segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Uma tábua de queijos e frios para comemorar os nossos 22 anos de relacionamento

DSC_1768

Mais um ano se passou desde que começamos a namorar em 1995. A gente mantém o costume de comemorar a data com um jantar especial ou uma escapadinha romântica no final de semana. Dessa vez a ideia era viajar, porém tivemos que mudar os planos por motivos de força maior e então me animei para montar uma tábua caprichada. O Marcelo estava voltando de uma viagem a trabalho e pensei que estaria cansando para sair. A perspectiva de assaltar a nossa “despensa gourmet” em busca de petiscos gostosos sempre me agrada porque adoro testar novas combinações entre queijos, frios, pastinhas, geleias e frutas.

DSC_1761

Desde que vi a foto de uma tábua redonda bem grande e recheada de gostosuras num perfil do Instagram, pensei na praticidade de fazer “uma festa na tábua”, ou seja, concentrar num único lugar tudo o que eu preciso para entreter meus convidados. No caso, são normalmente três ou quatro pessoas, além do Marcelo e eu, e então essa base de quase 50 cm que comprei no ano passado tem o tamanho perfeito.

A seguir vou listar o que escolhi para servir na nossa comemoração especial.

1

  • Azeite aromatizado com alho, alecrim, manjericão, pimenta rosa e pimenta branca
  • Salame com crosta de ervas finas (comprei na Le Dépanneur)
  • Mel
  • Amêndoas
  • Creme de balsâmico com geleia de morango e pimenta da Casa Madeira
  • Queijo meia cura
  • Queijo de cabra tipo boursin com azeite e pimenta rosa da marca Rancho dos Sonhos
  • Uva Crimson (sem caroço)
  • Molho pesto sem conservantes da marca Dojour
  • Presunto alemão (comprei na Le Dépanneur)

2

  • Queijo parmesão defumado
  • Salsicha Viena
  • Geleia de jambu que o marido trouxe do Pará
  • Queijo meia cura
  • Pimenta
  • Pasta de pimentão vermelho da marca La Pastina
  • Queijo brie
  • Damascos
  • Queijo Grana Padano
  • Mostarda com pequi e pimenta da marca Grãom Terra (graomterra@gmail.com)
  • Salame Spianata Vito (comprei na Le Dépanneur)
  • Geleia de laranja da marca inglesa Wilkin e Sons Tiptree
  • "Queijo de figo": doce típico do Algarve (Portugal) feito com figos secos, amêndoas e especiarias

DSC_1798

Além das comidinhas na tábua, acrescentei à mesa dois bowls de madeira contendo torradinhas cobertas com parmesão e uma cesta com a baguete rústica da Deli Delícia cortada em rodelas.

DSC_1775

Para acompanhar essas delícias, abrimos uma cava espanhola (Planas Albareda) que ganhei de presente de aniversário da amiga Mari.

DSC_1755

Como não gosto de espumantes doces nem meio doces, achei a bebida perfeita porque é do tipo Brut Nature e possui uma quantidade mínima de açúcar residual. É o mais seco que existe e estava delicioso!

DSC_1820

Foi assim que celebramos mais um ano juntos. Adiamos indefinidamente a viagem romântica que faríamos, mas não fiquei frustrada porque também adoro curtir a nossa casinha, o que não é possível na correria do dia a dia.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa-ass

7 comentários:

Márcia Carvalho disse... [Responder comentário]

Ai, que deliciosa!! Adoro essas coisas todas, porém meu marido não é adepto desas comidinhas! Pense numa frustração!!! que bom que vc e seu marido curtem! Beijos e que venham mais um montão de anos felizes juntos!

Glá disse... [Responder comentário]

Que delicia!! mais ainda é comemorar 22 dois anos de amor, com amor!! Parabenssss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Márcia Carvalho de Souza Oi, Marcia! Puxa, que pena... mas será que nem de vez em quando pra variar? Tenta servir um queijinho de tempos em tempos, quem sabe? Um beijão e obrigada pelo carinho!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GláMuito obrigada, Glá!!!!! Um beijão e seja sempre muito bem-vinda!

Julia Vieira disse... [Responder comentário]

Katia boa tarde aqui de Lisboa,

Eu sei que já passou a data mas felicitar nunca é tarde. Parabéns pelo aniversário, e pela excelente ideia que teve de poupar seu marido, amar é isso mesmo.

No dia 1º do ano passámos eu e meu marido, estivemos na passagem de ano com amigos mas depois optámos por passar o 1º os dois, também fiz uma tábua de queijos e presunto etc. ficou bem agradável a acompanhar com um bom vinho tinto, meu marido alinhou. O único problema que existe nessa altura é que está um gelo e só apetecem coisas quentes.

Aos anos que eu recebo o seu blogue por e-mail, um mais fabuloso que o outro.

Tudo de bom para si e seu marido e continuem esse caminho caminhando juntos ... eu e meu marido dia 30 de Setembro já vamos fazer 40 anos de casados. Beijos Katia

Julia Vieira disse... [Responder comentário]

Katia boa tarde aqui de Lisboa,

Eu sei que já passou a data mas felicitar nunca é tarde. Parabéns pelo aniversário, e pela excelente ideia que teve de poupar seu marido, amar é isso mesmo.

No dia 1º do ano passámos eu e meu marido, estivemos na passagem de ano com amigos mas depois optámos por passar o 1º os dois, também fiz uma tábua de queijos e presunto etc. ficou bem agradável a acompanhar com um bom vinho tinto, meu marido alinhou. O único problema que existe nessa altura é que está um gelo e só apetecem coisas quentes.

Aos anos que eu recebo o seu blogue por e-mail, um mais fabuloso que o outro.

Tudo de bom para si e seu marido e continuem esse caminho caminhando juntos ... eu e meu marido dia 30 de Setembro já vamos fazer 40 anos de casados. Beijos Katia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Julia VieiraOi, Julia! Que comentário delicioso de ler, muito obrigada pelo carinho, gentileza e elogios! Fico muito feliz que goste do blog e acompanhe as minhas peripécias. Seja sempre muito bem-vinda! Ah, e parabéns pelos 40 anos, que legal! Comemorem bastante! Beijão!

Related Posts with Thumbnails