segunda-feira, 27 de julho de 2015

Brigadeiro gourmet de chocolate amargo com café

DSC_0294

Esse ano tive a oportunidade de testar várias receitas de docinhos gourmet que servi nas minhas festas e para a próxima Happy Hour decidi experimentar o brigadeiro de chocolate amargo com café. As receitas que selecionei apresentavam uma grande variação na quantidade de chocolate e então optei pela que sugeria uma porção maior do ingrediente. Achei que  o resultado seria um brigadeiro menos doce e mais encorpado. Acertei na mosca!

Como de costume, acabei criando a minha própria versão usando como base as três receitas a seguir:

http://www.vaitersobremesa.com.br/2013/04/brigadeiro-com-chocolate-em-barra.html
http://gshow.globo.com/receitas/brigadeiro-de-cafe-4fca925a918ea317ac00f3f9
http://www.amandocozinhar.com/2013/03/5-receitas-de-brigadeiro-gourmet-para-vender-ou-presentear.html
DSC_0239

Brigadeiro gourmet de chocolate amargo com café

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 g de chocolate amargo em barra
  • 3 colheres de chá de café solúvel
  • Chocolate granulado ou similar para decorar

DSC_0244

Modo de preparo

Derreta o chocolate e acrescente os outros ingredientes. Leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo, coloque o doce num prato e deixe esfriar. Pegue pequenas porções com a ajuda de uma colher de chá, enrole e passe no chocolate granulado.

Obs.: Todas as receitas que pesquisei sugeriam acrescentar uma colher de sopa de manteiga, o que fiz. Mas achei o resultado muito gorduroso e por isso recomendo eliminar esse ingrediente. O chocolate em barra já possui muita gordura.

DSC_0311

O resultado dessa receita foi um brigadeiro mais encorpado de cor bem escura e aroma de café. Para quem não gosta de doces muito açucarados, é uma boa opção para substituir o brigadeiro tradicional.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia animado!!!!

Bonfa-ass

11 comentários:

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Gosto das suas receitas por serem simples e práticas.
Pela foto deve ter ficado muito bom!!
Boa semana. Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaQue bom, Ana! Eu não tenho muito intimidade com a cozinha e por isso tudo o que eu faço é bem simples e fácil mesmo. Se eu consigo fazer, qualquer um consegue, rs! Um super beijo e ótima semana!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Ai gente, não poderia ter visto esse post agora que não tenho nenhum chocolatinho pra comer aqui! =/

Beijos!!!

brisa48@bol.com.br disse... [Responder comentário]

Olá Boa tarde
Nossa quanta coisa gostosa neste blog.Sou nova aqui no seu blog. Amei a sua receitinha. Passando para te convidar para conhecer o meu cantinho. Volto asim que eu me recupar. Vá até o meu cantinho que vc vai entender melhor. Uma semana super feliz para vc, Boa tarde. Com carinho.
Ja estou sehuindo seu blog.

IVA PASSOS disse... [Responder comentário]

Amei e vou tentar!!! obrigada por compartilhar!

IVA PASSOS disse... [Responder comentário]

Amei e vou tentar!!! obrigada por compartilhar!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gabriela RodriguesOi, Gábi! É engraçado porque não sou muito fã de chocolate, por isso sempre gosto de incluir um ingrediente novo nas receitas, tipo o café ou um licor, ou uma geleia caseira de frutas. Normalmente essas combinações com chocolate ficam ótimas! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Brisa PetalaOi, muito obrigada pela visita e pelo comentário! Vou lá te visitar sim e seja sempre muito bem-vinda!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IVANEIDEQue legal, Ivaneide! Depois você me conta se gostou! Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Gente, que delícia isso.
Quero tentar a receita.
Beijos e obrigada por compartilhar.
mhilkadiniz.blogspot.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mhilka DinizDe nada, Mhilka! Espero que goste do sabor! Fica muito bom e sem excesso de açúcar! Bjs!

Related Posts with Thumbnails