segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A importância da ética profissional

Bom dia, pessoal! Hoje recebo uma convidada que é minha amiga e cliente, a Fabrícia, proprietária da marca SAPATILE. No final do ano passado, ela descobriu que a Logomarca que criei exclusivamente para ela foi copiada por outra pessoa. A Fabrícia me comunicou o fato e tentei entrar em contato com essa pessoa várias vezes pelo Instagram e pelo celular que ela divulgou. Fui ignorada em todas as tentativas e então minha cliente acionou sua advogada, que entrou com uma ação na justiça. Esse assunto é chato, mas tem que ser abordado porque plágio é crime passível de multa e prisão, previsto na Lei n. 9.610 do Código Penal Brasileiro, datada de 19/02/1998.

Sempre aconselho meus clientes a registrarem suas Logomarcas no órgão competente, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e deixo aqui essa dica para todos vocês que possuem uma empresa, mas ainda não registraram seu nome ou sua marca. Infelizmente, existe muita gente desonesta por aí e essa regulamentação é extremamente importante.

Já tive muitos trabalhos plagiados ou mesmo roubados, no sentido de que a pessoa simplesmente salvou uma criação minha que viu no Google (mesmo em baixa resolução) e aplicou em cartões, etiquetas e outros materiais impressos. É bem desagradável, mas quando estamos protegidos pela lei, podemos ficar tranquilos de que a causa será resolvida a nosso favor. Então não deixem de regularizar a situação de vocês, pessoal! Esse procedimento pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.

fabricia

Oi, pessoal tudo bem? Lembram de mim? A professora que virou designer de sapatilhas? Na verdade, virei estilista de calçados mesmo! Esse é o nome mais apropriado para minha função.

Sou eu mesma! E hoje estou aqui para falar um pouquinho de um assunto um tanto chato, mas muito sério.

Nos últimos dias, a Sapatile foi vítima de um “certo tipo de cópia”, não só da identidade visual, bem como utilização da semelhança no nome para o mesmo fim. Uma pessoa criou um perfil no Instagram com o nome SAPATILLE, porém com 2 LL, sendo que a minha SAPATILE é de 1 L só, e, quando fomos observar sua logomarca, estava idêntica a minha Identidade Visual, que foi criada e desenvolvida exclusivamente pela Katia Bonfadini, a qual foi contratada para o desenvolvimento da nossa marca, onde está devidamente protocolada para registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

sapatilecartao

Felizmente, por contratarmos bons profissionais para isso, a pessoa não conseguiu copiar a fonte porque esta teve um toque especial desta designer maravilhosa que é a Bonfa. Além disso, a pedido do nosso departamento jurídico a logomarca “falsa” foi retirada do perfil.

Quem segue e acompanha o trabalho da Katia, conhece e a seriedade e profissionalismo que ela realiza em todos os seus projetos. Assim como todos nossos colegas que estão de certa forma envolvidos com projetos de criação, sendo designers, artistas, artesões, etc..

Eu, quando vou pesquisar uma coleção para fazer, ou até mesmo sapatilhas que venham de outros fornecedores para revender, tomo muito cuidado para ver se não estou copiando alguma outra colega que trabalhe no mesmo ramo, com o mesmo produto, ou se inconscientemente não estou reproduzindo algum modelo de sapatilha que já exista, etc...porque buscamos referências, e muitas vezes podemos ficar com uma imagem fixada em nossa mente que acabe vindo a tona na hora de executar nosso desenho.

Chamo atenção a todos os blogueiros(as), autônomos, profissionais que tomem cuidado com todos esses detalhes. A ética ainda é o diferencial de sua empresa e do seu trabalho! É isso que vai atrair seguidores, consumidores, curtidas, etc...

Busque ser original, tenha seu diferencial! Com imaginação e criatividade há espaço para todos!

Deixo meu depoimento de alerta a todos! Aproveitando....convidos a todos a visitarem e curtirem as fanpages:

www.facebook.com/sapatile, @sapatile.

Site: www.sapatileonline.com.br (está quase no ar!)

Atenciosamente,

Fabrícia Carralón

………………………………………………………………………………………………………

Fabrícia, muito obrigada pelo seu depoimento, pelo carinho e elogios. Conforme você comentou, a ética e a credibilidade são essenciais no nosso trabalho. Outro dia, recebi a denúncia de que a foto de uma festa que organizei em casa no Réveillon do ano retrasado estava sendo divulgada como se fosse de uma empresa de decoração de festas em Portugal. Que credibilidade esse profissional pode ter quando oferece seus serviços usando a imagem do trabalho de outra pessoa? Eu, certamente, não contrataria alguém que estivesse envolvido com plágio ou apropriação indevida de material alheio.

Para quem não viu ou não lembra do post original da Fabrícia e suas lindas sapatilhas, segue o link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2015/04/de-professora-designer-de-sapatilhas.html

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana criativa!!!!

Bonfa-ass

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails