligue então o fogo, coloque a manteiga (deixe que ela derreta vagarosamente) e o parmesão. Misture agora delicadamente e por último acrescente o presunto cru “rasgado”. Deixe pedacinho do presunto para decorar. Caldo de Legumes: Coloque para ferver a água e os legumes de sua preferência. Normalmente eu uso ½ cenoura, ½ abobrinha, talos de salsão e/ou alho poro e pedacinhos de tomate para 800 ml de caldo. É importante não colocar legumes que ao cozinhar deixem a água colorida (como beterraba) para não alterar a aparência do risoto.

 

Risoto Tomate e Camarão

6. RISOTO DE TOMATES, CAMARÕES E ABOBRINHA
Autora: Elisa Barros

Ingredientes:

02 colheres de sopa de azeite extra virgem
01 colher de café de alho socadinho
01 cebola pequena picada em pedaços bem miúdos
01 xícara de arroz Arbóreo ou Cannoli
100 ml de vinho branco seco
Aproximadamente 700 ml de caldo de legumes (usei caseiro)
Camarões a gosto
06 colheres de sopa de molho de tomates
01 abobrinha ralada no sentido horizontal
02 colheres de sopa de manteiga
Queijo parmesão fresco ralado (aproximadamente ½ xícara)
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Para começar refogue o alho no azeite e depois coloque a cebola. Quando estiver dourado acrescente o arroz, misture bem e coloque o vinho. A partir daí prepare o braço porque risoto bom é aquele que não paramos de misturar. Quando o vinho começar a secar vá acrescentando caldo de legumes (quente) aos poucos e não pare de misturar até o arroz estar no ponto, al dente (demora em média 20 minutos). Coloque então o molho de tomates, sal, pimenta e a manteiga. Por último acrescente os camarões (ferventados e temperados com sal e pimenta), a abobrinha e o queijo parmesão. Se o camarão for daqueles pré cozidos, de uma “puxada” no azeite, já temperado, antes de colocar no risoto. Sirva decorando com fios de abobrinha e alguns camarões. Delícia demais!!!

Caldo de Legumes: Coloque para ferver a água e os legumes de sua preferência. Normalmente eu uso ½ cenoura, ½ abobrinha, talos de salsão e/ou alho poro e pedacinhos de tomate para 800 ml de caldo. É importante não colocar legumes que ao cozinhar deixem a água colorida (como beterraba) para não alterar a aparência do risoto.

Molho de Tomates: Bater no liquidificador duas latas de tomates pelados ( 400g cada) conservados em suco de tomate com meia lata de água. Refogar um pouquinho de alho, sal e corante urucum no azeite e acrescentar os tomates batidos. Deixar cozinhar, apurando, por no mínimo 01 hora para apurar bem, mexendo de vez em quando (fogo baixo). No final colocar uma colher de chá de açúcar e temperar com sal e pimenta do reino moída na hora.

 

DSC_2509 risoto veget

7. RISOTO VEGETARIANO
Autora: Adriana Nascimento

Ingredientes (Rende 4 porções):

1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
2/3 de xícara de vinho branco
1/2 xícara de cenoura ralada
1/4 de xícara de espinafre picado
2 colheres de sopa de alcaparras
1/2 xícara de queijo parmesão (usei queijo colonial)
6 xícaras de caldo de legumes fervente*
*Usei caldo de legumes caseiro, mas você pode dissolver um cubinho de caldo em 6 xícaras de água.

Modo de preparo:

Em uma panela em fogo médio, doure a cebola com 1 colher de sopa de manteiga. Aumente para fogo alto e junte o arroz (não deve ser lavado), refogando por 1 minuto. Junte o vinho e deixe o líquido secar um pouco. Abaixe o fogo para médio e acrescente umas duas conchas do caldo fervendo. Acrescente a cenoura e o espinafre. À medida em que o líquido do arroz for secando, junte mais caldo, concha a concha e mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase al dente (vá provando com uma colher para saber quando chegar a esse ponto), deixe o líquido secar um pouco e acrescente as alcaparras e o queijo. Deixe no fogo até o arroz ficar no ponto, ainda firme, mas não duro, e cremoso. Desligue o fogo, junte a colher de manteiga restante e abafe por uns instantes. Mexa e sirva imediatamente, porque risoto bom é bem quentinho.

 

IMG_0130 risoto mulato

8. RISOTO MULATO À MODA DA CASA
Autora: Adriana Nascimento

Ingredientes (Rende 4 porções):

1 tomate (sem sementes) cortado em cubos pequenos
1/2 cebola cortada em cubos pequenos
1/2 colher de chá de vinagre branco
1 colher de sopa de azeite
Suco de 1/2 limão (usei o siciliano, use o que tiver)
1 e 1/2 xícara de arroz carnaroli (ou arbóreo)
Pimenta calabresa a gosto
1 litro de caldo de feijão preto
Coentro picado (ou salsinha)

Modo de preparo:

Deixe o caldo de feijão em fogo baixo. Em outra panela, coloque o tomate, a cebola, a pimenta, o vinagre, o azeite e o suco de limão. Leve a fogo baixo, junte o arroz e deixe "secar" um pouco, coisa rápida. Acrescente caldo suficiente para cobrir o arroz e aumente o fogo. Vá mexendo sempre e juntando mais caldo - concha a concha - à medida que o líquido da panela for secando. O arroz deve ficar firme, mas não duro. Eu vou experimentando o arroz ao longo do processo e, quando sinto que está al dente, não coloco mais líquido e deixo secar (deve ficar cremoso, não uma "sopa"). É preciso mexer de vez em muito, aqui o risoto ficou pronto após uns 20 minutos. Desligue o fogo, salpique o coentro e sirva quente. Para quem gostar, um molho de pimenta nessa hora cai bem.

 

IMG_20130428_131803

9. RISOTO DE GORGONZOLA E NOZES NA CASQUINHA DE PARMESÃO
Autora: Adriane Pinhate

Ingredientes:

300g de arroz arbóreo
1/2 cebola picadinha
Azeite
1/2 taça de vinho branco (opcional)
100g de gorgonzola
100g de parmesão para o risotto
100g de manteiga sem sal
50g de nozes picadas
salsinha a gosto
aproximadamente 1,5l de caldo de legumes
Parmesão a parte para fazer as cestinhas (opcional)

Modo de preparo:

Primeiramente, refogue a cebola bem picadinha no azeite, depois frite o arroz. Vá adicionando o caldo bem quente com uma concha, mexendo sempre o arroz. Continue nesse processo até que o arroz fique al dente, quase cozido. Coloque o queijo gorgonzola, continue mexendo, mais caldo de legumes e sempre mexendo. Quando tiver "quase" no ponto, coloque a manteiga, mexa bem e depois o queijo parmesão. Por ultimo, salpique a salsinha bem batidinha!

Para fazer a cestinha de parmesão, coloque a frigideira tefal para esquentar e depois cubra com o parmessão ralado. Deixe dourar só de um lado (se deixar dourar muito ou fritar dos dois lados, pode ficar com o gosto amargo). Ainda quente, coloque virado para baixo em um copo, ou travessa (tipo cumbuca) para moldar a cestinha.

 

10. RISOTO DE CARNE SECA E CATUPIRY NA MORANGA
Autora: Isa Bela
 

Para fazer o risoto, me baseei na receita basica que tinha no verso do arroz, dai só acrescentei o recheio e pronto! Pensei na moranga por ser bonita por natureza... Pra mim, Moranga fica bem com camarão ou carne seca. Optei pela carne seca, achei que camarão ficaria mais dificil. Daí, lá vai a receita.

Ingredientes:

- 1 xíc. de Arroz Carnarolli
- 3/4 de xíc de Vinho seco branco
- 4 xíc. de água fria
- 2 colheres de azeite
- 1 cebola ralada ou cortada finamente (eu ralei)
- 1 moranga média
- 500 grs de carne seca
- 1 sache de Catupiry

Modo de preparo:

Corte a "tampa" da Moranga e tire as sementes. Tampa ela, embrulha "pra presente" e coloca no forno, por mais ou menos uma 1hr. Cozinhe e desfie a carne seca já dessalgada (é assim que escreve? rs). Refogue um tantinho de cebola e acrescente a carne desfiada, tempere com sal e cheiro verde. Esqueci de tirar foto da carninha =/ ... Depois da moranga estar cozidinha, tira do forno e com uma colher retire a polpa (eu bati com o mix pra ficar beeem cremosinha) e misture com a carne seca. Apesar de todo mundo dizer pra usar arroz Arborio,eu usei arroz carnarolli, por que tinha uma receita basica de risoto sem recheio no verso: Coloque as 2 colheres de azeite e deixe esquentar, acrescente a cebola ralada e depois "frite" o arroz mexendo bem por uns 3 min. Depois acrescente o vinho e deixe cozinhando até que o vinho se evapore QUASE todo. Depois acrescente a água, uma xícara de cada vez... Tipo põe uma e espera secar um cadinho... põe outra e por ai vai... Depois que o risoto estiver no ponto, acrescente a mistura de carne seca com a polpa da moranga e todo o sache de catupiry. Recheie a moranga e sirva em seguida. Quando servi no prato coloquei essa pimentinha pra dar um charme.

Pra mim... ganhando ou não o Concurso esse risoto já se tornou inesquecivel!

 

11. RISOTO CAPRESE
Autora: Manoela Neves

Ingredientes:

3 tomates grandes (abrir a tampa e retirar toda a polpa - reservar polpa e casca)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada em pequenos pedaços
1  xícara de arroz próprio para risoto (arbório ou carnaroli)
1/2 xícara de vinho branco seco
2 a 3 xícaras de caldo de legumes quente
1 maço de manjericão picado (reservar algumas folhas para decorar)
100 gr de parmesão ralado na hora
2 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta (para ajustar ao final)

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o azeite e 1 colher de sopa de manteiga, adicione a cebola até que fique transparente. Junte o arroz e mexa para que todos os grãos fiquem envolvidos pelo azeite e manteiga. Coloque o vinho e espere que o arroz o absorva. Adicione a polpa do tomate, ela que dará o tom alaranjado ao risoto. Em uma panela a parte, coloque o caldo de legumes e mantenha-o quente enquanto o utiliza no risoto. Vá adicionando concha a concha do caldo, esperando que o risoto tenha absorvido o caldo anterior, até que o grão fique al dente (sem se desmanchar, mas sem estar cru, apenas um pouco durinho por dentro). Nessa etapa, desligue o fogo e adicione o queijo parmesão e a manteiga. Mexa para que se dissolvam e prove para corrigir o sal se necessário. Não adicione sal antes de colocar o queijo, pois normalmente o parmesão é bastante salgado. Coloque então as folhas picadas de manjericão e disponha o risoto dentro das cascas de tomate reservadas. Decore com 1 folha de manjericão e sirva imediatamente.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

12. RISOTO NEGRO AFRODISÍACO
Autora: Camila Gomes Barbosa

Ingredientes:

500g de arroz negro
½ gengibre (médio) picado em tiras largas
3 colheres de Manteiga (usei manteiga caseira fresca)
1 colher de sopa de Lemon Pepper
1 colher de limão com ervas (granulado)
1 peito de frango (grande) em filé cortado em cubos médios
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 peras em cubos pequenos
2 maracujás
1 pimentão (médio) vermelho em cubos pequenos
5 pimentas de cheiro amarelas sem sementes cortadas em cubos pequenos
350 ml de vinho branco seco
1 vidro de mini champignon pequeno
1 ½ caldo de frango ou carne
1 “amarradinho” de Salsinha
4 ramos de manjerona
1 raminho de hortelã
3 dentes de alhos socados com sal (+- ½ colher de sopa de sal)
1 pitada de erva doce em pó

Modo de preparo:

Caldo:

Cozinhe em uma panela de pressão 1 peito de frango ou 500g de carne bovina, a salsinha, a manjerona e o hortelã, tempere com sal e alho. Coe e reserve – mantenha-o quente.

Tempo de preparo: 30 min.

Molho de maracujá:

Bata no liquidificador os 2 maracujás (sem acréscimo de água), coe e leve ao fogo com 1 colher de sopa de açúcar e ½ colher de sal. Deixe ferver por cerca de 5 minutos até ficar com uma consistência mais grossa. Reserve.

Tempo de preparo: 10 min.

Cubos de frango:

Tempere os cubos com o Lemon Pepper e o limão com ervas, refogue em uma panela com azeite e reserve.

Tempo de preparo: 15 min.

Risoto:

Em uma panela de pressão, coleque 2 colheres de manteiga, doure o alho, acrescente o gengibre, o arroz e cubra o arroz com água (+- 1 dedo acima do arroz), deixe na panela de pressão de 15 á 20 min. O arroz deverá estar semi cozido (pré cozido). Retire os pedaços de gengibre. Reserve. Em uma panela de fundo grosso aqueça o restante da manteiga, acrescente o arroz negro e o vinho, espere evaporar, acrescente 2 colheres do caldo, mexendo sem parar, acrescente o pimentão, a pimenta amarela, a erva doce e o frango. Continue acrescentando o caldo até que o arroz fique ‘al dente’.

Tempo de preparo: 45 á 50 min.

OBS 1: ao servir o risoto, salpique os cubos de pera, acrescente o champignon e regue com o molho de maracujá.

OBS 2: o gengibre dá um sabor picante ao risoto.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

13. RISOTO AOS QUATRO QUEIJOS COM ESPECIARIAS 
Autora: Camila Gomes Barbosa

Ingredientes:

350g de arroz Carnaroli
100g de queijo Gorgonzola em cubos pequenos
100g de queijo Provolone defumado em cubo pequenos
100g de queijo Edam em cubos pequenos
100g de queijo Parmesão em cubos pequenos
200ml de vinho branco seco
1 cebola pequena picada ou ralada
2 colheres de manteiga (usei manteiga caseira fresca)
2 dentes de alhos socados com sal (+- ½ colher de café de sal)
1 pitada de Curry
1 pitada de erva doce em pó
1 colher de Chimichurri (seco)
1 ½ de caldo de frango

Modo de Preparo:

Prepare o caldo de frango (pode ser feito com caldo em cubos ou com o cozimento do frango) e reserve-o quente. Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela grande com fundo grosso no fogo médio. Adicione as cebola, doure e adicione o alho, mexendo sempre, acrescente o arroz e continue mexendo até o arroz estar envolvido com toda a manteiga e comece a ficar mais branco. Acrescente o vinho branco e deixe o arroz absorver o líquido completamente. Adicione 1 cocha do caldo e vá mexendo constantemente até o líquido ser absorvido. Continue adicionando o caldo, mexendo sempre até o arroz estar `al dente` e o caldo absorvido, adicione o curry, a erva doce e o chimicurri. Mais ou menos 18 a 20 minutos. Reserve a última concha do caldo. Adicione ao risoto a ultima concha do caldo, os 4 queijos.

Rendimento: 5 porções (grandes)

OBS: o parmesão e o provolene não derretem totalmente.

A ideia do risoto aos quatro queijos eu achei nesse site: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-risoto-aos-quatro-queijos-r-16-516.html

 

concurso

14. RISOTO DE LIMÃO COM PISTACHE 
Autora: Tâmara Rolim

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

• 50g de arroz carnarole ou arbóreo;
• ½ cebola pequena picada;
• 1 colher de chá de manteiga;
• 3 colheres de sopa de queijo paresão ralado na hora;
• Quanto baste de caldo de legumes;
• 1 dente de alho;
• 1 colher de sopa de alho-poró picado;
• 1/2 xícara de farinha de pistache ou pistache triturado;
• suco e raspas de 1 limão
• 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem;
• sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela aquecida, doure o alho-poró e o alho com o azeite e adicione o arroz. Mexa umas três vezes e adicione o suco de limão. Misture bem e deixe evaporar. Com o auxílio de uma concha, vá acrescentando o caldo de legumes  aos poucos e sempre que o caldo secar até que o arroz esteja cozido (a seu gosto). Antes de ficar no ponto ideal de cozimento, acrescente a farinha de pistache e as raspas de limão e misture bem. Quando estiver no ponto de cozimento desejado, apague o fogo, coloque a manteiga e o queijo e misture até ficar cremoso. Corrija o sal e acrescente pimenta do reino.

 

risoto_pera com gorgonzola

15. RISOTO DE PERA COM GORGONZOLA 
Autora: Dani Lara

(Receita do site Panelinhas)

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
5 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 1/2 l de caldo de galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
2 peras
Queijo parmesão ralado a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

1. Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível.
2. Descasque as peras e corte-as em fatias de 1 cm espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o suco de 1/2 limão para que as peras não escureçam. Misture bem e reserve.
3. Numa panela, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 4 minutos ou até que fique transparente.
4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
5. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
6. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto.
7. Acrescente o queijo gorgonzola e as peras escorridas à panela do risoto e misture bem.
8. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
9. Desligue o fogo, acrescente a manteiga sem misturar e tampe a panela. Neste ponto, todos os convidados devem estar à mesa.
10. Tempere com a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora, mexa o risoto vigorosamente, divida em quatro pratos e polvilhe com o queijo parmesão, cerca de 1 colher (sopa) por prato. Sirva imediatamente.
Nota: Não é necessário temperar com sal, pois os queijos e os cubos de caldo de galinha já são bem salgados.

 

risoto_file mignon

16. RISOTO DE FILÉ MIGNON
Autora: Dani Lara

(Receita do site Paganini)

Ingredientes:

300g de arroz arbóreo
300g de filé mignon em tiras
2 colheres (sopa) de manteiga
Azeite
1 cebola picada
500ml de caldo de carne
100g queijo parmesão ralado
1 taça de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Temperar o filé mignon com sal e pimenta do reino. Saltear e carne em uma panela com azeite, de modo que ela fique levemente cozida por fora e ainda crua por dentro. Reservar. Em uma panela, refogar a cebola com a manteiga e um fio de azeite, fritar o arroz, adicionar o vinho branco e mexer até evaporar. Aos poucos adicionar o caldo de carne, mexendo sempre. Quando estiver mais ou menos na metade do preparo, adicionar o filé mignon. Continuar mexendo e adicionando o caldo de carne aos poucos até o arroz estar al dente. Desligar o fogo e adicionar o queijo parmesão.

 

k8

17. RISOTO DE CAMARÃO NA MORANGA
Autora: Gélia Carvalho 

Ingredientes:

1 xícara de arroz para risoto
1/2 cebola picada finamente
2 dentes de alho amassados
1 xícara de Vinho Branco Seco
2 colheres de sopa de Manteiga
1 colher de sopa de Azeite de Oliva
1 Litro de Caldo de Legumes
70g de Queijo Gorgonzola
400 gramas de camarão sem casca
3 colheres de sopa de Salsinha picadas finamente
Morangas

Modo de preparo:

Morangas - Cozinhe as morangas por aproximadamente 20 minutos em água fervente, elas tem que ficar submersas. Depois corte uma tampinha, pincele azeite, coloque uma colher generosa de catupiry ou polenguinho e envolva num papel alumínio, leve ao forno, por uns 30 minutos ou até o catupiry derreter.

Risoto - Se o seu caldo de legumes for em cubinho ferva a água e os dissolva, eu usei 2 cubinhos. Aqueça uma panela, e adicione o azeite de oliva e a manteiga para derreter. Refogue a cebola e por último o alho sem deixar queimar, adicione o arroz para risoto e mexa bem para que todos os grãos sejam envolvidos com a manteiga. Refogue por cerca de 30 a 40 segundos, e adicione o vinho branco. Quando um 1/3 do vinho evaporar, vá colocando o caldo de xícara em xícara, assim vc não coloca água de mais. A partir de agora, devemos mexer o risoto constantemente para que a amilase dos grãos seja liberada, garantindo a principal característica deste prato, que é sua cremosidade. Assim que o risoto estiver al dente, vamos para a finalização do prato. Adicione então, o queijo gorgonzola e os camarões para que eles sejam incorporados no risoto. Se for necessário adicione apenas mais uma concha do caldo para auxiliar neste passo. Depois  que o queijo e o camarão já estão misturados, adicione a salsinha e as raspas de limão e mexa levemente.

Pegue as morangas e coloque o risoto dentro, salpique salsinha e cebolinha e delicie-se.

 

4

18. RISOTO DE LINGUIÇA CALABRESA COM MUÇARELA
Autora: Gélia Carvalho 

Ingredientes:

3 1/2 xícara de arroz para risoto
1 cebola picada finamente
2 1/2 xícara de Vinho Branco Seco
2 colheres de sopa de Manteiga
1 colher de sopa de Azeite de Oliva
1,5 Litro de Caldo de Legumes
300g de Queijo Muçarela em cubinhos
2 gomos de linguiça calabresa (pré fritada)
2 pera
3 colheres de sopa de Salsinha picadas finamente

Modo de preparo:

Se o seu caldo de legumes for em cubinho ferva a água e os dissolva, eu usei 2 cubinhos. Aqueça uma panela, e adicione o azeite de oliva e a manteiga para derreter. Refogue a cebola, adicione o arroz para risoto e mexa bem para que todos os grãos sejam envolvidos com a manteiga. Refogue por cerca de 30 a 40 segundos, e adicione o vinho branco. Quando um 1/3 do vinho evaporar, vá colocando o caldo de xícara em xícara, assim vc não coloca água de mais. A partir de agora, devemos mexer o risoto constantemente para que a amilase dos grãos seja liberada, garantindo a principal característica deste prato, que é sua cremosidade. Assim que o risoto estiver al dente, adicione então, a linguiça, mexa um pouco e agora adicione a pera e o queijo para que eles sejam incorporados no risoto. Se for necessário adicione apenas mais uma concha do caldo para auxiliar neste passo, salpique salsinha a gosto, sirva quentinho acompanhado de pimenta biquinho, hum gente, ficou uma delícia eu recebi muito elogios e to ficando muito metida em fazer risoto rsrs há quanto a pera foi o tchan do risoto.

 

Risotto de Abobora

19. RISOTO DE ABÓBORA COM CARNE SECA CROCANTE 
Autora: Danielle Hoffmam

Ingredientes para 2 pessoas:

1 xícara de arroz arbóreo
1 e 1/2 xícara de abóbora japonesa em cubos
500g de carne seca
2 dentes de alho
1/2 cebola pequena ralada
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada

Modo de preparo:

Inicie dessalgando a carne seca. Pique-a e coloque-a na panela com água fervente, levando ao fogo por 5 minutos. Despreze essa água e repita o mesmo processo de deixar fervendo por 5 minutos. Porém reserve a água. Triture a carne seca no processador e frite em 1 colher de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de azeite. Coloque sobre um papel toalha para deixar o mais seca possível. Reserve. Cozinhe a abóbora até ficar macia. Reserve a água junto com a que reservou do cozimento da carne. Passe a abóbora pelo espremedor para formar um purê.

Risotto:

Derreta 2 colheres de manteiga e refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e refogue mais um pouco. Acrescente a abóbora espremida e uma concha da água do cozimento que reservou. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre. Você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Prove o risotto e acerte o sal caso necessário. Quando o arroz estiver "al dente" desligue o fogo. Adicione a colher de manteiga restante, o queijo parmesão e a cebolinha. Mexa bem. Coloque em um prato fundo e cubra com a carne seca. Sirva imediatamente.

Obs.: Caso na segunda fervura a carne seca ainda permaneça salgada repita mais uma vez a operação.


DSC00539

20. RISOTO DE MORANGO COM LOMBINHO DEFUMADO 
Autora: Fátima Martins

Ingredientes p/2 pessoas:

1 xícara de arroz arbório
1/2 cebola pequena em cubos
100grs de lombinho defumado (Prezato, da Sadia)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
150grs de morangos picados(reserve os melhores para finalizar)
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1/2 copo de vinho branco - 5 xícaras de caldo de frango
lascas de parmesão

Modo de preparo:

Esquentar a panela de fundo grosso, colocar o azeite e manteiga e a cebola. Deixar até que a cebola fique transparente, colocar o arroz, mexer e depois o vinho. Essa é a preparação básica de qualquer risoto. Depois acrescentei o lombinho picado, mexi e coloquei a metade do caldo. Mexi e abaixei o fogo para o arroz soltar todo o amido e ficar cremoso. Coloquei agora, depois de 5 minutos, o restante do caldo.Não tampei a panela (nunca!). Deixei diminuir um pouco o caldo , apaguei o fogo e coloquei o morango. Mexí e deixei lá "descansando" por 3 minutinhos apenas. Depois disso, serví imediatamente, com lasquinhas de parmesão e decorado com um morango e folhinha de manjericão.

 

DSC02657

21. RISOTO DE BRÓCOLIS COM PRESUNTO CRU 
Autora: Fátima Martins

Ingredientes para 4 ou 6 pessoas (depende do apetite):

Arroz para risoto
Presunto cru
1 pote de requeijão
1 maço de brócolis
800ml d'água
1 colher de sopa de creme de cebola
Vinho branco

Modo de preparo:

Leve tudo ao fogo até ferver. Retire algumas flores de brócolis para finalizar e passe tudo no liquidificador.Reserve. Aquecer uma panela de fundo grosso e dourar a cebola em 1 colher de sopa de azeite. Junte 2 xícaras de arroz e em seguida o vinho. Mexer até evaporar
e juntar todo o liquido de uma só vez. Abaixar o fogo e ficar mexendo sempre. Quando o arroz soltar todo o amido e adquirir uma consitência cremosa, desligue o fogo e junte 1 pote de requeijão e o presunto. Desligue o fogo, tampe a panela e espere 2 minutos para servi-lo. Finalizei com fatias do presunto e flores de brócolis. Ralei também algumas castanhas do Pará e salpiquei em volta.

 

22. RISOTO DE BACALHAU COM ABÓBORA
Autora: Carolina Vieira

Para a abóbora

Ingredientes:

400g de abóbora Bahia cortada em fatias e sem sementes
2 colheres (sopa) azeite
Sal
Pimenta do reino (moída na hora)

Modo de Preparo:

Tempere as duas fatias de abóbora com sal, pimenta e azeite. Enrole-as em papel alumínio. Asse por 40 minutos em forno 180 graus. Quando o tempo acabar, amasse com um garfo, mas sem fazer purê.

Para o bacalhau

Ingredientes:

800g de bacalhau imperial (eu comprei bacalhau dessalgado)
300ml de água
1 cabeça de alho
Tomilho
Alecrim

Modo de Preparo:

Primeiro você precisa dessalgar o bacalhau dias antes (eu já pulei este passo). Encha uma panela de água e ele ao fogo. Quando ferver, corte a cabeça de alho ao meio sem descascar e jogue na água junto com o tomilho e o alecrim. Deixe ferver um pouco. Desligue o fogo e logo em seguida coloque as postas de bacalhau na panela. Tampe e deixa ele lá durante 20 minutos. Depois retire o bacalhau da água, deixe esfriar e desfie o peixe.

Para o Risoto

Ingredientes:

1 colher (sopa) azeite
50g de cebola picada (usei cebola roxa)
Pimenta dedo-de-moça
450g de arroz arbóreo
100ml de vinho branco seco
16 conchas de água do cozimento do bacalhau
Sal
Pimenta do reino moída na hora.

Modo de Preparo:

Despeje azeite em uma panela e ponha a pimenta dedo-de-moça e a cebola. Mexa bem. Coloque o arroz e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Acrescente 4 conchas da água do bacalhau e reduza até secar, sem parar de mexer. Faça isso por cerca de 15 minutos. Despeje o risoto em uma travessa de vidro e deixe-o esfriar um pouco.

Para a finalização:

Salsa picada
Azeite extravirgem
Folhas de louro (não coloquei)
220g de palmito pupunha fresco e cortados em cubinhos (não coloquei)
200g de requeijão cremoso
100g de parmesão ralado

Ponha o risoto em uma panela. Acrescente algumas conchas da água de bacalhau até chegar o ponto desejado (al dente cremoso). Mexa sempre. Adicione a abóbora amassada, o requeijão, o parmesão, o palmito, o bacalhau e a salsinha picada. Mexa e sirva. A consistência do arroz deve ficar cremosa.

 

23. RISOTO DE CAMARÃO COM ALHO NEGRO
Autora: Carolina Vieira

Comprei camarão cinza grande e fresco. Sempre peço para a pessoa limpar, então já trago tudo prontinho para casa. Sempre peço que tire a cabeça do camarão e que coloque em um saquinho separado para levar para casa. Antes de começar a fazer o arroz, eu coloco uma colher rasa (sopa) de margarina/manteiga na panela com fio de azeite. Assim que derreter eu coloco os camarões e o tomilho. Este camarão ficará levemente rosado e você já tira. Nada de deixar muito tempo, porque ele ainda vai para o arroz e não pode passar do ponto, ok?

Assim que ficar levemente rosado você desliga o fogo e tire os camarões. Reserve. Eu faço o caldo com a cabeça do camarão, fica delicioso. Em 2 litros de água eu coloco as cabeças dos camarões, uma cebola roxa cortada ao meio, uma cenoura, tomilho e sal. Deixo ferver bastante. Depois de ferver bastante eu abaixo o fogo e deixo o caldo sempre quente para ir colocando no risoto.

Na mesma panela que puxo os camarões na manteiga eu faço o arroz. Coloco um fio de azeite na panela, acrescento cebola picadinha, depois o arroz arbóreo. Deixo dar uma fritadinha, depois coloco 2 xícaras de vinho branco seco e mexo. Deixo dar uma leve secada e depois acrescento o caldo de camarão.

Na hora de acrescentar o caldo, pegue-o com uma concha e passa o caldo na peneira. Não coloque direto, porque pode ir pedaço da cabeça, cabinho do tomilho e não é legal. Vai mexendo e acrescentando o caldo de camarão. Não deixe secar demais para acrescentar o caldo, ok?

Assim que estiver quase pronto, você acrescenta os camarões, o alho negro e o tomilho.
Assim vai seguindo até que o arroz fique cozido, mas não pode deixar mole demais. Vai experimentando para não passar do ponto, caso não tenha experiência. O grão do arroz tem que ficar al dente e cremoso.

Ficou delicioso e para servir polvilhei um bom parmesão ralado.

 

DSC06628

24. RISOTO RAMALHO
Autora: Cláudia Ramalho

Ingredientes para duas pessoas:

1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola ralada
1 xícara de arroz carnaroli sem lavar (ou arbóreo)
1 xícara de vinho branco seco
1/2 litro de caldo de galinha
1/2 bandeja de shimeji fresco, lavado e escorrido (ou shitake ou champignons frescos)
1/2 xícara de tomate seco picado
2 tiras de bacon desidratado*
50g de queijo parmesão ralado na hora
1/2 xícara de ervas frescas picadas (usei manjericão, cebolinha, tomilho e coentro)

Modo de preparo:

*Para desidratar o bacon, leve-o ao microondas sobre papel toalha por alguns minutos. A tira de bacon ficará  crocante. Pique-a e reservei para usar na hora certa. Derreta a manteiga numa panela de fundo grosso, acrescente a cebola e deixe murchar. Depois junte o arroz e mexa bem. Despeje o vinho branco, aos poucos, mexendo até  que o arroz absorva todo o líquido. Junte o caldo de galinha fervente, aos pouquinhos, para o arroz incorporar o líquido, e mexa sem parar. Quando o arroz estiver al dente, junte o bacon, o tomate seco,  o shimeji picado e as ervas. Ajuste o sal, espere alguns minutos, sempre mexendo bem, e jogue o queijo parmesão, para dar liga, e mais um pouquinho de manteiga. Desligue o fogo, abafe por alguns minutos e sirva. Já no prato, polvilhe queijo ralado e gratine com o maçarico, se tiver. Risoto é um prato único, mas na foto, servi acompanhado de um filé - por causa do meu marido carnívoro.

 

432086_3169059198922_1638723825_2633110_1367088361_n

25. RISOTO DE BACALHAU
Autora: Josefa Navas Faria

Ingredientes:

320 g de arroz carnaroli ou arbóreo
1 talo de alho porró picado
100 ml de vinho branco seco
1 litro (+ ou -) de caldo de galinha
200 g de bacalhau em lascas (já limpo)
20 g de azeitonas portuguesas sem caroço
10 g de pinoli
5 tomatinhos cereja fatiados
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite
20 g de parmesão em lascas
Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela refogar o alho porró e a cebolinha no azeite. Acrescentar o arroz e refogar mais um pouco, colocar   o vinho branco e deixar cozinhar até evaporar. Juntar o bacalhau, o tomate e regar com o caldo aos poucos, mexendo sem parar. Acrescentar as azeitonas e o pinoli e verificar o sal. Quando estiver no ponto colocar a manteiga, pulverizar o queijo e servir. Rendimento: 4 porções.

Obs.: Ao limpar o bacalhau, separe as partes que não vai usar e coloque na panela com o caldo de galinha, para dar mais gosto.  Não esqueça de passar pela peneira antes de colocar na panela com o arroz!

 

IMG_0460

26. RISOTO DE FRANGO E CATUPIRY NO ABACAXI
Autora: Patricia Carvalho dos Santos

Ingredientes:

2 xícara de arroz para risoto
1 xícara de café (bem pouquinho) de abacaxi picado
1 alho poró cortado em rodelas
1 xícara de Vinho Branco Seco
2 colher de sopa de Azeite de Oliva
1 litro de caldo de galinha (usei  somente um tablete)
Sal à gosto
3 colheres de sopa de Salsinha picadas 
3 colheres de sopa bem cheias ou catupiry de requeijão
300 gramas de peito de frango desfiado e já temperado (usamos um peito de frango assado destes de padaria, assim ainda reutilizamos um SD - Sobra de Domingo rsrsrs), apenas desfiei o frango e o aqueci na panela com azeite e uma colher de mostarda dijon deu um sabor incrível!
Tomates cereja e manjericão para decorar.

Modo de preparo:

Aqueça uma panela, e adicione o azeite de oliva e refogue o alho poró, sem deixar murcha-lo. Adicione o arroz para risoto e mexa bem, refogue por cerca de 30 a 40 segundos,  adicione o vinho branco. Quando um 1/3 do vinho evaporar, vá colocando a  xícara de caldo, sempre que estiver secando acrescente mais caldo até que o arroz esteja al dente. Acrescente o frango, a salsa e o requeijão, mexa bem, agora acrescente o abacaxi e mexa novamente, desligue. Acomode-o no prato ou na casca do abacaxi, corte o tomate cereja e coloque um raminho de manjericão. Sirva ainda quente e  aprecie este delicioso risoto.

 

IMG_2712 (1280x853)

27. RISOTO COM FILÉ MIGNON E PIMENTA ROSA 
Autora: Letícia Braz 

A Receita do meu risoto foi publicado no site Tudo Gostoso (http://tudogostoso.uol.com.br/meu-livro/receitas-enviadas/)

Ingredientes:

2 colheres de pimenta rosa
1/2 xícara (chá) de manteiga
800 g de filé mignon
Sal a gosto
1 pitada de pimenta-do-reino
1 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco ou do Porto branco seco
1 cebola picada
2 1/2 xícaras (chá) de arroz italiano do tipo arbóreo
1/2 litro de caldo de carne
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:

Coloque uma xícara do vinho e a carne. Sele a carne em uma frigideira, depois leve ao forno para assar por 30 minutos. Refogue a cebola no restante da manteiga até murchar. Misture o arroz. Sempre mexendo, junte o vinho restante e adicione caldo até cobrir o arroz. Vá acrescentando mais caldo aos poucos até o arroz ficar al dente. Quando o arroz estiver quase pronto, aumente o fogo da panela com a carne. Logo que levantar fervura, junte o creme de leite, misture e desligue antes de ferver. Prove o tempero, se desejar, polvilhe com parmesão ralado ao servir. Depois da carne pronta adicione a pimenta rosa.

 

28. RISOTO DE PINHÃO
Autora: Sílvia Oliveira

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo
300 g de pinhão picado
2 colheres de margarina (ou manteiga)
2 colheres de creme de ricota (parece um cream cheese)
25 g (meio pacote) de queijo parmesão ralado (grosso)
1 cebola pequena
1  tablete de caldo de legumes
800 ml (4 copos) copos de água
1/2 xícara de vinho branco seco (pode ser de marca baratinha)
sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o pinhão numa panela de pressão por 40 minutos (após começar a chiar) em fogo baixo. Dica: para descascar o pinhão mais facilmente ele tem que estar quente. Aperte a base mais gordinha do pinhão com o cabo de uma faca para o pinhão sair. Numa frigideira funda (ou panela de borda alta) derreta a margarina e doure a cebola picadinha. Em seguida acrescente o arroz e frite ligeiramente. Coloque o vinho e mexa até evaporar. Acrescente uma porção dos pinhões (deixe o resto para colocar só no final) e refogue mais um pouco. Acrescente pouco a pouco o caldo de legumes dissolvido na água quente. Vá mexendo em fogo médio até a água evaporar. Antes de colocar todo o caldo de legumes, salpique o queijo ralado, acrescente o creme de ricota e o restante de pinhão. Acerte o sal. Vá mexendo até o arroz ficar cremoso e al dente. Prontinho!

 

foto (1) (1)

29. RISOTO DE CAMARÃO CREMOSO
Autora: Priscila Machado

Receita original: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/83519-risoto-cremoso-de-camarao.html

Ingredientes:

Arroz:

Óleo para refogar
1 colher de sopa de cebola cortadinha
1 xícara e 1/2 de arroz branco comum
1/2 cubo de caldo de galinha em tablete
Água o quanto baste
Os dois ingredientes acima podem ser substituídos por caldo natural de galinha, diluído

Para o camarão:

750g de camarão congelado um a um
Caldo de 1 limão
Sal a gosto
100 ml de leite de coco (de garrafa)
1 colher de sopa de coentro picadinho
1 1/2 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:

Arroz:

Refogue a cebola no óleo e, antes que escureça, coloque o arroz e o caldo em tablete. À medida que for refogando, acrescente água, a fim de dissolver o tablete. Coloque, então, água suficiente para cozinhar o arroz e complete até que esteja macio. Desligue o fogo e reserve.

Camarões:

Descongele os camarões e deixe-os por 5 a 10 minutos marinando no caldo de limão, onde foi acrescentado o sal. Coloque a manteiga em uma panela pequena. Quando estiver frigindo, junte os camarões e deixe-os ficar rosados. Acrescente, então, o coentro e, 3 a 4 minutos depois, o leite de coco. Espere ferver e junte esse preparado ao arroz, mexendo delicadamente, para que o caldo dos camarões envolva todo o arroz. Sirva quente, salpicado com coentro fresco. Disponibilize queijo ralado para quem assim o prefira.

 

DSC_1206

30. RISOTO DE BANANA DA TERRA COM QUEIJO EMMENTHAL
Autora: Simone Daher 

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 200g de queijo emmental picado em cubinhos
- parmesão ralado
- 2 bananas da terra cozidas 3 minutos no microondas
- 1 cebola pequena
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água quente
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo:

Mantenha o caldo de legumes bem quente em uma panela separada. Aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola até ficar transparente. Ainda em fogo alto junte o arroz e frite rapidamente até ficar brilhante. Regue com o vinho branco e mexa por 2 minutos. Reduza o fogo para o baixo. Comece a regar o arroz com o caldo de legumes, uma concha de cada vez, mexendo sempre sem deixar o caldo secar. Continue acrescentando o caldo devagar e mexendo, até que o arroz comece a amolecer. Neste ponto acrescente a banana picada – reserve alguns pedaços para decorar os pratos. Quando o arroz já estiver quase no ponto correto – al dente – coloque a manteiga. Junte o queijo emmental mais uma concha do caldo e mexa delicadamente. Por fim, deixe o arroz bem úmido com mais uma concha de caldo. Mexa novamente para misturar, desligue o fogo e sirva imediatamente, sem deixar esfriar.

Bom apetite!

 

DSC01128

31. RISOTO DE PIMENTA BIQUINHO E PARMESÃO 
Autora: Simone Daher

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 300 g de parmesão ralado
- 25 pimentas biquinhos
- 1 cebola roxa pequena
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 litro de água quente
- 1 xícara de vinho branco seco
- pimenta branca a gosto
- 1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo:

Mantenha o caldo de galinha bem quente em uma panela separada. Aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola roxa até ficar transparente. Ainda em fogo alto junte o arroz e frite rapidamente até ficar brilhante. Regue com o vinho branco e mexa por 2 minutos. Reduza o fogo para o baixo. Comece a regar o arroz com o caldo de galinha, uma concha de cada vez, mexendo sempre sem deixar o caldo secar. Continue acrescentando o caldo devagar e mexendo, até que o arroz comece a amolecer. Neste ponto acrescente a pimenta biquinho – reserve algumas para decorar os pratos. Quando o arroz já estiver quase no ponto correto – al dente – coloque a pitada de pimenta branca e a manteiga. Junte o queijo parmesão e mexa delicadamente. Por fim, deixe o arroz bem úmido com mais uma concha de caldo. Mexa novamente para misturar, desligue o fogo e sirva imediatamente, sem deixar esfriar.

Bom apetite!

 

foto 1

32. RISOTO DE TOMATE SECO 
Autora: Marta Riba

Ingredientes (p/2 pessoas):

- 1 xícara de chá de arroz arbóreo
- 1,5 litro de caldo de legumes
- 150gr de tomates secos picados
- 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
- 1 cebola pequena picada
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- sal a gosto

Modo de Preparo:

Coloque o caldo numa panela e mantenha bem aquecido. Enquanto isso refogue a cebola na manteiga (1 colher de sopa). Junte o arroz e mexa até ficar brilhante. Adicione o vinho e mexa (uns 2 minutos). Acrescente os tomates secos picados e vá colocando uma concha de caldo de cada vez. Sempre que estiver secando adicione mais. Ao final, quando o arroz estiver quase pronto (15 minutos), acrescente 2 conchas de caldo, o queijo ralado e a manteiga (1 colher de sopa). Acerte o sal, se necessário. Eu coloquei pouco, pois o queijo parmesão, o tomate seco e o caldo já são salgados.

 

foto-risoto-2

33. RISOTO HOT DOG 
Autora: Silvana Castro
 

Ingredientes (Para duas pessoas):

Uma colher de sopa de azeite
Meia cebola picada
Meia linguiça calabresa cortada em cubinhos
Uma xícara de arroz arboreo
Uma taça de vinho branco
Meio tablete de caldo de legumes dissolvido em 500ml de água
3 colheres de sopa de milho em conserva
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Batata palha (por cima)

Modo de preparo:

Aquecer o azeite e refogar a cebola até começar a ficar transparente. Juntar a calabresa e fritar. Acrescentar o arroz e fritar até começar a ficar transparente. Adicionar o vinho e mexer até evaporar. Ir acrescentando aos poucos o caldo de legumes (uma concha por vez) e ir mexendo até cozinhar o arroz. Quando estiver quase pronto, juntar o milho. Depois que estiver pronto, desligar o fogo e acrescentar a manteiga, o creme de leite e o queijo ralado. Pra finalizar, servir com batata palha (por cima pra não amolecer).

Adoro fazer risoto e acabei improvisando este risoto brasileirinho com o que tinha em casa. Mal posso esperar pelas novas ideias que vão aparecer no blog!

 

risoto

34. RISOTO NEGRO 
Autora: Tati Rosa
 

Ingredientes:

- uma linguiça defumada fininha
- uma cebola
- ervas secas ou frescas (coentro, alecrim)
-1,5 de água
- sal

Modo de preparo do caldo para o risoto:

Corte a linguicinha em rodelas e a cebola em pedaços grandes. Refogue num pouquinho de azeite, acrescente as ervas e a água. Deixe ferver bem e regule o sal. Coe e reserve.

RISOTO NEGRO

Ingredientes:

- 2,5 xíc. de arroz preto
- 3 linguiças defumadas fininhas
- uma cebola roxa
- 1,5 litro de caldo para risoto
- 2 xíc. de pinhão cozido, descascado e cortado
- azeite
- sal

Para finalizar:

- queijo parmesão
- cebolinha verde
- lâmina de amêndoa

Modo de preparo:

Refogue no azeite, a cebola roxa bem cortadinha até dourar um pouco, acrescente o arroz preto e refogue, mexendo sempre, coloque duas conchas de caldo para risoto quente e mexa. Deixe ferver e vá acrescentando o caldo aos poucos conforme for secando. Em uma frigideira refogue a linguiça até dourar, acrescente o pinhão cortadinho, refogue mais um pouco e acrescente um pouco de água, deixe ferver e misture ao arroz quando a última concha de caldo estiver secado. Desligue o fogo, coloque um pouco de manteiga e queijo parmesão ralado grosso, misture tudo. Tampe a panela e deixe descansar 3 minutos. Sirva e finalize com as lâminas de amêndoas, a cebolinha e queijo ralado grosso.

Bom apetite!!

 

35. RISOTO SICILIANO EM CESTA DE PARMESÃO 
Autora: Ronize Aline
 

Ingredientes para duas pessoas:

- 1/2 cebola
- 100g + 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de arroz arbóreo (não lavar)
- 1 xícara de vinho branco seco
- 2 xícaras de caldo de legumes
- 1/4 de xícara de suco de limão siciliano (essa quantidade deixa o risoto com um sabor acentuado de limão. Caso você prefira mais suave, diminua a quantidade)
- raspas de um limão siciliano (só a parte amarela, não raspe a parte branca para não ficar amargo)
- 150 gramas de queijo brie
- amêndoas laminadas e torradas a gosto
- 100 gramas de queijo parmesão ralado para as cestas

Modo de preparo:

Faça a cesta de parmesão antecipadamente colocando uma frigideira média no fogo e salpicando o parmesão até cobrir o fundo. Espere fritar até conseguir tirar com uma espátula. Coloque sobre uma pequena vasilha emborcada de cabeça para baixo e deixe endurecer, que ela ficará com o formato de uma cesta. Reserve enquanto faz o risoto. Refogue a cebola em uma colher de sopa de manteiga. Quando estiver douradinha, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Acrescente a xícara de vinho e e mexa até o álcool evaporar. Nesse momento, acrescente o suco do limão e continue mexendo. Quando o arroz estiver ficando seco, abaixe o fogo e vá acrescentando o caldo devagar, concha a concha. Não pode ter pressa nessa hora, senão o risoto não fica bom. Bote uma concha de caldo e vá mexendo até ele ser absorvido, só então coloque a próxima. Nesse meio tempo, acrescente as raspas de limão. Se o caldo acabar e o arroz ainda estiver um pouco duro, acrescente aos poucos água fervente até que ele esteja no ponto, cremoso. Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga. Finalize misturando o queijo brie ao risoto. Salpique as amêndoas, que devem estar prontas previamente, sobre o risoto. Se for laminar em casa, é só colocar água fervente sobre as amêndoas ainda com casca, que ela sairá facilmente. Depois é só laminar e colocar no forno. Muito cuidado pois elas torram rapidamente. Sirva o risoto imediatamente. Aqui eles foram servidos com uma taça de Lemoncello, bebida à base de limão siciliano.

 

Risoto 7 grãos com camarão e alho poró

36. RISOTO SETE GRÃOS COM CAMARÃO E ALHO PORÓ 
Autora: Silviane Picioli

Ingredientes:

01 xícara de arroz 7 grãos
200 ml de vinho branco seco
01 talo de alho poró em rodelas
400g de camarão médio
100g de queijo montanhês ralado
50g de queijo provolone ralado
01 pedaço de +-3 a 4cm² de gorgonzola +- 20g
01 colher de sopa rasa de alho fresco moído
01 cebola pequena picadinha.
01 colher de sopa cheia de manteiga
Sal a gosto
Limão Siciliano para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela colocar a cebola picadinha para dourar com a manteiga, quando a cebola estiver dourada colocar o alho moído, acrescentar o arroz e continuar dourando. Em seguida colocar o vinho e mexer até secar, mas não completamente, aí acrescentar 2 xícaras de água, e o sal (deixar levemente insosso, para quando acrescentar os queijos no final não ficar salgado demais). Deixar cozinhar em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando. Quando a água estiver secando, acrescentar mais 2 xícaras de água, o camarão e o alho poró. (Após 3 minutos de cozimento reservar alguns camarões para decorar). Assim que o arroz estiver cozido al dente e não estiver completamente seco, acrescentar os queijos. Mexer por 1 minuto e desligar o fogo, deixar descansar por pelo menos 5 minutos antes de servir. Para decorar além do camarão reservado, pode utilizar fatias finas de limão siciliano e raspas do mesmo. Serve 3 pessoas.

 

Risoto de chocolate meio amargo com nozes e toque de marrasquino

37. RISOTO DE CHOCOLATE MEIO AMARGO COM NOZES E TOQUE DE MARRASQUINO
Autora: Silviane Picioli

Ingredientes:

½ xícara de arroz arbóreo
100 ml de vinho do porto
02 e ½ xícaras de leite de gado
01 colher de sopa rasa de manteiga
100g de chocolate 75% cacau picado
70g de nozes picadas
200g de leite condensado
100g de creme de leite
3 colheres de sopa de calda de cereja ao marrasquino
Cerejas para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela colocar a manteiga e o arroz, dourar levemente e acrescentar o vinho e mexer até secar completamente. Colocar 1 e ½ xícara do leite e cozinhar em fogo baixo mexendo sempre. Quando estiver secando, acrescentar mais 1 xícara de leite, o leite condensado e o chocolate, continuar mexendo para não grudar. Assim que o arroz estiver al dente desligar e acrescentar as nozes e o creme de leite. Deixar amornar e antes de servir acrescentar a calda de cereja ao marrasquino. Colocar em taças e decorar com cerejas. Serve 3 pessoas.

 

foto (1)

38. RISOTO DE CAMARÃO DO KOERICH 
Autora: Juliana Torres Koerich

Ingredientes:

1 xíc. (chá) arroz arbóreo
1 tablete caldo legumes
1 limão
1 tomate cortado em pedaços grandes
1/2 cebola picadinha
1/2 kg de camarão médio ou grande descascados
Alho e sal a gosto
Azeite

Modo de preparo:

Em uma panela coloque 1 colher de azeite, junte o caldo de legumes e deixe derreter. Acrescente o arroz fritando um pouco. Adicione água e deixe cozinhar. Em uma vasilha junte os camarões com limão e sal e reserve. Em uma frigideira com teflon, coloque azeite, o alho e a cebola. Quando dourar acrescente os camarões e deixe-os até dourar (aproximadamente 5 min). Prove o risoto, acrescentando sal se necessário. Quando tiver "al dente" adiciona-lo a frigideira com os camarões. Rale o parmesão sobre o prato e sirva-o imediatamente!!! Curta o jantar que estará maravilhoso!!!

 

SAM_3150

39. RISOTO DE CARNE SECA COM ABÓBORA 
Autora: Érika Dêgelo

Já tem alguns dias que fiz essa receita aqui em casa - aprovadíssima por mim e pela Maryáh, mas estava bom demais! - mas com essa correria de carnaval e a minha net está uma peste, acabei deixando para depois esse post.

A receita além de deliciosa é super simples.

Ingredientes:

700 gr arroz árboreo
200 gr cebola em cubos
500 gr de carne seca
500 gr abóbora em cubos
sal, pimenta
200 ml de vinho branco seco
caldo de frango
100 gr manteiga

Modo de preparo:

Refoque a cebola, a carne e a abóbora. Coloque o arroz e o vinho. Em seguida vá colocando o caldo até o arroz ficar al dente (nunca parede de mexer). Por último acrescente a manteiga.

 

riso

40. RISOTO DE LIMÃO
Autora: Érika Dêgelo

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite, ou 2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média picadinha
1 litro de caldo de legumes ou de frango
200 ml de vinho branco
450 g de arroz arbóreo
Raspa de casca de 1 limão siciliano
Suco de 3 limões sicilianos
3 colheres de sopa de mascarpone (opcional)
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Parmesão ralado à gosto (bastante!)
2 limões sicilianos fatiados e grelhados para decorar (opcional)

Modo de preparo:

Refogue a cebola na manteiga, junte o arroz. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo mexendo de vez em quando. Prove o sal e corrija se s necessário. No fim, junte a raspa de casca de limão e o suco coado. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Continue mexendo até ficar al dente. Junte o mascarpone e/ou o queijo parmesão ralado e, se quiser sirva com as fatias do limão grelhado.

 

blog julho2 013

41. RISOTO DE PINHÃO COM PIMENTA ROSA
Autora: Renata Dabbur

Ingredientes:

300g cozido e descascado (cozinhei na pressão por 1h20min)
3 colheres de sopa de manteiga
1 cubinho de caldo de carne
1 xícara de arroz arbóreo
Mais ou menos 1l de água quente
Pimenta rosa a gosto
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Corte os pinhões no sentido do comprimento e reserve. Leve ao fogo 2 colheres de sopa de manteiga e o cubinho de caldo de carne esfarelado. Quando a manteiga estiver derretida junte os pinhões e a pimenta rosa. Refogue por aproximadamente 5 minutos e adicione o arroz, mexendo bem por mais uns 3 minutinhos. Acrescente uma concha de água quente e mexa bem. Quando a misture absorver quase toda água coloque mais uma ou duas conchas e mexa bem. Repita esse processo até o arroz ficar al dente (meio durinho no meio). Coloque uma colher de sopa de manteiga, misture  delicadamente e sirva imediatamente com queijo ralado.

 

abril 023

42. RISOTO DE ABOBRINHA, AMÊNDOAS E GORGONZOLA AO TINTO
Autora: Renata Dabbur

Ingredientes:

1 xícara de arroz arbóreo
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de amêndoas 
2 abobrinhas raladas
150 ml de vinho tinto
115g de queijo gorgonzola amassado
Água quente ou caldo de galinha quente
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado para servir

Modo de preparo:

Coloque as amêndoas de molho por uns 10 minutos em água quente. Aperte levemente até soltar a pele (é bem fácil). Corte as amêndoas grosseiramente e frite em 1 colher de sopa de manteiga no fogo baixo até dourar. Reserve em outro recipiente. Na mesma panela em que fritou as amêndoas refogue a abobrinha por 10 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem. Coloque o vinho na panela, as amêndoas e misture. Quando começar a secar acrescente uma concha do caldo de galinha quente e mexa. Repita esse processo até que o arroz fique al dente. Quando estiver quase no ponto acrescente o gorgonzola, 1 colher de manteiga e mexa vigorosamente. Acerte o sal. O risoto deve ficar cremoso. Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado.

……………………………………………………………………………….

Vamos relembrar quais são os prêmios e as regras do concurso?


OS PRÊMIOS

DSC02540

DSC02541

DSC02543

Amei essas seis taças de vinho cheias de personalidade com hastes coloridas que combinam com qualquer evento! O prêmio foi oferecido pela Flávia Paiva, da loja EU FAÇO A FESTA:

banner_loja_eff (1)

Para servir antepastos ou sobremesas, o prato alto verde oferecido pela Cláudia Medeiros, da CASA DA CLAUDIA, é perfeito!

DSCF3888

Ele faz parte da coleção “candy colors”, que vocês podem conferir na foto a seguir.

DSCF3489

A peça oferecida pela Cláudia é de louça, mede 10 cm de altura e tem 30 cm de diâmetro com acabamento rendado.

CASACLAUDIA

A terceira patrocinadora sou eu mesma! Minha contribuição será o KIT DIGITAL JANTAR/FESTA ITALIANA, que vocês podem conferir a seguir.

italianoblogitalianoblog2

banner

ATENÇÃO: Neste concurso somente o primeiro lugar será contemplado com os prêmios listados acima.

AS REGRAS

Para participar do concurso, bastava enviar até duas receitas diferentes de risoto com as respectivas fotos para o meu e-mail (katiabonfadini@gmail.com) até o dia 3 de maio.

As imagens e receitas não precisavam ser inéditas e poderiam ter sido publicadas em outros blogs ou sites, mas deveriam ser executadas pelos candidatos.

Além das patrocinadoras Flávia Paiva e Cláudia Medeiros, convidei mais duas amigas blogueiras especializadas no assunto para me ajudarem a escolher os pratos mais interessantes:

Léia Silva (http://www.cucchiaiopieno.com/)

Alice Gussoni (http://www.acozinhadaalice.com/)

Os critérios que eu e as juradas levaremos em conta pra eleger a melhor receita serão os seguintes:

1. A criatividade da mistura/combinação de ingredientes
2. A apresentação
3. A foto em si

Do dia 7 ao dia 8 de maio, uma enquete colocada na lateral do blog estará disponível para quem quiser votar nas sua(s) receita(s) favorita(s). Esse voto terá peso 2, ou seja, serão 5 votos (= 5 pontos) das juradas + 2 pontos para o(a) vencedor(a) da enquete aberta ao público.

O resultado será publicado no dia 9 de maio ao meio-dia.

P.S.: Esse concurso é restrito a participantes com endereço de entrega no Brasil.

……………………………………………………………………………….

E isso é tudo, pessoal! Vou habilitar a enquete a partir de amanhã a fim de que todos os concorrentes possam visualizar as receitas para conferir se escrevi corretamente seus nomes e os outros dados que enviaram. Se eu tiver feito alguma confusão, esquecido algum detalhe ou até mesmo deixado de incluir uma receita, basta me alertar até hoje à meia-noite que faço as devidas modificações antes de abrir a votação popular, combinado?

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana animada e BOA SORTE para os participantes do concurso!!!!

Bonfa-ass

30 comentários:

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Menina, cada receita deliciosa!! Tô aqui só apreciando... Beijos

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Uau!!! Muitas receitas deliciosas!! Galera profissa!!!
Bjs

Eu que fiz... ou quase isso disse... [Responder comentário]

Katia quantas inscrições , uma receita mais linda e apetitosa que a a outra...
vai ser difícil escolher rsrs..

bjs e boa sorte a todas, mas eu quero ganhar kkkk.

bjs

Gélia

Eu que fiz... ou quase isso disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Isa disse... [Responder comentário]

Cada receita hein!?

fiquei doida pra testar varias delas!! rs

bjuus

Carla Ceylão disse... [Responder comentário]

Onde votamos, aqui mesmo???
MEU VOTO-Nº6

Carla Ceylão disse... [Responder comentário]

Onde votamos, aqui mesmo???
MEU VOTO-Nº6

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carla CeylãoOi, Carla! Obrigada pelo comentário! Conforme escrevi no post e na chamada no facebook, a votação começa amanhã e só vale na enquete lateral que colocarei no blog, OK? Se puder, volte aqui para votar! Hoje estou esperando a revisão dos participantes para saber se esqueci alguém e se coloquei algum nome errado. Amanhã a enquete estará habilitada e todos poderão votar em suas receitas preferidas! Um grande beijo!

Remenry disse... [Responder comentário]

Oi, Katia!

Nossa! Que delícia! Também sou uma risotofanática!!!! Meu marido fez um ontem, mas já tinha passado a data das inscrições por aqui... Que pena!
Posso apenas dar uma opinião? Talvez a foto não seja um bom critério de pontuação para a eleição do melhor prato, pois, pelo que vi, tem muitas fotos feitas por profissionais... Aí, as fotos que a gente tira em casa, mais pobrinhas, ficam em desvantagem...

Um beijo! E parabéns pelo blog que, como sempre, continua lindo!

Renata Mendes.

Léia Silva disse... [Responder comentário]

Oi linda
Que sucesso esse concurso!
Estou encantada por cada receita, pois são todas muito especiais!
Parabéns a todas pelo talento.
Certamente farei muitas dessas receitas :)
Bjo grande
Léia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RemenryOi, Renata!!!!! Super obrigada pelo comentário e também pela dica! Você tocou em um ponto importante! Algumas receitas são super criativas, mas as fotos ficam em desvantagem com relação a outras... eu confesso que como primeiro com os olhos e sou super fã de fotos de comida, mas talvez dê pra pensar em critérios menos estéticos no próximo concurso. Vou pensar na sua sugestão com carinho para a próxima brincadeira que deve acontecer no inverno, OK? Muito obrigada também pelo carinho e elogios!!!! Um super beijo!

SÍLVIA OLIVEIRA disse... [Responder comentário]

O pessoal arrasou! Parabéns aos participantes e à iniciativa da Katia, ficou sensacional o post! :)

Eliane Sampaio disse... [Responder comentário]

Oiiii,
quantas delicias por aqui!!!

Bjoos, eli.

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,adoro quando fico confusa na votação,rs!Assim volto,olho,leio novamente.
Muitas tem ingredientes que amo!!
Vai ser difícil,mas tenho meus critérios,rs!
bjs

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei as receitas. Vou copiar todas para testar um dia. Bjus.

Marta disse... [Responder comentário]

Ameiiiii! Tem cada um gostosoooooo
Amo risoto!!!
E olha o meu tb... Rsss
Beijos

Casa da Rê etc e tal... disse... [Responder comentário]

Nossa, quantas receitas, cada uma mais linda que a outra, e todas parecem deliciosas, hum, me deu vontade de provar todas srsrs
bjs e boa sorte para a galera

Cozinha de Mulher disse... [Responder comentário]

Hummmmm só delícias.
Beijinhos

Iara Priscila disse... [Responder comentário]

Quantas receitas maravilhosas, deu água na boca!!!! Meu voto é na numero 10! Da Isa! *-*

beijão

amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

Regina Castro disse... [Responder comentário]

Meu voto vai para o número 7. Acho até que vou fazê-lo :)

Regina Castro disse... [Responder comentário]

Meu voto vai para o número 7. Acho até que vou fazê-lo :)

Remenry disse... [Responder comentário]

Obrigada pelo retorno, Katia!!!
Vc é mesmo uma simpatia! :D
Embora eu não comente muito, estou sempre por aqui, viu?

Bjão!

Leandro disse... [Responder comentário]

Voto no 10. Conheço um bom risoto de longe!

Juarez Marazita disse... [Responder comentário]

Meu nome é Juarez e estou agradecendo as geniais idéias deste site para minha linha de risotos em que venho trabalhando a algum tempo.

Olhe nosso blog:

chefjuarezcreperia@gmail.com

edilson rodrigo nogueira marciano disse... [Responder comentário]

Excelentes receitas!
Minha meta é fazer todos...

Jéssica e Raul disse... [Responder comentário]

Amei as receitas, obrigada por compartilhar!

Jessica
http://relacionamentoalimentar.blogspot.com.br/

marina canto disse... [Responder comentário]

Amei! Receitas super interessantes!

RAFA disse... [Responder comentário]

Nossa, adorei essas receitas, uma melhor que a outra. adoro risoto e aqui tem várias opções e sabores. Muito bom.
http://www.tudonapanela.com.br

Anajá Schmitz disse... [Responder comentário]

Que delicia, cada mais lindo e saboroso que o outro.
Tenha um ótimo dia.

Unknown disse... [Responder comentário]

Vou fazer todos, com certeza! Meus " pobres" amigos serão minhas cobaias!!

Related Posts with Thumbnails