segunda-feira, 15 de junho de 2015

A degustação de Queijos & Vinhos de Outono

DSC_0869B

Panorama do buffet decorado para a festa
DSC_0712
Tábua de queijos principal

DSC_0660

Masdaam, Camembert, Gruyère, Gouda, geleia caseira de figos, uvas, framboesas, figos frescos e pecãs na tábua principal

DSC_0688

Palitinhos para petiscos customizados e azeitonas temperadas

DSC_0812

Rolls de Parma com Gorgonzola

DSC_0767

Mini bolo de queijos de cabra temperados

DSC_0959

Grissinis servidos numa taça de vinho

DSC_1284

Mesa principal

DSC_1112

Muffins de chocolate

DSC_1358

Porta-copos customizados com frases sobre vinho

DSC_0588b

A degustação de Queijos & Vinhos foi uma delícia não só pelos comes & bebes, mas também pelas companhias agradáveis que não tem costume de me visitar. Conclusão: temos que mudar isso e marcar outros eventos com mais frequência!

DSC_0888

O buffet que fica logo na entrada do meu apartamento é o espaço que mais gosto de decorar. Acho que o móvel tem o tamanho ideal para entreter um pequeno grupo de convidados com entradinhas e petiscos ou sobremesas e bebidas, como fiz na FESTA DO DIA DAS MÃES esse ano.

DSC_0903

Gosto de variar os temas das minhas festinhas, mas preciso confessar que o estilo rústico é o que mais me atrai. Adoro usar madeira e fibras naturais na decoração e foi por isso que essa degustação de Queijos & Vinhos furou a fila e entrou na frente do CHÁ ENTRE AMIGAS, uma festa que já estava programada para junho e que vai acontecer em breve.

DSC_0948

Para esse evento, eu preparei duas tábuas de degustação. A principal ficou no centro do buffet e recebeu os queijos Masdaam, Gruyère, Camembert e Gouda, além da geleia caseira de figo (cuja receita compartilhei AQUI) e um punhado de framboesas, uvas, figos frescos e pecãs.

DSC_0874

Os queijos foram devidamente identificados com as plaquinhas do kit digital QUEIJOS E VINHOS DE OUTONO, que foram encaixadas num pequeno corte na parte superior dos queijos. As outras plaquinhas tiveram rolhas de vinho como base de sustentação.

DSC_0829

Numa das extremidades do buffet inseri três baguetes num cesto de palha que podiam ser consumidas, mas também faziam parte da decoração.

DSC_1002

Em frente ao cesto posicionei outra tábua rústica contendo um pedaço grande de queijo Grana Padano e algumas rodelas de Parmesão.

DSC_0579

Lembram do copo de vidro com sal grosso e vela em forma de rolha que mostrei no post sobre os preparativos para essa festa? Eu tinha outros planos pra essa peça de vidro com sal, mas no fim das contas, minha ideia original não vingou e então resolvi manter a luminária temática.

DSC_0567

Copo de vidro com sal grosso + vela em forma de rolha = luminária temática

DSC_0667

Espetei nas azeitonas temperadas alguns palitinhos de madeira que decorei com uma taça de vinho recortada em papel purpurinado.

DSC_0959

Uma taça de vinho abrigou deliciosos grissinis de provolone.

DSC_0823

Foi por causa dessa peça de madeira rústica que comprei recentemente na Feira do Largo da Ordem em Curitiba-PR que a festa tomou forma. Eu fiquei doida para fazer a estreia dela e tive a ideia aproveitar o tempo fresquinho para organizar uma degustação de Queijos & Vinhos.

DSC_0757

Os demais palitinhos para petiscos foram usados para decorar os rolls de presunto de Parma com gorgonzola. Esse belisquete é figurinha fácil lá em casa. Basta cortar o queijo em cubinhos e envolvê-lo numa fatia de presunto. Fica uma delícia e dá pra preparar o aperitivo na véspera. Basta ter o cuidado de guardá-lo numa embalagem bem fechada para que não fique ressecado.

DSC_0742

Antes de preparar os queijos de cabra dessa festa, eu já havia incrementado queijos cremosos com recheios ou crostas de temperos diversos, como, por exemplo, o queijo coberto de cranberries e pistaches da FESTA TROPICAL, as bolinhas de queijo com castanha de caju e passas brancas da degustação que organizei em 2013, as bolinhas de queijo com geleia de laranja e os “sanduíches” de queijo com pesto de pistache, pesto de pinhão e tapenade de azeitonas pretas da FESTA DE RÉVEILLON. Deu pra perceber que sou fã de queijo de cabra, né? Eu realmente adoro esse ingrediente tanto pelo seu sabor quanto pela sua versatilidade.

DSC_0787

Dessa vez, usei meus cortadores de metal redondos para fazer um “mini bolo” de queijos, colocando um pedaço menor (temperado com pimenta do reino moída) sobre outro maior (coberto de damascos picados e castanha de cajú). Para acompanhar os queijos temperados, posicionei ao lado deles uma cestinha com crackers de arroz.

DSC_1033

A minha mesa de jantar é pequena, mas funciona bem como base para pratos, taças, talheres, guardanapos, porta-copos, canudos e outros acessórios. Quando faço um almoço ou jantar, é nela que eu sirvo os pratos principais. Nessa festa, a mesa recebeu uma tábua de queijos e frios, alguns aperitivos e sobremesas (brigadeiros de queijo com goiabada e muffins de chocolate).

DSC_1051

Lá atrás no canto esquerdo da mesa, posicionei uma bandeja de madeira sobre a qual enfileirei as taças de vinho e coloquei o menu da festa. Ao lado da bandeja, virei um cesto de palha de cabeça para baixo e assim ele serviu como base para os muffins de chocolate.

DSC_1046

Os brigadeiros ficaram em frente à bandeja com as taças e atrás da cesta com as rodelas de pão. A segunda tábua de queijos foi colocada no centro da mesa e os petiscos ficaram ao lado dela. Pra complementar a decoração, usei flores e velas, elementos que sempre garantem um clima romântico e aconchegante à qualquer evento.

DSC_1140

Menu da degustação

DSC_1060

A segunda tábua de frios recebeu os queijos Gruyère, Maasdam e Gouda, além de salame, lombinho temperado e presunto alemão. Ainda acrescentei um potinho com tapenade de azeitonas pretas e outro com mel, damascos e pecãs. No centro da tábua posicionei um pote de vidro contendo molho de mostarda com maçãs caramelizadas e champanhe.

DSC_1178

Panorama da tábua de queijos e frios

DSC_1211

Detalhe da tábua de queijos e frios

DSC_1200

Detalhe da plaquinha identificadora de comes & bebes

DSC_1077

Detalhe dos palitinhos para petiscos customizados com os mini toppers do kit digital QUEIJOS E VINHOS DE OUTONO

DSC_1238

Posicionei um copo de vidro encapado com uma das padronagens do kit no meio de uma pequena tábua redonda de bambu e dentro dele coloquei chips de provolone. Em seguida, enfileirei rolls de presunto de Parma ao redor da peça.

DSC_1232

O brigadeiro de queijo com goiabada cuja receita compartilhei NESSE POST ficou muito saboroso! Bom, eu sou suspeita porque não sou fã do brigadeiro tradicional, mas sempre gostei dos docinhos de coco, nozes, cajuzinho, abacaxi etc. O de queijo está entre os meus preferidos e achei bem interessante essa versão que vem com uma “surpresinha” dentro.

DSC_1235

Servi os brigadeiros numa tábua para degustação de cervejas que minha irmã Flávia me deu de presente há alguns anos. Ainda não a utilizei com essa finalidade, mas ela volta e meia aparece nas minhas festinhas.

DSC_1155

Esse prato alto super fofo é da minha mãe e fui eu mesma que a comprei numa loja em Penedo-RJ há muito tempo. Como a peça tem um estilo rústico, achei que ficaria interessante na mesa principal e gostei do resultado.

DSC_1249

Gosto de combinar alturas diferentes quando decoro a mesa ou o buffet e foi por isso que coloquei os muffins sobre o cesto de palha. Para suavizar a decoração rústica e trazer um pouco de delizadeza para esse cantinho, acrescentei um pequeno vaso de flores com um bouquet de chuva de prata, essa florzinha simpática da foto acima.

DSC_1103

Detalhe dos muffins e do vaso com a chuva de prata

DSC_1310

Conforme mencionei no post sobre os preparativos para essa festa, presenteei minhas duas convidadas com um pote de azeite extra virgem aromatizado com alho, mix de pimentas, tomilho e alecrim. Basta colocar os ingredientes na quantidade que desejar e deixar a mistura em local fresco e seco por uma semana antes de servir ou presentear os amigos.

DSC_1332

A anfitriã (eu!) e o buffet principal

E assim terminou esse post e mais um agradável encontro com pessoas especiais lá em casa. Para finalizar esse texto, deixo com vocês uma sábia frase que usei para diagramar um dos descansos de copos que fiz usando o material do kit digital QUEIJOS E VINHOS DE OUTONO: “Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água”.

DSC_1337

Um grande beijo pra todos com votos de muita saúde, muitas alegrias e boas amizades!!!!

Bonfa-ass

15 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bom dia Katinha! Que festa mais inspiradora e aconchegante! Todos os petiscos estão saborosíssimos. Parabéns! Mais uma festinha linda! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaPaula, querida, muito obrigada!!!! Fico muito feliz com seu comentário e elogios! Vc tem muito bom gosto e estou sempre acompanhando seus jantares românticos e festas! Um super beijo!

Marta disse... [Responder comentário]

Arrasou como sempre! A cor vinho do kit é linda! e as peças escolhidas mais lindas ainda!!! Beijos

Anônimo disse... [Responder comentário]

Promover encontros é sempre muito gostoso! Como estou de casa nova, tenho recebido muitos amigos que querem conhecer o novo lar e isso me fez perceber como é bom receber e cultivar amizades. Curto muito preparar receitinhas especiais e arrumar o espaço para receber bem e para que as pessoas se sintam especiais e o seu blog é sempre uma fonte de inspiração.
O próximo petisco que quero experimentar é esse roll de parma com gorgonzola, parece delicioso e acho perfeito para acompanhar uma taça de vinho com o maridão! Mais uma vez ficou tudo muito lindo, parabéns querida!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Gosto muito de vir aqui olhar as suas festinhas.
É o que mais gosto.
Sempre nos mostrando ótimas ideias e fáceis.
Mesmo sem comentar, estou sempre presente aqui no seu espaço.
Aproveito para te desejar uma ótima semana. Bjs, Katia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaObrigada, Martinha! Essa festa nem estava programada, mas não queria deixar o outono passar sem um queijos e vinhos, que adoro! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoOi, Fernanda! Parabéns pela casa nova! Somos muito parecidas, também adoro receber os amigos em casa e preparar coisinhas gostosas para compartilhar com eles! É uma delícia e, assim que acaba uma festinha, já começo a pensar na próxima, rs! Agora preciso dar um tempinho, mas não vejo a hora de decorar a sala para o próximo evento! Beijão e prove o roll sim, é muito bom!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaOi, querida! Muito obrigada! Os posts sobre as festas são os que maia gosto de fazer também! Se eu pudesse, faria uma festa a cada 15 dias, rs! Adooooro! Um beijão e é sempre uma delícia receber um comentário seu!

Unknown disse... [Responder comentário]

Como sempre, perfeitamente lindo! Parabéns!!!!
Achei uma graça o azeite que presenteou as convidadas, esses vidrinhos comprou onde? Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosangela betiniOi, Rosangela! Muito obrigada! Os vidros são de temperos da marca Wilkin & Sons: http://www.tiptree.com/goto.php?sess=+A5E514719+F56+F18435A52&id=2

Beijão!

Gildett de Marillac disse... [Responder comentário]

Fantástica a sua festa, inspiradora... Amo seu blog.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@gildett marillacOi, Gildett! Muito obrigada pelo carinho e elogio! Seja sempre muito bem-vinda! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia amei que festa linda, eu fico sem adjetivo para elogiar suas festas, fiquei interessada na receita do brigadeiro eu confesso que não sou louca por queijos, mas recentemente descobri que eu nunca tinha degustado na maneira correta, sempre saia da geladeira já experimentava por isso não achava tão bom, fui num evento com queijos e aí sim soube o que era bom kkk parabéns festa linda bjs

Célia Paula disse... [Responder comentário]

Fiquei encantada com tudo. cada detalhe pensando com muita personalidade, muito cuidado. Tudo lindo demais. Parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Célia PaulaMuito obrigada!

Related Posts with Thumbnails