sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Apeporã: aliando a habilidade técnica do design gráfico ao desejo de uma criação mais livre e intuitiva

clip_image004

Lenço - Coleção Adega

clip_image006

Lenço - Coleção Sonora

clip_image010

Almofadas - Coleção Adega e Sonora

Conheci a Ange Severo nesse mundão virtual, trocamos alguns e-mails e um dia ela me apresentou seu novo empreendimento em parceria com a irmã e o cunhado: um estúdio de criação de estampas, uma área do design que admiro muito e na qual meu melhor amigo também atua. Combinar e harmonizar cores e padrões pode parecer algo fácil pra quem é leigo, mas não é. Além de ter um bom conhecimento técnico e teórico, o designer precisa ter bastante sensibilidade e experiência prática que inclui se familiarizar com os tipos de tecidos existentes e os diversos processos de impressão. Fiquei muito feliz com a história dessas irmãs batalhadoras que correram atrás de seus sonhos e estão colhendo bons frutos! Vamos conhecê-las?

BCAapepora

Oi Katia!

Antes de começar a falar sobre a Apeporã, nós gostaríamos de agradecer imensamente essa oportunidade de participar do Bonfa Convida. Somos fãs do seu blog, e admiramos muito o seu trabalho.

Como muitas coisas nessa vida, a Apeporã iniciou a partir de um sonho. Antes mesmo de pensarmos em criar a marca e abrir a loja virtual, já pensávamos nisso há muito tempo. Na verdade, a ideia de abrir um estúdio de criação de estampas surgiu da vontade em me reinventar na profissão, na qual atuo há mais de 10 anos, porém dentro do segmento do Design Gráfico, tendo passado por agências e estúdios de Santa Catarina e São Paulo. Buscando harmonizar as habilidades técnicas do gráfico com o desejo de uma criação mais livre, intuitiva e estética, surge então a Apeporã em abril de 2013.

Logo no início, já dividi a ideia da Apeporã com a minha irmã Ange, que no momento estava trabalhando numa empresa de grande porte e se formando em Administração, porém não estava satisfeita com a atividade que estava exercendo. Um dos grandes sonhos da minha irmã sempre foi amar o que faz profissionalmente, e no momento que eu surgi com a ideia da Apeporã, tudo se encaixou. Ela amou a ideia e o conceito, e decidiu largar o seu trabalho nessa empresa, e se jogar no empreendedorismo. E, para completar, o meu marido assumiu a parte de vendas e produção. Logo, formamos um super time!

Do tupi guarani, Apeporã significa superfície bonita (ape, superfície/porã, bonita). Nosso estúdio é localizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e nossas atividades são focadas na criação de estampas para aplicação em uma linha própria de produtos. As coleções são criadas tendo como referência todo o universo de cores e formas que despertam o nosso olhar. Fotografias, texturas, experimentos, padrões, emoções, enfim, tudo aquilo que possa ser interpretado e traduzido para um padrão visual único, contribuindo assim para a criação de produtos repletos de personalidade e originalidade.

clip_image002

Nossa principal motivação é a criação livre e artística, respeitando principalmente o processo intuitivo de criação e nem tanto a preocupação em seguir tendências. Nos importamos com uma criação original e diferenciada, buscando sempre produzir estampas originais para nossos clientes.

Um bom exemplo desse processo criativo, são as nossas duas primeiras coleções, a Adega e a Sonora. A coleção Adega, como o nome mesmo já diz, foi inspirada na geometria e riqueza de formas existentes nas adegas. Esta coleção traz duas estampas distintas onde, com o uso da criatividade no processo de criação, equilibram a rigidez das formas geométricas com uma gostosa disposição dos elementos, criando um movimento agradável e grande harmonia estética. Já a Sonora saiu da observação de um experimento físico, a Cimática, que é o estudo das ondas associado à padrões físicos produzidos pela interação de ondas sonoras em um meio. Um experimento simples demonstrando a visualização da Cimática pode ser feito espalhando areia sobre um disco de metal e fazendo-o vibrar através de um som. A areia se organizará em padrões de onda estacionária como simples círculos concêntricos. Quanto mais alta a frequência, mais complexas as formas produzidas, sendo certas formas similares às mandalas tradicionais.

clip_image008

Lenço pequeno - Coleção Adega

Ao lançar a marca no mercado, tivemos uma resposta inicial muito boa, acreditamos que isso tenha ocorrido justamente devido a originalidade das estampas. Nos preocupamos muito com a qualidade em todo o processo produtivo, garantindo que cada produto tenha um ótimo acabamento. Os primeiros produtos trabalhados foram almofadas e lenços femininos, porém, já estamos com um projeto de lançar outra linha de produtos em breve.

clip_image012

Lenço pequeno - Coleção Adega

clip_image014

Lenço pequeno - Coleção Sonora

clip_image016

Estampa Coleção Sonora

clip_image018

Estampa Coleção Adega

clip_image020

Estampa Coleção Sonora

A Apeporã surgiu em uma fase muito boa em nossas vidas, portanto, amamos o que fazemos, e queremos transmitir isso aos nossos clientes. Nossa missão como empresa é sugerir um olhar contemplativo das cores e formas presentes no nosso dia a dia de maneira a transmitir aos nossos clientes por meio das estampas e produtos, a possibilidade de perceber o mundo em sua forma mais bela, criando padrões que levem harmonia e carinho às pessoas. Nosso lema é Siga Leve, pois acreditamos que ter leveza na vida nos permite aproveitar de forma plena todas as experiências que se apresentam. Podemos nos manter leves, mesmo em meio a correria do dia a dia. Basta apenas escolher, é um estilo de vida. E esse estilo de vida, é vivido na Apeporã.

Para nos encontrar, você pode acessar os links abaixo:

Site e loja virtual: www.apepora.com

Facebook: www.facebook.com/apepora

Instagram: @apepora

Mais uma vez, muito obrigada pelo convite!

Um beijão,

Sofia S. Figueiredo e turma

……………………………………………………………………………………………….

Sofia e turma, muito obrigada por compartilharem com a gente a história da Apeporã e, é claro, a história pessoal de vocês! Como colega de profissão, me identifiquei bastante com alguns trechos do texto, principalmente os seguintes:

“(…) surgiu da vontade em me reinventar na profissão, na qual atuo há mais de 10 anos, porém dentro do segmento do Design Gráfico”.

“(…) o desejo de uma criação mais livre, intuitiva e estética”.

“(…) respeitando principalmente o processo intuitivo de criação e nem tanto a preocupação em seguir tendências”.

Eu poderia ter escrito as mesmas frases para dizer como me sinto em relação à loja COISAS DA BONFA e o meu trabalho com kits de festa, ilustrações, cartões, posters etc. Também atuo no segmento de design gráfico e editorial há mais de dez anos e gosto bastante da área, mas foi exatamente “o desejo de uma criação mais livre, intuitiva e estética” que me impulsionou na busca por algo novo. Assim como vocês, não me preocupo em seguir tendências, mas procuro criar peças gráficas diferentes, criativas e originais.

Adorei conhecer a Apeporã e os produtos lindos que vocês comercializam porque, como sabem, sou fã de lenços e almofadas… aliás, posso dizer que coleciono capas de almofadas de tantas que tenho em casa, rsrs!

Um grande beijo pra todos com votos de sucesso e realização pessoal!!!!!

Bonfa-ass

2 comentários:

receberecelebrar disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!!
Adorei conhecer a Apeporã! Não tem uma visita ao seu blog que não fico admirada com as coisas lindas que você compartilha. Gostei das padronagens das meninas! Tem que ter talento pra desenvolver estampas assim, hein! Eu não saberia nem por onde começar, nem no que pensar, rsrsrs Seria um fiasco total nesta área :)

Beijo e ótimo final de semana,
Mel

Sofia Severo disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!
Nossa, que legal ver um post sobre a Apeporã no seu blog, estou super feliz aqui por ler suas palavras e ainda ver o quanto temos em comum com relação ao viver e fazer design. Acredito profundamente que precisamos ir atrás do que amamos e defendemos nesta vida. É preciso ser o que pensamos, não há outra forma de viver em paz e feliz! Te agradeço mais uma vez a oportunidade e também te desejo muito sucesso e sorte, em todos os aspectos!!! Grata! Beijão e bom final de semana! Sofia Figueiredo.

Related Posts with Thumbnails