quinta-feira, 20 de abril de 2017

Camembert com uvas verdes assadas no azeite e tomilho

DSC_0034

Tive a ideia de assar uvas verdes depois que vi a seguinte foto de um perfil que sigo no Instagram. A publicação é de uma coreana que trabalha com catering e monta lindas tábuas de queijos, frios e canapés. Adoro as produções dela, que são bastante delicadas e se caracterizam pela simplicidade elegante.

doyori

Fonte da imagem inspiradora: https://www.instagram.com/_doyori/?hl=en

Eu já havia me inspirado num belisquete que ela serviu (canapé de gorgonzola com uvas verdes, nozes e alecrim), cuja receita mostrei NESSE POST. O único problema de reproduzir as criações dela é que o Google Translator não funciona muito bem na conversão do coreano para o português. As legendas sempre ficam esquisitas e então eu preciso interpretar o resultado. No caso da foto acima, descobri que o queijo usado como base para os canapés era camembert e as uvas verdes foram assadas no forno com azeite e ervas frescas. Fui procurar na internet alguma receita parecida em português e não encontrei nada, mas como a curiosidade é uma das minhas características de nascença, lá fui eu comprar os ingredientes para testar essa combinação curiosa.

DSC_0004

Ingredientes:

  • Uvas verdes sem caroço
  • 1 Camembert
  • Azeite
  • Tomilho fresco
  • Uma pitada de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto

DSC_0010

Modo de preparo:

Corte o camembert em fatias triangulares. Lave bem as uvas e coloque-as numa assadeira untada com azeite. Despeje mais um pouco de azeite por cima das uvas e, em seguida, salpique alguns raminhos de tomilho, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

DSC_0009

Misture tudo e leve ao fogo baixo por 15 minutos ou até as uvas amolecerem e começarem a dourar. Retire do forno, espere esfriar e sirva as uvas por cima dos triângulos de camembert ou prepare canapés como os da segunda foto desse post.

DSC_0014

Achei o resultado delicioso! As uvas assadas ficaram adocicadas, apesar dos temperos, e combinaram super bem com o camembert.

DSC_0052

Depois que finalizei esse post, tive a ideia de procurar por “roasted grapes” na internet e aí sim, encontrei algumas receitas bem bacanas, como essa da foto abaixo:

ea83c0ed99d70bea1f466e8f1b816b676f8a6be2

Fonte: http://www.thekitchn.com/try-this-roast-grapes-for-cheese-plattersthe-cheesemonger-172267

Nesse caso, as uvas eram vermelhas sem caroço e ficaram no forno por mais tempo (30 minutos), o que resultou num sabor mais intenso e na quase “caramelização” do suco liberado pelas frutas. Definitivamente, fiquei bastante animada para repetir a receita e compartilhar essa iguaria com os amigos! O melhor é que dá pra preparar as uvas com antecedência e guardar na geladeira por até quatro dias.

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana saboroso!!!

Bonfa-ass

6 comentários:

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Que linda apresentação minha querida! Parece delicioso, grata por partilhar, beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaMuito obrigada, Patricia!!! Fica tão saboroso e diferente! Quero muito testar com outros tipos de uva! Beijão!

Rejane FEMININO Silva disse... [Responder comentário]

Que coisa maravilhosa, Kátia! Vou fazer com toda certeza :) Parabéns.

Gabi disse... [Responder comentário]

Parece uma delícia!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rejane AbreuObaaaa, experimenta sim e depois me conta o que achou! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GabiFica ótimo mesmo e o que eu mais gostei foi da praticidade! Beijão!

Related Posts with Thumbnails