segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aventuras gastronômicas em Botafogo: Trapézio

Boa segunda-feira, pessoal! O que acham de começar a semana com belas imagens de comidinhas gostosas servidas em um restaurante cheio de bossa que conheci com alguns amigos na terça-feira da semana passada?

Letreiro que fica na entrada do bar e cardápio à direita. Adorei a Logomarca.

Foi minha irmã Flávia, que mora nos Estados Unidos, que me deu a indicação desse lugar, descoberto por ela na Internet. Ela está mais por dentro das novidades cariocas do que eu! O bar se chama Trapézio e a casa do início do século passado mantém os tijolos originais no lounge do mezanino que tem cadeiras de balanço e pufes coloridos. Logo na entrada, uma única mesa de oito metros, em formato de “X”, reúne até 60 pessoas.

Antes de começar a mostrar as fotos, tenho que dar o devido crédito ao João Guedes, meu amigo pessoal e dono do blog Sabor & Alquimia, que prepara posts maravilhosos sobre gastronomia, vinhos e coisas afins. Vale a pena conferir o blog, que é uma delícia! A maioria das imagens lindas que compõem esse post são de autoria dele.

Na foto acima dá pra ver o mezanino, a parede de pedras, os tijolos aparentes e a vedete mesa em “X”. A peça é realmente linda, só não sei se é muito prática. O melhor é chegar cedo e tentar conseguir um lugar em uma das quatro extremidades porque o miolo é bem apertadinho e, se o bar estiver lotado, imagino que seja um pouco difícil sair para dar um pulinho no banheiro, por exemplo.

Gostei muito do nicho iluminado no centro da mesa. Acho que essa solução dá um charme incrível à peça e faz com que o ambiente tenha uma luz difusa, muito romântica e aconchegante.

A foto acima foi tirada por mim. Chegamos cedo e fomos os primeiros clientes do dia. Aproveitei para subir no mezanino e fotografar meus amigos lá embaixo. Reparem nas cadeiras de estilos e cores diferentes que circundam a mesa.

Esse é um detalhe do tampo de vidro texturizado que valoriza bastante a mesa.

O teto tem pé direito altíssimo e é decorado com muitos metros de tecido branco formando uma espécie de escultura de pano iluminada por luzes coloridas.

No caminho para o banheiro, existe um segundo ambiente mais intimista e reservado, com mesas de dois lugares enfileiradas em um corredor iluminado somente por velas e spots com luz azulada.

A parede é, na verdade, um imenso quadro-negro onde os frequentadores deixam recados, assinaturas, pensamentos, poemas e até uma partida de jogo da velha.

Com mais de 50 combinações diferentes, as caipirinhas podem ser as tradicionais, com frutas variadas preparadas com cachaça, vodka importada, rum ou saquê; ou as especiais, que misturam frutas, ervas e especiarias, como a de tomate cereja, manjericão e vodka de manga e a lima da pérsia com violeta, saquê e açúcar de alfazema.

Tirei essa foto da caipivodka de tomate cereja, que estava bem gostosa, mas, sinceramente, não senti muito gosto de tomate. Acho que este parecia mais um elemento decorativo da bebida do que o ingrediente principal.

Retirei a seguinte informação da internet: "A chef Dolores Rezende propõe uma gastronomia contemporânea e revela uma apresentação inusitada – servida em copos e taças – onde o cliente pode escolher uma sequência de pequenas porções, como o ceviche de peixe com azeite de coentro e torradinhas cítricas; o tartare de salmão defumado servido em cestinhos de pão folha, os pinchos de pollo al ajillo, acompanhado de molho de sangria, o sanduíche do dia servido em caneco de chope; e o carpaccio de atum com saladinha oriental, entre outros."

Amei a ideia de servir o pão árabe em uma taça bojuda com sal grosso e alecrim no fundo. O visual é bem interessante e pretendo repeti-lo em casa na primeira oportunidade!

A Verônica pediu os pinchos de pollo al ajillo, que eram pedaços de frango temperados servidos com molho de sangria que veio à parte numa pequena taça de licor. Bem gostoso!

Todas a porções foram servidas em taças, copos ou canecas. Achei a proposta interessante, mas sentimos falta de um pratinho… Na foto acima, vocês podem ver as tirinhas de baguete crocante cobertas de queijo parmesão que vieram acompanhadas por uma tacinha com azeite aromatizado com alecrim e alho.

O André pediu a moquequinha de camarão, que estava muito gostosa. O molho era perfeito!

Os sanduíches do dia eram de rosbife e caprese. Os dois estavam gostosos mas, como eu adoro uma pimenta, senti falta de um tempero mais marcante…

A experiência foi boa, aprovamos as comidinhas e o lugar, mas o melhor mesmo foi poder encontrar os amigos para compartilhar a aventura gastronômica, colocar o papo em dia e nos divertirmos bastante!!!! Na foto acima, minhas queridas amigas Karla e Verônica, do blog Criative-se.

Bar Trapézio

Endereço:

Rua Capitão Salomão, 55 - (21) 2527-0347

Horário:
Segunda a sexta, das 19 h à 01h.

Capacidade:
120 pessoas

Cartões:
Visa, Mastercard, American Express, Dinners

Hoje é dia de mercado e eu vou comprar os ingredientes para preparar a primeira das diversas receitas de drinks que recebi por e-mail depois que publiquei o post sobre o Desafio Coquetel. Quero agradecer a todos pela participação e dizer que podem continuar enviando receitas durante todo o mês de fevereiro.

Espero a visita de vocês para descobrir qual será o coquetel de estréia na quarta-feira!!!

Uma ótima semana pra todos!

bonfa

34 comentários:

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Querida Katia...
mei o lugar. Provavelmente em março/abril estarei no Rio e COM CERTEZA irei até o Trapézio...
Linda a foto com as "Criativas"
Obrigada pela dica...
Beijos

Soll* disse... [Responder comentário]

Oi Katia.
Adorei o lugar....lindo!
E cada coisa boa! rss
Não sei se eu ja passei por aqui avisando da promoção la no meu blog...Espero por voce.
Beijo.
Soll*

Vanessa Romanelli disse... [Responder comentário]

Katia...estou anotando todas essas indicaçoes!!! bjs!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia adorei o seu post e o lugar lindo e exótico e não esquece de me mandar as configurações, assim que puder, recebeu o meu e-mail? e Ta ficando lindo o blog e esse rosa contrastou, ficou mais chamativo e mudei o layout do meu, quero mexer mais nele, mas não entendo muito desse negócio de html, help me.
bj! e boa semana. Ah! tô encantada com os lugares que você vem postando, qdo for ao Rio vou solicitar algumas dicas.
bj de novo!

Bird disse... [Responder comentário]

Oi Katia,

Cada lugar encantador que vc acha!!! Menina proxima vez que for ao Rio eu vou pedir referencias turisticas!!! E olha que eu sou Carioca!! rsrsrsrs

Adorei os belisquetes servidos nos copos!! Super chique!!! Parace até com aqueles que vc faz, né?

Oh, o giveaway, eu tentei pedir pra loja, mas como eles so enviam para US e Canada...Fiquei triste mas vou tentar achar um fornecedor que de pra todo mundo!!! Talvez pro 1ro aniversario do blog! :)

Beijocas e obrigada pelo carinho!!

Milena disse... [Responder comentário]

O nova layout ficou lindo,gosto demais dessa cor!E que lugar legal!!
Apresentação é tudo e pelo jeito o gosto também não ficou nada a dever...Bjs e boa semana!!

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, muito lindo o ambiente desse bar, eu adoraria provar várias bebidinhas nele! Mas assim, acho que como tu, também sentiria falta de pratinhos.
Uma pequena dúvida, em vários posts atrás tu disse que tirava essas fotos lindas com uma máquina digital normal, qual a marca da tua?! Quero comprar uma nova, mas nem faço ideia.
Bjus, Lu

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfadini

Amei o restaurante! Que lugar gostoso, bonito...e as comidinhas são ótimas, deu água na boca.

Mas o mais legal foi ver a foto das pessoas, adoro foto de gente, gente bonita, gente sorrindo.

Uma ótima semana

Wagner disse... [Responder comentário]

Realmente, o visual do lugar é digno de registro, Bonfa. A mesa coletiva em forma de X é bastante inusitada. Interessante também o jeito de servir os pratos (ou devo dizer, "taças"?). Só achei o ambiente um pouco escuro para o meu gosto, mas pode ser apenas impressão. Em todo caso, eu teria curiosidade de conhecer o local.

Beijo!

Beto disse... [Responder comentário]

Olá Katinha!!!!

Estou de volta depois de uma semana estressante!!!
Karaka, você está cada dia melhor nos seus posts, depois do crocodilo, nos apresenta agora a mesa em "X", que barato!!!
Que lugar lindo, hein? Um pouco escuro pra mim também, como disse o Wagner, mas perfeito para um final de tarde.
As fotos então... os ângulos que pegou, dignos de um profissional fotográfico.
E mais... quando descreve o ambiente e mostra cada cantinho, nos transmite até as sensações de estarmos presentes no próprio lugar.
Foi milllllllll!!!!!

Adorei demais os dois últimos posts.

Beijo Grande e fique com Deus.

Beto.

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Ah, Kátia! Sair para conhecer bares ou restaurantes diferentes é muito legal. Eu gosto muito! É, como você diz, uma aventura gastronômica. Apesar de você ter salientado alguns pontos não tão positivos assim, sinto que a experiência foi muito boa. Se eu estivesse no Rio, bem que gostaria de conhecer esse lugar. Dica ótima para os cariocas! :)

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Essa mulher deveria trabalhar com turismo. Ou festas, ou propaganda... ô dom pra descobrir achados!

Estou louquinha pra ver os seus coquetéis...
Bjks

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, tudo bem? eu não conhecia esse seu blog...q lindo..ameiiiiiiii, posso linkar lá no meu?
adorei tb o blog de viagem, bem legal não?!

bjus
Janete

Anônimo disse... [Responder comentário]

Kátia, JÁ linkeiiiiiiiiiii...rsrsrsrrs...gostei tanto q nem esperei sua resposta...rsrsrrrs.
Vc fez a viagem dos meus sonhos- EGITO...ai q lindoooooooooooooooooo

ADORO as suas decorações...AHAZA...hehehehhehe

bjus
Jan

Danielle Schelb disse... [Responder comentário]

Vou anotar todas as dicas do blog para quando for ao Rio... muito bom!
Experimente o drink de melancia e pepper antes da festa,garanto que vai gostar, beijão!

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Katiaa! que lugar lindo! adorei essa ideia da mesa em formato de um X, é otima pra quando vc sai com muitos amigos, ai n precisa ficar unindo varias mesas! Beijos

Uma Mulher de Fases disse... [Responder comentário]

Katia, o lugar parece mesmo agradável!
Eu tinha visto as fotos no álbum da Vê e estava esperando alguém falar do local, rs.
Quando à comida, sou meio fresca, não sou muito de experimentar, por isso, quando saio não me aventuro muito, rs.
Beijos

Ozenilda Amorim disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Gostei muito do post. Conheço o Rio, mas confesso que nunca fui a um lugar assim tão legal. Quem sabe da próxima vez que for aí me encontro com você lá pra um papo.
Menina aquelas unhas são lindas, mas não são minhas. São da Jade, a pessoa que fez o post e eu copiei o pap.
Estou fazendo minhas unhas daquele jeito a alguns dias, estou gostando muito do resultado, mas ainda não fiquei com aquele aspecto. Mas acho que é porque tenho que fazer tudo em casa, aí os produtos de limpeza ressecam muito a pele, fazer o quê.
;)

Diego disse... [Responder comentário]

Katia, sacanagem pura esse post. Eu aqui trabalhando, num calor infernal e vejo isso. Sem palavras pro lugar. Quero Rio agora! Bjs

Miriam Nogueira disse... [Responder comentário]

Oi Katia, mais um lugar testado e aprovado pela Bonfa.
Achei a ideia da mesa em X o máximo, e a foto em que vc está com as criativas ficou linda!!!

bjinhos

Miriam Nogueira

Sabor e Alquimia disse... [Responder comentário]

Felizmente, eu estava presente nesse dia!! Que bom!! Como o Kátia mesmo disse, o lugar é muito interessante e com um conceito bem inovador. Apesar da mesa em X não ser exatamente um exemplo de funcionalidade, deu uma cara diferente. A iluminação foi muito bem projetada, pois foi exatamente ela que valorizou as fotos. Aproveito pra agradecer à Katinha pelo crédito das fotos (e indicação do meu blog). Ela também conseguiu tirar fotos super-legais no dia. Adoro tirar fotos de comida e ambientes!! Infelizmente, fiquei fora das bebidas alcóolicas por causa dessa lei seca, mas adorei o sabor e a apresentação do ceviche. Também provei o sanduíche do dia (rosbife com dijon)! Muito bom, mas pro meu paladar faltou algum temperinho a mais, aquele toque que diferencia. De qualquer maneira valeu muito a pena, ainda mais pela companhia de pessoas queridas!! Também senti falta de um pratinhos, principalmente na hora de comer o sanduíche. Fica a sugestão!!! Valeu, Katinha!! bjs!!

João Guedes Pereira
www.saborealquimia.blogspot.com

Melyssa Alves disse... [Responder comentário]

Kátia, adorei o lugar, a forma inusitada de servir e fiquei com água-na-boca! Já estou anotando suas dicas de lugares para conhecermos em julho, quando eu e o meu marido deveremos ir(se Deus quiser..)
Bjosss
Melyssa

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Kátia, vc que é sempre uma fonte de inspiração para mim, ontem fui a uma loja de artigos para casa e comprei umas conchinhas de porcelana branca, iguais às que vc mostrou um dia aqui no blog. Nem sei ao certo onde ou quando as usarei, mas paquero elas desde que as vi no seu blog.

Sabe, não sei se acontece com vc tb mas às vezes, quando vejo algo que já vi num determinado blog, ou de que alguém já tenha comentado e aprovado... digo assim: eita, uma amiga disse que isso era bom. Ou então: uma amiga minha tem isso. Mário fala: É? Quem? Aí, fico toda descabriada pra dizer que a "Amiga" é virtual... Mas a gente lê tanto sobre a vida umas das outras que parece que se conhece de verdade.

Tb estou ansiosa por amanhã...

Bjks

Marta disse... [Responder comentário]

Katitaaaaa
Voltei :))))
Que lugar legal.. e pertinho de casa!!! Um dia irei conhecer.. adorei a decoração e os belisquetes!!!
Beijocas

Soll* disse... [Responder comentário]

Oi katia.
Bom que gostou da minha caixinha P&B... também adoro essa combinação.
Quanto a promoção..obrigada por participar e vamos torcer! rss
Beijo.
Soll*

Unknown disse... [Responder comentário]

Katia, que lugar gostoso esse! Adoraria conhecer... quem sabe da próxima vez que for ao Rio?

Beijo grande,

Cacau
www.mosaicosdosul.blogspot.com

Jen of MadeByGirl disse... [Responder comentário]

HELLO KATIA,
Than you for introducing yourself finally on my blog...i'm so glad you did! You are so pretty and I LOVE all your food photos and travel pics...
Great blog...hope to see you commenting again! Would you like to EXCHANGE links?? XOXO!

Jen Ramos
'Cards & Prints You'll Love...'
www.madebygirl.com
madebygirl.blogspot.com

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Katia,
Adorei as fotinhos!!! Tudo parece delicioso e de muito bom gosto mesmo!! Babei naquele sanduíche hehehe, que por sinal deve ser complicado pra quem não está acostumado a não ter um pratinho!!
Adorei a ideia do quadro negro!!
Bjuuu
Pri

Família Ramos disse... [Responder comentário]

Olá Katia,

Nossa, mas que sanduíche é aquele num copo de chopp????? que coisa mais apetitosa!
Tenho que provar isso quando for ao RJ. :)

Abraços,
Alessander

Tamy disse... [Responder comentário]

morro de vontade de ir ao Rio com o meu marido, mas ele tem uma richa terrível com a cidade e nunca fomos... visitar lugares como esse deve ser maravilhoso ainda mais com amigas queridas ou com o seu bem!!!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Adooooro imagem de comidinhas gostosas :-D Nhac-nhac-nhac!
Que original uma caipivodka de tomate cereja!!! E eu gostei do conceito de copos e canecas como 'pratos' para as comidinhas. Apesar que, sem um prato, eu acho que faria a maior lambança na mesa com o molho dos sanduíches, hehehe :-)
Tá quase na hora do almoco por aqui! Fome, muita fome :-D
Beijos, Angie

Hugo disse... [Responder comentário]

Passei um experiência horrível neste bar. Estava em um aniversário, tudo esta ótimo até o momento que eles trouxeram um bolo para o parabéns. Ao colocarem na mesa baixa (a mesa é tipo um banco que tem a tampa solta) o bolo virou e caiu no chão, quebrando o prato e enchendo de caquinhos de vidro. Ninguém foi responsável, a "culpa" foi da mesa que fica com a tampa solta... Ao irem reclamar, disseram que os convidados haviam derrubado, depois de muito conversar trouxeram um novo bolo. Mas as pessoas ao comerem este bolo, perceberam que haviam pequenos cacos de vidro e então fomos gentilmente tentar esclarecer se o bolo era o mesmo que foi derrubado antes. Eu fui falar com o gerente e pedi para ver o bolo antigo, perguntei o que tinha feito com o bolo. O gerente não soube me responder e chamou a Chef de cozinha. Muito grossa e estúpida a Chef fez questão de dizer que tinha 26 anos e que achava um absurdo mostrar o bolo antigo para nós. Eu sem me alterar e muito educado insisti e pedi para entrar na cozinha. Fui proibido de entrar e chamaram o segurança. Resumindo: O bolo que caiu no chão junto com um prato de vidro que quebrou foi o mesmo servido posteriormente. Isso além de ser um absurdo, colocou em risco a saúde de todos os convidados.TOMEM MUITO CUIDADO COM O QUE COMEM LÁ. E SUGIRO QUE TROQUEM O GERENTE E IMPEÇAM A "CHEF" DE COZINHA DE 26 ANOS DE ENTRAR EM CONTATO COM CLIENTES. PS: TENHO FOTO DO BOLO COM CACOS DE VIDRO.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Hugo!!!! Muito prazer e muito obrigada pelo comentário. É sempre bom saber desse tipo de coisa e hoje em dia os blogs estão aí pra isso mesmo: sugerir, criticar, trocar informações e experiências. Que grosseria a da Chef e que irresponsabilidade da gerência!!!! Imagina se algué vai parar no hospital depois de comer um pedaço de vidro!!!! Acho que o bar precisa de um bom RP urgente!!!!! Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Katia tudo bem!?
Passei por aqui e me surpreendi ao ver este comentário do Hugo sobre o Trapézio. Nunca tivemos nenhum tipo de reclamação parecida e em hipotese alguma nossa chef de cozinha serviria um bolo com cacos de vidro. Ela é uma pessoa extremamente qualificada para o cargo que ocupa. Estamos a disposição para qualquer esclarecimento e convido você e o Hugo para um encontro aqui no Trapézio.

Atenciosamente,
Débora Figueiredo
2527-0347

Related Posts with Thumbnails