quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pizza de pão pita com queijo feta e cogumelos portobello em molho de manteiga e vinho tinto para o Dia dos Namorados

Vocês lembram das duas ideias simples que tive para não deixar o Dia dos Namorados passar em branco? Eu gostaria de ter feito um jantar ou brunch mais elaborado junto com a minha melhor amiga para os nossos respectivos maridos, mas tinha acabado de voltar de viagem e o tempo foi insuficiente.

O lado bom dessa “frustração” foi redescobrir o prazer do improviso. Foi legal arrumar a mesa de centro no mesmo dia sem planejamento prévio. Comprei os ingredientes para a receita da pizza um dia antes e não me preocupei com mais nada. Simplesmente esperei a hora do Marcelo chegar em casa para começar a preparar nosso lanchinho especial.

Além do queijo de cabra cremoso (que servi com geleia de morango, pastinha de pimentão e jalapeño, mostarda Dijon e pimenta do reino moída) com torradinhas, incrementei a mesa com fatias de presunto de Parma, azeitonas pretas e morangos frescos. Por que servir o lanchinho na mesa de centro? Na verdade, a gente só usa a mesa de jantar para eventos especiais. No dia a dia, a gente come mesmo é na mesa de centro e eu quis manter esse clima informal.

Detalhe dos palitinhos fofos com um coraçãozinho na ponta!

Depois de acabarmos com as entradinhas, servi a pizza de pão pita com queijo feta e cogumelos portobello refogados na manteiga com vinho tinto. Hummm, ficou uma delícia! Eu não sabia como preparar os cogumelos e pedi ajuda à minha irmã Flávia, do blog FÊTE À FÊTE, que tem formação como Chef de cozinha. Ela sugeriu o seguinte:

“Para o portobello, eu gosto de sabores mais mediterrâneos. Pode ser somente alho, manteiga + azeite (a manteiga sozinha pode queimar, o azeite ajuda a manter o smoking point mais alto), sal marinho e pimenta. Ou acrescentar alguma erva, como tomilho ou alecrim. Dependendo do sabor que você queira alcançar, eu refogaria o alho, talvez cebola também (ou echalotte, uma delicia!), na manteiga e azeite, com um raminho ou dois de tomilho, depois acrescentaria um pouco de vinho (pode ser branco ou tinto, o branco dá um sabor mais leve) pra "levantar" os sabores grudados no fundo da panela e colocaria os cogumelos fatiados. Você também pode acrescentá-los antes do vinho (pra não cozinhar o alho e cebola muito mais que o cogumelo). Outra opção é usar o forno. Se o portobello for grande, retire o miolo/haste, unte com azeite e coloque num tabuleiro com alho picado, sal e pimenta. Pode acrescentar ervas e até mesmo um pouco de vinagre balsâmico. Vai experimentando... Mas se não quiser arriscar muito (com quantidade de temperos, etc.), vai no basico alho+azeite/manteiga+sal+pimenta que dá certo ;-)”

Adorei as dicas e juntei na mesa da cozinha todos os ingredientes que eu havia comprado para montar a pizza: pimenta do reino, azeite aromatizado com tomilho, alho, cebola, queijo feta, cogumelos, vinho tinto, azeitonas pretas e pão pita.

No fim das contas, desisti das azeitonas porque achei que elas poderiam não combinar com a maneira de preparar o cogumelo e preferi servi-las como entradinha.

Seguindo as indicações da minha irmã, fatiei os cogumelos (200gr) e refoguei 3 dentes de alho e metade de uma cebola grande com 3 colheres de sopa de manteiga, azeite, sal e pimenta do reino. Quando a cebola ficou transparente, acrescentei os cogumelos e misturei tudo com uma colher de pau mexendo sem parar. Quando os cogumelos ficaram “moreninhos”, adicionei uma taça de vinho tinto e esperei o excesso de líquido evaporar.

Apaguei o fogo e esperei os cogumelos ficarem mornos. Nesse meio tempo, untei uma travessa com azeite aromatizado com tomilho, que também salpiquei nos discos de pão pita. Em seguida, acrescentei uma generosa porção de queijo feta e depois os cogumelos, que absorveram o vinho e ficaram tão macios quanto suculentos. Foi tudo pro forno e uns 20 minutos depois a pizza estava na mesa!

Eu gosto do pão bem crocante, tipo biscoitinho, e deixei a pizza no forno até a casquinha ficar bem dourada. Gente, ficou muito bom!!!! Não vejo a hora de testar outras receitas com os cogumelos portobello. Eu já tinha usado o shitake e o shimeji, mas portobello nunca. Posso dizer que ele é o meu preferido agora, tanto pelo sabor quanto pela textura.

Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira saborosa!!!!

Bonfa-ass

32 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Linda e delicada sua comemoração.
Tem coisa mais gostosa do q receber o maridão de uma forma diferente, carinhosa e puramente surpresa? Acho q não!
Adorei cada detalhe e tb da receitinha gostosa e hiper saudável.
Bjs.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anna SilvaSuper obrigada, Anna! Ah, realmente foi uma noite gostosa e completamente improvisada! Achei que não daria tempo de fazer nada, mas nossa comemoração simples foi muito aconchegante. O Marcelo adorou a pizza!!! Outro dia fiz um molho de cogumelos para spaghetti e também ficou delicioso! Vou postar a receita em breve! Um super beijo!!!

Isa disse... [Responder comentário]

Bonfa queridaaaa!!

Adorei a receita...
me fala, esse pão pita ai é tipo pão sirio??

eu já vi "n" receitas com queijo feta... sempre quis experimentar, mas eu nunca encontro por aqui... será que no pão de açucar tem ?

Um beijooo*

Coisas da Lívia disse... [Responder comentário]

Hum vou fazer este final de semana!!Não pude sair no dia dos namorados por causa das provas da faculdade, mas acho que vou tirar o atraso!!

Adorei

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaIsso mesmo, Isa! Pão pita é igual ao pão sírio! Ah, eu adoro queijo feta! Eu só vi no Hortifruti e no Zona Sul, mas acho que no Pão de Açúcar pode ter também. Você pode usar queijo de cabra mesmo porque não faz tanta diferença assim. É que o queijo feta é bem salgadinho mesmo! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lívia CarolinaOi, Livia! Que bom que gostou! A receita é super simples, mas os ingredientes dão um ar de "lanchinho especial", né? Uma ótima comemoração pra vc! Beijos!

Cy disse... [Responder comentário]

Adorei a improvisação. Ficou tudo lindo e com cara ótima!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CyMuito obrigada, Cy! Esse lanchinho foi pensado de última hora mesmo, segundo os meus padrões, rsrs! Mas de vez em quando é bom improvisar e preparar uma surpresinha, né? Um beijào!

IVA PASSOS disse... [Responder comentário]

Gosto de tudo sobre comida que vc posta. ideia anotadíssima!!

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia, que delícia de receita! Por aqui não temos pão pita, mas encontro um chamado "pão de chapa" que o primo mais gordinho e macio do pita, acho que vai ficar bom também, embora não vi fazer esse crocante lindo que ficou o seu! Ah, e que chique seu caminho de mesa ... rsss
Beijos e ótima semana,
Tais

Unknown disse... [Responder comentário]

Amo d+ teu blog, é lindo acompanhar. sinto vontade de fazer várias coisas, mas ao mesmo tempo me falta tempo, vou arrumar um tempinho e fazer coisas q fazem bem, obrigada por compartilhar sua vida conosco e nos dar dicas de como ser feliz.
Outra coisa, estava assistindo ao vídeo parte I que o Claude foi em sua casa, mas depois aparece vários vídeos juntos, seus sobrinhos cantando parabéns e partes de viagens, era para aparecer assim mesmo ou foi erro ao enviar? dá uma olhada... tem um até engraçado vc no aeroporto...rsrs
Bjs e sucesso!
leninha.ribeiro82@gmail.com

sysco disse... [Responder comentário]

Como sempre sensacional!
a respeito de queijos, gosto muito mas aqui as opçoes são poucas,qdo vi o brie imaginei ele saboroso...aquela casquinha e cremoso por dentro,mas foi horrivel, muito amargo,é assim mesmo?Ah!Vc pode me descrever o sabor do cogumelo, tenho vontade mas acho que não vou gostar.
Um abraço! Eliete

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IVANEIDEPuxa, Ivaneide, que surpresa ótima!!!!! Minhas receitinhas são tão simples que fiquei mega feliz de saber que vc gosta quando as publico... Muito obrigada pelo feedback! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mães e FesteirasTais, seu caminho de mesa vai ser presença constante nas festinhas aqui em casa: é lindo e neutro, combina com tudo mesmo! Amei o presente, muito obrigada mais uma vez! Esse pão deve ser bom mesmo, hein? Mais fofinho e macio.. queria experimentar! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Leninha RibeiroOi, Leninha! Muito obrigada pelo carinho e elogios!!!! Bom, essa é a parte legal da minha vida, mas é claro que também tenho meus probleminhas, rsrs! Essas coisas chatas eu prefiro compartilhar com os amigos próximos, mas aqui nesse espaço gosto de valorizar o que a vida tem de melhor: família, amigos, viagens, comemorações, comidinha gostosa etc. Sobre o video, é assim mesmo. O You Tube mostra outros videos que estão na minha página, mas pode ver, fica tranquila. Tudo o que está lá fui eu que decidi publicar. Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@syscoÉ verdade, o brie é amarguinho mesmo! Mas eu adoro os sabores amargo e azedo... acho que por isso acho o brie tão gostoso, rsrs! O queijo feta é bem azedinho, mas sobre os cogumelos, é difícil descrever o sabor... não sei bem com o que comparar porque não tem nada a ver com aqueles cogumelos mais comuns... vou pensar, rsrs! Um beijão!

Jussara Neves Rezende disse... [Responder comentário]

Deve ter ficado uma delícia! Como dizem os portugueses, esta pizza ficou com ótimo aspecto!
Abraço!

Blog Dona Ingrid disse... [Responder comentário]

Nossa, tinha tempo que eu não entrava no seu blog, havia me esquecido de como é bom!

Suas "festinhas" são lindas!

Parabéns!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Já reparou que o improviso é sempre surpreendente?
Delícia essa mini pizza,heim? Linda decor.
Beijão

Anônimo disse... [Responder comentário]

Que delícia!!
Parece tudo muito gostoso!
Imagino que deve ter sido muito agradável seu Dia dos Namorados, Bonfa! hahah
Parabéns pelo seu trabalho!! Abraços de mais uma admiradora, Thamires.

Gelia disse... [Responder comentário]

Katia vc arrasa sempre! enquanto eu mesmo planejando não chego ao seu grau de improvisar rsrs, embora eu não goste de cogumelos, achei o jantar uma delicia e lindo, aqui em casa temos uma mesinha na cozinha é ela que usamos no dia a dia, só usamos a mesa de jantar da sala para dias mais especiais.

Eu não fiz nada no dia dos namorados, meu marido que me surpreendeu!

Amei os palitinhos e a louça em formato de coração, foi esta que vc ganhou né? sua coleção de louças lindas só aumenta.

bjs

Gélia

Francine Tribes disse... [Responder comentário]

Nossa.. ver isso na hora do almoço é até sacanagem... me deu uma fome agora... rs...
Beijinhos...

sysco disse... [Responder comentário]

Obrigada pela resposta, bem, gosto de coisas azeda mas amargo to fora,tenho visto por ai que aquece-lo com geleia é bom mas acho que não deve sair o amargo.
Bjs
Eliet

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jussara Neves RezendeOi, Jussara!!!! Ih, menina, sabe que eu não achei a cara da pizza boa na foto final? rsrsrs! mas o gosto ficou bom demais, isso eu garanto! Um super beijo e obrigada pelo comentário!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ingrid NormandoOi, Ingrid, que comemntário gentil e delicado! Muito obrigada! Seja smpre bem-vinda e nào suma mais, viu? Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoObrigada, Flavinha! Improvisar é bom mesmo, parece que tira o peso da responsabilidade de fazer algo mais incrementado, né? Quando a gente não cria expectativas, fica mais fácil agradar, hehehe! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@meumundoempartesMuito obrigada, Thamires! O dia dos Namorados foi muito legal sim... a gente saiu da rotina porque normalmente nem jantamos juntos, pra te falar a verdade! A gente tem horários opostos e só curte um tempo juntos no fim de semana ou alguns dias à noite. Então esse momento foi fora do comum e muito gostoso! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoOi, Gélia!!!! Isso mesmo, ganhei essa louça linda da Veronica Barbosa, uma fofa! Ah, qual foi a surpresa que o maridão preparou, sortuda???? Acho que o Marcelo não faria isso, mas ele gosta quando eu faço algo diferente! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francinehehehehe, é verdade! A pizza ficou muito boa mesmo e me deu vontade de repetir a dose! Na hora do lanche ou do jantar também é uma tortura, rsrs! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@syscoIsso é verdade, o doce da geleia ameniza e equilibra o sabor salgado/azedo/amargo dos queijos, mas não os neutraliza. Um beijão!

Cici Senhoretti disse... [Responder comentário]

Mas que chique ficou!! Simples nada... hihihi!
Adorei o carinho nos detalhes... e esse palitinho com o coração? Ohnnnn *-*
Lindo e mega romântico!!
Bjns
:)

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. a mesa ficou linda.. amei as cores e a petisqueira de coração!! O clima ficou lindo... como sempre..
Beijos

Related Posts with Thumbnails