segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Canapés de batata doce com molho de cogumelos no shoyu

DSC_0634

Fiz essa receitinha despretensiosamente para um almoço durante a semana. A ideia era repetir o molho de cogumelos que publiquei AQUI há alguns dias, a fim de servi-lo sobre rodelas de batata doce. Conforme comentei anteriormente, esse ano estou disposta a cozinhar com mais frequência, priorizando alimentos saudáveis e nutritivos. Como faço atividade física regularmente, tenho necessidade de comida que me dê energia e, pesquisando sobre os benefícios da batata doce, encontrei as seguintes informações:

  1. Facilita o aumento de massa muscular porque fornece a energia necessária para o treino;
  2. Ajuda a controlar o diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
  3. Emagrece pois diminui o apetite;
  4. Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A;
  5. Melhora o funcionamento do intestino, porque é bastante rica em fibras.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é cozinhá-la de forma cozida e com casca, devendo-se evitar fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata, prejudicando a saúde*.

+Fonte: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-batata-doce/

Com tantas vantagens e a presença constante da batata doce nos pratos das musas fitness da atualidade, resolvi me render ao ingrediente e explorar diferentes maneiras de prepará-lo. Dessa vez, levei a batata ao forno em rodelas e a seguir compartilho com vocês o delicioso resultado!

DSC_0598

Ingredientes:

  • Duas batatas doces de tamanho médio
  • 210 g de cogumelos Portobello fatiados
  • 4 a 6 colheres de sopa de molho shoyu light
  • 1 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara de água
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

DSC_0621

Modo de preparo:

Lave bem as batatas, corte-as em rodelas (não tire a casca!) e disponha numa assadeira untada com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao forno em temperatura baixa e espere até que elas estejam douradinhas de ambos os lados. Enquanto isso, refogue a cebola com alho e um filete de azeite. Em seguida, acrescente os cogumelos, a água, o molho shoyu e a pimenta-do-reino a gosto. Mexa de tempos em tempos e cozinhe até que os cogumelos amoleçam e absorvam os temperos. O líquido deve se transformar em um caldo grosso.

DSC_0619

Contei pra vocês que esse foi o meu almoço num dia qualquer da semana, né? Nesse caso, espalhei o molho por cima de uma camada de batatas, mas, para uma festa, sugiro a apresentação em forma de canapé. Basta colocar uma porção generosa de cogumelos sobre cada fatia e finalizar com queijo parmesão ralado (ou em lascas) de boa qualidade. Fica uma maravilha, gente! Aprovei a ideia e pretendo repetir muitas vezes no futuro!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana repleta de boas novidades!!!

Bonfa-ass

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails