quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Os preparativos para a Festa Piquenique

DSC_0888

A primeira festa do ano lá em casa aconteceu no final de janeiro e o tema escolhido foi “piquenique”. Fazia tempo que eu tinha vontade de decorar o buffet com esse tema e cheguei a separar uma bolsa na qual colocava tudo o que eu poderia usar no evento. No fim das contas, não aproveitei todo o conteúdo dela, mas usei vários itens. Hoje vou compartilhar com vocês os preparativos e as ideias para essa festa, além de algumas peças do KIT DIGITAL PIQUENIQUE que imprimi e montei para decorar o ambiente.

DSC_0890

No kit há dez ilustrações de formiguinhas* combinadas com bordas de padronagens diferentes no formato 10 cm x 15 cm. Escolhi uma delas para decorar o espaço da festa, mas imprimi todas as opções para compará-las antes de escolher a que mais me agradava.

*Obs: eu geralmente desenho os personagens dos kits, mas essa ilustração foi comprada do banco de imagens Shutterstock e, posteriormente, modificada por mim.

DSC_1016

Escolhi uma entre as oito opções de base para o menu e listei os comes & bebes:

  • Queijos, frios, frutas, pães e torradas
  • Pastinha de alho e aipo
  • Creme de azeitonas pretas
  • Chutney de tomate e chutney de manga
  • Crackers de arroz sabor “barbecue”
  • Mix de frutas secas
  • Biscoito pimentinha
  • Muffin de baunilha
  • Brigadeiro de frutas vermelhas (receita no final do post)

DSC_1020

Os queijos eram os itens principais do menu e então imprimi uma plaquinha para cada tipo que servi a fim de identificá-los. Das placas que aparecem na foto acima, só eliminei a do roquefort porque não encontrei o queijo no mercado.

DSC_0939

Quando vi que as tampas desses potes lembravam uma toalha de piquenique, tratei de lavá-los e guardá-los na bolsa mencionada no início do post. Nem lembro qual era o conteúdo original, mas gostei da estampa e pretendo usá-los em outras oportunidades no futuro. No KIT DIGITAL PIQUENIQUE há a opção de placas identificadoras de cor sólida (sem padronagens nas bordas), como as que colei nos potes.

DSC_0863

Os wrappers para cupcakes/muffins/minibolos possuem três opções de padronagens e resolvi misturá-las para que a decoração ficasse mais colorida. Os toppers têm dez modelos e medem 6,3 cm de diâmetro.

DSC_0982

Os mini toppers/adesivos têm dez modelos e medem 5 cm de diâmetro.

DSC_0999

As bandeirinhas de boas-vindas têm cinco modelos em duas cores e podem ser usadas para enfeitar canudos ou palitinhos para petiscos.

DSC_0950

Na foto acima, vocês podem ver as três padronagens disponíveis no KIT DIGITAL PIQUENIQUE. Usei duas delas para encapar copos de vidro.

DSC_0913

Decidi incluir essa foto aqui para compartilhar com vocês uma descoberta recente, indicação da minha amiga Mi Orlando. Eu me apaixonei pelas peças da designer TITI JUCHEM, cujo trabalho vocês podem conferir no site. Aproveitei para fazer a estreia da minha nova aquisição nessa festa, cujo resultado vou mostrar no próximo post.

DSC_1030

As forminhas para docinhos abrigaram os brigadeiros de frutas vermelhas, diferentes e saborosos, cuja receita compartilho a seguir, incluindo algumas críticas ao resultado da minha peripécia culinária.

DSC_06845

A receita original na qual me inspirei foi a seguinte:

http://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Gastronomia/noticia/2015/02/brigadeiro-de-frutas-vermelhas-na-casquinha-quem-resiste.html

DSC_06882

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de manteiga
  • 4 colheres de chocolate branco ralado
  • 4 colheres de redução de frutas vermelhas (veja receita original) ou geleia de frutas vermelhas

DSC_07402

Modo de preparo:

Comecei pela geleia de frutas vermelhas, misturando amoras, framboesas, morangos e cerejas com o suco de meio limão e açúcar mascavo (a gosto). Cozinhei as frutas em fogo baixo até atingir o ponto de geleia. Esperei esfriar um pouco, enquanto comecei a preparar o brigadeiro branco. Para o brigadeiro, basta misturar o leite condensado, o chocolate e a manteiga na panela. Um pouco antes de atingir o ponto de brigadeiro, adicionei a geleia. Mexi bem até obter a consistência desejada e apaguei o fogo. Em seguida, coloquei o brigadeiro num prato untado com manteiga, deixei esfriar e fiz bolinhas com a ajuda de uma colher. Para finalizar, passei as bolinhas no açúcar mascavo.

………………………………………………………………………………………………………

Minhas considerações:

Não gostei da aparência final dos brigadeiros, que ficaram com cor de chocolate por causa da combinação do açúcar mascavo com o tom vermelho escuro das frutas. Notei que meus convidados provaram os docinhos com a expectativa de que fossem de chocolate amargo e, por causa disso, estranharam a primeira mordida. Pedi que fossem sinceros e eles disseram que gostaram do sabor, mas a expectativa criada pela aparência do doce era outra. Sendo assim, pretendo repetir a receita, separando o brigadeiro branco da geleia, de modo que eu possa servir o doce em duas camadas num copinho.

Untitled-3

Fonte da imagem: https://www.instagram.com/p/-PuBdAnZVw/?taken-by=hwtm

Compartilhei a imagem acima no meu perfil do instagram (@katiabonfadini) há alguns meses e fiquei doida para reproduzir ou adaptar a ideia. Eis que surgiu uma boa oportunidade e então fui para a frente do meu buffet pensar no que poderia usar para substituir as bolas coloridas. Lembrei das flores de papel purpurinado que sobraram da FESTA DE DIA DAS MÃES no ano passado e achei que seria interessante simular uma copa frondosa. O resultado está na imagem abaixo.

DSC_1001

Infelizmente cortei um pedaço da árvore na foto, mas vou mostrar a decoração completa no próximo post. Para fazer o tronco, usei EVA marrom, que cortei com um estilete, e para montar a copa, salpiquei na parede as flores que mencionei anteriormente, usando cortadores de papel nesses formatos. Colei tudo com fita crepe.

Por hoje é só, pessoal, mas espero vocês na segunda-feira com o post completo sobre a festa!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia com muitos motivos para sorrir!!!!

Bonfa-ass

10 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Você sempre arrasa.

bjokas =)

Eu Faço a Festa disse... [Responder comentário]

Estou em um caso sério de amor com as formiguinhas, os kits cinema e o sorvete!!! Tudo muito lindo Bonfa, arrasou como sempre!!
Adoro as as bolas colméia e amei a forma de aplicação da foto de inspiração (inclusive o próximo vídeo que está pra sair é sobre elas), mas a árvore também criou um resultado único e elegante.
Super feliz em ver tanta criatividade saindo daqui e empolgada para ver o post de segunda.
Beijos,

Flávia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, e vc sempre super gentil! Obrigadaaaa! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu Faço a FestaQue fofa, Flávia!!!! Muito obrigada pelo carinho e pela gentileza! Vou lá espiar o video, com certeza! Beijocas!!!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse... [Responder comentário]

Kátia, uma graça a idéia com as formigas. Gosto muito. Há anos a Editora Luz e Vida têm o Smilingüido que sao formigas que trazem marcadores com versiculos bíblicos, revistas, livros uma série de coisas lindas que eles fazem e eles sao bem conhecidos até mesmo aqui no estrangeiro. Existe também uma página que se chama Desenhos para colorir e ai a pessoa escreve a palavra do que está procurando, nesse caso "formiga" e a gente encontra um monte de idéias. Costumo usar bastante essa página quando trabalho com as crianças. Mas estas suas formigas ultrapassam qualquer idéia e bom gosto. Parabéns!

Beijos Georgia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Georgia AegerterMuito obrigada, Georgia!!!! A ilustração das formiguinhas não é originalmente minha e também gostei da ideia de usar o personagem como base para o kit. Minha irmã Flavia fez uma festa muito legal há algum tempo usando umas formiguinhas de biscuit pra enfeitar a mesa e foi daí que me veio essa ideia. Fico feliz que tenha gostado! Conheço o Smilinguido sim, faz muito sucesso! Super beijo, estava com saudades de vc!

Clarina Pereira disse... [Responder comentário]

Oi Flor !!
Amo o colorido que tens por aqui.
Beijocas

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Clarina PereiraMuito obrigada, Clarina! Um final de semana colorido pra vc!!! Beijão!

Ana Laura disse... [Responder comentário]

Linda festa !
Aonde encontrou os porta retratos ?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana LauraObrigada, Ana! Os com pé a minha mãe comprou na IKEA dos EUA e aquele mais trabalhado é de uma loja que fica quase na esquina da Voluntários da Pátria com a Rua Dona Mariana em Botafogo-RJ. Beijão!!!!

Related Posts with Thumbnails