segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Criação de Identidade Visual para a marca PIPELINE

logo

 

A criação de Identidade Visual para a PIPELINE, marca pertencente ao Willian Barros, é um dos meus projetos mais recentes. No briefing elaborado com as perguntas que enviei ao cliente, constava a ideia de desenvolver uma Logomarca que representasse o estilo descontraído da famosa praia havaiana. Pipeline é uma zona de surfe internacionalmente conhecida por suas ondas perfeitas e a praia é considerada uma das melhores do mundo para a prática do esporte.

Ao mesmo tempo, o Willian desejava veicular o conceito de uma hamburgueria gourmet com produtos de qualidade e um toque de sofisticação. Apresentei algumas propostas, trocamos ideias e fiz algumas modificações até chegarmos a uma solução que agradasse bastante. O resultado é uma Logomarca minimalista, cujo nome ganhou destaque inserido em uma prancha de surfe estilizada. Os tons escolhidos seguiram os mesmos que o cliente pretende usar na decoração do restaurante. Priorizei o laranja, por ser um tom  vibrante que chama a atenção sem ser tão agressivo quanto o vermelho. É uma cor considerada amistosa, alegre, convidativa e estimula o apetite. O marrom entrou como tom complementar porque transmite aconchego e remete à cor da carne do hambúrguer.

 

fontes

 
Tipologias e cores usadas na Logomarca

 

O cliente tinha uma preferência por fontes de traços simples, retos e geométricos. Dei prioridade a essas tipologias, selecionando as mais estruturadas e bem desenhadas. No nome “PIPELINE” usei uma fonte que, apesar de ser bastante legível, possui preenchimento irregular ou “desgastado”, que remete à textura da areia da praia. No complemento “hamburgueria” usei uma fonte mais neutra e em tamanho menor, respeitando a hierarquia das informações contidas na Logomarca.

 

logopb

Logomarca versões P&B sobre fundo claro e escuro

 

Segui elaborando a Identidade Visual e desenvolvi seis padronagens inspiradas nos elementos gráficos e/ou nas cores e no conceito usado na Logomarca.  Depois simulei a aplicação da Logomarca em conjunto com as estampas em cartões de visita, folheto promocional, página de abertura do site/blog, embalagens, louças, porta-guardanapos, camisetas, aventais, revestimentos para poltronas, canetas e marca d´água. Reparem que numa das padronagens aplicadas num dos aventais e numa das canetas, as ondas estilizadas também lembram as chamas da grelha na churrasqueira.

 

padrao

Conjunto de padronagens desenvolvidas com exclusividade para a marca PIPELINE

 

cartao

Simulação de aplicação da Identidade Visual em cartões de visita

 

folder2folder1

Simulação de aplicação da Identidade Visual em folheto promocional*

 

site1

site2

Simulação de aplicação da Identidade Visual em site ou blog da empresa*

 

embalagens

Simulação de aplicação da Identidade Visual em embalagens

 

lou

Simulação de aplicação da Identidade Visual em louças

 

guardanapo

Simulação de aplicação da Identidade Visual em porta-guardanapos

 

camisetas

Simulação de aplicação da Identidade Visual em camisetas/uniformes dos funcionários

 

avental

Simulação de aplicação da Identidade Visual em aventais

 

poltronas

Simulação de aplicação das padronagens em tecidos para revestir poltronas

 

canetas

Simulação de aplicação da Identidade Visual em canetas

 

marca

Simulação de aplicação da marca d´água em fotos de divulgação do restaurante*

 

*As fotos dos hambúrgueres usadas nas simulações de aplicação são somente ilustrativas e não fazem parte do menu do restaurante.

Depois da aprovação do Willian, finalizei o projeto desenvolvendo o estudo dos limites de redução da marca, algo que não pode faltar num projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicações em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.

 

redu

 

E isso é tudo, pessoal! Se vocês gostaram do meu trabalho, precisam de uma Identidade Visual ou desejam reformular uma marca já existente, podem contar comigo! Para solicitar um orçamento, basta escrever para coisasdabonfa@gmail.com e, para ver meu portifólio completo com trabalhos de design gráfico e editoração, é só clicar no seguinte link:

http://www.coroflot.com/katiabonfadini

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana criativa!!!!

Bonfa-ass

Related Posts with Thumbnails