domingo, 22 de fevereiro de 2015

Pesto de beterraba: uma explosão de cor e sabor!

DSC_1862

Há alguns meses salvei uma foto com o link para o post original de uma receita de pesto de beterraba no meu álbum do Facebook intitulado “Inspirações para festas futuras”. Um belo dia resolvi botar a mão na massa e o resultado foi melhor do que eu esperava! Adoro a cor natural da beterraba e estava doida para testar alguma receita com esse ingrediente com o qual não tenho a menor intimidade. Eu nem sabia como cozinhar a beterraba e já ia descascando o legume quando pensei que seria melhor procurar algumas dicas no Google. Foi a melhor coisa que eu fiz porque a orientação unânime para que a beterraba conserve sua bela cor é cozinhá-la com casca e colocar uma pitada de açúcar na água. Bom, a maior parte dos sites que pesquisei sugeria cozinhar o legume na panela de pressão, aparato culinário que não tenho em casa por medo. Algumas pessoas próximas tiveram pequenos acidentes envolvendo panelas de pressão que explodiram e, apesar de ninguém ter tido ferimentos graves, fiquei traumatizada com as histórias que ouvi. Então cozinhei o legume numa panela comum e fiz o pesto usando os seguintes ingredientes:

  • 3 beterrabas médias cozidas
  • 2 dentes de alho
  • Um punhado de queijo parmesão fresco ralado
  • Um punhado de nozes
  • Um punhado de folhas de manjericão
  • 1/3 xícara de azeite extra virgem
  • Sal à gosto
  • Pimenta à gosto

Para acompanhar:

  • 1 baguete
  • Queijo de cabra

A receita original foi retirada desse site: http://dishingupthedirt.com/beets/beet-pesto/

DSC_1598DSC_1606

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos (usei o liquidificador). Prove e ajuste os temperos. Corte a baguete em fatias e espalhe o pesto seguido de queijo de cabra. Aqueça no forno por um ou dois minutos e sirva com uma folha de manjericão sobre cada fatia.

DSC_1790

A cor do pesto me encantou! E o sabor correspondeu à expectativa visual. Acho que a comida precisa ser atraente para estimular o apetite e, depois dessa experiência, tenho vontade de testar várias receitas com beterraba, principalmente as de sopas, pastinhas e “comidinhas de festa”, minha especialidade, rs!

DSC_1813

Na hora de servir, fatiei a baguete quentinha e passei uma camada de pesto sobre cada fatia, além de uma colher de chá de queijo de cabra. Finalizei o petisco com uma folha de manjericão, conforme indica a receita original.

DSC_0001

Vocês que seguem as minhas peripécias no Instagram talvez se lembrem dessa cestinha que comprei há pouco tempo em Bento Gonçalves-RS. Achei a peça fofa e, assim que cheguei em casa, comecei a pensar em mil maneiras de usá-la para servir belisquetes.

DSC_0018

Fiz a estreia dela com o pesto de beterraba, que coloquei num pote de vidro com uma colherzinha de madeira. Preenchi o resto da cestinha com torradas sobre um guardanapo de pano estampado. Acho que a apresentação ficou charmosa e pretendo repetir a ideia em festas futuras.

DSC_0052

Aproveitei a água do cozimento da beterraba para fazer uma panela de macarrão, que adquiriu um tom avermelhado lindo! Para temperar a massa, usei o que sobrou do pesto, acrescentei uma colher de sopa de queijo de cabra e uma folha de manjericão do mesmo jeito que finalizei as fatias de pão.

Sinto que a beterraba vai ser figurinha fácil na minha cozinha em 2015… aguardem novas receitinhas!

Um super beijo pra todos com votos de um dia colorido!!!!!

Bonfa-ass

10 comentários:

Leni disse... [Responder comentário]

Hmmmm lindo Bonfa!! Acho q vou ter q fazer por aqui tbem!!! Rs
Bjo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeniLeni, faz sim, querida! E depois me conta o que achou! O sabor corresponde à cor linda! Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Que lindo e que gostoso!!! Vou experimentar um dia! Amei as fotos! Super profissionais e criativas! A cestinha teve nova utilidade!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha!!!! Experimenta sim! Super obrigada pelos elogios! Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Hum, que delícia! Também não sou íntima da beterraba, mas amo pesto e com certeza vou experimentar. Estou amando as suas receitinhas e salvei várias para provar, principalmente as que vão figos, não sei porquê, mas estou apaixonada nessa fruta.
Beijos querida!
Boa semana!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Kátia, amei as fotos, a cor e a receita! No Utensílios tenho a receita de um bolo de beterraba e de uma conserva, que fiz para presentear o Tonho no nosso aniversário de casamento. Além disso, faço um risoto de beterraba com ela assada, a textura é INCRÍVEL!!! E hoje mesmo comprei beterrabas para repetir o risoto, em breve fotos no IG kkkkk Ah! E outra receita que quero testar é um chutney de beterrabas, de um livro indiano bem tradicional que tenho.
Adorei a ideia de cozinhar o macarrão na água da beterraba. Vou fazer pra Isabel ;)
E para finalizar: tinha muito medo de panela de pressão. No blog conto minha primeira vez com a minha ehhehehehe Te digo, revolucionou minha cozinha! Molho de tomate, arroz com lentilha, caldo verde, feijão... nunca foi tão simples! A minha é da WMF, veio da Alemanha. Mas aqui minhas amigas tem da Tramontina e já confio bem nela tmb ;)
Beijos!!!
Cath.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoFernanda, eu também adoro pesto! É interessante como cada receita que eu faço me abre mil possibilidades de testar outras combinações! E quanto mais "diferente", mais eu me animo, rs! Um super beijo e muito obrigada pelo comentário!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@blogutensiliosPára tudo, Cath!O que é esse chutney de beterrabas indiano???? Eu queroa a receita, ai, que delícia deve ser!!!! Vou te cobrar, hein? Isabel vai gostar da cor do macarrão, rs! Sobre o risoto, também fiquei curiosíssima! A cor da beterraba é linda e estou doida pra experimentar de um tudo com o legume, rs! Me empolguei! Um super beijo e muito obrigada pelo elogio!

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

As fotos ficaram incríveis!!!
Ai,não vivo sem panela de pressão. Para quem tem receio, a panela de pressão elétrica é uma ótima opção. É bem mais segura, tem timer... Eu não tenho, mas ouço maravilhas delas... Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Daniela *Lara*Obrigada, queridona!!!! Olha só, essa é uma ótima ideia! Também ouvi muitos elogios às panelas elétricas! Acho que vai entrar pra minha lista de desejos! Um beijão!

Related Posts with Thumbnails