sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Canapés de batata com creme de queijo, azeitonas verdes e pimenta calabresa

DSC_071412

Juntei algumas sobrinhas da FESTA DO NATAL BRASILEIRO para preparar os canapés da foto acima. Minha atividade favorita na cozinha é inventar receitas e por isso fico feliz quando a geladeira me oferece uma boa variedade de ingredientes para  serem combinados e testados, o que geralmente acontece depois de uma festa.

DSC_06196

Sendo assim, juntei as batatas calabresas e o antepasto de azeitonas verdes, que servi no dia anterior, com um pouco de coalhada seca e pimenta calabresa que eu já tinha em casa. O interessante é que, por coincidência, o petisco ganhou um colorido natalino (verde e vermelho). A seguir, compartilho com vocês o modo de preparo.

DSC_05798

Ingredientes

  • Batatas pequenas cozidas
  • Antepasto de azeitonas verdes ou simplesmente azeitonas verdes bem picadinhas
  • Coalhada seca, cream cheese ou queijo de cabra pastoso
  • Pimenta calabresa
  • Azeite (opcional)

DSC_05952

Modo de preparo

Cozinhe as batatas, deixe esfriar e corte-as em rodelas de mais ou menos 5 mm. Em seguida, acrescente um pouco da coalhada/cream cheese/queijo de cabra pastoso e finalize com as azeitonas e a pimenta calabresa a gosto. Se desejar, regue os canapés com um filete de azeite.

………………………………………………………………………………………………………………

Obs.: Como aproveitei as batatas calabresas que sobraram da festa, não precisei cozinhá-las, mas tive que lavá-las para retirar o tempero original.

DSC_062211

Para acompanhar o canapé apimentado, sugiro uma tacinha de vinho branco. Nesse calor, é o que há de melhor!

DSC_06242

Eu não preparo canapés usando batatas como base há muito tempo e não sei o motivo, já que o resultado é delicioso e fácil de fazer. Deve ter sido esquecimento mesmo. Uma vantagem da batata é que é possível elaborar os belisquetes na véspera porque ela não amolece, diferentemente do que acontece com pães e torradas. Taí uma ideia que preciso voltar a colocar em prática nas próximas festinhas.

Um grande beijo pra todos com votos de um restinho de ano bem animado e promissor!!!!

Bonfa-ass2

4 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Adoro esses aperitivos! Com uma tacinha de vinho branco ficam realmente divinos. Confesso que nunca pensei em usar batata como substituta para as torradinhas. Ideia anotada.
Beijos querida e um ótimo final de ano!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoPois é, Fernanda, é uma maneira diferente de servir e fica bem gostoso. Também é legal rechear a batatinha com catupiry e pimenta rosa. Já fiz algumas vezes e fica divino! Super beijo!

Tutitati disse... [Responder comentário]

Amei a ideia! Tauan está passando por uma dieta de restrição e não pode comer glúten e mais um monte de coisas... Ótimo substituto, vou adaptar com uma cobertura que ele possa e tenho certeza que vai amar!! Muito bri por compartilhar tantas ideias boas! Beijão

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Tutitati TatiÉ verdade, eu não tinha pensado nisso, mas é uma forma de substituir o pão e fica uma delícia! Fico feliz que tenha gostado da ideia! Um super beijo!

Related Posts with Thumbnails