Ao analisar o briefing da minha cliente para a marca MAMÃE FAZ FESTA, o que mais se destacou foi o conceito de cuidado, amor e dedicação que as mães têm quando se preocupam em participar ativamente da organização e planejamento das comemorações de seus filhos. Simbolizei essa ideia de envolvimento carregado de ternura por meio de três balões em forma de coração. Os balões remetem diretamente à ideia de festa infantil e o coração representa o amor materno. Para destacar o diferencial da festa, que é o fato da MAMÃE estar à frente da montagem do evento, inseri essa palavra dentro de uma faixa. O complemento FAZ FESTA segue logo abaixo.
Com relação à tipologia, escolhi duas fontes bem desenhadas e estruturadas com traços marcantes, porém delicados. A fonte usada na palavra MAMÃE é arredondada, orgânica e possui mais corpo do que a usada no FAZ FESTA, que é leve, suave e feminina, representando o cuidado e a atenção aos detalhes. Optei por essa fonte manuscrita porque ela possui ótima legibilidade, uma preocupação que minha cliente ressaltou ao escrever sobre a dificuldade de encontrar boas tipologias nesse estilo.
Combinei os dois tons sugeridos pela cliente (azul Tiffany e lilás) com o pink, que usei para fazer contraste e “aquecer” as cores frias, tornando o conjunto mais alegre. Sugeri uma versão com moldura para, entre outras aplicações, ser usada sobre fundos de cor, padronagens ou imagens; outra sem esse complemento e uma terceira assinatura simples.
Fiz alguns testes sobre fundos de cor e também elaborei versões em preto e branco. Todas as versões estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se minha cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.
Em seguida, isolei os elementos gráficos de apoio e elaborei 8 padronagens a partir ou inspirada neles. Procurei desenvolver estampas alegres e divertidas, usando as cores vibrantes da Logomarca.
Simulei a aplicação das três versões da Logomarca em conjunto com as padronagens em cartões de visita, etiquetas e/ou adesivos, folheto promocional, embalagens para produtos, sacolas, camisetas, aventais, louças, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis, revestimento para poltronas (que podem ser usadas na decoração da loja física, se houver), capas para caderno, canetas, chaveiros e marca d´água para ser colocada em fotos no site/blog da empresa.
Fonte da imagem usada na simulação: http://www.karaspartyideas.com/2014/06/tiffany-co-inspired-40th-birthday-party.html
Fonte das imagens usadas na simulação:
http://www.karaspartyideas.com/2014/06/tiffany-co-inspired-40th-birthday-party.html
http://www.livingwellspendingless.com/2013/05/31/beachy-mermaid-party/
Logo após a aprovação da cliente, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.
Com a Identidade Visual fechada, partimos para a segunda fase do projeto, que foi a elaboração de uma mascote. Enviei algumas imagens de referência para a minha cliente com sugestões de posicionamentos e ações que poderiam ser executadas pela personagem. Ela gostou mais do seguinte desenho:
Fonte da imagem: http://shop.livinglocurto.com/
Inspirada pela boneca soprando bolhas de sabão, criei a mascote no meu estilo com as bolhas em formato de coração, seguindo a sugestão da minha cliente.
Além dessas três variações, fiz mais cinco opções modificando as cores e/ou as padronagens das roupas e chapéus de festa, conforme vocês podem conferir a seguir:
Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar um e-mail para coisasdabonfa@gmail.com. Vocês podem ver meu portifólio completo no seguinte link:
HTTP://WWW.COROFLOT.COM/KATIABONFADINI
Um grande beijo pra todos com votos de um dia produtivo!!!!
4 comentários:
Olá , Katia , gostaria de conversar com vc a respeito da criação de identidade para meu negócio, como faço para conversarmos?
Obrigada
Heloise
@Heloise TanoueOi, Heloise! Tudo bem? Você pode enviar um e-mail para coisasdabonfa@gmail.com para que eu possa te enviar minha tabela de preços em PDF e aproveitamos para conversar melhor. Beijão!
Uau!!! Quanto trabalho! E tem gente que acha que criar logomarca e identidade visual é algo assim, pá...criou!
Parabéns! Seu trabalho é lindo e inspirador!
@TríciaOi, Tricia! Muito obrigada, adorei seu comentário! VocÊ tem razão, a Identidade Visual é construída para ser permanente, embora seja interessante renová-la de tempos em tempos, como num período de 15 ou 20 anos, por exemplo, e por isso precisa ser bem estudada, equilibrada e feita com um embasamento sólido, fruto de muitas pesquisas e testes. Fico feliz que você valorize esse tipo de trabalho que adoro desenvolver! Um super beijo!
Postar um comentário