segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Criação da minha Identidade Visual + novo site/portfólio

logonova

 

Bom dia, pessoal!!! É bom estar de volta e poder contar o que estive fazendo nesse período de recesso do blog. Janeiro normalmente é um mês bem tranquilo e por isso eu já havia me programado para tirar algumas ideias do papel, principalmente na área profissional. Aquele ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” combina muito comigo, rs. Trabalho há quatro anos como free-lancer e ainda não havia criado uma Identidade Visual pra mim, acreditam? Que vergonha! Os projetos de design gráfico e a loja Coisas da Bonfa sempre foram as minhas prioridades e, apesar da crise, posso dizer que 2016 foi um ano generoso e produtivo. Entretanto, de tempos em tempos, acredito que é importante dar uma pausa na rotina para investir em aprendizado e desenvolvimento profissional. Por isso, em meados do ano passado, me inscrevi no programa “Mamãe de Sucesso” e fiz dez sessões de coaching com a Vanessa Ribeiro, o que me rendeu auto-conhecimento e um foco maior nos meus objetivos. Comecei a enxergar o trabalho de outra maneira e tracei algumas metas para 2017, que, aliás, já estou cumprindo. A primeira delas foi justamente criar a minha Logomarca e atualizar o meu portifólio profissional, que estava hospedado num portal junto com trabalhos de outros designers, o Coroflot. Agora tenho o meu próprio domínio e site, o que me deixou muito feliz e com a sensação de “missão cumprida”. Antes de falar sobre isso, vou contar a vocês quais foram os conceitos que usei para elaborar a minha marca, OK?

 

assbranca

 

Sempre envio aos meus clientes um pequeno questionário, cujas respostas são imprescindíveis para que eu possa montar o briefing do projeto:

1. Qual o nome da sua marca?

2. Que conceito deseja passar com a marca?

3. Qual é o seu público-alvo e que tipo de produtos vai comercializar?

4. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?

5. Você poderia me enviar Logomarcas, sites, imagens ou qualquer outra referência visual que possa me ajudar a conhecer melhor seus gostos, preferências e expectativas com relação ao projeto? Podem ser imagens de empresas concorrentes ou não, qualquer coisa que te agrade, que considere interessante, estimulante, que reflita a sua personalidade etc.

Para criar a minha Identidade Visual, respondi as mesmas perguntas e estabeleci que eu queria uma Logomarca minimalista e elegante que tivesse uma tipologia bem legível, construída com traços simples e retos. O objetivo era fugir da estética ultra feminina, despojada e divertida do blog/loja e criar um perfil mais sério e sóbrio, que passasse confiança, credibilidade e solidez. Apesar de 90% da minha clientela ser feminina, a ideia é trabalhar para empresas de qualquer área de atuação. A experiência de 16 anos com design gráfico me permite criar uma Logomarca tanto para uma decoradora de eventos quanto para uma fábrica de parafusos, por exemplo. Sendo assim, a partir de 2017 pretendo abrir o leque de opções e atrair novos segmentos.

 

rubrica


Em vez de desenhar um símbolo, preferi usar as iniciais do meu nome e sobrenome para criar um selo com uma espécie de rubrica. Desenhei o KB à mão livre de uma forma estilizada, com traços arredondados, leves e fluidos, fazendo um contraponto à tipologia usada na Logomarca. O selo é bastante versátil e, sendo assim, posso usá-lo de várias maneiras, como, por exemplo, para assinar as páginas das apresentações dos meus projetos ou como marca d´água para proteger fotos e ilustrações.

 

marcadagua


Para manter uma certa unidade com o blog e a loja, escolhi para a Logomarca cores semelhantes às que já uso nesses dois ambientes virtuais: o rosa vibrante e o verde cítrico. O cinza grafite, tom principal, representa a minha seriedade, solidez e experiência como designer, enquanto o rosa simboliza a feminilidade e o verde emana energia e frescor, agregando o conceito de novidade.

 

cores

 

Depois de terminar essa primeira etapa, parti para a elaboração do site, hospedado no seguinte endereço:

http://www.katiabonfadini.com.br/

A seguir, vocês podem ver algumas telas e, clicando em qualquer uma delas, será direcionado para o meu domínio.

 

pag2

Criação de Identidade Visual

pag1

Projetos gráficos para livros, revistas e impressos em geral

pag3

Criação de kits digitais para festas temáticas

eu

Resumo da minha formação e áreas de atuação

portifolio

Portifólio

ilustra

Ilustração e criação de mascotes

festa

Criação de kits digitais para festas temáticas

clientes

Clientes

id1

Identidade Visual

editorial1

Design editorial

ilustra2

Ilustração

papelaria

Papelaria de festa

 

Dividi meus trabalhos em quatro categorias para facilitar a navegação: IDENTIDADE VISUAL, DESIGN EDITORIAL, ILUSTRAÇÃO e PAPELARIA DE FESTA.

E por hoje é só, pessoal! Fica aqui o convite para vocês conhecerem meu novo site e sejam muito bem-vindos! Para requisitar um orçamento, escreva para katiabonfadini@gmail.com.

Antes de terminar esse post, quero aproveitar a oportunidade para sugerir um texto muito interessante que explica de forma bastante didática o que significam “Logotipo e Identidade Visual e para que servem”. Penso que é uma boa leitura pra quem está pensando em abrir um negócio e quer se destacar no mercado:

http://metablog.xcake.com.br/logotipo-e-identidade-visual-o-que-sao-e-para-que-servem

Um super beijo pra todos e que 2017 seja um ano bastante produtivo e generoso!!!!

Bonfa-ass

14 comentários:

Teodoro disse... [Responder comentário]

Curti! Sucesso para você em 2017! Bjs, Larriza

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@TeodoroQue saudades de você!!!! E fico muito feliz que tenha gostado desse projeto! Beijão e feliz 2017!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita! O site ficou lindo! Parabéns! A sua cara e tudo a ver com o seu trabalho!!! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, super obrigada, amiga! Que bom que gostou, super beijo!!!!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Que maravilha!!! Sucesso cada vez mais pra você! Te admiro muito e tudo que vc faz, vc arrasa!
Linda sua marca. Ficou elegante, com movimento e clean ao mesmo tempo. ��

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateOi, Adri!!!! Saudades de vc! Super obrigada pelo elogio e incentivo, fiquei muito feliz com seu comentário! Beijão!!!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Fui lá visitar e amei!!! Sucesso, querida!!! Ficou maravilhoso!!! Beijos!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Fui lá visitar e amei!!! Sucesso, querida!!! Ficou maravilhoso!!! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammQue bom que gostou, Si! Muitíssimo obrigada pela visita! Beijão!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Ficou lindo Bonfa! Parabéns e muito mais sucesso =)

beijos!
Gábi

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar é assimOi, Gábi! Muito obrigada!!!! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Sensacional! Ficou lindo e marcante. As cores são alegres e ao mesmo tempo transmitem seriedade. Parabéns

Unknown disse... [Responder comentário]

Sensacional! Ficou lindo e marcante. As cores são alegres e ao mesmo tempo transmitem seriedade. Parabéns

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMuito obrigadaaaaaaaaaa! Beijão!

Related Posts with Thumbnails