O camarão al Pil Pil é um petisco tradicional da cozinha espanhola, elaborado com quatro ingredientes básicos: camarão, azeite, alho e pimenta. Apesar de já ter experimentado o belisquete antes, só me lembro bem da última vez que o degustei. Foi em Auckland, na Nova Zelândia. Pedimos algumas cervejas artesanais em um bar e uma porção de Prawns Pil Pil para acompanhar. Os camarões grandes e descascados vieram embebidos em um molho delicioso e suculento. O mais legal é que descobri ser super fácil de fazer e, em um lindo domingo de sol na casa dos meus pais, sugeri que a gente experimentasse a receita no almoço.
A porção de Prawns Pil Pil no O’CARROLL’S FREE HOUSE em Auckland, Nova Zelândia
Meu pai adora cozinhar nos finais de semana e sua especialidade são frutos do mar. Sendo assim, ele se animou na mesma hora e foi à peixaria comprar os ingredientes principais, enquanto eu procurava a receita na internet.
Encontrei uma versão bem descomplicada e foi essa a que ele reproduziu com algumas adaptações:
CAMARÕES AL PIL PIL
(http://www.receitaculo.com/receita/17810/)
Ingredientes:
200 gramas de camarão médio sem casca
3 dentes de alho picadinho
1 colher de chá de paprika
8 colheres de chá de óleo de oliva
1 unidade de pimenta malagueta
salsinha picada a gosto
sal a gosto
cognac a gosto
Modo de preparo:
Frite o alho com em uma frigideira com o óleo de oliva até dourar levemente. Adicione os camarões e deixe-os na panela por uns 2 minutos. Acrescente a paprika, a pimenta e o sal. Por último, coloque a salsinha e flambe com o cognac.
…………………………………………………………………………
Na versão do meu pai, ele acrescentou uma lagosta média descascada, suco de limão, manteiga, e substituiu a paprika pela pimenta do reino. E ainda preparou um delicioso risoto de cogumelos portobello para acompanhar! Seguem as receitas:
CAMARÕES E LAGOSTA AL PIL PIL
Ingredientes:
Uma lagosta média descascada
8 camarões VG limpos sem casca
Alho picado
Salsinha picada
Whisky
Azeite
Pimenta malagueta curtida no azeite
Limão
Sal
Pimenta do reino
Manteiga
Modo de preparo:
Lave o camarão e a lagosta (picada em um tamanho da mesma ordem de grandeza do camarão) num escorredor. Coloque os frutos do mar em uma panela, esprema limão, jogue um pouco de whisky e polvilhe com pimenta do reino e sal a gosto. Acrescente a salsinha picada bem fininha.
Faça isso antes de começar a preparar o arroz para o risoto. Deixe os frutos do mar na geladeira com a panela tampada.
Quando o arroz para o risoto estiver pronto, desligue o fogo e mantenha a panela tampada.
Aqueça uma frigideira rasa com azeite e uma colher de manteiga. Jogue o alho picado e doure. Depois de alguns segundos, adicione uma colher de sobremesa do azeite no qual a pimenta malagueta foi curtida. Acrescente os 8 camarões.
Vire constantemente os camarões para que fiquem uniformemente grelhados. Esse processo dura somente alguns minutos. Em seguida, acrescente uma dose de whisky e flambe inclinando levemente a frigideira para a ignição do álcool. Lembre-se de tomar cuidado para não se queimar! Uma grande chama se desenvolverá, mas se extinguirá em segundos. Se houver algo acima do fogão, como armários, por exemplo, leve a frigideira para um canto mais seguro. Repita o procedimento para os pedaços de lagosta e sirva imediatamente.
RISOTO DE COGUMELOS PORTOBELLO
Ingredientes:
Arroz arbóreo (preparar da forma convencional al dente)
Cogumelos frescos portobello, cerca de 200 g
Uma cebola grande picada
8 dentes de alho picados
Um molho de salsinha picada
Manjericão + tomilho fresco
Um tomate sem pele e sem sementes ralado
Whisky
Azeite
Pimenta malagueta curtida no azeite
Uma taça pequena de vinho branco
Sal grosso
Modo de preparo:
Lave bem os cogumelos e enxugue-os com papel toalha antes de fatiá-los. Doure a cebola e o alho numa frigideira funda bem quente com azeite e uma colher de manteiga. Acrescente sal grosso de boa qualidade, além do tomate e das ervas picadas.
Adicione uma dose de whisky, pimenta e sal a gosto. Acrescente os cogumelos e, logo em seguida, uma taça pequena de vinho branco seco. Deixe a frigideira tampada em fogo brando até que os cogumelos atinjam a cor e a consistência desejadas. Apague o fogo e transfira o arroz que já estava pronto para a frigideira, misture bem e feche com a tampa para que ele continue a ser cozido sem precisar acender novamente o fogo.
Cubra o arroz com queijo parmesão, Grana Padano ou similar. Se preferir, leve o risoto ao forno no modo grill a 200 graus para gratiná-lo.
Nota sobre os ingredientes:
Normalmente a qualidade dos ingredientes utilizados faz diferença no resultado final. Por exemplo, o álcool do whisky é queimado ou evapora e, portanto, o sabor que permanece na comida depende da qualidade do malte. Por isso, em uma receita anterior, sugeri o Red Label da Johnnie Walker. Entretanto, isso não é critico. Para essa receita, qualquer whisky de boa qualidade como o Teacher's nacional atende ou então a segunda linha do Johnnie Walker equivalente ao red label (John Barr). As ervas devem ser frescas e não desidratadas. Os frutos do mar devem vir de um fornecedor confiável.
Meu pai serviu os camarões e lagostas al Pil Pil como prato principal e, por esse motivo, não usou a quantidade de azeite recomendada para o petisco. Nesse caso, o ideal seria manter os frutos do mar embebidos no azeite e servir pedaços de pão para acompanhá-los. Eu recomendo a focaccia, que foi o que comi no bar em Auckland. Estava bem macia e ficou uma delícia com o molho!
E assim terminou mais um saboroso almoço de domingo na casa dos meus pais. Adoro visitá-los para rever a casa onde passei a maior parte da vida, abraçar os cinco cachorros e os dois gatinhos vira-latas que eles resgataram das ruas, comer bem, conversar durante horas e tirar uma soneca gostosa assistindo a algum filme depois da refeição.
É isso o que eu chamo de um dia perfeito!
Um beijo pra todos com votos de um final de semana ao lado das pessoas que mais amamos no mundo!
3 comentários:
HUm... parece beeem apetitoso =)
A foto do cheiro verde e da flambada... me deixaram BABANDO!!
parabéns pelo post!
bjus
Nossa, essas imagens dão água na boca, hummm e vim ler justo agora, perto do almoço.
Bjusssssssss
Isso já é covardia! Justo camarão que eu adoro!!! Sabe que gostei mais da foto do seu pai do que o do restaurante. Acho que comer com o risoto é mais gostoso e tambem apreciamos os cogumelos. Parabens a ele pela receita. Bjus.
Postar um comentário