segunda-feira, 13 de abril de 2015

Figos assados com mel e tomilho sobre sorvete de doce de leite

DSC_0279

Sei que a temporada de figos acabou em março, mas preparei essa receita no final de fevereiro, antes das minhas férias. Confesso que eu estava meio obcecada com a fruta, que rendeu lanchinhos deliciosos no ano passado e no começo de 2015. Então aproveitei que ela ainda estava disponível no mercado para testar uma nova combinação.

Minha inspiração foi a foto e a receita da querida e talentosa Simone Izumi publicada na revista CASA E COMIDA:

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Doces/noticia/2015/02/figos-assados-com-mel-e-tomilho.html

Como eu já havia testado algo parecido que mostrei NESSE POST, resolvi fazer uma pequena adaptação e me paparicar com um delicioso café da manhã especial numa sexta-feira qualquer.

Os ingredientes que usei foram os seguintes:

  • Uma caixa de figos
  • 200 gr de mel
  • Tomilho fresco

DSC_0020DSC_0058

Modo de preparo

Cortei os figos em quatro e embebi os pedaços da fruta numa mistura de mel e folhinhas de tomilho. Pré-aqueci o forno a 180ºC e arrumei os figos numa assadeira com a casca virada para baixo. Levei ao forno por uns 20 minutos, até que eles desidratassem e a calda adquirisse a consistência de caramelo.

DSC_0259

Acho que o ponto do figo depende do gosto do cozinheiro. Eu preferi esperar que as extremidades da fruta ficassem bem ressecadas antes de tirar a assadeira do forno. Desse modo, as pontinhas ficaram carameladas do jeito que eu gosto!

DSC_0223

Os figos assados podem ser degustados puros, por cima de um pedaço de queijo brie ou com sorvete, como sugere a Simone. Acho que os sabores neutros devem ser ideais para acompanhar o doce, a fim de não mascarar ou interferir no sabor da fruta, mas como eu adoro o sorvete de Dulce de Leche da marca Häagen-Dazs, foi esse que escolhi como base para o meu café da manhã especial!

DSC_0188

Nesse mesmo dia, usei outra caixa de figos para testar uma receita que me foi presenteada pela querida Marina Mott, do blog http://marinamott.blogspot.com.br/. Ficou uma delícia e é finalizada com um ingrediente que eu adoro, mas que nunca pensei em misturar à fruta. O resultado é surpreendente e em breve vou publicá-la aqui.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia doce!!!!

Bonfa-ass

9 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

E fica bom demais!!
O perfume que invade a cozinha é muito bom.
Beijos :)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoExatamente, Flavinha! Essa receita perfuma a cozinha e o aroma é delicioso! Bom para o paladar e para o olfato também! Beijão!

Bell disse... [Responder comentário]

Fiquei com água na boca rs...

bjokas =)

Bell disse... [Responder comentário]

Que deliciaaa rs...

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellOi, Bell! Eu fiz essa receita há um mês... também fiquei com água na boca e com vontade de repetir, rs! Beijão!

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Hum...eu amo figos.Kátia sera que posso fazer estes figos para comer com queijo? Beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaOi, Patricia!!!! Sim, fica uma delícia! A outra receita que testei leva gorgonzola e eu amei o resultado! Fica muito bom mesmo! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Também ando apaixonada por essa fruta, mas infelizmente ainda não consegui me organizar para colocar a mão na massa e preparar alguma coisa especial. Outro dia fui ao Mercado Municipal aqui da minha cidade e comprei uma caixinha de figos. Quando percebi que eu nunca tinha experimentado um figo in natura na minha vida (só as versões açucaradas secas e em calda) resolvi experimentar e quase comi a caixinha sozinha, rs!
Essa receita parece ótima e as fotos ficaram dignas da Casa e Comida, parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoQue legal, Fernanda!

O sabor é muito diferente, né? Eu também só comia os figos em calda ou os cristalizados, mas o in natura é mais saudável e mais gostoso, rs! Um super beijo!

Related Posts with Thumbnails