segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bruschetta de queijo brie com figos assados no mel e balsâmico

DSC_0841

Fiz essa receita para o café da manhã num dia em que estava inspiradíssima! Não era nenhuma data especial, mas tive vontade de fazer algo diferente com os figos frescos que havia comprado na véspera. Além das frutas, comprei pão italiano, brie e queijo de cabra pensando em fazer uma bruschetta.

Selecionei três receitas que encontrei na Internet, mas segui a maneira de preparar os figos dessa AQUI:

Brie com Figos Assados no Mel e Balsâmico

Ingredientes

  • um pedaço grande, ou peça inteira, de queijo brie
  • 8 figos
  • 3 col. de sopa de mel
  • 1 col. de sopa de vinagre balsâmico

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire o cabinho dos figos e corte-os em quatro. Em uma tigela, misture-os com o mel e o balsâmico, com cuidado para não desmanchá-los. Arrume os figos em uma assadeira, para que todos fiquem com a casca para baixo. Despeje sobre eles o líquido que sobrar na tigela. Leve ao forno e asse por 15 min, até que eles tenham murchado um pouco e tenha se formado uma calda caramelada no fundo da assadeira. Retire do forno e despeje por cima do queijo brie. Pode servir quente mesmo ou então fazer os figos bem antes e servir frio. Bom dos dois jeitos!*

*Fonte: http://www.cozinhadalbo.com.br/2014/12/brie-com-figos-assados-no-mel-e-balsamico/

……………………………………………………………………………………………….

DSC_0647

Como minha intenção era preparar uma bruschetta, segui à risca as indicações para o preparo dos figos, mas em vez de servi-los por cima do brie, preparei o pão italiano para receber as frutas. Os ingredientes que usei foram: 6 figos grandes, fatias de pão italiano, brie, queijo de cabra, mel, creme de balsâmico, azeite e alecrim.

DSC_0655

Untei um tabuleiro com azeite e distribuí as fatias de pão italiano sobre ele. Coloquei um pouco de azeite em cada fatia e acresentei os queijos. Algumas receberam brie e outras o queijo de cabra cremoso tipo boursin. Em seguida, cortei os figos em quatro partes e embebi as frutas na mistura de mel e balsâmico.

mix2

Como eu adoro experimentar e inventar receitas, mas não tenho talento ou bom senso para cozinhar, mantive a temperatura de 180 graus no forno e depois de meia hora o líquido ainda não tinha adquirido a consistência de caramelo. Deve ser óbvio pra quem entende de cozinha que era necessário aumentar a temperatura do forno, mas eu não sabia, rs! Então vi que meus figos não estavam iguais aos da foto da receita original e me dei conta de que, para caramelizá-los, eu precisaria aumentar a temperatura do forno. Foi o que fiz. Dez minutos mais tarde, o líquido virou caramelo e percebi que os figos estavam no ponto certo!

Em seguida, distribuí os figos caramelizados por cima das fatias de pão, salpiquei alecrim fresco e levei tudo ao forno novamente por uns 15 minutos até que os queijos derretessem e a base do pão ficasse corada.

DSC_0812

Na hora de servir o café da manhã pra mim e pro Marcelo, coloquei cada bruschetta sobre uma pequena tábua redonda de bambu e posicionei num dos cantos um potinho com a mistura de mel e balsâmico, além de um punhado de nozes e um raminho de alecrim.

DSC_0871

As bruschettas ficaram deliciosas e suculentas! A versão com brie foi a minha preferida, apesar de eu adorar queijo de cabra. Como a temporada de figos vai até março, ainda dá tempo de experimentar outras combinações e o que não falta nesse mundão virtual são receitas inspiradoras!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Coisas de Tássia disse... [Responder comentário]

Deu água na boca, tbm tenho figos frescos aqui em casa, já estou pensando em fazer tbm! obrigada pela receitinha.
Não precisamos de datas especiais, devemos tornar cada dia especial.

Bjos e ótima semana

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Coisas de TássiaOi, Tássia! Que bom que gostou! Concordo com vc, é a gente que tem que tornar uma data especial, não precisamos de motivos, basta querer, né? Um super beijo e tenha uma linda semana!

Beth/Lilás disse... [Responder comentário]

Hummmm mas isso deve ter ficado fantástico, adoro esta mistura de brie com figos, ainda por cima caramelados com balsâmico. Vixe, que delícia!
um abraço carioca



Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beth/LilásBeth, ficou sensacional! Acordei, vi o post que eu tinha deixado agendado e morri de vontade de fazer essa receita de novo! Acho que amanhã vou comprar os ingredientes, rs! Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita, só iria substituir a fruta, pois não sou fã de figos.. kkkkk
Adorei!!!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, substitui sim! Aliás, ótima ideia, hein? Com morangos deve ficar uma delícia, por exemplo! Beijão!

Minha vida de campo disse... [Responder comentário]

Que delicia, adorei sua dica. Sou louca por pão assim.
Tenha um ótimo dia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Minha vida de campoSomos duas, também adoro pão italiano!!!! Beijão!

Related Posts with Thumbnails