segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Um final de semana em Nobres-MT e a deliciosa sensação de estar num aquário gigante!

20140720-021ab

20140720-092

20140720-085

20140720-098

20140719-115

20140719-162 20140720-146

20140720-229

Estivemos em Bom Jardim, um distrito de Nobres-MT, em julho desse ano. Chegamos na sexta-feira à noite em Cuiabá, dormimos num hotel próximo ao aeroporto e seguimos no sábado de manhã para Nobres. Passamos o final de semana por lá e retornamos ao Rio no domingo à noite. No nosso ritmo, aproveitamos bastante a estadia e só deixamos de conhecer uma das atrações que nos interessava por falta de guia.

Bom Jardim é muito pequena, tem somente uma rua principal e poucas opções de pousadas e restaurantes. Ouvimos falar desse lugar pela primeira vez quando estivemos na CHAPADA DOS GUIMARÃES há dois anos. O pessoal que nos contou sobre Nobres, disse que era parecido com Bonito, porém bem menos desenvolvido e com pouca oferta de passeios. Estivemos em BONITO durante o feriado de Natal do ano passado e amamos a viagem, foi um dos lugares mais lindos que conheci no Brasil. Sendo assim, eu não estava super empolgada pra conhecer Nobres por achar que seria menos interessante, mas me enganei redondamente! É verdade que há menos passeios disponíveis e que a infraestrutura não se compara com a de Bonito, mas em termos de beleza natural, o lugar não deixa nada a desejar ao seu primo mais famoso! Uma vantagem de Nobres é que os passeios e hospedagem são bem mais baratos.

20140719-004

Chegando em Bom Jardim, fomos direto para a pousada ROTA DAS ÁGUAS, que funciona também como agência de viagens e programou todos os nossos passeios.

20140719-006

20140719-009

A primeira atração que visitamos foi a Cachoeira Serra Azul. Fomos de carreata, seguindo o carro no qual estava o guia. Enfrentamos um bom percurso de estrada de terra. Paramos num local para pegar o colete e a máscara com snorkel onde vivos muitas araras de pertinho, e depois partimos para a trilha que leva até a cachoeira.

20140719-022

20140719-034

A Cachoeira Serra Azul é bem bonita, a cor da água em seu entorno é verde clara e tem muitos peixinhos. Fizemos um pouco de flutuação, tiramos algumas fotos e relaxamos por lá durante uma hora.

20140719-099

20140719-112

20140719-122

Voltamos à pousada a fim de pegar um voucher para o Reino Encantado. Era hora do almoço, refeição que normalmente pulamos quando viajamos, e por isso o lugar estava vazio. Sendo assim, tivemos um guia particular para nos acompanhar na flutuação do Rio Salobra…oba!!!! Esse monte de areia “borbulhante” que aparece na foto acima é uma das ressurgêncas do rio, um fenômeno comum por lá.

20140719-151

20140719-156

As águas do Rio Salobra são cristalinas e foi uma delícia nadar ao lado de pacus, peraputangas, lambaris e outros peixinhos.

20140719-210

20140719-218

No fim da tarde, conhecemos a Lagoa das Araras, um dos pontos turísticos mais visitados de Bom Jardim. O lugar é perfeito para quem gosta de observar e fotografar pássaros. Vimos (e ouvimos) algumas araras ao longe e avistamos um pica-pau. Curtimos o pôr do sol e voltamos para a pousada a fim de tomar um banho e jantar nos arredores.

20140720-016

20140720-014

Acordamos cedo no domingo e seguimos para o Aquário (a atração mais badalada e mais bonita de Bom Jardim!) logo depois do café. Assim que chegamos, rapidamente nos unimos a uma turma que estava pronta para partir, era a primeira leva de turistas do dia. Isso foi ótimo porque a água não estava turva como costuma acontecer depois da passagem de vários grupos.

20140720-017

20140720-129

O Aquário é ESPETACULAR! Na foto acima, vocês podem conferir como a água é cristalina: meu pé estava submerso e nem parece!!!! A nitidez é impressionante e notem que minha câmera subaquática é super simples, foi a mais barata que consegui encontrar!

20140720-112

20140720-019a

20140720-048

20140720-060

Ficamos meia hora no Aquário deslumbrados com tanta beleza! Fizemos outra flutuação pelo rio, que foi legal, mas o auge é mesmo o aquário com suas águas azuis translúcidas e uma quantidade de peixes impressionante.

20140720-234

20140720-236

Na parte da tarde, nosso objetivo era fazer a flutuação do Rio Triste, o passeio que faltava na nossa lista. Fomos na agência pegar um voucher, mas não havia nenhum grupo a caminho da atração e a gente precisava de um guia. Não teve jeito. Infelizmente, esse passeio teve que ficar para uma próxima visita. Então nos dirigimos ao Balneário Estivado, um lugar bastante agradável e aconchegante, dotado de uma piscina natural, um restaurante/bar, banheiro e algumas mesas cobertas.

20140720-237

20140720-245

Lá também vimos muitos peixes e eu aproveitei o belo dia de sol para pegar uma corzinha! Ficamos por lá durante uma hora mais ou menos e depois partimos de volta a Cuiabá.

Assim terminou mais um final de semana conhecendo nosso lindo país!

Para quem quiser saber mais sobre a logística dessa viagem, sugiro consultar o post do Marcelo, que possui mais informações, detalhes e dicas do que o meu relato:

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana incrível!!!!

Bonfa-ass

Bell disse... [Responder comentário]

Que delicia de viagem, tudo tão lindo e fascinante.

bjokas =)

@BellÉ um lugar deslumbrante mesmo, a gente ficou fascinado! Beijão!

fotos incriveis!!!

Déa Prado disse... [Responder comentário]

Bonfa,
Esse sapatinho na foto é seu?
Lugar lindo, mais uma viagem incrível de vocês. Obrigada por compartilhar roteiros fora do comum.
Beijos.

@Déa PradoOi, querida! O sapatinho azul fazia parte do equipamento de flutuação, além da máscara, snorkel e colete. Nobres vale muito à pena, a gente gastou metade do que pagou em Bonito! É legal aproveitar enquanto o lugar não é tão badalado!!!! Um super beijo!

@AnitaObrigada, Anita! Beijão!!!

Marta disse... [Responder comentário]

Que imagens incríveis! Nosso Brasil é muito lindo mesmo!!!! Miguel ia ficar louuuuuco :)
Beijos

Já tinha ficado encantada com as fotos no instagram, agora com o relato fiquei ainda mais!

@MartaIh, Martinha, a criançada deve adorar mesmo! Sei que existe uma idade mínima pra garotada fazer esses passeios, se não me engano é por volta dos 7 anos. Um beijão!

@UnknownObrigada! Dessa vez, o relato foi mais curtinho, mas as informações logísticas estão todas lá no post do Marcelo! Beijão!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Lembrei muito de Bonito, que conheci e adorei.
Muito lindas as suas fotos.
Bjs, Katia.

@Ana Maria BragaMuito obrigada, Ana! Lembra muito Bonito mesmo e acredito que um dia serão "concorrentes". A vantagem de Nobres atualmente é que é muito mais barato. Um super beijo!

Q passeio DivinO, heim!!
Papai do Céu estava muito inspirado qdo criou nosso país. É uma beleza maior que a outra!!
Obrigada por compartilhar conosco suas viagens para q conheçamos e nos deleitemos com lugares fabulosos como esse.
Bjokas e que venham muitas outras viagens para tds nós. ;D