quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Torta de trufa de chocolate com amêndoas

DSC_0994

Como nem eu nem o Marcelo somos muito fãs de doces, prefiro esperar uma festa ou outra oportunidade de encontrar os amigos e familiares para testar uma receita de torta ou pavê. Assim que minha irmã mais nova nos convidou para o primeiro “mesversário” do meu sobrinho Miguel, fui rever minha lista mental de receitas em fila de espera em busca de algo que eu pudesse levar. Escolhi a torta de trufa de chocolate.

Tudo começou quando provei um pedaço dessa torta no CAFEÍNA e me apaixonei. Era densa e macia ao mesmo tempo e nem um pouco enjoativa. Não descobri a receita original, mas vi algumas similares e, como de costume, criei minha própria versão.

DSC_0831

Para ganhar tempo e porque eu sempre procuro uma maneira de simplificar tudo o que faço na cozinha, decidi usar a mesma receita de massa de biscoitos que publiquei AQUI. Só que dessa vez substituí os biscoitos maisena pelos de leite maltado light e gostei mais do resultado. A lista de ingredientes foi a seguinte:

  • 400g de biscoito de leite maltado light
  • 150g de manteiga extra sem sal
  • 5 barras de chocolate (usei 4 de chocolate meio amargo
    e 1 de chocolate ao leite)
  • 500ml de creme de leite fresco
  • Whisky, conhaque ou licor de chocolate à gosto
  • Lascas de amêndoas para decorar

DSC_0849

Levei os biscoitos ao liquidificador até que eles se transformassem numa farofa fininha e homogênea. Misturei bem essa farofa com a manteiga e usei-a para cobrir a base de uma fôrma com fundo removível, deixando uma casquinha de massa nas laterais. Assei a massa no forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos, ao mesmo tempo em que comecei a preparar a ganache de chocolate derretendo as 5 barras em banho maria.

DSC_0896

Quando o chocolate derreteu, acrescentei o creme de leite e misturei bem antes de colocar o whisky. Meu erro foi ter exagerado na bebida, rs! O sabor do álcool ficou muito mais pronunciado do que eu gostaria e foi por isso que achei melhor não definir uma quantidade na receita.

DSC_0941

Esperei o chocolate ficar morno para colocá-lo sobre a massa que já havia esfriado.

DSC_0979

Para dar um charme à torta e acrescentar uma textura crocante, cobri a sobremesa com lascas de amêndoas, que podem ser substituídas por castanhas, avelãs, nozes, pecãs etc. Ficou uma delícia, apesar da quantidade exagerada de álcool… ai, eu não tenho jeito! Continuo sendo teimosa e exagerando nos “temperos”, mas tenho esperança de um dia conseguir encontrar o equilíbrio perfeito, rs!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia generoso!!!!

Bonfa-ass

13 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Hahahahahaha exagerou no álcool :D Nada que servido com um cafezinho não tenha caido muito bem, não? Adoro fazer essa base para tortas, para servir com frutas ou não :) Outra dica legal é colocar cardamomo (triturar os grãos), já exagerei tmb no cardamomo certa vez... E coloco tmb as amêndoas assim, mas passo antes na frigideira para deixá-las mais tostadinhas ;)
Bjs, Kátia!
Cath.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@blogutensiliosVocê é uma figura, Cath! Hummm, uma base de frutas deve ficar ótima nessa massa, valeu a dica, adorei! Gostei da ideia do cardamono também, deve dar um gostinho super especial! Da próxima vez, vou torrar as amêndoas, já provei amêndoas torradas numa salada e amei! Um beijão!

Bell disse... [Responder comentário]

Que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, ficou uma delícia mesmo, apesar da overdose de álcool, rs! Beijão!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Salivei daqui. Deve ser muito boa mesmo.
Só tem ingredientes bons.
Otimo dia, Katia. Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaOi, Ana! Você tem razão! Os ingredientes são ótimos! Um beijão!

Carolina Novaes disse... [Responder comentário]

Hum, fiquei com vontade de fazer. E olha lá que não cozinho muito. Vou pra aproveitar e fazer no meu aniversário em Outubro.

Obrigada pela dica!
Beijos,
Carol Novaes

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. amei na receita... faria sem álcool mesmo.. ainda bem que as crianças não comeram.. hauhauahuahau
Ela é fácil e parece super gostosa!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carolina NovaesCarol, sou como você, quase não cozinho no dia a dia, mas adoro preparar algumas coisinhas diferentes de vez em quando, rs! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, o pior é que a Manu comeu... e adorou, rsrsrs! Beijão!

Geltha Dubon disse... [Responder comentário]

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!Que cara boa!!!!!!!!!!!!!com alcool então deve ter ficado melhor ainda...rsrs
bjs
Só faltou cortar e sair de dentro um escocês tocando gaita de fole...rs

Geltha Dubon disse... [Responder comentário]

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!Que cara boa!!!!!!!!!!!!!com alcool então deve ter ficado melhor ainda...rsrs
bjs
Só faltou cortar e sair de dentro um escocês tocando gaita de fole...rs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Geltha DubonKkkkkk, adorei o comentário sobre o escocês, Geltha!!!!! Beijão!

Related Posts with Thumbnails