segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Um boneco de neve e uma árvore de Natal comestível

DSC_00251

Bom dia, pessoal! Conforme prometido no Instagram e no Facebook, a seguir compartilho com vocês a receita do boneco de neve e da árvore de Natal feitos de pastinha de queijos com alho, cujas fotos publiquei nas redes sociais recentemente. As ideias não são originalmente minhas, há várias versões do boneco e da árvore na Internet. O que eu fiz foi inventar uma receita pensando em ingredientes fáceis de encontrar no mercado.

DSC_2337

Para o corpo do boneco:

  • 250 g de ricota fresca
  • 1 caixa de catupiry (410 g)
  • Parmesão ralado a gosto
  • 1 dente de alho
  • Azeite
  • Sal

Para os detalhes e acessórios:

  • 1 pimentão vermelho
  • 1 cenoura grande
  • 1 azeitona preta
  • Biscoito Stiksy
  • Cebolinha
  • 1 cravo
  • Torradinhas para acompanhar

DSC_2345

Modo de preparo:

A massa de queijos não pode ficar muito molenga senão não será possível modelar o boneco. Por isso comecei misturando a ricota e o catupiry com um dente de alho e um pouco de azeite, mas deixei outra embalagem de ricota reservada no caso de precisar aumentar a consistência da pastinha. Nesse caso, ela não foi necessária. Em seguida, fui acrescentando o queijo parmesão ralado aos poucos até atingir o ponto ideal para a modelagem.

DSC_2363

Misturei bem todos os ingredientes e fiz duas bolotas, uma maior para o corpo e outra menor para a cabeça do boneco. Envolvi em filme plástico e levei à geladeira por duas horas a fim de enrijecê-las um pouco mais. Enquanto isso, usei uma cenoura para esculpir o nariz e a cartola, conforme vocês podem ver no mix de fotos acima.

DSC_2393

Para simular os braços e dedos feitos de troncos de árvore, usei pedaços de biscoito Sticksy colados com Super Bonder. Para os olhos, cortei as extremidades de uma azeitona preta. Como o pimentão que comprei era bem grande, aproveitei para fazer alguns testes cortando estrelas e um gorro de Papai Noel, mas acabei usando somente três quadradinhos que simularam botões.

DSC_0018

Tirei as bolotas da geladeira e comecei a montar o boneco. Por uma questão de logística e falta de tempo, tive que fazer isso na véspera da festinha lá em casa, mas o ideal é decorar a massa de queijos um pouco antes de servi-la, já que a cenoura pode escurecer e murchar na geladeira e o biscoito Stiksy fica molengo depois de algum tempo em contato com a umidade da pastinha.

DSC_0073

Para representar o cachecol, usei uma folha de cebolinha presa com um cravo.

DSC_0057

Outra possibilidade é cortar um triângulo no pimentão para simular o gorro do Papai Noel. Para o pompom, usei um pedacinho da massa de queijos. Na hora de servir, acrescente algumas torradinhas.

mix

Modelei a árvore de Natal com a mesma pastinha e depois cobri a estrutura com folhas de manjericão e tomate cereja (usei somente as extremidades). Para finalizar a produção, posicionei uma estrela feita de queijo minas curado no topo.

Pessoal, espero que tenham gostado da ideia e vou ficar muito agradecida se fizerem a receita e voltarem aqui para comentar o que acharam. Como não sou boa de cozinha, opto sempre pela maneira mais fácil para reproduzir um petisco. Nesse caso, a pastinha de queijos poderia ser feita de muitas outras maneiras e a minha versão é só mais uma opção. Se vocês quiserem deixar sugestões alternativas, fiquem super à vontade!

DSC_0122

Para aproveitar as sobras da receita, levei a cenoura e o pimentão ao forno com azeite, alho, sal e pimenta do reino por 40 minutos. Depois de esfriar, bati tudo no liquidificador junto com 250 g de ricota e uma embalagem de 300 g de molho de tomate. O resultado foi uma pastinha leve e saborosa para compartilhar com os amigos na última festa do ano lá em casa, um Réveillon antecipado cujas fotos vou publicar aqui na semana que vem.

Um beijão pra todos com votos de FELIZ NATAL!!!! E fiquem ligados que essa semana um convidado especial trará um presente bem bacana pra gente! 

Bonfa-ass

4 comentários:

Letícia disse... [Responder comentário]

Vou tentar fazer para véspera de natal!!?!

Sirlene disse... [Responder comentário]

Katia você me deixa com água na boca, com esses seus petiscos e pratos maravilhosos. Ficou lindo e mega criativo. Gostei demasiado. Obrigada por compartilhar conosco. Feliz Natal!!! Grande beijo.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LetíciaObaaaaa! Depois me conta o que achou, Leticia? Obrigada!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SirleneMuito obrigada, Sirlene! É tudo fácil de fazer porque, como não tenho talento culinário, só reproduzo receitinhas simples! Beijão e FELIZ NATAL!

Related Posts with Thumbnails