quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Criação de Identidade Visual para a COMO LE GUSTA DECOR e um bate papo sobre decoração com Carol Novaes

Hoje o post é uma dobradinha entre eu mesma e a Carol Novaes. Vou começar apresentando o projeto de Identidade Visual que desenvolvi para a minha convidada, talentosa designer de interiores que é apaixonada pela profissão. Ela me procurou com um briefing bem interessante e disse que gostaria de uma marca que fosse alegre, coloridíssima, vibrante e que tivesse uma “pegada” latina, de preferência mexicana e inspirada nas festas típicas do país, como o Cinco de Mayo e o Dia de Muertos.

 Apresentação-COMO-LE-GUSTA-DECOR8

Logomarcas nas versões VERTICAL e HORIZONTAL

    

 

Apresentação-COMO-LE-GUSTA-DECOR9

 

 Apresentação-COMO-LE-GUSTA-DECORblog1

 

Sendo assim, priorizei o uso de cores fortes, vibrantes e contrastantes entre si e desenhei uma casa estilizada dentro de um retângulo formado por seis quadrados coloridos.

Depois de pesquisar as referências visuais das festividades mexicanas mencionadas pela Carol, decidi me inspirar nas caveiras cobertas por desenhos alegres usadas como símbolos do Dia de Muertos (Dia dos Mortos). Essas ilustrações possuem características bem marcantes e, para quem não conhece a comemoração tradicional, podem surpreender. Essa espécie de brincadeira com a morte sempre me atraiu pela leveza com a qual o assunto é tratado, bem diferente da abordagem do nosso Dia de Finados.

Bdi66drc9


Em seguida, identifiquei os símbolos que mais aparecem nas caveiras: corações, flores, ramos e arabescos. Acrescentei alguns detalhes à Logomarca com o cuidado de não exagerar na quantidade de elementos para evitar o desequilíbrio do conjunto e a consequente poluição visual, tendo em vista que a profusão de cores do desenho da casa já carrega uma boa quantidade de informação.

O que achei mais interessante nesses grafismos é que podemos interpretar sua inclusão na Logomarca como se a casa estivesse se transformando num lar por meio de elementos decorativos que refletem a personalidade de seu dono. O arabesco, o coração e a flor podem ser vistos como uma demonstração de carinho com a casa e a vontade de que ela seja mais do que um simples espaço habitado. O coração representa o amor pela casa e tanto as flores quanto o arabesco são presentes para o lar, elementos que humanizam e suavizam o ambiente. Essa interpretação está de acordo com o lema da minha cliente:

Para que casas não sejam simplesmente casas e sim lares. Afinal, lar é onde mora o seu coração. Transformo sonhos e desejos em ambientes”.

Com relação à tipologia, a fonte usada no COMO LE GUSTA reforça o conceito de latinidade por seu formato orgânico e voluptuoso. Além disso, ela traz uma leveza à marca que se harmoniza com a delicadeza dos símbolos adicionados ao desenho da casa.

A Carol contratou o pacote de Identidade Visual Compacta, que inclui a criação da Logomarca na versão colorida, o estudo dos limites de redução e a simulação de aplicação da Logomarca em um item à escolha do cliente. Finalizada essa etapa do trabalho, a Carol me contratou novamente para elaborar a arte final de seus cartões de visita, além de uma ilustração contendo duas personagens que representam ela mesma e uma cliente “conversando” pela internet sobre um projeto de decoração.

444381_beuezxfrggetxc9mmqjibzzik   

Espero que tenham gostado do meu trabalho e, se estiverem interessados em um orçamento, basta enviar uma mensagem para coisasdabonfa@gmail.com. Vocês podem ver meu portifólio completo no seguinte link: http://www.coroflot.com/katiabonfadini.

Agora é a vez da Carol apresentar seu trabalho!

carol

Fiquei tão feliz mas tão feliz com o convite da Kátia Bonfa para participar desse quadro que a felicidade não coube no coração. Pra você ter uma ideia, comentei para quase todos os meus amigos e familiares.

Bem, em primeiro lugar deixe-me apresentar… Me chamo Carolina Novaes, mas pode me chamar de Carol. Desde pequena sempre tive os dois pés e o coração nesse mundo da decoração, mas foi depois de uma certa idade que consegui enxergar a minha verdadeira paixão e correr atrás dos meus sonhos. Afinal, nunca é tarde para recomeçarmos, não é mesmo?

Após anos estudando essa área, o meu primeiro projeto de decoração foi a minha própria casa:

carol-b-1-580x387

carol-b-4

carol-b-3

carol-b-7

carol-b-11

Quando peguei as chaves do meu apartamento, para mim, ele era uma tela em branco.  E com o passar do tempo fui colocando um pedaço de mim em cada cantinho e detalhe. Uma cor aqui, outra ali. Outro mimo aqui, outro lá. E hoje, ele se tornou completo para mim. Hoje, o meu lar é onde vive o meu coração e a minha alma.

Ah, ficou curioso(a) em ver mais detalhes da minha casa? Confira no meu post Meu Lar Doce.

Minha paixão é tão grande pela decoração que o lema que eu acredito e ofereço aos meus leitores e clientes é: "Para que casas não sejam simplesmente casas e sim lares. Afinal, lar é onde mora o seu coração. Transformamos sonhos e desejos em ambientes."

Como seguidora de vários blogs dessa área, senti falta de posts mais práticos. Então, criei o espaço virtual Como le Gusta Decor para compartilhar dicas e ferramentas para as pessoas que vão construir ou reformar adotando o mesmo conceito dessa marca: design de interiores acessível para pessoas descoladas que possuem um gosto atemporal e que não necessariamente se prendem à nenhum estilo.

Dê um pulo no site Como le Gusta Decor e assine a newsletter para manter-se atualizado, além de receber gratuitamente um e-book 'Cores na Decoração'. Você será super bem-vindo!

Beijos,

assinatura.jpg

………………………………………………………………………………………………

Carol, quero te agradecer por ter aceitado meu convite para participar desse espaço no qual recebo profissionais ctiativos e talentosos que têm muito a dizer e a compartilhar comigo e com os leitores do blog. Obrigada também por esse presentão que é o e-book “Cores na Decoração”, um ótimo guia pra gente se inspirar e entender melhor como as tonalidades que escolhemos podem tornar nossa casa mais agradável e aconchegante.

Para conhecer melhor o trabalho da Carol, basta acessar seu site:

http://comolegustadecor.com.br

Um grande beijo pra todos com votos de que nossa casa seja sempre um “lar, doce lar”!

Bonfa-ass

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails