segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Comidinha de festa: pastinha em camadas

DSC_0758

DSC_0815

De vez em quando dou uma olhadinha no meu álbum do Facebook intitulado INSPIRAÇÕES PARA FESTAS FUTURAS a fim de reproduzir algum belisquete cuja foto coloquei lá. Se tem uma coisa que eu adoro é comer torrada com pastinha acompanhada de uma taça de vinho ou cerveja geladinha. Então não pude deixar de reparar na seguinte imagem…

DSC00008

Fonte da imagem e receita: http://cookingwithkaryn.blogspot.com.br/2010/12/italian-layered-spread.html

Trata-se de “pastinha italiana em camadas”, numa tradução de “Italian layered spread”. Achei a ideia original e a apresentação linda! Eu já havia feito algo parecido com queijo de cabra na FESTA DE REVEILLON, mas dessa vez preferi usar somente cream cheese, conforme indicado.

DSC_0646

Usei três camadas de cream cheese (uma a menos do que na receita original) e substituí alguns ingredientes sugeridos por outros que eu já tinha na geladeira. Sendo assim, minha versão da pastinha em camadas ficou assim:

Ingredientes

  • 200g de cream cheese
  • Tomate seco picado
  • Azeitonas pretas picadas
  • Pesto genovese
  • Pastinha de pimenta
  • Castanha de caju granulada

DSC_0664

A receita do site americano sugere usar uma forma de pão ou filme plástico para moldar o cream cheese. Não sei se a consistência do queijo cremoso deles é diferente da nossa (tive essa impressão pela foto), mas eu não consegui manipular bem esse ingrediente. Como não tenho nenhuma forma pequena, usei uma grande e escorei o cream cheese numa das extremidades, tentando moldá-lo da melhor maneira possível. Em seguida, criei uma segunda camada com a pastinha de pimenta e o tomate seco. O cream cheese ocupou a terceira camada e as azeitonas pretas ocuparam a quarta. Terminei o conjunto de pastinhas com mais uma camada de cream cheese.

DSC_0700

Retirei o conjunto da forma com a ajuda de uma espátula, virando-o ao contrário, e espalhei o pesto genovese por cima de tudo.

DSC_0787

Para finalizar a peripécia culinária, salpiquei castanha de caju sobre o molho.

DSC_0729

Infelizmente as camadas não estavam tão homogêneas como as da imagem que me inspirou, mas o resultado ficou bem saboroso!!!

DSC_0811

O ideal é servir o mix de pastinhas acompanhado de torradas, biscoitos do tipo água e sal ou pães quentinhos.

DSC_0650

Da próxima vez que fizer essa receita, vou testar combinações diferentes de recheios e usar o cortador quadrado da foto acima como base para moldar o creme de queijo. Provavelmente vou misturar o cream cheese com ricota ou queijo de cabra para conseguir uma consistência mais densa e firme.

Um super beijo pra todos com votos de um dia inspirador!!!!

Bonfa-ass

10 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom dia, Katita!

Amei a dica e certamente farei em breve! Deve ter ficado muito bom!
Boa semana!
Bjs!

Mirian Rocha

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMuito obrigada, Mirian! O mais legal é que dá pra testar os mais diversos tipos de recheio! Um beijão e uam ótima semana pra você!

Unknown disse... [Responder comentário]

AMO suas inspirações e principalmente o visual de todas elas.

Vc sempre capricha.

Obrigada por mais essa Kátia.
Vou experimentar tbém.

Uma linda semana pra vc.

Um gde beijo
Isabela

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Life for upObrigadíssima pelo carinho e elogio, Isabela! É bem fácil de fazer e já tenho outros ingredientes comprados para uma nova versão da pastinha em camadas... em breve! Beijão!

Cláudia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, parece que ficou delicioso, independente da consistência. :)
Uma dica para montar: que tal forrar uma terrine de louça, vidro ou porcelana com filme plástico, montar as camadas e colocar na geladeira para firmar? Assim fica fácil desenformar depois, o que acha?
Beijos,
Cláu.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CláudiaCláudia, sua dica é perfeita, muito obrigada!!!! Eu tenho aqueles ramequins de porcelana... acho que poderia usá-los, né? Forrados com filme plástico devem funcionar ainda melhor, adorei!!!!!!!! Um super beijo e ótima semana!

Carol Sena disse... [Responder comentário]

Katia ficou lindooo e me parece muito gostoso, eu faria com requeijão tipo Catupiry aquele de caixinha, acho que é mais consistente.bju

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carol SenaHummm, deve ficar muito bom com esse requeijão tipo catupiry, adoro o sabor! Obrigada pela dica! Beijão!

Dri Drummond disse... [Responder comentário]

Oiii!! Fiz hoje!! Amamos!! Servi com rap10 crocante e junto ao cream cheese para ficar mais fácil de manusear, misturei farinha de amêndoas torradas!! Delicia e muito chique! Obrigada por mais uma receita!! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dri DrummondObaaaa, que bom que vc gostou! Essa receita é de 2014, tenho que fazer novamente! Muito obrigada pelo feedback e seja sempre super bem-vinda! Beijão!

Related Posts with Thumbnails