quarta-feira, 31 de julho de 2013

Criação de Identidade Visual para a marca IPIUHA!

logo

 

IPIUHA!7

IPIUHA!13

 

IPIUHA!14

IPIUHA!15

IPIUHA!16

 

IPIUHA!17

IPIUHA!18

IPIUHA!19

IPIUHA!20

IPIUHA!21

Bom dia, pessoal!!!! Hoje vou mostrar a vocês um dos meus trabalhos mais recentes: a Identidade Visual da marca IPIUHA! EVENTOS PERSONALIZADOS.

Começando pela escolha da fonte, minha intenção foi selecionar um tipo de letra que garantisse uma ótima legibilidade mesmo à distância, já que IPIUHA! não é uma palavra comum e, por isso mesmo, precisava ter uma boa fonte para ser assimilada pelo cliente logo no primeiro olhar, sem deixar dúvidas quanto ao nome da marca.

Minha cliente havia destacado a preferência por letras finas e delicadas. Sendo assim, comecei minha busca por uma fonte nesse estilo e, depois de descartar outras por diversos motivos, encontrei a HORATIO D, que possui as versões LIGHT, MEDIUM e BOLD. Apliquei-a no nome e verifiquei que a legibilidade ficou ótima. Vocês podem reparar que nas peças onde a Logo foi aplicada, a gente consegue ler IPIUHA! de longe, mesmo se o nome estiver pequeno, como no caso das camisetas.

IPIUHA!8

Incluí a exclamação no nome, conforme havia combinado com a cliente, e minha primeira ideia foi customizar os pingos dos "is", além do ponto de exclamação. O foco da conceituação da marca foi o complemento "eventos personalizados" e a intenção da cliente em reforçar essa ideia de festa personalizada, com a cara do cliente, detalhada, caprichada e, como ela mesma disse: "O objetivo é que seja uma comemoração única, especial".

Sendo assim, comecei literalmente personalizando os pingos dos "is", utilizando não só círculos coloridos, mas inserindo neles símbolos gráficos que passam uma ideia de movimento, dinamismo, alegria e festa. A espiral representa uma língua de sogra estilizada, as bolinhas lembram confete e a "explosão" lembra fogos de artifício. Todos esses conceitos são intrínsecos aos grafismos, sem serem explícitos nem literais demais.

A primeira versão que fiz foi a simplificada e depois decidi destacar os "pingos dos is" e transformá-los em balões, outro elemento gráfico que remete à festa e comemoração. Desse estudo, surgiram a versão da Logomarca vertical e a horizontal, mais elaboradas e que dão um destaque maior aos símbolos.

IPIUHA!

 

IPIUHA!2

Sobre as cores, usei as três que a cliente sugeriu: verde oliva, azul piscina e rosa escuro. Depois de alguns testes de tonalidade e combinações, cheguei a uma solução que garantiu, ao mesmo tempo, harmonia e contraste ao resultado.

Minha cliente não desejava que a Logo ficasse infantil demais, e a escolha do verde oliva, por ser uma cor mais fechada e sóbria, puxou para um lado mais adulto. O traços finos da letra passam uma ideia de elegância.

Todas as versões estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da identidade visual não será comprometida se a cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

Nas imagens seguintes, vocês podem observar as versões P&B em fundo claro e fundo escuro que a cliente poderá utilizar em assinaturas de patrocínios quando as peças gráficas forem impressas somente nesses tons.

IPIUHA!3

As imagens a seguir são auto explicativas: isolei os elementos de apoio e desenvolvi padronagens a partir deles, listei a família de fontes e cores usadas na Logomarca, simulei 2 opções de cartão de visita, 3 opções de etiquetas, um folder promocional com frente e verso,  2 modelos de caixa, 2 modelos de embalagens, um modelo de sacola de papel, 2 pratos de papel, xícaras, camisetas, aventais, luva de cozinha, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.

IPIUHA!6

 

IPIUHA!9

 

IPIUHA!10

 

IPIUHA!12

 

IPIUHA!22

OBS.: As duas fotos acima foram usadas somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.

Para finalizar o trabalho, logo após o OK da cliente, desenvolvi o estudo dos limites de redução da marca.

Limite-reducao

Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia bastante criativo!!!!

Bonfa-ass2_thumb1

14 comentários:

Lucinha disse... [Responder comentário]

Katia,

Lindo demais! Parabéns pelo lindo trabalho!
Muito sucesso!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Queria eu ter uma lojinha e ter uma id visual sua!!
Muito criativa e suave.
Beijos

Isa disse... [Responder comentário]

Ficou lindoo!!

Suave, driscreta, elegante e Festiva!!
Adorei =)

Sem contar que eu AMEI o nome da empresa!!
É uma coisa que a gente fala muito aqui em casa! hauhuah

IPI IPI IPIUHA!! rs

aH!! td certo com as peças do kit viu?! imprimi tudo em folhas comum pra eu saber e pensar no que vou usar... depois que eu decidir vou imprimir certinhos nas folhas indicadas =)

um beijooo e obrigada!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LucinhaMuito obrigada, Lucinha! Fico feliz que tenha goostado! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoAh, vambora tocar esse projeto, Flavinha!!!!! Eu adoraria! Amanhà a gente se vê, obaaaaaa! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaO nome foi ideia da minha cliente, Isa, e também gostei muito! Bem criativo e diferente, né? Ah, que bom que deu tudo certo! O ideal é fazer isso mesmo pra não gastar papel à toa! um super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei!

Cada dia mais me apaixono pelo seu trabalho.

Vou mandar um e-mail pedido 1 orçamento para dois trabalhos.

Bjo
Isabela

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Life for upMuito obrigada pelo carinho e elogios, Isabela! Pode mandar o e-mail que te respondo ainda hoje! Um grande beijo!

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Oi, Katia! Bom, de primeira mão vc já sabe que eu amei, né? Tudo! Adoro explicar como a criação do logo e do símbolo foram idealizados!
COmo te falei, o star ainda não foi dado, mas tão seja, virei aqui pra falar pra vc! Muito obrigada por tudo! E parabéns pelos lindos trabalhos! Eu amoooo!
Beijão!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Denise PadoanFofaaaaaaaa, minha cliente nota mil! Eu te disse isso antes, né? Foi uma delícia desenvolver esse projeto com vc e, já sabe, quando der o start, estarei te esperando aqui no BONFA CONVIDA! um grande beijo, sucesso e muitas alegrias com a IPIUHA!!!!!!

Nádia Argeri Burghi disse... [Responder comentário]

Lindo! Para variar, né?! Rs e bj...

Nádia Argeri Burghi disse... [Responder comentário]

Lindo!!

Maria disse... [Responder comentário]

Na verdade eu gosto de todas as identidades visuais que vc cria mas essa extrapolou. Ficou linda demais, acho que a mais bonita de todas. parabens, vc é realmente uma artista e tanto. Bjus.

Helen Santana disse... [Responder comentário]

Parabéns! Belíssimo trabalho! Sempre fico maravilhada com seu trabalho. :) Beijos

Related Posts with Thumbnails