segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Vinagrete de morango e queijo de cabra cremoso com crosta de pimenta rosa e alecrim

DSC_1598

Inspirada por uma foto que vi no Instagram e  também por algumas receitas que fiz usando queijo de cabra como base, decidi criar um aperitivo com as cores do Natal, já pensando em servi-lo no último encontro com os amigos em 2017. 

DSC_1635a

Além do queijo de cabra cremoso com crosta de pimenta rosa e alecrim, preparei um antepasto que há tempos queria experimentar, o vinagrete de morango. Encontrei uma boa variedade de receitas na Internet, mas confesso que tive a ideia de última hora e então improvisei. O resultado foi melhor do que eu esperava e a seguir compartilho o passo a passo com vocês.               

DSC_1564

Os ingredientes que usei foram:

  • Duas unidades de 80 g de queijo de cabra cremoso
  • Pimenta rosa
  • Alecrim fresco
  • Uma caixa de morangos
  • Creme balsâmico com geleia de morango e pimenta

DSC_1583

Para preparar o queijo, bastou juntar as duas bolotas originais, formando um cilindro que coloquei sobre um pedaço de filme plástico. Em seguida, cobri o queijo com folhas de alecrim fresco* e pimenta rosa, tendo o cuidado de espalhar bem os temperos por toda a superfície. Para terminar, envolvi o cilindro com o plástico bem apertado e levei à geladeira por uma hora antes de servir. 

*Eu gosto dessa aparência rústica, mas, se preferir, você pode usar o alecrim bem picadinho.

DSC_1588

Na foto acima vocês podem ver os ingredientes que usei para preparar o vinagrete de morango. Cortei as frutas em pedaços bem pequenos, misturei tudo e fui testando os temperos até chegar ao ponto que considerei ideal. Acho que a quantidade de vinagre, alecrim e pimenta depende muito do paladar de cada um e por isso prefiro não sugerir medidas específicas. O creme de balsâmico da CASA MADEIRA é feito com geleia de morango, o que suaviza a acidez do vinagre. Não usei sal, nem açúcar, nem cebola ou manjericão, que são ingredientes comuns nessa receita. Fiz da maneira mais simples possível e acho que ficou delicioso!

DSC_1604

Na hora de servir, retirei o filme plástico do queijo e acomodei os antepastos numa tábua rústica de madeira que comprei na loja MY PARTY.

DSC_1713

Para acompanhar os belisquetes, não há nada melhor do que uma baguete fresquinha, mas torradinhas caseiras feitas na hora ou biscoitos integrais são boas opções.   

DSC_1697

Detalhe do vinagrete de morango

DSC_1689

Detalhe do queijo de cabra cremoso com crosta de pimenta rosa e alecrim

DSC_1660

Sugiiro deixar um potinho com creme de balsâmico à disposição para quem quiser aumentar a quantidade do ingrediente no vinagrete. Essa mesma marca produz um creme de balsâmico com mel e laranja e outro com geleia de Cabernet Sauvignon.

DSC_1718

Para decorar a mesa na qual coloquei a tábua com os aperitivos, usei essas formiguinhas fofas da loja MY PARTY que vêm com um espetinho nas costas para carregar canapés, mini sanduíches, tomates-cereja, uvas ou frutas como os morangos da foto.

Em breve vou publicar mais algumas receitinhas com inspiração natalina, espero vocês!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa-ass

2 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá querida!
Achei essa receita linda e apetitosa. Estou curiosa para experimentar a vinagrete de morangos.
Beijão e boa semana!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda Furtado Querida Fernanda, muito obrigada!!!! Beijão!

Related Posts with Thumbnails