quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Criação de Identidade Visual para a FESTARIA

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Logomarca CMYK completa e versões simplificadas

 

 

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Logomarca CMYK versão outline e versões em uma cor

 

 

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Estudos de cor para a Logomarca

 

Antes de pensar em um símbolo para a FESTARIA, fiz uma pesquisa no Google sobre "ícones de festa/party icons" a fim de buscar uma ideia diferente na qual eu pudesse me inspirar. O que encontrei foram muitos chapéus de festa, bolos, velas de aniversário, fogos, bandeirinhas, taças de vinho, máscaras, balões, caixas de presente, língua de sogra, apitos, confete, serpentina e símbolos musicais. Todos esses elementos já foram bastante explorados pelos designers (inclusive eu) na hora de criar uma Logomarca associada à festa.

Então lembrei de um catálogo antigo da marca americana CRATE & BARREL que eu estava folheando e uma página chamou a minha atenção. Inseri essa imagem no primeiro arquivo da apresentação do projeto que enviei para a minha cliente.

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Trata-se de um móbile feito com círculos de vidro grandes e translúcidos que decoram dois ambientes. Aquilo me fez pensar: "Adorei o efeito! Eu não o usaria permanentemente na minha sala, mas acho que seria perfeito pra uma festa.". E foi aí que veio o clique!

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No segundo arquivo da apresentação, inseri outra Logomarca que capturou o meu olhar justamente por ser diferente da grande maioria. Achei o visual geral poluído, mas gostei do conceito. A padronagem usada no fundo remete à ideia de uma cortina feita com móbiles, algo diretamente ligado à decoração de festas e eventos. Apesar dessa associação, é um elemento mais neutro, genérico e menos "batido". Como a FESTARIA vai atender a diferentes tipos de eventos (casamentos, formaturas, aniversários infantis, festas de adultos, corporativas etc.), achei que o ideal seria buscar uma solução desse tipo, que não ficasse presa a uma comemoração específica.

 

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E assim surgiu a Logomarca, desenvolvida com base no conceito do móbile, estilizado de uma maneira limpa e objetiva. Usei os tons que a minha cliente sugeriu: nem tão apagadinhos e nem tão vibrantes. Na hora de criar esse símbolo, pensei muito nas palavras-chave que ela usou para conceituar a FESTARIA: "Alegria, elegância, confiança, delicadeza". As bolas de tamanhos diferentes em posições alternadas passam uma ideia de movimento, dinamismo e alegria de uma forma elegante e delicada.

 

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Também usei esses conceitos para buscar uma fonte que representasse bem a marca, principalmente a ideia de elegância e delicadeza. A letra escolhida é arredondada (combinando com os símbolos), legível, proporcional e bem desenhada. Bom, menos a letra "S" que achei um pouco tortinha e redesenhei para que o conjunto ficasse mais equilibrado.

Para a palavra DESIGN, escolhi uma fonte manuscrita porque pessoalmente acho que esse tipo de letra passa uma ideia de algo feito sob medida para o cliente, personalizado e, é claro, exclusivo.

Em seguida, fiz vários estudos para a Logomarca, sugerindo seu uso com "outline" em fundo branco e fundos de cor, uma versão em uma só cor e versões P&B  positiva e negativa. Todas essas assinaturas estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se a cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

 

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Logomarca P&B Positiva (fundo claro) e Negativa (fundo escuro)

 

Desenvolvi padronagens simples a partir do elemento de apoio da marca (móbile) e sugeri algumas formas de aplicação da Identidade Visual em cartões de visita, etiquetas, folheto promocional, caixas para presente, embalagens, camisetas, aventais, luva de cozinha, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas e marca d'água.

 

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Padronagens inspiradas no elemento de apoio da Identidade Visual

 

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Cartões de visita em três modelos

 

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OBS.: O mix de imagens no folheto foi usado somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.

Fonte das imagens: http://weddingsofteal.blogspot.com.br/

 

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Aplicação da Identidade Visual em embalagens

 

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Aplicação da Identidade Visual em camisetas

 

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Aplicação da Identidade Visual em aventais e luva de cozinha

 

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Aplicação da Identidade Visual em sacolas de lona

 

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Aplicação da Identidade Visual em canetas

 

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OBS.: As duas fotos acima foram usadas somente como exemplo de aplicação da marca. Não são imagens de eventos organizados pela minha cliente.

Fonte das imagens: http://www.thesweetestoccasion.com/2010/10/an-outer-space-baby-shower/blue-cupcakes/

Logo após o OK da minha cliente, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

 

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Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com.

Um grande beijo pra todos com votos de um Ano Novo bastante criativo!!!!

Bonfa-ass

16 comentários:

Cintia Fumagalli disse... [Responder comentário]

Olá!
Não entendo do assunto mas, como leiga posso dizer que o visual esta clean , achei muito atrativo.
Um abraço!

tin

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

muito obrigada, cintia! fico feliz que voce tenha gostado do resultado do meu trabalho, assim como minha cliente, que tambem e designer! imagina o tamanho da minha responsabilidade criar uma logomarca pra uma colega de profissao!!!!! ela ficou feliz com o resultado e eu, mais ainda com a satisfacao dela! um super beijo!

Fernanda disse... [Responder comentário]

Olá Kátia,

Curiosidade de leiga, achei o "produtos exclusivos" muito pequeno em relação a "design" ao lado. Alguma razão especial?

Obrigada,
Fernanda

Casar é assim... disse... [Responder comentário]

Que linda essa ID, Bonfa...mto fofa! Adorei a ideia e as cores...!!

beijos!
Gábi

Danny Barros | Borbolet's© disse... [Responder comentário]

Por isso que sou sua fã...
ficou divino!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@FernandaOi, Fernanda! Boa pergunta, obrigada! A questão é a hierarquia de informações! O nome da empresa é FESTARIA, a atividade que ela exerce/objetivo do negócio é o design e o resultado desse trabalho são os produtos exclusivos. Essa hierarquia de informações é importante para estabelecer o peso que cada palavra/tipologia ocupará na Logomarca, de acordo com a sua importância/relevância. Imagine se tudo tivesse o mesmo tamanho? O resultado seria poluição visual e muita confusão. Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assim...Muito obrigada, querida Gábi!!!! procurei estilizar a marca sem cair no "lugar comum", já que minha cliente entende bastante do assunto por ser designer também. Fiquei super feliz quando recebi o e-mail dela aprovando o projeto e elogiando meu desempenho! Essa é a melhor parte do meu trabalho! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Danny Barros | Borbolet's©Danny, que saudades! Muito obrigada pelo carinho e elogios! Muito sucesso pra vc em 2014!

Fernanda disse... [Responder comentário]

Obrigada kátia, pela explicação tão didática :)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@FernandaDe nada, Fernanda, imagina! Eu achei a sua pergunta ótima! Tudo precisa ter uma base sólida, muita pesquisa, contexto, conteúdo, motivo e objetivo quando a gente se propõe a criar a identidade visual de uma empresa. Nada é escolhido aleatoriamente só porque "é bonitinho", nem mesmo a tipologia. Uma letra bonita para uma palavra pode não funcionar com outra palavra diferente. Por isso eu testo uma média de 100 fontes diferentes para cada marca, até encontrar a que mais exprime o conceito que ela quer passar. A Identidade Visual é o cartão de visita da marca, o primeiro contato que o cliente tem com a empresa. No caso da FESTARIA, minha cliente pode, inclusive, optar por não usar os complementos "design" ou "produtos", se achar desnecessário. Assim a Logo ainda fica mais "clean" e objetiva. Mas, no caso de ser necessário especificar qual é a área de atuação da empresa, o "design" e o "produtos" precisam estar juntos, porém respeitando a importância de cada informação no conjunto da Logomarca de forma equilibrada. Um super beijo e se quiser outra informação, é só perguntar!

Sabor Dolcezza disse... [Responder comentário]

Kátia, como sempre vc arrasou..... Sou fã do seu trabalho, sigo seu blog e adoro as postagens mas qdo tem algo sobre logomarcas..... me delicio.... Não entendo nada do assunto mas adoro ler seus argumentos, explicações super didáticas... Vc é 10 e, tenha certeza, logo vai desenvolver a minha logomarca....

Beijo,

Ana Maria

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sabor DolcezzaOi, Ana! Muito obrigada! Fico feliz que você goste dos meus psts de trabalho! Em breve tem mais! Um super beijo!

Leili disse... [Responder comentário]

Kátia, ficou muito legal o seu trabalho. Muito legal você mostrar todo o esquema de cores de uso da marca. Ficou lindo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeiliLeili, muito obrigada! Sou formada em Desenho Industrial com habilitação em programação Visual (Design gráfico) há quase 14 anos e gosto desses posts porque me dão a oportunidade de mostrar como funciona a construção de uma marca por alguém que possui formação teórica e experiência na área de mais de uma década. As melhores marcas são aquelas que possuem traços simplificados, concisos, diretos e objetivos. Vejo muito designer amador que tem um traço lindo e um portifólio invejável, mas também vejo tantas marcas feitas com imagens gratuitas retiradas da Internet ou até mesmo plágio, do que infelizmente já fui vítima algumas dezenas de vezes... Esses post servem para mostrar que uma identidade visual profissional e coerente tem que ser embasada em muito estudo e pesquisa, não é somente a soma de uma imagem comprada em banco de imagens e uma letra "bonitinha". Fica aí o alerta pra quem quer desenvolver a sua Identidade Visual: pesquise o portifólio do designer, veja que marcas ele fez, entre em contato com seus clientes, conheça seu método de trabalho e exiga uma marca exclusiva com ilustração/símbolo feito por ele mesmo e não retirada da internet ou comprada de um banco de imagens. Isso faz a maior diferença! Uma LOGOMARCA é um cartão de visitas, um investimento que faz parte do patrimônio da empresa e DEVE SER EXCLUSIVA! Um super beijo e estou à disposição se tiver alguma pergunta!

Daiana Leripio disse... [Responder comentário]

A logo ficou muito elegante e o crédito acredito estar na escolha do móbile, ficou diferenciado. Parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Daiana LeripioMuito obrigada, Daiana! Minha intenção era realmente "pensar fora da caixa" e usar um símbolo diferenciado. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho! Beijão!

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