segunda-feira, 2 de abril de 2018

Criação de Identidade Visual para Fabi Paliares

Logomarca-Principal

Hoje vim compartilhar com vocês uma pequena amostra da minha atividade principal como designer, que é a criação de Identidade Visual para empresas. O trabalho envolve a elaboração de uma Logomarca principal, além de versões para serem aplicadas em fundos de cor, versões P&B e assinaturas simplificadas. Mas isso é só o começo porque a Identidade Visual reúne muitos outros elementos importantes e tem como objetivo unificar a comunicação visual de uma empresa, de forma que todo o material impresso e as estratégias de marketing possuam a mesma linguagem.

IMG_6045IMG_6050

Letreiro e parede com palavras cruzadas

Nesse SITE, encontrei uma explicação resumida e direta que deixa clara a importância de uma Identidade Visual de qualidade:

Afinal, o que é uma identidade visual?

Sua empresa, assim como você e as pessoas à sua volta, precisa de uma identidade própria: algo que a defina e a torne única. No contexto empresarial, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é concebido para representar os valores e ideais do empreendimento e apresentá-los ao cliente.

Fazem parte desse conjunto itens como a logo, a tipografia, as cores escolhidas e o modo como interagem, os materiais promocionais (cartões de visita, flyers e afins), além de muitos outros elementos presentes no ambiente da empresa.

Qual é a importância da identidade visual para meu empreendimento?

Criar uma identidade gráfica equilibrada, marcante e versátil é o primeiro passo para transmitir confiança e estabilidade ao cliente, além de facilitar a identificação da sua empresa nos mais variados locais. Pense no case da Coca-Cola: o rótulo vermelho com a clássica tipografia em branco é reconhecível à distância, em qualquer lugar do mundo, fixando a marca na memória visual dos clientes e ajudando a gerar bilhões de dólares por ano em vendas.*

*Fonte: http://www.guiaempreendedor.com/importancia-identidade-visual/

Manual-de-Uso-Logomarca-FABI-PALIARES9

Sugestão de layouts para cartões de visita

Antes de começar o processo de criação da marca para a minha cliente Fabi Paliares, enviei por e-mail um questionário com 7 perguntas essenciais para montar o briefing do projeto.

1. Qual o nome da sua marca? Qual foi o motivo de você ter escolhido esse nome?

2. Deseja usar algum complemento ou slogan junto à marca?

3. Que conceito deseja passar com a marca?

4. Qual é o seu público-alvo e que tipo de serviço ou produto vai comercializar?

5. Que serviço ou produto você pretende que seja (ou já é) destaque na sua empresa, seu carro-chefe?

6. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?

7. Você poderia me enviar Logomarcas, sites, imagens ou qualquer outra referência visual que possa me ajudar a conhecer melhor seus gostos, preferências e expectativas com relação ao projeto? Podem ser imagens de empresas concorrentes ou não, qualquer coisa que te agrade, que considere interessante, estimulante, que reflita a sua personalidade etc.

Manual-de-Uso-Logomarca-FABI-PALIARES6

Fontes e cores usadas na Logomarca

Entre outras informações importantes, a Fabi, que faz scrapbooking há mais de dez anos, citou que gostaria de emitir, por meio de sua Identidade Visual, a sensação de aconchego, carinho, alegria, inspiração e criatividade. E acrescentou: “Como recebo as minhas alunas em minha casa, o espaço se tornou pequeno. Abrirei um espaço para recebê-las melhor e vender produtos que tenham o meu estilo, aqueles que uso em meus projetos e aulas. Além dos produtos feitos por mim, personalizados. Será uma loja onde as pessoas entram e se sentem bem, felizes (como uma fábrica de sonhos) e saem das aulas e do meu espaço com a sensação de que "Nossa! Fui eu que fiz!" e "vou levar isso para eu poder fazer meus próprios projetos". Saem inspiradas. Passar uma tarde ali é como se fosse uma terapia. O meu público-alvo são pessoas que buscam um momento especial para preencher suas vidas. Pessoas que gostam de artesanato e trabalhos manuais, além das que procuram produtos personalizados. São, na maioria, mulheres, desde crianças até aposentadas”.

Manual-de-Uso-Logomarca-FABI-PALIARES7

Margens de proteção para uso da Logomarca junto a outros elementos

Depois de algumas trocas de mensagens, eu já tinha tudo o que precisava para começar a desenvolver a Identidade Visual e então, dez dias úteis depois do início das nossas conversas, apresentei algumas sugestões à Fabi.

Manual-de-Uso-Logomarca-FABI-PALIARES5

Estudo dos limites de redução para todas as versões da marca Fabi Paliares

Após alguns ajustes de cores, minha cliente escolheu a opção que vocês podem ver no post de hoje. Para o símbolo que representa a atividade lúdica da Fabi, desenhei uma árvore cuja copa é formada por círculos coloridos que gravitam em torno do tronco em forma de braço humano. A mão representa o processo manual e personalizado que envolve os trabalhos de scrapbooking. Ela interage com os círculos em tons vibrantes que passam uma ideia de movimento, de ideias pipocando, de papel recortado, de confete, de alegria e criatividade. Por fim, reparem que a árvore não está flutuando, mas fincada em uma base sólida que transmite a sensação de um porto seguro, um lugar de acolhimento.

camisetas

Sugestão de aplicação da Identidade Visual em camisetas

Em seguida à aprovação da Logomarca, desenvolvi um mini manual de uso que contém indicações das tipologias e cores usadas na Identidade Visual, além de informações técnicas como as medidas das margens de proteção, o estudo dos limites de redução e uma série de simulações/sugestões de aplicação em itens como cabeçalho de site/blog, camisetas (uniformes para funcionários ou brindes para clientes), cadernos, canetas, louças, bolsas de lona ou sacolas reutilizáveis etc. A seguir, vocês podem conferir alguns desses itens.

avental3

No meu Pacote de Identidade Visual Completa, o cliente também recebe seis padronagens exclusivas, desenvolvidas a partir dos elementos gráficos e cores da Identidade Visual.

avental4

Sugestão de aplicação da Identidade Visual em aventais

canecas

Sugestão de aplicação da Identidade Visual em xícaras

bolsas2IMG_20180328_191149_913

Sugestão de aplicação de padronagens em bolsas de lona para guardar o material de trabalho
inicio
Arte digital para publicação em redes sociais

Para ver meu portifólio completo, acesse o site www.katiabonfadini.com.br e para solicitar um orçamento, escreva para katiabonfadini@gmail.com.

Espero que tenham gostado do post e, se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para comentar aqui.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana cheia de energia!!!

Bonfa-ass

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails