segunda-feira, 27 de junho de 2016

Pesto de ervilha com ricota para comer com torradinhas

DSC_0297

Estou conseguindo cumprir a minha meta de testar uma nova “comidinha de festa” por semana e, na quinta-feira passada, procurei na Internet uma receita de pesto de ervilha. Adoro pesto e, desde que descobri que a receita original poderia ter variações interessantes usando diferentes legumes, comecei a pesquisar algumas possibilidades. A receita de pesto que mais gostei até hoje foi o de beterraba, que fica com uma cor linda e sabor incrível. Compartilhei o passo a passo AQUI.

No caso do pesto de ervilha, encontrei um bom número de receitas, e a que mais me chamou a atenção leva ricota, conforme vocês podem conferir no seguinte link:

http://pimentaesal.com.br/receita-de-pesto-de-ervilha-com-ricota/

Segui o passo a passo quase à risca, apesar de ter dobrado as quantidades de todos os ingredientes, já que eu queria usar a lata inteira de ervilha (200g) e o indicado era somente 100g.

DSC_0219

Ingredientes

  • 200g de ervilha fresca
  • 150g de ricota
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho
  • Suco de 1/2 limão siciliano (coloquei um limão inteiro e achei o sabor muito proeminente)
  • 2 colheres de sobremesa de hortelã picado
  • 4 colheres de sobremesa de queijo parmesão
  • 6 castanhas do Pará
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

DSC_0239

Modo de preparo

Lave as ervilhas e cozinhe em água salgada por 3 minutos. Use um escorredor de macarrão para secá-las e esfriá-las. Num processador (usei o liquidificador mesmo), coloque as ervilhas, o azeite, o suco de limão, a ricota e o dente de alho amassados. Bata bem e, em seguida, junte as castanhas, as folhas de hortelã e o queijo parmesão. Bata mais até conseguir uma consistência homogênea e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva com torradinhas.

DSC_0264

Coloquei o pesto numa mini caçarola bonitinha, salpiquei um pouco de pimenta do reino moída por cima e finalizei com um raminho de hortelã.

novo

Para acompanhar, indico essas torradas deliciosas que comprei pela primeira vez no Hortifruti. São da marca Florio e têm gostinho de alecrim.

O que eu mais gostei nessa receita foram os ingredientes diferentes (castanha do Pará, limão siciliano e hortelã) e o fato de incluir a ricota. Adorei o resultado e a única coisa que eu faria diferente seria reduzir o suco de limão. Como dobrei as quantidades de cada ingrediente, coloquei o suco de um limão inteiro e acho que o sabor ficou mais proeminente do que deveria.

O próximo pesto que eu gostaria de testar é o de abobrinha, será que alguém teria uma receita para compartilhar? Se quiserem deixar a dica aqui no formulário de comentários, agradeço muito!

Um super beijo pra todos com votos de uma semana produtiva!!!!

Bonfa-ass

10 comentários:

Karine Possari disse... [Responder comentário]

humm, parece ser muito bom e melhor, sai dos tradicionais patês que a gente esta' acostumada a servir.
Bjk

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Ficou com um aspecto apetitoso. Desejei.
Gosto das suas receitas por serem fáceis.
Bjs, Katia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Karine PossariÉ verdade, Karine! Como gosto de surpreender meus convidados, adoro procurar por receitas novas e testá-las. Essa ficou bem bacana! Super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaOi, Ana! Obrigada! Ah, menina, vc tem toda razão, só faço coisas fáceis e bem práticas, rs! Não sou muito prendada na cozinha, mas mesmo assim, gosto de testar essas receitinhas que qualquer pessoa pode fazer sem susto, rs! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Katia,
Adorei saber que seguiu a receita lá do blog :)
é muito gostosinho este pesto
O seu ficou lindo
bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Pimenta e SalQue visita ilustre, muito obrigada por compartilhar com a gente essa receita deliciosa, amei! Seu blog é ótimo, adoro receitas diferentes! Super beijo!

Anajá Schmitz disse... [Responder comentário]

Que delicia, adorei a dica. Não conhecia ervilha ao pesto. Comprei umas bolachas uruguaias e estava procurando uma pasta, muito legal.
Bjos, tenha uma ótima semana.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anajá SchmitzOi, Anajá! Eu também não conhecia, descobri a receita e fiquei animada para testar. Ficou bem saborosa! Se fizer, depois me conta o que achou? Beijão e seja sempre muito bem-vinda!

julio alves disse... [Responder comentário]

Com relação à pastas ou pesto como preferir chamar, a base deve ser sempre com um queijo fresco, e com relação ao que for acrescentar se soltar água deve utilizar tipo confintada/o com ervas ( como no caso da abobrinha) e utilizar um queijo com um sabor mais forte para atenuar o sabor, sem esconder a abobrinha

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Julio Alves de SouzaOi, Julio! Muito obrigada pela dica, estou doida pra testar essa receita com abobrinha! Adorei as dicas! Beijão e seja sempre muito bem-vindo!

Related Posts with Thumbnails