quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A Festa de Réveillon

DSC_0007

Feliz Ano Novo!!!!

DSC_1123

A “árvore” dourada e frondosa representando os votos de prosperidade para 2014

DSC_0959

Muffins de coco dourados

DSC02957

Saladinha fresca servida em verrine

DSC02952

Docinhos de amêndoas

DSC_0216

Espumante com framboesas… vamos brindar?
DSC02996
A anfitriã e o buffet de aperitivos

Gosto muito de reunir os amigos no início do ano para colocar os assuntos em dia e saber o que cada um fez no Natal e no Réveillon. Geralmente viajo nessa época, assim como a minha melhor amiga, que havia voltado de férias há poucas semanas. Eu estava com muitas saudades da galera, sou uma pessoa de muitos conhecidos, mas tenho poucos (e maravilhosos!) amigos. Foi uma delícia reencontrá-los e passar algumas horas bastante agradáveis em ótima companhia!

DSC_0058a

Apesar de eu ter elaborado as peças gráficas do Kit digital FESTA DE RÉVEILLON com a intenção de comemorar o Ano Novo, elas são versáteis e podem ser adaptadas para uma FESTA DOURADA, o outro nome que dei para esse evento. Como fiz também a opção de um kit prateado, estou pensando em usá-lo no meio do ano para a reedição da FESTA DE INVERNO, dessa vez mais elegante e menos lúdica do que a que organizei em 2012.

DSC_1102

Nessa festa eu pretendia usar somente o buffet como base para os comes & bebes, mas quem disse que eu consigo me limitar a esse pequeno espaço? Normalmente invento de servir mais quitutes nessa área do que ela consegue acomodar e acabo tendo que usar também a mesa de jantar. De qualquer maneira, comecei a decoração da festa pelo buffet e, conforme mencionei no primeiro post sobre os preparativos, minha ideia foi produzir um espaço para aperitivos elegante e rústico ao mesmo tempo. Por isso mesclei vidro, madeira, galhos secos, pedrinhas de aquário, fibras naturais e muita louça branca pra suavizar e equilibrar o conjunto.

O arranjo de centro foi feito com um copo alto de vidro, pedrinhas de aquário, três galhos secos pintados de marrom e depois envernizados (que me acompanham desde a primeira “Árvore dos Desejos” em 2009) e muitas bolas douradas de diferentes tamanhos e acabamentos.

DSC_0966

Para identificar os belisquetes que servi, usei as plaquinhas do kit sustentadas por homenzinhos de metal que me foram presenteados pela queridíssima Claudinha Ramalho e vieram diretamente da Dinamarca, que chique!!!!

DSC_0970

O mix de pecãs, nozes, cerejas e canela estava delicioso e foi comprado na minha recente viagem aos Estados Unidos. Que bom que eu trouxe mais dois pacotes desse sabor!!!!

DSC_0042

Lembram das taças para espumante que customizei com bolinhas adesivas douradas? Aqui estão elas apoiadas num cesto de palha comprado há alguns anos na TOK & STOK que uso para guardar livros pequenos. Como minha intenção era montar um buffet elegante/rústico, achei que a peça se encaixaria bem no contexto. Também gosto de usar peças de alturas diferentes quando monto um buffet e o cesto cumpriu bem essa função.

DSC03042

Espetei uma framboesa em cada palitinho de madeira e deixei outras duas soltas no fundo das taças. Quando coloquei o espumante, as frutinhas migraram para o topo.

DSC03028

Foi meu amigo Wagner Campelo que tirou essa foto linda de uma das taças vista de cima. Quase dá pra sentir o sabor refrescante da bebida só de apreciar essa bela imagem, né? E como nós mulheres adoramos uma frescurinha, acho que essa ideia de acrescentar frutas vermelhas às bebidas vai se tornar um hábito nas próximas festas lá em casa…

DSC02960

Adorei o efeito que o spray comestível sem sabor da marca WILTON deu aos muffins de coco comprados no HORTIFRUTI. Passei duas camadas de tinta no topo dos bolinhos pra garantir um dourado proeminente e, em seguida, acrescentei alguns sprinkles da mesma marca.

DSC02905

Depois espetei os palitinhos customizados no topo dos muffins para combinar com os wrappers de estrelinhas.

DSC02950

Coloquei os outros palitinhos em pequenos copos de vidro que posicionei tanto no buffet quanto na mesa de jantar para que os convidados pudessem se servir à vontade.

DSC_1052

Os docinhos de amêndoas, cuja receita compartilhei AQUI, ficaram enfileirados em uma petisqueira retangular comprida e fina que acomodou 20 forminhas. Achei a quantidade perfeita para receber meu pequeno grupo de 6 convidados.

DSC02955

Tentei cobrir os docinhos com sprinkles, mas não gostei do resultado e então decidi usar somente o spray dourado e espetar metade de uma amêndoa em cada bolinha pra dar um charme extra.

DSC02877

O spray dourado não funcionou bem com os biscoitos amanteigados doces que comprei no HORTIFRUTI. No teste que fiz antes da festa, eles amoleceram e por isso eu resolvi cobri-los com uma camada fina de spray pra conseguir um brilho suave.

DSC_1057

Há pouco tempo a filial do HORTIFRUTI que fica perto da minha casa começou a oferecer saladas montadas na hora com ingredientes à escolha dos clientes. Não sou fã de saladas de folhas, mas gosto bastante das opções incrementadas.

DSC02844

A salada que ofereci aos meus convidados tinha os seguintes ingredientes: tomate cereja, milho, cenoura ralada, alho poró, broto de alfafa, grão de soja, pepino ralado, palmito e muçarela temperada. Ficou bem gostosa e refrescante, ideal para um dia quente de verão.

Servi a salada em verrines e usei pela primeira vez os garfinhos de madeira que comprei em São Francisco em 2011. Acho que eles combinaram bem com o tema rústico/elegante.

DSC_0932

Na outra extremidade do buffet, empilhei dois pratos altos nos quais servi os aperitivos feitos com queijo de cabra cujas receitas compartilhei NESSE POST.

DSC_1091

Detalhe do queijo de cabra recheado com pesto de pistache…. hummmmm!

DSC_1005

Bolinhas de queijo de cabra com geleia de laranja sobre casquinhas cristalizadas

mix

Making of da arrumação da mesa de jantar

DSC_0148

Como mencionei anteriormente, minha ideia inicial não era usar a mesa principal, mas comecei a achar que a comida não seria suficiente e acrescentei alguns itens à lista, o que me fez perceber que no buffet não haveria espaço para tudo.

DSC_0140

Sendo assim, cobri a mesa com a mesma toalha da FESTA DA PÁSCOA, porém, em vez de usar o lado fosco, optei pelo verso brilhoso, que tinha mais a ver com o tom predominante no evento. Usei o mesmo raciocínio que empreguei no buffet e mesclei vidro, madeira, fibras naturais e louça branca para garantir um efeito rústico/elegante.

DSC_0078A

Nas colheres de degustação, servi as mesmas bolinhas de queijo de cabra que disponibilizei no buffet.

DSC_0104

Os biscoitos amanteigados doces com um leve toque de spray dourado também estavam presentes em uma petisqueira de madeira na mesa de jantar.

DSC_0114

Na cesta de palha, servi grissinis cobertos com gergelim colocados em copos de vidro com sal grosso, acompanhados de uma pastinha cremosa de chipotle comprada nos Estados Unidos. Essa pastinha foi outro acerto, estava ótima e tenho mais um pote fechado que com certeza estará presente numa das próximas festas!

DSC_0092

Os pães recheados da ANA NÉRI (Tels.: 21 9501-5888/21 2695-7448) fazem sucesso há anos lá em casa e, como eu adoro inventar belisquetes, fico sempre insegura com relação à aprovação dos meus convidados-cobaias, rs! Então pra ninguém ir embora da festa com fome, os unânimes e deliciosos pães são uma aposta certa!

Acho que foi a primeira vez que usei essa bandeja de vidro em uma festa. Foi um presente da minha irmã Flávia comprado na CRATE & BARREL e eu adoro o efeito que ela produz, lembrando uma fina camada de gelo.

DSC_0134

Na imagem acima vocês podem ver os pães recheados com presunto, muçarela e catupiry sobre a tábua rústica que eu trouxe dos EUA. A vela de soja é da TOK & STOK encapada com uma das padronagens do Kit digital FESTA DE RÉVEILLON.

DSC02925

Os pães da Ana vêm inteiros em forma de baguete, mas eu preferi cortá-los em quadradinhos para que meus amigos pudessem se servir com mais facilidade. O da foto acima é recheado com linguiça calabresa picante, muçarela e catupiry.

DSC02999a

Se eu fiquei satisfeita com a festa? Acho que o sorriso diz tudo, rs! Foi muito bom reencontrar minha galerinha e planejar o primeiro evento de 2014! Já sei que esse ano não vou poder organizar tantas festas e jantares românticos quanto no ano passado, quando bati o meu recorde: foram 10 eventos, exatamente um por mês (contando que eu tive 2 meses de férias!). Uma das minhas resoluções para esse ano é aprender novas receitas e me dedicar mais a cozinhar. Se tudo correr conforme o planejado, provavelmente vocês verão mais comidinhas por aqui, mas não vou conseguir deixar as festas completamente de lado, é claro! Só pretendo diminuir o ritmo…

DSC02942

No final do encontro, meus convidados levaram pra casa um saquinho contendo deliciosos bombons com recheio de licor marula da CACAU SHOW. Muito obrigada pela presença, Mari, Joan, Waguito, Mami e Beto! Espero que a gente possa repetir a dose em breve!

Um grande beijo pra todos com votos de FELIZ ANO NOVO!!!!!

Bonfa-ass

21 comentários:

Mari disse... [Responder comentário]

Ameeei nosso encontro! A decoração tava linda e os comes e bebes divinos!
Vamos fazer mais HHs, mesmo que seja no boteco da esquina!
Beijocas!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariQue legal, Mari! Foi ótimo como sempre, né? Espero que esse ano a gente tenha tempo de organizar mais festas juntas, sua companhia criativa é tudo de bom!!!! E vamos ver se o Waguito consegue nos encontrar mais vezes durante a semana! Super beijo!

Mariana Lima disse... [Responder comentário]

Adoro suas festinhas, sempre tenho vontade de reproduzi-las aqui em casa. Que bom que você não vai deixar de fazê-las... mas realmente, eu te entendo, organizar um festinha por mês é corrido!!

Mariana Lima disse... [Responder comentário]

Adoro suas festinhas, sempre tenho vontade de reproduzi-las aqui em casa. Que bom que você não vai deixar de fazê-las... mas realmente, eu te entendo, organizar um festinha por mês é corrido!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mariana LimaMuito obrigada pelo comentário, Mariana! É verdade, realmente o ano passado foi pauleira... se eu não precisasse trabalhar pra me sustentar, adoraria fazer duas ou três festas por mês, mas essa não é a minha realidade, rs! Então preciso equilibrar trabalho com lazer, viagens, momentos em família e festas. Ano passado foi bastante produtivo nesse quesito, mas esse ano pretendo dar uma desacelerada e preparar mais lanchinhos do que festas. Prometo caprichar, mas devem ser eventos menores. Um super beijo!

Claudia disse... [Responder comentário]

Tudo lindo e muito caprichado, como sempre! E as comidas de dar água na boca!! Adoro acompanhar o seu blog e os seus eventos! bj

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ClaudiaOi, Claudiaaaaaaaaa! Muito obrigada! As comidinhas ficaram boas mesmo, mas os pães da Ana roubam a cena sempre, rs! Super beijo!

Marcela Nicioli disse... [Responder comentário]

Linda festa e linda anfitriã!
Seu cabelo curtinho está demais!! Arrasou, gata!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marcela NicioliMuito obrigada, marcela! Ih, pra você ter uma ideia... cortei o cabelo em novembro e ele já cresceu! Estava super curto, bem batidinho, mais do que eu gostaria... prefiro manter assim ou um pouco maior. Vamos ver se tenho paciência pra cuidar dele agora, rs! Mil beijos!

Doçura de conversa disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa...cada dia mais encantada com a beleza das suas festas,ADORO!!! Pra mim, as etiquetas nas taças mostra como vc se preocupa com os mínimos detalhes e ficou a coisa mais graciosa e sofisticada, parabéns pelo bom gosto. bjs, Trícia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Doçura de conversaOi, Tricia! Que saudades! Muito obrigada! Eu realmente adoro pensar nos detalhes porque acho que eles fazem toda a diferença! Que bom que gostou dos adesivos nas taças. Vi a ideia na minha fase de pesquisa e resolvi adaptar pra minha festinha! Um super beijo!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita! Ficou lindo! Não tem como vc deixará a festinhas! Temos que ter a nossa! Hauahahhuahuahaiahia
Adorei a cor e a taça de espumante com as frutas!!!!
Beijos

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Que festinha linda, amiga!!! Sou muito fã do dourado, sua decoração ficou maravilhosa e super elegante!!! Amei os palitinhos com estrelinhas, os detalhes dos adesivos nas taças(genial!)o belo arranjo com bolas e a escolha dos materiais com toque rústico e chic, muito bom...Parabéns, você se supera em cada festa!Nota 10 também para o seu look, lindaaa!!!
Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaOi, Martinha! Nossa festa promete esse ano, hein? tema é muuuuito legal, rsrs! Estou animada! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammMuito obrigada, querida!!!!! Eu nunca tinha feito uma festa dourada, realmente é diferente e dá um toque de elegância que nunca teve nos meus eventos... Depois dessa fiquei com vontade de fazer uma festa prateada, rs! Um super beijo!

Bárbara Puziol disse... [Responder comentário]

Ainnn que festa lindaaaaa!!!
Estava super curiosa pra ver o resultado final... rsrs
Nossa, amei tudo... cada detalhe... parabéns mais uma vez pela sua criatividade, e obrigada por compartilhar tudinho com a gente, que fica babando aqui do outro lado, morrendo de vontade de reproduzir uma festa tão linda assim... rsrs
Com certeza vou usá-la como inspiração... rsrs
E o gostoso é mesmo sabendo que é um post é um pouco mais longo que o comum, eu não me importo, e nem me canso, pq vale a pena ler até o fim... rsrsrs
Vendo as fotos do making of, vc realmente podia fazer um post, somente de como vc prepara suas festas... por onde vc começa, o processo de organização no dia da festa e tudo mais... seria show...
Um grande beijo...
Bárbara

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bárbara PuziolBárbara, vc é uma queridona mesmo, hein? Muito obrigada pelo carinho e pelos elogios tão empolgados! Fiquei muito feliz com seu comentário e amei a ideia de fazer um post didático sobre o meu processo de preparação de festas... eu só teria que pensar em como fazer isso na prática. Talvez eu pudesse reunir detalhes de festas que já fiz e ir comentando... não sei, vou pensar com carinho e se tiver alguma sugestão, será muito bem-vinda! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Sempre fico babando com suas festas... sempre impecáveis.... parabéns!

SÍLVIA OLIVEIRA disse... [Responder comentário]

Genial, Katia! Tudo maravilhoso, como sempre! Amo dourado. Ficou lindo!!! <3
Bjs!

SÍLVIA OLIVEIRA disse... [Responder comentário]

Genial, Katia! Tudo maravilhoso, como sempre! Amo dourado. Ficou lindo!!! <3
Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SÍLVIA OLIVEIRAOba, Sílvia! Muito obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado! Beijão!

Related Posts with Thumbnails