segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Gramado e Canela: aventuras gastronômicas na serra gaúcha

Antes de mais nada, quero agradecer muitíssimo as dicas do Diego Fabris, do blog Destemperados, do qual sou fã desde que o descobri, quando procurava dicas de restaurantes em Santiago do Chile, nas vésperas do Carnaval de 2008. Na época, fomos a vários restaurantes indicados pelo pessoal do blog e aprovamos todos. Desde então, antes de viajar pra qualquer lugar onde os “destemperados” já tenham estado, vou consultar as dicas gastronômicas, que são completíssimas e ainda incluem o gasto médio por casal em cada restaurante citado. Mais uma vez, amamos as dicas e estamos passando as recomendações adiante, conforme vocês podem conferir a seguir…

Iniciamos nossa aventura pela Pastasciutta, uma verdadeira e aconchegante cantina italiana com curiosas luminárias feitas a partir de escorredores de macarrão. Adoro essas ideias inusitadas!

Achei super interessante a forma como as massas da casa nos foram apresentadas dentro dessa caixinha de madeira com divisórias e tampo de vidro. Escolhemos a mais grossinha na cor verde, feita com espinafre e, como recheio, optamos pelo molho de quatro queijos com escalopes de filé mignon.

Enquanto esperávamos pelo prato principal, fui até o balcão central e me servi de alguns antipastos deliciosos, com destaque para a sardella, o Grana Padano e a caponata de berinjela. Para acompanhar o jantar, Marcelo escolheu o vinho tinto da casa.

As massas são para duas pessoas, mas acho que servem até três ou quatro, dependendo do tamanho da fome. Confesso que a nossa não deu conta da panela toda!

A farta massa estava muito bem feita, temperada no ponto certo e nossa primeira experiência gastronômica na cidade foi aprovadíssima.

Para o segundo jantar, escolhemos o Bouquet Garni, restaurante francês que fica à beira do lago Joaquina Bier, onde acontece um show de luzes durante a alta temporada no final do ano. Pelas fotos que vimos, deve ser uma experiência incrível. Felizmente, como era baixa temporada e fomos os primeiros a chegar ao restaurante, conseguimos nos sentar na melhor mesa.

Fiquei apaixonada por esse lugar, lindo demais!!!! Cheguei um pouco antes do Marcelo porque ele esqueceu a carteira no hotel e precisou voltar no meio do caminho. Quando ele chegou ao restaurante e perguntou por mim, o maître respondeu que eu estava por lá tirando fotos. Muitas fotos!!!! Adorei a decoração, a iluminação, as cadeiras, as luminárias forradas com tecidos coloridos, as taças, os pratos, a simpatia e gentileza dos garçons.

Adoro o efeito de continuidade obtido por um espelho que ocupa toda a parede.

O teto envidraçado dá um charme especial às mesas que ficam na área que escolhemos para nos sentar. Também achei incrível o efeito proporcionado pela luz azul refletida na araucária.

Pedimos o couvert que constava de um tapenade de azeitonas verdes, duas canequinhas (fofíssimas, por sinal) com sopa morna de morango e alecrim, duas colheres com pastinha de ervas e uma espécie de casquinha de frutos do mar. Estava tudo ótimo, além da apresentação perfeita, que vocês podem conferir pela foto.

Não fomos criativos na hora de escolher o prato principal. Preferimos não arriscar muito e partilhamos uma fondue de queijos Masdam e Roquefort, que estava fantástica. Além do pão, tivemos como acompanhamento algumas batatas e brócolis al dente. Nunca pensei que fosse gostar tanto dessa mistura!

Pedimos Custard de lavanda como sobremesa. É uma espécie de creme brulée com aroma de lavanda. Não achei tão sensacional, mas foi uma experiência interessante principalmente porque amo lavanda, que é meu perfume preferido!

Levei pra casa o ramo de lavanda que fazia parte da decoração do prato, como recordação.

Na terceira noite fomos conhecer o La Caceria, que possui uma das únicas cozinhas especializados em caças nobres do país. Lá são preparadas receitas com carnes de javali, faisão, perdiz, coelho, pato, codorna, cordeiro e algumas opções de massas, peixes e risotos.

O lugar é muito aconchegante, tem iluminação suave, romântica e fica dentro do hotel Casa da Montanha. É uma excelente opção para um jantar a dois!

O La Caceria é membro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, o que permite ao cliente que saborear o Prato da Boa Lembrança, levar de presente um prato de cerâmica pintado a mão.

Como sou designer, sempre reparo em peças gráficas e nesse caso, gostei muito da criação/diagramação/impressão do cardápio do restaurante. Grande e encorpado, ele continha belas fotos de detalhes da decoração do ambiente.

Pedimos o couvert que veio com pães variados, manteigas aromatizadas, um patê delicioso de carne defumada, queijo sansoe e cogumelos à provençal. Adorei esse mimo oferecido às mulheres que frequentam o restaurante: um pequeno guardanapo de papel com indicação de que deve ser usado para a retirada do batom. Vi essa peça em dois restaurantes em Gramado mas nunca tinha visto no Rio.

Marcelo, eu e nossos pedidos recem-chegados à mesa.

Pedi o “Mato queimado”, prato de faisão feito no forno com molho de cogumelos da região acompanhado de um risoto leve e saboroso. Foi a primeira vez que comi faisão na vida e já estou louca pra repetir o feito. O prato foi um dos melhores que experimentei na viagem! Simplesmente fantástico!!!!

O Marcelo pediu a Paella de frutos do ar, que já tinha me conquistado pela criatividade do nome. Trata-se de uma releitura do prato tradicional com perdiz, codorna, faisão, pato e fois gras servidos com legumes e especiarias.

Se preferíssemos comer as carnes de caça com as mãos, havia à nossa disposição um bowl contendo água aromatizada com limão e pétalas de rosas. Simpático, não?

E essa sobremesa maravilhosa? Alguém adivinha do que se trata? Era uma trouxinha de massa fininha tipo crepe, recheada com creme de amêndoas e sorvete com molho quente de chocolate com pimenta, que vinha também em uma canequinha à parte.

A trouxinha veio amarrada com um pequeno laço e servida em uma casquinha crocante de caramelo… hummmm, acho que eu comeria essa sobremesa todos os dias sem enjoar nunca! Perfeita!!!

E vejam só minha declaração de “Fã dos Destemperados” aqui na ficha que preenchemos ao final do jantar? O blog é realmente minha principal fonte de consulta sobre restaurantes. Os caras são muito bons!!!!

Na nossa última noite na cidade, foi a vez de experimentarmos a cozinha mediterrânea do La Table D´Or, restaurante por onde passamos durante o dia e pudemos conferir o cardápio criativo afixado na entrada.

Logo na ante-sala do restaurante, esse espelho veneziano e o conjunto de mesas e cadeiras altas e pretas me chamaram a atenção. Esse espaço serve como uma sala de espera, mas como de costume, fomos os primeiros a chegar e havíamos feito reserva.

Então fomos direto para a nossa mesa, que ficava próxima a uma das janelas, como eu havia solicitado. A decoração do restaurante é lindíssima e uma luz bem suave deixa o espaço mais intimista e romântico.

O couvert chegou antes de decidirmos o que pediríamos, mas depois de ler os pratos que estavam no Menu Degustação, preferi não tocar em nada porque sabia que teria uma tarefa “árdua” pela frente. A canequinha fofa contendo um caldinho de alho-poró era uma espécie de cortesia antes da entrada.

O Marcelo pediu o Menu Sugestão com três opções de prato de entrada, principal e sobremesa e eu ousadamente pedi o menu mais completo, que vinha com porções um pouquinho menores de todas as opções. Nas fotos acima, vocês podem ver o coquetel de camarões com saladinha de alface e tomate e o cogumelo Paris recheado com pasta de cogumelos, Sauvignon Blanc, parmesão, requeijão e ervas finas. Tudo beeeeeem gostoso!

O Marcelo não come frutos do mar e pediu o único prato de carne do Menu Sugestão. Já meu primeiro prato foi camarão rosa grelhado com trufa de ricota e nozes e trufa de mussarela e manjericão ao molho quatro queijos.

O prato do Marcelo era filé mignon com crocante de alho-poró acompanhado de penne com molho cremoso.

Esse é o close do meu primeiro e delicioso prato principal.

Logo a seguir, experimentei o filé mignon com molho de morangos acompanhado de penne ao molho cremoso. Adorei o sabor adocidado do molho, a carne macia, suculenta e a porção farta. Pensei que por se tratar do Menu Degustação, as porções seriam minúsculas… estava completamente anganada!

Meu terceiro prato principal também era feito com camarões e molho cremoso, mas não lembro quais eram os demais ingredientes e infelizmente não encontrei o cardápio no site do restaurante… mas estava uma delícia, temperado à perfeição!

Para a sobremesa, eu pedi o creme brulée de pistache e o Marcelo optou pelo de creme. E eu ainda tinha direito a um doce de leite caseiro que se assemelhava mais a uma ambrosia. Os doces estavam deliciosos, e eu, completamente satisfeita!

Na foto acima, eu e o simpaticíssimo Chef Paulo Gradin, que fez questão de cumprimentar todos os clientes do restaurante e sabia até o meu nome! Nossa última noite na cidade foi inesquecível, não só por conta do jantar delicioso e farto, mas também graças a toda a equipe super atenciosa do La Table D´Or. Fomos extremamente bem recebidos e adoramos a experiência. Outra coisa: o preço é justíssimo!

No dia seguinte pegamos o ônibus para Porto Alegre que saiu às 14:15h, mas antes disso, passamos no Il Piacere para provar uma de suas famosas pizzas feitas no forno à lenha. Enquanto no Rio o calor chegava aos 42 graus, em Gramado os termômetros marcavam 16 e eu pude aproveitar o friozinho para fazer a estréia do sobretudo pink que comprei na cidade por, pelo menos, 1/3 do preço que pagaria por uma peça similar no Rio. Eu e Marcelo estamos com uma viagem de férias marcada para Abril e esse casaco será bem útil…

Na foto acima, Marcelo analisava o cardápio enquanto eu tratava de fotografar o ambiente aconchegante e rústico, com muita madeira, vidro, cimento queimado e decorado com flores secas que pendiam de um aramado preso no teto do salão.

Repararam no charme da cortina feita de fuxico branco? E na pizza de mussarela, presunto de Parma, rúcula, tomate seco e Grana Padano? Uau, foi um mix de sabores que deu super certo! Pedimos duas jarrinhas com o vinho da casa e saímos de lá muito satisfeitos.

E vocês pensam que nossas aventuras gastronômicas na serra gaúcha terminaram por aqui? Pensei que daria pra colocar tudo num texto único, mas que nada! Ainda falta falar das cervejas artesanais que experimentamos, todas fabricadas no sul do país. Mas este é assunto para um próximo post.

Ah, só pra finalizar: essa foi minha primeira viagem ao Rio Grande do Sul e amei a extrema simpatia e educação com que fomos recebidos pelo povo gaúcho. O sotaque deles é o meu preferido dentro do Brasil e confesso que já tive até um namoradinho gaúcho que me conquistou por causa do modo de falar, hehehe!

Um beijão e uma semana incrível pra vocês!!!!

Fontes:

http://destemperados.blogspot.com/2009/04/2009-e-o-ano-dos-feriados.html
http://destemperados.blogspot.com/2008/04/o-surpreendente-la-table-dor.html
http://destemperados.blogspot.com/2008/06/o-la-caceria-e-paella-de-frutos-do-ar.html
http://destemperados.blogspot.com/2008/04/pastasciutta-parada-obrigatria.html

Bonfa ass

62 comentários:

Yo Neris disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Estive na Serra Gaúcha ano passado comemorando o meu niver de casamnto(que tb é dia dos namorados)
Gramado é a ciddade que amo de paixão!
Vc fez o passeio de Maria Fumaça, o tour da Uva e do Vinho? Uma maravilha
Bjo

Tamy disse... [Responder comentário]

Ai amei o post!!!! passei 4 meses em Flores da Cunha (cidade fofa próxima a Caxias do Sul) fazendo um curso de Chef de Cozinha. Beijos

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia muito legal o seu post estive e Gramado e Canela em 2005 para o festival de Publicidade de Gramado, como estudante não fui nesses restaurantes muito chiques não, só deu para comer em um e não foi o famoso fundee que queriamos tanto. Comemos muita pizza por lá e comi comida alemã que não gostei muito não. Gramado é lindo, romantico e espero em breve voltar. Vc conheceu o lago? Caraca me senti na Europa por lá, muito chique mesmo, pena que não deu para andar no patinho. :(

Katia quero ser como você, viajar muito... Isso que é saber viver e o importante e planejar e não gastar com besteiras não é mesmo?
bj!

Ruby Fernandes disse... [Responder comentário]

Amigaaa! Que delícia de viagem!
Posso fazer uma perguntinha?
como você não engorda? hahaah
Tá sempre linda e feliz!
Acho o máximo vocês aproveitarem a vida juntinhos assim!
Lindo casal.
Bjo bjo flor *Ü*

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, Ruby!!!!!!

Muito obrigada pelo comentário e elogio!!! Mas eu engordo sim!!!!! Já notei uns pneuzinhos, mas hoje volto à academia pra tentar recuperar o prejuízo, rsrsrsrsrs! Beijão!!!!

Yoyo, não fiz o tour da Uva e vinho e nem o passeio de Maria Fumaça porque ficamos só entre Gramado e Canela mesmo. Temos que voltar pra fazer o passeio completo!!!!

Babi, é verdade!!!! Mais da metade do que eu ganho é gasto em viagens e passeios, mas acho que vale a pena aproveitar a vida assim! São momentos inesquecíveis que acho mais importantes do que bens materiais. Beijão!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Gramado e Canela é tudo de bom, ainda mais a parte culinária :-))) Oh delícia, babei no seu post :-) E obrigada por ter tirado várias fotos para a gente: eu sei que nem sempre é fácil sacar a câmera e 'click' no prato :-)
Pastasciutta: ótima idéia a da 'gaveta' de massas. Só pelo nome, eu nunca sei qual massa é qual :-D Aaaaaaaamo caponata de berinjela, que vontade! :-)
Bouquet Garni: que linda a vista do lago, ótima dica!!! A luz azul iluminando a araucária fez ela parecer coberta de geada ou neve :-))) Sopa morna de morango e alecrim? Que idéia diferente!
La Caceria: confesso que eu sou super covarde em experimentar carnes diferentes :-( Mas gostei do romantismo da decoracao :-)
La Table D´Or: babeeeeei nos pratos!!! Lindos, lindos, lindos!!! Ai que vontaaaaade!
O casaco pink vem para cá em abril? Vai fazer sucesso num mar de casacos pretos e marrons :-) Adoooro cores fortes tbm :-)
Katia, adorei a incursao culinária de vocês pela serra gaúcha!!! Fome, muita fome, hehehe :-D
Beijocas, Angie
P.S. Que bom que vocês gostaram dos gaúchos :-) Bah, deu para ver pelo post que a viagem foi tri-legal, hehehe :-D E a pergunta que nao quer calar: experimentaram também o chimarrao? :-)

Leticia disse... [Responder comentário]

Kátia
Sabe que não conheço as bandas de lá??? Meus pais passaram a lua de mel por lá... e falam com muito saudosismo da viagem!
Espero conhecer, adorei as fotos e as "orgias gastronômicas"... adoro esta parte!
Beijos
lelê

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Letícia, também adoro escrever posts sobre comidinhas e restaurantes!!!! Parece que revivo esses momentos! Amamos o passeio, as comidas,o povo e as cidades! Vale muito a pena conhecer o sul do Brasil! Estou doida pra voltar!!! Beijos!

Angie,

Vejo muitos casacos pretos, mas adoro cores e não resisti ao casaco pink!!!!! Ele vai passear com a gente, sim! Espero que não esteja tão frio aí em Abril! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Corso disse... [Responder comentário]

katia,
que bom que gostou da serra gaúcha, fico feliz.
volte para conhecer a região da uva e vinho, que é onde eu moro hehe

grande beijo,
não conhecia alguns dos restaurantes que vcs visitaram

=*

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

São 9 da manhã e eu já estou aqui salivando! Meu estômago grita horrores aqui depois de ler tudo isso. Ok, não tenho o paladar tão refinado quanto o seu. Muito do que você experimentou eu não experimentaria. Mas os lugares... nossa! Tudo lindo! Gramado é realmente um lugar espetacular, assim como a vizinha Canela. E as fábricas de chocolate? Você não visitou? Ah, o sotaque gaúcho também me conquista. Amo. Meu preferido também. E o pior é que basta eu ouvir um pouquinho que já começo a imitar. Bom, deixa eu voltar pra realidade aqui depois de sonhar um bocado com este seu post. Beijos!!!!!

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Ah, voltei. Como não falar do seu sobretudo pink? Imagina um sotaque bem metido, bem "gay", bem patricinha, bem tudo isso junto. Imaginou? Agora me imagina com esse sotaque dizendo "ameeeeeeei!" Pronto! Rsrsrs. Sério, amei mesmo esse sobretudo, tipo sonho de consumo mesmo, sabe?

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse... [Responder comentário]

Ai que delícia! Spu doida para ir lá! Quando for, levarei suas dicas comigo. Abraços, boa semana!

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Katia!!!
Adorei tudo!!! E realmente, os Destemperados são perfeitos!!! Ultimamente sempre consultamos o site para ver as dicas antes de viajarmos!!
E Gramado é linda né?! Já fomos tantas vezes, mas sempre tem algo que é novidade... Principalmente pela incrível variedade de restaurantes!!!
Bjuuu
Pri

Janice disse... [Responder comentário]

Que delícia de viagem...adoraria conhecer lugares maravilhosos assim...
Beijo:)

Ana Maria disse... [Responder comentário]

Oi, Katia, quantos lugares lindos! Amo seus postes. E até agradeço pela sua dedicação, seu trabalho de estar sempre fotografando tudo para nos mostrar depois. Querida, se comesse a metade do que comes por ai, eu não andaria....rolaria. Verdade, tudo me engorda. Faz tempo que não vou por Gramado e Canela, mas quando fui, gostei demais. Bjs e saibas que estou ligadona aqui no Casos e Coisas da Bonfa.

Diego disse... [Responder comentário]

Katia, que alegria ler um post desses. Quando começamos a fazer o Destemperados, 3 anos atrás, era justamente esse tipo de experiência que queríamos compartilhar com as pessoas.

E a tua experiência lá foi sensacional com certeza. Conhecendo cada lugar desses, viajei junto nas fotos e no relato, que estão demais. Tô até com medo de perder o "emprego". Hehe.

Já quero que o frio chegue logo por aqui pra me jogar nestes restaurantes de novo.

E mais uma vez, obrigado pelos elogios. São eles que nos fazem sempre buscar mais e mais coisas boas pra dividir. Sem palavras.

Bjs
Diego

Simone - Mariana minha flôr disse... [Responder comentário]

Hum quanta coisa boa, acho que ia gostar de tudo, uma boa opção de viagem, nunca estive lá.
Vou ficar aguardando o proximo post das cervejas.+
Beijos e otima semana

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

DIEGO,

Que delícia ler um comentário elogioso de alguém que eu admiro tanto!!!!!!

Comecei a tirar fotos de comida há alguns anos e criei pastinhas no Orkut intituladas "aventuras gastronônicas pelo mundo". Já comi umas coisas exóticas tipo rena, baleia, capivara, avestruz e até água viva, acredita???? Mas a ideia de fazer com que essas coisas virassem posts apareceu depois que criei o blog e que conheci vocês, claro! A proposta dos Destemperados é maravilhosa e vocês são cheios de personalidade e muito bom gosto!!!!!

Obrigada demais pelas suas palavras! Ah, eu e Marcelo já estamos colecionando as dicas da Alemanha e vimos que vocês tem uma sugestão em Praga, por onde também passaremos em Abril. Estou animadíssima!!!!

Beijos!

Gi - Oh so Jolly! disse... [Responder comentário]

Que delicia tudo isso! Me deu mta vontade de ir pra Serra Gaucha da proxima vez que estiver no BR =)

Vou la conferir o blog indicado!!!

bjocas

Wagner disse... [Responder comentário]

Realmente, Bonfa, vejo que vocês aproveitaram bastante a viagem! Adorei as fotos, os restaurantes, os pratos e as dicas. Por falar em dicas, dei uma passada no blog dos DESTEMPERADOS e gostei muito do que vi por lá: um blog de "utilidade pública" eu diria.
Finalizando, eu não poderia deixar de dizer que adorei a cor do sobretudo: você fica muito bem com esta tonalidade de pink-meio-grená!!!
Imagino que depois dessas fartas aventuras gastronômicas sua assiduidade na academia tenha aumentado, não? (he he he).

Beijo!

Vanessa _ Cemiterio dos Azulejos disse... [Responder comentário]

Nossa... me deu ate agua na boca...
Katia, adorei seu post no meu blog Muito obrgada mesmo...
e amei mais ainda suas dicas de viagem... heheh estou preste a me casar... e estamos fazendo varias previas da lua de mel... acabamos de voltar de Campos de Jordao...
Mas suas fotos me deram uma vontade de viajar novamente...
lindo os lugaram nao?? que delicia de comida... que decoraçao...
bom.. entao ta...
Beijinhos, Beijinhos...

Kaira disse... [Responder comentário]

Por essas e outras que eu amo a Serra Gaúcha! E o teu blog, claro!
Pra quem ainda não conhece o Natal Luz de Gramado eu super recomendo, eu não falho um ano sequer, adooooro!
Faltou os chocolates, meu caso de amor à parte, hehe...
Bjs!

Milena disse... [Responder comentário]

Mas Guria,que delícia,hein?Aqueles camarões...hummmm!!!
Muito engraçado,fiquei observando a cortina de fuxicos e vou ler...vc a descrevendo.
Lugares super bonitos,comida farta e saborosa,o sul é assim mesmo!Gosto também demais da parte italiana,a comida é muito gostosa e a hospitalidade também.
Bj e boa semana

Alex Borim disse... [Responder comentário]

Só tenho uma coisa para dizer: "Meu Deus que fome me deu!!!"

Marta disse... [Responder comentário]

Katia.. que sonho de lugares.. cada um mais bem decorado que o outro! E as camidas foram um espetáculo a parte!
Adorei cada foto e cada declaração!

Beijocass

Marta disse... [Responder comentário]

Katia.. que sonho de lugares.. cada um mais bem decorado que o outro! E as camidas foram um espetáculo a parte!
Adorei cada foto e cada declaração!

Beijocass

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Eita, bichinha, vejo que vc, como eu, gosta de passar bem né?

Passei minha lua de mel nas Serras Gaúchas, na época em que casamos, pegamos a crise econômica de 1999, o dólar desparou e acabamos nos contentando com o sul do Brasil. Nessa época fomos ao La Caceria. Maravilhoso, por sinal. Esse guardanapo com beijinho já existia naquela época. Eu pedi um coelho e Mário, um pato com laranja. Ainda me lembro!!!!


Em 2007, levamos as meninas para passar o ano novo lá e conhecer o Natal luz. Nessa ocasião, fomos ao Pastaciutta. Realmente eu adorei o ambiente, mas a massa era muito ruim. Aqui temos restaurantes muito mais saboros e com preços mais acescíveis. Maceió é a capital do nordeste com mais restaurantes no guia 4 rodas, caso vc não saiba, então, estamos mal acostumados, entende??? O nosso Massarela dá de 10000 a zero.

Já o Bouquet Guarni foi de onde asssitimos ao espetáculo dos 3 tenores, no lago. Uma maravilha.

Mas, além de todos esses, eu gostei mesmo foi de visitar os restaurantes de sequência de fondue. Maravilhosos.

Bjks

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Obs: disparou...

MOMENTOS disse... [Responder comentário]

Bonfinha,

Quero saber qual o milagre que você faz pra comer tanta coisa gostosa assim e manter esse corpinho de Miss.

Próximo post dá a dica.Eu engodo só de ver!!! rsrsrs.

Vanessa Romanelli disse... [Responder comentário]

Katia, amei o bouquet Garni! que decoraçao linda!! e essas cadeiras?!! imagino que a comida seja deliciosa! e amiga...vc tá chiquérrima nessas fotos!!

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Não conheço o Sul, mas depois de um post desse a certeza incontestável que fica é que lá come-se bem. Muito bem. :)

Joy disse... [Responder comentário]

Katia, gosto muito do seu blog e adorei demais esse post! Também estive em Gramado neste Carnaval. Não vejo a hora de voltar lá novamente e conferir suas dicas gastronômicas! Fiquei com vontade de conhecer o La Table D'Or e a Pastasciutta.
E também adorei sua indicação do blog Destemperados, realmente é muito bom!

Ly Mello disse... [Responder comentário]

PelamordeDeus!
Acabou-se minha dieta!
Não tem nada que me tire mais do sério do que massa!
Suas fotos estão simplesmente MARAVILHOSAS! Adoreiiiiiiiiiiiiii!

Fora que vc é um espetáculo de linda!

Obrigada pela visita no meu blgo, já estou te seguindo!

Beijocas flor!

Família Ramos disse... [Responder comentário]

Meu Deus do céu, Kátia!! Isso é um crime colocar tantas dicas e fotos de comida desse jeito num único post! Agora já estou vendo no site da TAM e da Azul passagem para Porto Alegre novamente! hehehe
Excelente post, como de costume. As dicas devidamente registradas para a próxima visita a esse lugar ímpar que é Gramado.
Vocês foram a Nova Petropolis também? lá tem o melhor chocolate quente que eu já tomei, na Padaria Nova Petrópolis que fica na avenida principal.

Abraços,
Alessander

Aline Amthor disse... [Responder comentário]

Oi Katia!
Eu não conheço Gramado e redondeza... mas pelo que eu vi em suas fotos... o nível é EUROPEU, minha amiga!
Amei os restaurantes, não saberia escolher qual jantar primeiro.
Conta mais, conta... tenho certeza que você tem mais para contar sobre o feriado!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa, que delícia de lugares e que comilança maravilhosa. Eu adoro o roteiro que você e Marcelo escolheram; conheço o Bouquet Garni e é um lugar com muita personalidade. Também sou fã dos Destemperados; sempre busco informações no blog antes das minhas viagens. Ótima semana querida!

Miriam Nogueira disse... [Responder comentário]

Katia, como vc sabe viver hein? Fico vendo essas fotos e penso: taí, esse casal realmente aproveita a vida. Vc inspira muita gente com essas dicas maravilhosas, esses roteiros de viagem.
Que o restante da semana te seja tudo de bom.
O sobretudo rosa te caiu muito bem, viu?

bj
Miriam Nogueira

Rosi disse... [Responder comentário]

Bonfadini

Tive que conferir esse post devagarzinho, afinal muitos detalhes e fotos maravilhosas assim merecem muita atenção.

Do Sul só conheço Santa Catarina - Florianópolis e Itajaí, e pelo pouco que vi, amei tudo. Agora com esse post delicioso fiquei atiçada a voltar.

Você acertou em cheio quando escolheu esse destino em pleno Carnaval. Garota esperta, pegou baixa temporada e muitas oportunidades. Parabéns.

Aliás, vc e Marcelo são muito bons de boca. Esses pratos estão terrivelmente apetitosos e dá para ficar com a boca salivando fácil, fácil.
Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal!!! Muitíssimo obrigada pelos elogios e incentivos!!!! Engordei 2 kg na viagem a agora estou correndo atrás do prejuízo na academia, rsrsrsrs!!! E Ly, não sou linda de jeito nenhum!!!!! O segredo é a maquiagem e até acho que sou fotogênica... mas muito obrigada pelo elogio de qq forma! Adoro esse carinho de vocês! Muito obrigada pelo incentivo. Essa troca de ideias é maravilhosa pra mim! Beijão!

Joy disse... [Responder comentário]

Katia, adorei sua visita no meu blog! Obrigada!
Teria sido muito legal se eu visse você em Gramado, sou sua fã!!!
Eu e meu marido nos hospedamos no hotel Giardino di Pietra, ao lado do Il Piacere. Acho que por pouco não nos esbarramos por lá!
bjos

Isabela Kastrup disse... [Responder comentário]

Kátia querida, adoro saber das suas aventuras gastronômicas, simplesmente deliciosas. E as viagens e diquinhas então, aiaiaiiaia! Fiquei com muita vontade de conhecer o Rio Grande do Sul, confesso que já tenho uma simpatia gratuita pelos gaúchos. Adorei!!
Beijos mil,
Isa

Isabela Kastrup disse... [Responder comentário]

Kátia querida, adoro saber das suas aventuras gastronômicas, simplesmente deliciosas. E as viagens e diquinhas então, aiaiaiiaia! Fiquei com muita vontade de conhecer o Rio Grande do Sul, confesso que já tenho uma simpatia gratuita pelos gaúchos. Adorei!!
Beijos mil,
Isa

Bird disse... [Responder comentário]

Eta Katia,

Comeu bem, hein? haha

La vem vc de novo arrebentando com minha dieta, menina?! :)

Cada foto deslumbrante! O seu olho fotografico é aluscinante!! Adooooro seus angulos, sua criatividade em expressar suas idéias artisticas e experinecias inusitadas através de sua lente! Parabéns!!

E cada vez mais gatona, né?

Michelle Sales disse... [Responder comentário]

Kátia que tudoooo!!! Pela primeira vez da era blogstíca....rsrrs... um post tão grande me prendeu completamente....li tudo acredita?

Menina amei to com água na boca, que coisas lindas, viajar e conhecer novos lugares, sabores, realmente é muito bom....

Parabéns pelo post lindo e pelas belas imagens!!!

Bjos grandes.
Mi

Rênia disse... [Responder comentário]

Nossa senhora! Pra mim , que estou de dieta, tentando uma reeducação alimentar, isto foi um pecado! KKK! Lindas fotos, comidas maravilhosas! Como sempre!

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse... [Responder comentário]

Essa viagem deve ter sido maravilhosa. Tb fui prá lá algumas vezes e ameeei. Vcs devem ter se divertido muito e as fotos estão lindas. bjks

BubbleDesign/Bruno disse... [Responder comentário]

é um local onde eu quero conhecer. apesar da thalita ter a familia no RS a gente ainda nao foi para esses lados.
e essas fotos só fazem a gente ficar com mais vontade de ir para lá hehe
o negocio eh juntar as economias e colocar o pé na estrada hehe
abs
t+

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katita,
Sua irmã é igual a vc, né? Ô família de meninas prendadas e jeitosas! Pois é, Maceió tem muitos restaurantes bons. Se vc resolver vir, eu te passo a relação dos melhores. Pode deixar. E faço questão de sairmos pra um boteco ou barzinho bem badalado!

Ah, tb voltei das duas viagens que fiz ao sul, 2 quilinhos mais "gostosa e palpável"... gorda, nunca!!! kkkkkkk Neurolinguística é tudo!

Bjks

Ligia disse... [Responder comentário]

Oi Katia...amei todas as fotos e os comentários p/ variar...essa riqueza de detalhes é que me encanta...vc sabe definir muito bem tudo o que vê rsrs...e a serra gaucha é realmente linda...e da próxima vez estenda o passeio até aqui em Santa Catarina...venha me visitar rsrs...Bjss!!!

O Atelier de Lili Glacê. São Paulo, Moema. disse... [Responder comentário]

Oi Katia!!!
Nossa que delíciaa esses pratos! Ta dando água na boca! hummm..
Seu blog está lindo! :)

Obrigada pelo carinho sempre!

Beijão!

Karol e Karen!

Laély disse... [Responder comentário]

Fala séio: já foi bailarina?! Tem porte e beleza de uma.
Fico babando nas suas fotos, juro!
Casalzinho e programa bem romântico.
E o sobretudo pink?! Pode maltratar...rsrs
Kátia, dá pra comprar flores naturais a um bom preço nas feirinhas da cidade. Aqui, todo sábado pela manhã dá pra encontrar espécies lindas e baratas!
Beijinho!

Inaiá disse... [Responder comentário]

Querida!!!Fiquei feliz pelo teu passeio e pelo elogios dados a minha terra... sou natural de porto alegre e como boa gaúcha bem bairrista!! realmete fizeste boas opções lá na serra alemã!Sempre digo que subir a serra aqui é fazer uma orgia alimentar!!na próxima vez, tens que ir à serra italiana ( Bento Gonçalves e região)...é uma zona bem mais rústica que Gramado, mas por isso me atrai mais...Te espero na próxima!

Sabor e Alquimia disse... [Responder comentário]

Deliciosas experiências!!!! Lugares lindos, gastronomia exuberante e com certeza paladares recompensados!! Ainda quero conhecer Gramado e Canela e quando for, já tenho boas indicações de lugares!! De todos eles, gostei muito do ambiente do Bouquet Garni!! E que por acaso tem um nome bem sugestivo, pois bouquet garni é um amarradinho de temperos (geralmente tomilho, salsinha e louro) que dá sabor sem se misturar com a comida!! Valeu, Katinha!!bjs

Paulo Gradin disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Tudo extraordinariamente maravilhoso. Parabéns!
Obrigado pelos elogios e pelo carinho ao nosso La Table D´Or Méditerranée. Ficamos imensamente felizes e orgulhosos.
Volte em breve! E, brindemos à Vida!
Paulo Gradin

Mary disse... [Responder comentário]

Kátia, vi vc no teleférico!!! Quase fui lá falar com vc, só não fui pq quando desci do teleférico e fui p carro vc já estava indo embora. Ia falar né, tipo uma fã kkkkk Fiquei esperando notícias no criative-se sobre a sua viagem pra ter certeza que era vc e nada. Até que vi hj nos comentários que vc está com um blog novo e aqui achei o post sobre a Serra Gaúcha. Legal ter te visto, pena não ter dado pra falar pessoalmente e dar parabéns pelo trabalho nos blogs. Bjoss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Mary,que legal que você me reconheceu!!!!! Fiquei surpresa e muito feliz! Puxa, foi uma pena que a gente não pôde conversar pessoalmente! Mas saiba que eu amei a serra gaúcha e já estou doida pra voltar numa outra opotunidade! Um beijão e muito obrigada pelo carinho e pelos elogios!!!! Beijos!

Ana Paula Batista disse... [Responder comentário]

Menina, com tanta correria tinha tempo que não passava por aqui com calma. Que post é esse???? De babar!!! Deu até fome.
Adoro suas dicas!
Beijos

Marcela Fongaro disse... [Responder comentário]

adorei seu blog!
bjimmmmmmm

Laély disse... [Responder comentário]

Engraçado é que eu já havia visto este post( incluindo um comentário prévio, meu), mas não me detive no restaurante.
De dia parece muito mais bonito, pois o lago fica visível!
Na dúvida, vai de dia e volta à noite. rs
Mas o que eu havia reparado também foi aquele belo bandô de fuxico, numa das janelas do restaurante.
E as comidas?!
Fala, sério!!
Como cantariam, Timão e Pumba: "isso é que é viver!"...rs
Abraço!

Cintia Albuquerque disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Visito a Serra Gaúcha quase todos os anos e sempre me encanto com as belezas naturais e a arquitetura do local.
Normalmente, faço passeios, janto nos maravilhosos e deliciosos cafés coloniais, e compro malhas e chocolates.
Vale a pena visitar. Abs!

Fabricia disse... [Responder comentário]

Katia, estou passando o carnaval em Gramado e aproveitando muito suas dicas. Ontem fui ao buquet garni, que amei, hoje vou ap Il piacere, amanhã à cantina la pastaciutta, e na segunda à la carceria.
Meu hotel também tem um bom restaurante, o Troisgros ( você o conhece? Rs) gravou um programa nele. É um sonho, chama-se la hacienda, são apenas 6 chalés, foi caro, mas está valendo cada centavo.
Pena que o DG café agora não é mais café, só vende roupas. Bjs e obrigada pelo maravilhoso post.
Ah,amanhã vou a uma loja que conheci da última vez que estive aqui, chamada feito a dois, dá uma olhada no site www.feitoadois.com.br

Related Posts with Thumbnails