quinta-feira, 2 de junho de 2016

O brigadeiro de cenoura

DSC_0197

DSC_0258

Bom dia, pessoal!!! A receita que compartilho hoje com vocês entrou na minha “lista de desejos” um pouco antes da Páscoa, mas como eu estava de férias nesse período, deixei o tempo passar e esperei o momento certo para testá-la. Quando chegou a hora de tirar a ideia do papel, a primeira coisa que fiz foi vasculhar a internet em busca de uma receita prática e fácil, que encontrei no seguinte link:

Fonte: http://www.superziper.com/2011/04/pascoa-brigadeiro-de-cenoura.html

Dessa vez não fiz nenhuma adaptação e segui o passo a passo à risca, conforme vocês podem conferir a seguir.

DSC_0131

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 cenouras pequenas/médias batidas no liquidificador com pouca água (o mínimo possível)
  • 1 colher de manteiga
  • açúcar cristal para finalizar ou granulado
  • Salsinha para decorar (na versão “cenourinha”)

mix1

Modo de preparo

Coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar.

DSC_0133

Enrole bolinhas e aperte com os dedos até ficar em formato de cone. Passe no confeito que desejar e decore com um ramo de salsinha. Com o lado liso de uma faca, encoste no brigadeiro para fazer as “ranhuras” da cenoura.

………………………………………………………………………………………………………………

Eu havia pensando em usar confeitos de açúcar cristal dourado, como vocês podem observar na foto dos ingredientes, mas não gostei da aparência do doce e então fiz duas novas versões para o brigadeiro: uma com açúcar refinado e outra com chocolate granulado em bolinhas. A versão da cenourinha ficou fofa, mas dá um certo trabalho e fiquei com preguiça de seguir adiante. Foi por isso que fiz apenas três modelos para ver o resultado e finalizei o restante dos brigadeiros com o chocolate.

DSC_0211

Em termos de sabor, o brigadeiro de cenoura é menos doce e enjoativo. De certa forma, me lembrou um bolo de cenoura coberto com calda de chocolate, o que eu adoro! Mas não agradou a todos. Testei aqui em casa e a minha sobrinha não gostou. Minha irmã achou mais ou menos e a minha mãe aprovou, assim como eu. Enfim, não foi uma unanimidade,  mas gosto muito de testar novos sabores de brigadeiro e acho que a experiência teve um saldo positivo.

DSC_0225

Vou terminar esse post com uma pergunta: que sabor inusitado de brigadeiro vocês já provaram e aprovaram? Que sabor gostariam que eu testasse e compartilhasse o resultado aqui? Se tiverem alguma dica e/ou receita de brigadeiro diferente e saboroso, fiquem à vontade para deixar um comentário, OK?

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana doce!!!!

Bonfa-ass

14 comentários:

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Se bolo de cenoura é uma delícia esse brigadeiro tbm deve ser! =) Prefiro com granulado, tem que ter um chocolatinho! hehe....

Beijos!

Bell disse... [Responder comentário]

Que deliciaaa, levando comigo!!!

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assimGábi, concordo com vc, com chocolate é melhor mesmo! Vou tentar com uma única cenoura da próxima vez, talvez agrade a minha sobrinha, mas acho que não porque ela me pediu pra fazer o brigadeiro de novo, mas só com chocolate, rs! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu adoro sabores alternativos de brigadeiro, gosto muito de limão!
O último que tentei foi Oreo, achei que ficou meio doce (afinal brigadeiro + biscoito não tem jeito né?) mas gostei do mesmo jeito.
Também já fiz de romeu e julieta, acho esse perfeito para que não gosta de brigadeiro muito doce.
Os próximos que quero tentar é maracujá, creme brulee e churros.
Minha irmã sempre pede para fazer de cerveja, mas eu não sei, não sou fã de cerveja então não vejo como ficaria bom..

Adoro seu blog!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beatriz DelforgeBeatriz, que legais esses sabores!!!! Fiquei animada com o de maracujá porque adoro sabores azedinhos. Vc tem a receita? Se puder, compartilha aqui com a gente? Super obrigada pela dica e pelo comentário! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellObaaa, Bell! Depois me conta se gostou? Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, eu acho que é do mesmo jeito que o de limão*.. Ao menos vou testar assim pra ver se funciona.. Seria assim:

1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga (pode trocar por creme de leite se achar que ficar com gosto de manteiga)
Chocolate branco (aí eu vou de olho, coloco uns 3-4 quadradinhos de chocolate branco)
Polpa de maracujá (sem água ou um suco bem concentrado da própria fruta)

Em uma panela coloque o leite condensado com a manteiga/creme de leite e mexa até dar o ponto de brigadeiro (descolar do fundo). Desligue o fogo e acrescente o chocolate mexendo bem para que este não queime. Depois, vá colocando a polpa/suco de maracujá e testando o sabor e a textura (aqui é de gosto, se gosta mais forte ou menos forte...).
Enrole em açúcar refinado e decore com as sementes do maracujá.

A moça do meu trabalho faz brigadeiro de maracujá, então posso te dizer que é muito bom! Mas a danada não compartilha a receita...

Espero que ajude! Se você fizer, faz um post sobre, gostaria de ver o seu resultado. ^-^

* no de limão faço da mesma forma, só que ao invés de maracujá, uso o próprio limão. Já testei outras receitas de brigadeiro de limão (que levavam ingredientes mais complicados) e não deram certo para mim.

Unknown disse... [Responder comentário]

Provei numa brigaderia um brigadeiro que achei que não ia gostar quando comprei e se tornou um desejo semanal (que não cumpro, óbvio haha). Brigadeiro de banana e doce de leite com nibs de cacau. Juro que fica MUITO bom. Provei outros sabores, mas um que também amo e se destaca pela simplicidade é um de limão tahiti com coco. Nossa, aguei só de pensar... O de creme brulée sou curiosa pra fazer. Tem o de queijo que é delicioso... muuuitos sabores!

Carla Cristina Alves disse... [Responder comentário]

lá em casa a gente faz muitas vezes o de nozes, damasco e cereja... o meu preferido é o de nozes.

estou fazendo a identidade visual e todo o projeto do aniver do meu pai em agosto, com o tema de boteco, e já montei cardápio... vai ter brigadeiro de caipirinha e outro doce, no caso musse de maracujá com algo em cima, para lembrar um copo de cerveja com espuma, estou pensando em colorir o musse pra ficar mais amarelinho, e colocar coco ralado ou leite ninho em cima no copinho.

Estou me divertindo muito com o resultado, aprendendo muito com as aulas da faculdade de DG(fiz umas disciplinas este semestre), e teoricamente puxei muito do jeito como você monta a identidade visual e planejamento de festas... quando publicar te aviso!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beatriz DelforgeObrigada, super obrigada, Beatriz!!!! Pelo carinho e pela gentileza de deixar a receita aqui! Vou testar! Super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Evelyn MataNossa, Evelyn, também salivei pensando nesses sabores! As combinações me agradam muito, super obrigada pela dica! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carla Cristina AlvesQue legal, Carla!!!! Puxa, super obrigada pelo comentário e pelas dicas e informações!!!! Me mostra mesmo quando ficar pronta a Identidade Visual, vou adorar ver!!!!Um beijão!

Remenry disse... [Responder comentário]

AMO o de capim santo (cidreira)!!!!! Fica bem refrescante se comer geladinho! hummmmm!
Segue a receita:

* 1 xícara de chá de leite (desnatado ou integral)
* 25 folhas (aproximadamente) de erva cidreira/capim santo
* 1 lata de leite condensado
* 1 colher de sopa de margarina (light ou normal)
* Açúcar cristal para enrolar os brigadeiros

Bata no liquidificador a erva cidreira com o leite. Com uma peneira, coe a mistura. Em uma panela, acrescente o líquido coado com o leite condensado e a margarina. Leve ao fogo e mexa até ficar em ponto de brigadeiro (quando soltar do fundo da panela). Depois da mistura fria, enrole e passe em açúcar cristal.

DIVINO!!!!!

Bjo, lindona!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RemenryUauuuu, adorei a ideia, receita anotada, obrigada! Deve ficar uma delícia mesmo, adoro doces refrescantes!!! Beijão!

Related Posts with Thumbnails