quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O Chá dos Cinco

09

Minha filha completou cinco anos e, pela primeira vez, teve duas festinhas. Em casa foi bem íntima, como nos anos anteriores, apenas para os avós, padrinhos e tios muito próximos. O espaço é pequeno, não comporta mais gente do que as que chamamos. O outro bolinho foi na escola, com os amiguinhos de turma e as tias. E o tema das duas comemorações foi o Chá dos Cinco. Ou pelo menos era para ser. Explico adiante.

Antes de tudo, vou contar de onde veio a ideia do Chá dos Cinco. Para quem não sabe, todos os temas até hoje tiveram alguma relação com a idade. Recapitulando:

1 ano - Corujinha (várias versões de um único animalzinho)
2 anos - a dupla Mariana e Sansão (seu brinquedo favorito), com várias fotos dois dois no painel
3 anos – três matrioscas representando minha mãe, eu e ela (três gerações)
4 anos – as quatro estações

E assim surgiu a brincadeira com o tradicional chá das cinco dos ingleses e a idade que ela estava completando para ser o tema do quinto aniversário.

Quando comecei a pensar na papelaria e na decoração, tomei cuidado para que não ficasse com cara de confeitaria, tema que considero muito rico e que merece ser guardado para uma comemoração maior. Ao mesmo tempo, queria incluir a Mariana de alguma forma. Ela é vidrada em programas de culinária. Vive pedindo para ver “chef cozinhando” e entra no meu perfil na Netflix para assistir a Nailed it!, Zumbo’s just desserts, Sugar rush e o que mais ela encontrar do mesmo gênero. Até viu todos os episódios de Somebody feed Phil com a gente! Por conta disso, a Katia (Bonfadini) a presenteou com a ilustração de chef.

Quando vi o desenho da Bonfa, tive o estalo: vestir a Mariana igual à bonequinha. Após algumas pesquisas, encontrei a Neka de Lacerda e encomendei a dólmã personalizada e o chapéu. A Neka foi super atenciosa. Pediu que eu informasse as medidas para que ela visse qual o tamanho mais adequado para a minha filha e ainda mandou uma faixa de cabelo linda de presente. Os produtos chegaram perfumados e muito rápido! A qualidade é excelente. E nem preciso dizer que alguém ficou feliz da vida com sua “roupa de chef de verdade”.

Mariana comparação ilustração INSTAGRAM com MD

Mariana com sua dólmã e chapéu, igualzinha à ilustração feita pela Katia Bonfadini

34 a1

Experimentando a dólmã quando chegou

34 a2

Alguém duvida que ela gostou?

Para a decoração da sala, onde a festinha aconteceu, eu já tinha a ideia de fazer um toldo como se fosse a frente do estabelecimento onde “tomaríamos o chá”. Mas aí veio o dilema: que nome usar? Salão de chá? Casa de chá? Coffee shop? Cafeteria? Fiz uma enquete com algumas amigas e o último termo ganhou. Era o mais neutro para a ocasião, ainda que nos remetesse muito a café. E foi assim que a Chef Mariana convidou para o Chá dos Cinco na sua Cafeteria. Praticamente três temas diferentes, com potencial para serem explorados de maneiras distintas! Mas, para todos os efeitos, o tema foi o Chá dos Cinco, tá? O painel de madeira é da Autoria Eventos e foi gentilmente cedido pela Andréa. Além do toldo, fiz duas luminárias de papel, mas que tinham luz de verdade dentro e virou um xodó.

34 b

O convite virtual e detalhes do painel

Com relação à papelaria, me limitei a forminhas de docinhos no formato de xícaras (com direito a fumacinha!) e outras com um bule, que também foi o formato das caixinhas recheadas de balinhas que os convidados levaram para casa. Usei minha estante, como de costume, para dispor os doces e as lembranças. Mas, desta vez, não utilizei meus pratos e bandejas de vidro e porcelana branca. Preferi alugar algumas louças na We Love Festas, uma empresa de locação que conheci há alguns meses e que me encantou. Levei as medidas dos espaços que eu tinha disponíveis e a Wandréa (a proprietária, um amor de pessoa) me ajudou a escolher as peças, todas em tons pastel para dar um ar bem fofo e adocicado. Completando a decoração, uma moka de papel, que montei com o arquivo perfeito modelado pela Thaty Garcia e a bonequinha chef linda da Leo&Ale.

34 c

Escolhendo as peças na We Love Festas

34 d

Detalhes da papelaria e da decoração

34 e

Mais detalhes da papelaria e o copo típico de cafeteria que as crianças ganharam

34 f

A cafeteira italiana de papel (molde criado por Thaty Garcia) e a bonequinha da Leo&Ale

Além do meu amado cajuzinho e de um beijinho de coco irresistível, feitos pela minha tia Elisa, tivemos brigadeiros com gosto de brigadeiro mesmo!!!! Sabe aquele brigadeiro da infância, brigadeiro de verdade? Ele mesmo! Foram feitos pela Juliana, da Pecaditos, a quem também encomendei os donuts mais fofos que já vi. Vai dizer que eles não combinam perfeitamente com um chá?

34 g

Brigadeiros e donuts fofíssimos da Pecaditos

O bolo foi um acontecimento a parte. Conheci a Denise Cabral por intermédio da Wandréa. Com a proposta de fortalecermos o mercado festeiro da nossa região, coube à Denise fazer o bolo de casa. Eu queria algo diferente, bonito, com um ar romântico, delicado. Pedi um bolo quadrado para fugir do usual. Optei pelo verde água como cor principal e me inspirei em outro bolo dela para decidir pelas flores e poás ao redor. O resultado foi um bolo que chamou a atenção de todo mundo. TO-DO MUN-DO. Perdi as contas de quantas pessoas me perguntaram se era de verdade, elogiando demais a beleza dele. Quem me conhece, sabe que eu não gosto de bolos cenográficos (ainda que existam muitos belíssimos). Dou o maior valor a quem consegue fazer essas maravilhas “de comer” mesmo. Como eu disse nos stories do Instagram no dia da festa, sou #TeamBoloDeVerdade! E quando o sabor acompanha a beleza, aí fica tudo perfeito. O bolo estava fofíssimo e com muito recheio! Só escutava “huuuum!”.

34 h

Bolo da Denise Cabral (autora da foto)

Para fazer companhia a este bolo lindo na mesa, precisava ser um doce de respeito. E doce de respeito atende pelo nome de brigadeiro de crème brûlée da Cup Cup Cupcakes, que mereceram até uma forminha diferente. Não dá para descrever o sabor. É simplesmente fantástico. Se você é do Rio, aconselho fortemente a encomendar alguns com a Fernanda. Faça esta delicadeza a você mesmo. Presenteie-se com esses brigadeiros e seja feliz! (Mas pode pedir outros sabores junto. Todos os doces que já comi da Fernanda eram incríveis).

34 i

O bolo já com a vela e seus deliciosos companheiros de mesa: os brigadeiros de crème brûlée da Cup Cup Cupcakes

Também coube à Fernanda fazer o bolo da escola. De chocolate, como toda criança gosta, coberto de brigadeiro e com recheio de frutas vermelhas. Quando fui buscá-la no final da aula e vi que tinha sobrado um pedacinho, salivei. E não foi à toa: estava realmente muito gostoso. MUITO. Para acompanhar essa explosão de chocolate... Mais chocolate, ou melhor, brigadeiros da Pecaditos! De lembrancinha, fiz caixinhas no formato de fatia de torta (com um pirulito e um pacotinho de bala Fini dentro) e latinhas com a ilustração da Chef Mariana em pé. Dentro coloquei mini balinhas de morango da Junco. E aí, o ‘tema” da festinha da escola acabou sendo “Chef Mariana”, e não Chá dos Cinco.

34 j

Bolo “chocolatudo” da Cup Cup Cupcakes para a comemoração na escola

34 k

Ilustração feita pela Kátia em pé na latinha recheada de balinhas

34 l

Caixinha em formato de fatia de torta, também lembrancinha da escola]

Foi cansativo? Foi. Bastante. Aliás, se não fosse meu marido e minha “irmã” e comadre Bá, eu não teria conseguido terminar tudo no dia. Mas a alegria da Mariana valeu por tudo. O sorriso dela, as imitações de chef que ela fez o tempo todo, o brilho nos olhos, tudo isso compensou a noite não dormida, as preocupações, a correria, os contratempos, tudo. E que venham os seis anos!

34 m

Mariana feliz da vida com sua roupa de chef em seu aniversário

34 n

Hora do parabéns!

Patricia Haddad

https://www.facebook.com/Just.Made.Studio/

logo

1 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Linda demais a festa e todos os detalhes!! O bolo estava divino e amei a papelaria! Arrasou Paty!!!! Beijos

Related Posts with Thumbnails