segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Festa Carioca

DSC_0291

Bom dia, pessoal!!! Precisei atrasar a publicação desse post porque infelizmente não tive tempo de separar as imagens e escrever o relato da Festa Carioca na semana retrasada. Mas penso que foi melhor assim porque não gosto de fazer nada com pressa e meu tempo livre é muito reduzido. Então hoje tenho o prazer de compartilhar com vocês algumas fotos desse evento, capturadas pelas lentes das talentosas Flávia Mergulhão e Ana Paula Carneiro. Foi tudo organizado coletivamente com nosso grupo de amigas blogueiras, incluindo a Marta Riba, a Milena Orlando e nossa convidada “importada” de Maceió, Cláudia Ramalho. Infelizmente tivemos duas baixas: a Simone Scharamm e a Stela Martins, que não puderam comparecer na data marcada. Entretanto, para a nossa alegria, a Patrícia Haddad deu uma passadinha na festa a fim de nos apresentar sua princesinha Mariana, nascida há poucos meses. Foi um encontro delicioso que deixou saudades e expectativas para o ano que vem. Ainda não discutimos o tema… quem sabe vocês tem alguma sugestão que queiram deixar aqui no formulário de comentários, hein?

DSC_0339

Ao contrário do que eu normalmente faço em casa, o apartamento dos meus pais só começou a ser decorado na manhã de sábado, o dia da festa. Eu levei o material do kit digital FESTA CARIOCA que montei e deixei as peças à disposição das meninas que chegaram mais tarde. O único item que usei antes disso foram as bandeirolas, prendendo-as em uma das laterais da mesa com a ajuda da Claudinha, minha hóspede naquele final de semana.

DSC_0307

Vou confessar a vocês que preparei o menu de pratos salgados na semana anterior à festa quando a gente ainda não tinha certeza de quem iria levar o quê. Sendo assim, acabaram faltando algumas coisinhas da lista, mas em compensação, experimentamos um delicioso caldinho de feijão preparado pela Milena que não estava na programação.

fcarioca-16

A Ana Paula tem material pra decorar qualquer festa temática! Dessa vez, ela colaborou com dois cocos em porcelana, duas folhas de bananeira feitas de material plástico e dois pratos de sobremesa estampados com a padronagem do calçadão de Copacabana.

fcarioca-17

Porta-copos com a Logomarca da festa

fcarioca-6

Conforme planejado, colamos as folhas de papel com letras de músicas que têm o Rio de Janeiro como tema numa porta deslizante que separa a sala de TV da sala de estar.

DSC_0305

Na foto acima vocês podem conferir os pratinhos e as folhas da Ana Paula, assim como a caixa de papelão emprestada pela Flávia Mergulhão especialmente para decorar o nosso evento.

DSC_0285

Usamos as ventarolas mais para fazer pose do que pra nos abanar, rs!

fcarioca-38

fcarioca-41

O panorama geral da mesa ficou assim com fotos tiradas em dois momentos da festa. A decoração mudava à medida que as meninas iam chegando com seus belisquetes. Nas imagens a seguir vocês poderão conferir os detalhes de tudo o que a gente serviu.

DSC_0325

As meninas grelharam o queijo coalho no forno antes de retirarem o palito de madeira e cortarem o petisco em cubinhos, no qual espetaram alguns dos garfinhos de madeira que personalizei com o tema da festa.

fcarioca-40

O caldinho de feijão da Milena estava bem saboroso e ganhou um charme extra quando foi colocado em tacinhas de vidro.

fcarioca-29

As empadinhas de queijo receberam toppers com o desenho do casal-mascote da festa, além dos garfinhos customizados.

fcarioca-10

Colocamos os bolinhos de aipim com carne seca nas forminhas de doce. Os salgadinhos também ganharam mini-toppers ilustrados com os cartões postais do Rio.

DSC_0319

As torradinhas de alho foram protegidas do sol por uma barraca de praia, rs!

fcarioca-25

Para acompanhá-las, nada melhor do que a refrescante geleia de caipirinha da marca CASA MADEIRA, que eu estava guardando para uma ocasião especial.

fcarioca-8

Amendoins e azeitonas são petiscos típicos de boteco, que tem tudo a ver com o Rio, né? Então decidimos incluí-los na nossa lista de comes & bebes.

fcarioca-21

O cachorro-quente da marca GENEAL é um must em uma Festa Carioca! A Flavinha encomendou 40 unidades da versão “mini” e pediu pra entregar no local do encontro.

DSC_0330

A Ana Paula levou alguns pacotes de biscoito GLOBO, outra marca tradicionalíssima que é vendida por ambulantes em sinais de trânsito e nas praias do Rio.

fcarioca-7

Os brigadeiros de caipirinha da Flavinha estavam S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-I-S!!!! Além de gostosos, ficaram lindos nos copinhos de plástico decorados com a identidade visual da festa e fitas de cetim.

fcarioca-27

A Martinha levou os tradicionais brigadeiros de chocolate também na versão em copinho. Estavam bem macios, cremosos e deliciosos!

fcarioca-42

Embora a plaquinha identifique a mousse como sendo de maracujá, na última hora resolvi comprar suco concentrado de manga, rs! O objetivo do coco ralado por cima do doce era fazer com que ele parecesse uma mini tulipa de chopp. Na foto, o resultado ficou mais amarelado, mas ao vivo a cor não era tão intensa. Acho que para garantir um resultado mais interessante, o ideal é usar um pouco de corante.

DSC_0346

Além de chopp (compramos um barril de 5L da Heineken), experimentamos o seguinte drink:

Caipirinha de limão com água de coco e picolé

Ingredientes:

20 ml de vodca
¼ de limão
150 ml de água de coco
1 picolé de limão
gelo

Modo de preparo:

1. Em um copo, aperte o limão com a ajuda de um socador.
2. Acrescente a água de coco, a vodca e misture.
3. Mergulhe o picolé de limão e duas pedras de gelo e sirva imediatamente.

fcarioca-67

Como de costume e por preguiça de seguir a receita, eu ignorei as quantidades e o modo de fazer, preparando o drink à minha moda, rs! Mas acho que ficou gostosinho…

fcarioca-36

A Milena e a Ana ainda não tinham chegado quando a Patrícia nos surpreendeu com sua visita. Ela levou a filhota Mariana pra gente conhecer e aproveitamos para registrar o momento.

fcarioca-79

Conforme mencionei no post anterior, dessa vez ficou decidido que a gente faria um amigo-oculto a ser sorteado no dia da festa.

fcarioca-91

Sugerimos que os presentes combinassem com o tema “carioca” e eu amei o que as meninas compraram. Queria ganhar todos os mimos, rs!

fcarioca-14

Mais uma vez, adorei reencontrar as meninas e passar uma tarde super divertida ao lado delas. Rimos bastante, falamos muitas besteiras e algumas coisas sérias também, rs! Prometemos que vamos nos encontrar mais vezes durante o ano em bares e restaurantes do Rio ou Niterói, onde a Flavinha e a Simone moram. Mas não vamos deixar de organizar a nossa tradicional festinha anual, é claro! Provavelmente marcaremos o próximo encontro em novembro de 2014 que, por algum motivo, é o mês em que temos menos compromissos agendados. Ainda não escolhemos um tema, mas vocês podem deixar algumas sugestões por aqui, que tal?

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente saiba cultivar e valorizar nossas amizades!

Bonfa-ass

17 comentários:

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Aaah...vontade de fazer outro logo semana que vem!!hahahahaha...
Muito bom nossos encontros!Simone fez falta!
Beijosss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoEu também, Flavinha!!!! Saudades da Simone!!!!! E a gente nem conversou sobre o próximo tema! Beijos!!!!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, concordo com Flavinha! Faria um a cada semana... Uhaihuahuahauaha
Bem... Na verdade já falamos do tema... Só temos que ver se faremos ele mesmo? Lembram??? Rssssssss
Beijossss e saudades

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, não lembro do tema: culpa da Heineken, kkkkkkkk! Vou te mandar um e-mail agora, fiquei curiosa... mas acho que quando vc me disser, vou lembrar do que a gente conversou. Deve ter sido um apagão mental temporário, rs! Um super beijo!

Nesta Data Querida disse... [Responder comentário]

Por mim faria um por mês! É sempre muito bom e com Claudinha então...diversão na certa! Senti falta das meninas que não foram.
Como não lembra o próximo tema sugerido? ;)
Katinha agora estou com novo blog, lembra?
ndataquerida.blogspot.com
bjs
e até a próxima.

Nesta Data Querida disse... [Responder comentário]

Foi muito bom meninas! Por mim teria um a cada mês! E que história é essa de não lembrar o próximo tema ;) kkk.
Katinha, agora estou com blog novo, o antigo não morreu, mas as postagens das festas agora vão aparecer no ndataquerida.blogspot.com
Um grande bj a todas,
Ana Paula Carneiro.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Nesta Data QueridaHahahaha, a Martinha já me mandou um e-mail com o novo tema! Eu lembrei quando ela disse, mas não sabia se era sério, rs! Eu achei ótimo! Vou mudar o link pro seu blog novo, pode deixar!

Bem legal!!!!!!!!!!

Beijos!

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Que festa linda!
E amei a sua foto... bem você... sempre sorrindo.
Beijão, querida!!! S2

Anna Silva disse... [Responder comentário]

Q ba-ca-na essa fexta!!! Sim, fexta, pq é a forma mais carioca de dizer festa. Hssss
Eu aqui de Sampa fico só de queixo caído com tanta criatividade.
Adorei o efeito da musse de manga com coco. Fazer parecer uma tulipa de chopp foi mega criativo. E a identidade visual e as cores escolhidas? Mais carioca e alegre q isso, impossível!
Vcs estão de parabéns pela criatividade, organização, alegria e cuidado com q fazem esses encontros.
Parabéns e que 2014 traga muitas outras festas&encontros para q continuemos babando.
Bjokas e uma semana divertida para tds nós. ;D

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Daniela *Lara*Você é uma pessoa muito especial, Dani! Daquelas que a gente sente que possui uma energia muito boa, bastante positiva! Espero que um dia vc venha ao Rio como "convidada importada" das nossas festinhas! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anna SilvaQue comentário mega simpático! Super obrigada pelo carinho e elogios, Anna! Amei o FEXTA, tem tudo a ver com o nosso sotaque, rsrsrs! Muito legal! A ideia da tulipa não foi minha, vi num blog e escrevi sobre ela em um post sobre os preparativos da festa. Também achei super criativo e por isso quis reproduzir! Tem umas micro canequinhas de chopp que fazem um efeito super fofo! Pena que não as encontrei a tempo! E o corante é mesmo importante para obter o efeito bem amarelão, já que o suco misturado com o creme de leite e o leite condensado fica mais clarinho. Um beijão!

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia,
Ando sumida, é verdade, mas não tem jeito... Mas festa carioca vim conferir e deram um toques bem interessantes. Só tem gente talentosa.
Boa semana!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GinaGina, eu também estou super sumida, mas de vez em quando, apareço! A correria do dia a dia nos atropela, né? Fiquei super feliz com a sua visita e comentário! Um super beijo!

Flávia Castanheira disse... [Responder comentário]

Esta festa foi no mínimo deliciosa, cada quitute gostoso!!
Adorei ver !!
bjns

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Foi uma festa linda!!! Que pena que eu perdi! Espero não perder mais nenhuma, saudades de todas! Beijos no coração!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia CastanheiraFlávia, estava tudo bem gostoso mesmo! A gente escolheu belisquetes que combinassem com a informalidade carioca, digamos assim. Tudo bem típico e saboroso! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, sentimos muito a sua falta, mas foi por motivos de força maior, né? Tomara que a gente se encontre muitas vezes no ano que vem, vou adorar!!!!! Um grande beijo!

Related Posts with Thumbnails