Bom dia, pessoal!!!! As férias terminaram e estou de volta ao blog, mas, ao contrário do que eu havia planejado, ainda não consegui terminar o primeiro post com o resumão da viagem. Sendo assim, hoje vou compartilhar com vocês uma receita que testei assim que cheguei, mas prometo que em breve vou publicar mais fotos e dicas sobre as minhas aventuras na Tailândia, Camboja e Laos, OK?
Foi a amiga de uma amiga que levou essa pastinha para uma festa e eu adorei a ideia de misturar atum com beterraba. Pra falar a verdade, a beterraba não acrescentou tanto sabor à receita original, mas acho que deu um “upgrade” na apresentação. Anotei a intenção de reproduzir essa receita em casa e recorri ao Google para procurar o passo a passo de uma pastinha de atum mais incrementada.
Normalmente eu faria a pastinha simplesmente misturando atum em lata com maionese e salsinha, mas achei interessante pesquisar outros ingredientes e cheguei ao seguinte resultado.
Ingredientes:
- 2 latas de atum
- 4 colheres de sopa de maionese (que pode ser substituída por creme de ricota para um resultado mais “light”)
- 1/2 beterraba
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- Coentro fresco a gosto (pode ser substituído por salsinha)
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
- Raspas de gengibre (opcional)
Modo de preparo:
Pique a cebola e o coentro, enquanto cozinha a beterraba com a casca para manter a cor intensa. Quando estiver pronta, descasque a beterraba, corte-a ao meio e leve uma das metades ao liquidificador com a cebola, o dente de alho, o coentro, o sal, a pimenta e a maionese. Bata bem até conseguir uma pasta homogênea.
Acrescente as duas latas de atum à mistura que saiu do liquidificador e ajuste os temperos. Para finalizar, adicionei algumas raspas de gengibre e servi num potinho decorado com uma folha de coentro.
Essa pastinha é ótima para servir com torradas, crostinis, crackers de arroz ou como base para canapés. O diferencial da receita é a cor, que surpreende e atrai a atenção dos convidados. Por isso, se você já faz uma pastinha de atum que acha deliciosa, minha sugestão é manter a sua receita e acrescentar 1/2 ou 1/4 de beterraba somente para dar uma incrementada no visual.
E assim fiz a estreia da minha bandejinha de madeira comprada na viagem ao Camboja, que deve começar a aparecer bastante por aqui. Adoro peças com estilo rústico e madeira texturizada! Para acompanhar a pastinha, usei uma baguete fresquinha cortada em fatias regadas com um fio de azeite e pimenta-do-reino.
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana cor de rosa!!!!
7 comentários:
Olá Kátia,eu amei!
Eu acrescentaria azeitonas
pretas e faria com ricota!
Uma linda semana para ti e
obrigada por partilhar,beijinhos
@Patricia MerellaQue legal, Patricia! Obrigadíssima pelas sugestões, adoro azeitonas pretas e ricota! E também adoro testar outras versões para uma mesma receita! Super beijo e ótima semana!
Huuuummmm!
Linda Bonfa! Ficou com uma cor incrível e a bandeja é muito bacana!
Vou fazer essa pastinha em breve, rs
Coisa mais linda Kátia, vou me aventurar. E esse pão?! Obrigada!
@MilenaoBRIGADA, QUERIDA! Beijão!!!!
@Rosangela BeOi, Rosangela! Hummmm, adoro essas baguetes quentinhas, uma delícia, né? Beijão!
Postar um comentário