segunda-feira, 17 de julho de 2017

Brigadeiro/trufa de chocolate amargo com cerveja Porter

DSC_0063

Vou usar o kit DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS para decorar a próxima festinha lá em casa. Na semana passada, compartilhei algumas ideias e inspirações para um evento com esse tema e fiquei bastante animada com o resultado das minhas pesquisas. As comidinhas sugeridas para acompanhar as cervejas são fáceis de encontrar no mercado: biscoitos salgados, chips de tortilla, pipoca, batata frita, frutas secas, amendoim temperado, queijos e frios. Basta abrir as embalagens e servir. A única coisa que vou preparar no dia desse encontro com os amigos é a linguiça frita, que já está na geladeira. Também pretendo montar um mini bolo de queijos, menorzinho do que a versão que mostrei AQUI, mas não menos caprichado.

Como sobremesa, teremos muffins de chocolate e, para não fugir da tradição, decidi preparar um brigadeiro temático sabor cerveja. Não sou muito fã da tradicional “loira gelada” porque prefiro as brejas mais encorpadas e aromáticas. Então achei que o tipo Porter da marca Colorado (amarga, forte, escura e com café) seria a bebida ideal para misturar ao leite condensado.

Pesquisei muitas receitas e nenhuma me agradou totalmente. Inclusive, percebi que várias delas sugerem a inclusão de farinha de trigo no brigadeiro de cerveja, o que achei bem estranho, mesmo sendo totalmente amadora e desastrada na cozinha. Confiram nesse link: http://clubedebrigaderia.com.br/farinha-de-trigo-no-brigadeiro/. Parece que a prática é comum e serve para engrossar o doce, mas depois de ler o texto, nem considerei essa possibilidade.

DSC_0068

Acredito que, para obter um bom resultado, é importante selecionar ingredientes de qualidade e então investi nisso. De resto, fiz uma miscelânea com todas as receitas que encontrei e desenvolvi a minha própria versão, que compartilho a seguir.

mix

Ingredientes:

  • 300 ml de cerveja Porter (usei metade da garrafa de Colorado Demoiselle, que leva café em sua fórmula)
  • 1 lata de leite condensado
  • 50 g de chocolate amargo (usei o da marca Lindt com 85% de cacau)
  • 1 colher de sobremesa rasa de margarina
  • Chocolate em pó para o acabamento

mix2

Modo de preparo:

Coloque a cerveja em uma panela e reduza até a metade do volume em fogo baixo. Espere esfriar para o brigadeiro não talhar. Quando o líquido estiver na temperatura ambiente, acrescente o leite condensado, o chocolate (previamente derretido no microondas) e a margarina. Misture tudo em fogo baixo até a massa desgrudar do fundo da panela. Apague o fogo, despeje o brigadeiro em um prato untado com margarina e deixe esfriar naturalmente ou leve à geladeira por uma hora.

DSC_0040

Quando o doce estiver frio, unte as mãos com um pouco de margarina, faça bolinhas e passe no chocolate em pó para finalizar.

DSC_0046

O brigadeiro ficou com cara de trufa e essa é a explicação para o título desse post, rs. Preferi enrolar o doce porque vou colocá-lo nas forminhas do kit DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS, mas acho que é uma boa ideia servi-lo em copinhos ou mini canecas de chopp.

DSC_0085

O brigadeiro ficou um pouco mais molinho do que eu gostaria e então entendi a sugestão de acrescentar a farinha de trigo, mas mesmo assim, não me agrada a ideia de usar esse ingrediente. De qualquer forma, o importante é que o resultado fez sucesso! Foi possível identificar o sabor da cerveja e o aroma do café, além do chocolate, que é o mais proeminente.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosa!!!!

Bonfa-ass

3 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Oba! Receita anotada...vou fazer e depois te conto como ficou ;)
Beijos querida!

Lud disse... [Responder comentário]

Poderia substituir essa cerveja por qual outra? Marca ou tipo? Obrigada!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LudOi, Lud! Você pode usar qualquer cerveja preta da sua preferência. Beijão!!!

Related Posts with Thumbnails