quinta-feira, 28 de maio de 2015

Os preparativos para a degustação de Queijos & Vinhos de Outono

DSC_0096
DSC_0113
As peças da foto acima são descansos para copos que montei usando o arquivo que vem no kit. Para dar mais volume, colei o material impresso numa folha de papel pluma, que é uma espécie de isopor prensado. A melhor maneira de fazer isso é usando cola spray, campeã em termos de acabamento e praticidade. Para proteger as peças de manchas, eu sugiro cobrir a impressão com uma camada de papel contact transparente. Como prefiro o acabamento fosco, decidi não usá-lo, mas se você desejar reaproveitar os descansos de copos, o contact vale a pena.
 
DSC_0025
 
Inseri o menu da degustação numa base de acrílico que me acompanha há várias festas. As comidinhas que vou servir são as seguintes:
  • Tábua de queijos e frios
  • Pães, crackers de arroz e grissinis
  • Tapenade de azeitonas pretas
  • Mostarda com maçãs caramelizadas e champanhe
  • Geleia caseira de figo
  • Roll de Parma com Gorgonzola
  • Queijo de cabra temperado
  • Azeitonas temperadas
  • Muffins de chocolate
  • Brigadeiro de Romeu & Julieta
DSC_0051
Para identificar os comes & bebes, imprimi plaquinhas que inseri em rolhas de cortiça. Basta fazer um corte na base da rolha para criar o apoio e, em seguida, abrir uma pequena fenda longitudinal para inserir a placa.

DSC_0159
Os toppers com 6,3 cm de diâmetro que colei em garfinhos de madeira são estampados com a Logomarca do evento “Queijos & Vinhos”.

DSC_0088
Os toppers menores com 5 cm de diâmetro são decorados com os ícones do que será servido na festa, ou seja: vinho, queijos e petiscos.

DSC_0147
As bandeirinhas darão as boas-vindas aos convidados espetadas em cubinhos de queijo.

DSC_0125
Aproveitei a oportunidade para fazer a estreia de um cortador em forma de taça de vinho que comprei na JLM no ano passado e ainda não tinha usado.

DSC_0063
Colei as pequenas taças de papel purpurinado em palitinhos de madeira que pretendo usar espetados nos Rolls de Parma com Gorgonzola. Acho que vai ficar charmoso, vamos esperar para ver!

DSC_0291

Vou usar os toppers maiores para decorar os muffins de chocolate em conjunto com os wrappers do kit.

DSC_0281
Coloquei os brigadeiros de queijo com goiabada sobre um tapete de celofane dentro das forminhas com três diferentes padronagens.

DSC_0202
Essa receita é bem fácil de fazer e tem um elemento surpresa, que é o recheio de goiabada cascão.
 
Brigadeiro Romeu e Julieta

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 50 gr de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Goiabada cascão cortada em pequenos pedaços (cubos)
Modo de preparo

Em uma panela, coloque a manteiga e deixe derreter. Acrescente o leite condensado e o queijo e mexa até que a massa desgrude do fundo da panela. Unte as mãos com a manteiga, retire uma porção do doce e modele uma bolinha. Abra a massa, recheie com um pedaço de goiabada e feche. Para finalizar, passe as bolinhas no queijo ralado.
 
DSC_0242
O queijo usado para fazer essa crosta no brigadeiro pode ser substituído por coco ralado e a goiabada cascão pode ser substituída pela comum.

DSC_0263
Apesar da praticidade, eu quis fazer essa receita com calma e testar pra ver se daria certo antes de servir. Então fiz o brigadeiro no sábado passado e decidi congelar o doce. Basta colocar os brigadeiros nas forminhas e enfileirá-los num recipiente que fique bem vedado e protegido da umidade do congelador. Entre as camadas de brigadeiros, coloquei uma folha de papel toalha para absorver a umidade no processo de descongelamento. O ideal é passar os brigadeiros do congelador para a geladeira 24 horas antes de servir.

DSC_0030
Encapei alguns potes de vidro que vou usar na festa para servir petiscos e molhos com as padronagens do kit.

DSC_0009
Decidi customizar a vela vermelha vestindo-a para a festa com uma das padronagens.

DSC_0001
Tive essa ideia por acaso: preenchi 1/3 de um copo de vidro com sal grosso e lá espetei uma vela em forma de rolha. Desse modo criei uma luminária temática para a festa, mas ainda não sei se vou usá-la porque eu tinha outros planos para esse copo com o sal…

DSC_0309a
Os taçajurs (luminárias com base de taça de vinho + vela para réchaud) ficaram bem charmosos e estou testando vários posicionamentos antes de decidir onde vou colocá-los.

DSC_0179

Meu boneco articulável de madeira está doido pra participar da festa, mas não sei se haverá espaço para ele… bom, essas coisas só serão decididas na hora porque, por mais que eu tente, não dá pra antecipar tudo, né?

DSC_0395

Enfileirei uma série de bandeirolas atrás do sofá da sala para que esse espaço também entrasse no clima festivo.

DSC_0383
Foi a querida amiga Adriane Pinhate que me inspirou a preparar essa embalagem de vidro contendo azeite extra virgem aromatizado com alho, mix de pimentas, tomilho e alecrim como lembrancinha para os convidados. A Adriane fez a mesma coisa numa festa italiana e fiquei com vontade de imitá-la. O ideal é misturar os ingredientes uma semana antes de servir ou presentear os amigos. Desse modo, o azeite terá absorvido os aromas e sabores dos temperos e estará pronto para ser degustado. 

Pretendo usar tudo que mostrei aqui hoje, mas no dia da festa eu normalmente faço algumas mudanças a fim de que a decoração não fique pesada ou peque pelo excesso de informação.

No próximo post vou mostrar as fotos da degustação, os detalhes da decoração e as comidinhas, OK?

Um super beijo pra todos com votos de um dia criativo!!!!

Bonfa-ass

12 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Amei, amei, amei.
O carinho com que preparou tudo, as coisinhas super organizadas.
E esse brigadeiro? Já anotei a receita para tentar também.
Com certeza seus convidados irão amar esse evento.
Beijos Mil
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mhilka DinizQue bom que gostou, Mhilka!!!! O brigadeiro me surpreendeu, ficou bem diferente e gostoso! Um beijão e obrigada pelo carinho!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Maravilhoso esse brigadeiro!!! Tô aqui lendo seu cardápio e salivando!kkkkk, adorei os detalhes, amiga!!!Sua festa queijos e vinhos do ano passado foi uma das mais perfeitas que eu já vi (destaque para o bolo di-vi-no)e essa com certeza vai ser fantástica!!!
Muitos beijos!

Bell disse... [Responder comentário]

Td sempre no capricho!

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammOi, Simone!!!! Fica uma delícia mesmo e ainda vem com um recheio surpresa, rs! Muito obrigada pelo elogio, adoro festas com queijos, vinhos e petiscos e amo o outono... não queria deixar a estação passar em branco esse ano, rs! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellMuito obrigada, Bell!

Maria disse... [Responder comentário]

Que loucura! amei tudo. O cardápio está delicioso, a decoração perfeita. Vc pensou em todos os detalhes. Parabens. Tenho certeza que essa festa vai arrasar. Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaMuito obrigada, Maria! Amanhã vou ao mercado comprar o resto da minha lista, rs! Espero que encontre tudo o que eu preciso. Beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

É claro que gostei d tudo!!! Doce super diferente que dve ter ficado bom demais!!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha!!!! Experimenta o brigadeiro, fica bem diferente mesmo! Beijão!

Gildett de Marillac disse... [Responder comentário]

Kátia, adorei tudo, sempre me impressiono com suas festas, com simplicidade e estilo, você me inspira sempre, desde que conheci seu blog meus encontros em casa nunca mais foram os mesmos, sempre tem uma "bossa"e aprendi com você...

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@gildett marillacOi, Gildett! Muito obrigada pelo feedback!!!! A gente pode sempre usar um detalhe diferente para receber os amigos, né? Acho que é um exercício que estimula a criatividade! Um beijão!

Related Posts with Thumbnails