segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sanduíche aberto de salmão defumado e 4 ideias para canapés

DSC_0813

Eu tinha muita vontade de experimentar a combinação de salmão defumado com abacate. Embora seja carnívora, admiro muito a filosofia vegetariana/vegana e então sigo alguns perfis no instagram que compartilham receitas com este público. O abacate é figurinha fácil por lá. Sempre adorei o creme de abacate da minha mãe e comia com muita satisfação a fruta amassada com limão e açúcar, mas foi só quando descobri o guacamole, que virei fã incondicional. Quanta versatilidade!!!

Pesquisando sobre combinações interessantes para um sanduíche aberto, ou “tartine” (nome chique pra mesma coisa), descobri que abacate combina muito bem com salmão. Então fiz uma lista de possíveis complementos para os ingredientes principais e parti pro o mercado com a seguinte lista:

  • Abacate
  • Salmão defumado
  • Queijo Feta
  • Cream Cheese
  • Pão de centeio tipo alemão (hummel)
  • Amêndoas laminadas
  • Agrião

DSC_0703

As amêndoas laminadas já são gostosas do jeito que a gente encontra no mercado, mas, quando tostadas, elas ficam ainda mais saborosas. Fiz essa experiência pela primeira vez no ano passado e compartilhei o resultado AQUI. Aqueci uma frigideira e coloquei as lascas, revirando-as a cada 30 segundos em fogo baixo até que estivessem bem torradinhas.

DSC_0739

Enquanto as amêndoas esfriavam, montei as primeiras camadas do sanduíche. Primeiro cortei o abacate em fatias, que temperei com sal marinho e pimenta-do-reino. Em seguida, separei uma fatia do pão de centeio e espalhei cream cheese sobre ela. Salpiquei um pouco de pimenta-do-reino moída porque adoro o tempero e, para terminar essa etapa, cobri tudo com queijo Feta.

mix

Continuando a montagem do sanduíche, acrescentei o abacate, o salmão defumado, algumas folhas de agrião e um punhado de amêndoas laminadas. Para finalizar, reguei tudo com azeite.

DSC_0840

O resultado foi uma refeição fresquinha, saudável e gostosa. Fiquei animada e pensei em adaptar o sanduíche para fazer canapés que pretendo oferecer aos amigos numa futura festinha.

DSC_0843

Além de testar e aprovar um canapé feito exatamente com os mesmos ingredientes, experimentei outras combinações, conforme compartilho com vocês a seguir.

DSC_0848

Usei um cortador redondo para fazer a base no mesmo pão de centeio do sanduíche.

DSC_0865

Em seguida, fui testando e provando diferentes misturas, até chegar a essas quatro opções que considerei as mais saborosas.

DSC_0875

Do canapé que aparece no topo da foto para a direita, em sentido horário: cream cheese com amêndoas laminadas e salmão; queijo Feta com mostarda Dijon, salmão e agrião; abacate amassado e temperado com cream cheese e salmão e, por fim, cream chesse com geleia de laranja e salmão. Salpiquei pimenta-do-reino por cima de todos os canapés.

DSC_0890

DSC_0898

Gostei muito de todos os petiscos, mas o meu preferido foi o de cream cheese com geleia de laranja (cheia de pedacinhos suculentos!) e salmão. Adorei essa combinação, que explosão de sabor!!! Achei bem harmoniosa a mistura do salgado com o doce cítrico. Comprei essa geleia em Nova Petrópolis-RS há alguns meses e me apaixonei pela qualidade do produto. As geleias de bergamota e hibisco também são deliciosas! Para quem se interessar, na foto acima vocês podem ver o contato do produtor.

Um grande beijo com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa-ass

11 comentários:

Jenypher Pereira disse... [Responder comentário]

Também adoro abacate! Ótimas combinações. Obrigada por compartilhar!

Marta disse... [Responder comentário]

Eu amo salmão defumado!!!! Hummmm.. adorei essa combinação!!!
Beijos

Margarida Alegrio disse... [Responder comentário]

Amo salmao....parece delicioso, vou experimentar!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jenypher PereiraObaaaaa! Eu estou com mania de abacate ultimamente, rs! Acabei de comprar 2 no Hortifruti. Que bom que gostou da ideia! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaEu sei, Martinha, vc me inspirou!!!! Obrigada! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Margarida AlegrioMargarida, experimenta sim e depois me conta se gostou! Se tiver boas dicas de outras combinações, fique à vontade para deixar algumas sugestões aqui, OK? Beijão e obrigada!

Taia Assunção disse... [Responder comentário]

Ficou super bonito e creio, delicioso. Filhota aprendeu a fazer uma flor de abacate...fica bem bonito: https://www.instagram.com/p/BGWUKi5j_x7/?taken-by=gabrielarimateia Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Taia AssunçãoObrigada, Taia! Menina, que flor liiiinda, adorei a ideia! Obrigada por compartilhar! Beijão!

Cintia Fumagalli disse... [Responder comentário]

Adorei as dicas, parecem deliciosos ... eu provaria com certeza, ficaram lindos no visual Kátia!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cintia FumagalliCintia, estava sentindo sua falta por aqui! Obrigada pelo comentário, eu gostei muito! Super beijo!

Ariadne D'freitas disse... [Responder comentário]

Nossa q legal estive vendo várias ideias p um jantar canapés e cocktail esta foi a receita q mas chamou minha atenção essa ideia das amêndoas laminais e torrar gente já tô imaginando meus convidados chuparem os dedos e EUZINHA ne ! Claro . Obrigada pelas ideias feliz natal deus abençoe

Related Posts with Thumbnails