quarta-feira, 7 de março de 2012

Preparativos para a FESTA DE VERÃO – Parte 2

A mesa da sala já está montada há algumas semanas porque não a usamos no dia-a-dia e também porque gosto de experimentar várias combinações antes de decidir como ela ficará arrumada no dia da festa. No caso da FESTA DE VERÃO, decidi usar somente peças brancas de cerâmica, aproveitando o fato de que a toalha é bem colorida.

A primeira vez que usei essa toalha listrada comprada na CRATE & BARREL em 2006 foi para organizar uma festa caribenha, na qual cada convidado trouxe um prato típico de um país do Caribe. Fiz algumas bandeirinhas para usar como misturadores de drinks e preparei uma Piña Colada gostosa e refrescante, mas isso aconteceu bem antes de o blog existir. Depois disso, a toalha foi guardada na gaveta do buffet e nunca mais a usei, até surgir a ideia da festa de Verão.

Quando começo a pensar em uma festa temática, eu tento logo imaginar que peças eu poderia usar, incluindo a toalha e acessórios como pratos, talheres, guardanapos, copos etc.

Dessa vez vou receber os amigos na hora do almoço e, com o calor que faz no Rio essa época do ano, pensei em oferecer um buffet de saladas variadas, começando com uma mistura básica de folhas verdes com tomate cereja e cenoura, que decidi colocar na peça de acrílico. Essa saladeira foi um dos primeiros ítens que comprei quando saí da casa dos meus pais para morar com o Marcelo e tenho o maior apreço por ela. Os talheres na cor laranja custaram 1,99 Euros e  foram trazidos de uma viagem à Alemanha.

Eu não tinha bowls suficientes para abrigar os ingredientes que listei e decidi fazer uma visitinha ao PORTAL DAS LOUÇAS (Rua Isidro Rocha, 1241, Vigário Geral - Rio de Janeiro, RJ. Fone: (21) 3452-8800/(21) 3452-8800) para ver as novidades e garimpar algumas coisas bonitas e baratas. Foi lá que encontrei as peças que precisava por 4,90 reais cada e as posicionei na mesa da sala colocando um garfinho colorido de melamina dentro de cada uma delas.

As velas amarela e azul em madeira pintada são da VECCHIO NOVO e pretendo fazer a estreia delas no dia da festa!!!!

Posicionei uma peça longa de cerâmica branca da TOK & STOK junto aos bowls, sobre a qual coloquei 5 potinhos de melamina também comprados na CRATE & BARREL, além das colheres coloridas da marca RICE, compradas na Eslovênia no ano passado. Pretendo servir molhos, temperos e frutas secas nesses recipientes.

O curioso é que, apesar de ter sido adquirida nos Estados Unidos, a toalha teve sua estampa batizada de RIO, em homenagem à cidade onde moro desde que nasci. O que tem tudo a ver com a vodca que vou disponibilizar para os meus amigos prepararem seus drinks: a ABSOLUT RIO!!!! Acho que a peça tem cores vibrantes e marcantes que combinam bem com qualquer estação do ano.

O buffet fica em frente à mesa da sala e é o primeiro lugar para onde meus convidados olham quando entram no apartamento. Por esse motivo, decidi usá-lo como base para servir o que imagino que eles irão consumir primeiro: água, muita água, rsrsrsrs!!!!

Posicionei as taças de martini coloridas em acrílico da DRESS UP (Rua Dezenove de Fevereiro, 80 - Lj B. Telefone: 2539-7565. Botafogo - RJ) ao lado das suqueiras que comprei na TOK & STOK e mostrei no último CHÁ ENTRE BLOGUEIRAS. Minha mãe possui uma suqueira linda de vidro comprada no PORTAL DAS LOUÇAS, mas acho que ela tem o inconveniente de ser muito pesada, mesmo quando está vazia. Eu queria comprar uma igualzinha lá pra casa, mas depois que encontrei esse modelo em acrílico bem levinho, achei que era mais prático e ideal pras minhas festinhas. Coloquei um prato branco embaixo das peças para proteger o móvel de possíveis manchas.

A princípio eu imaginei servir dois sucos, mas depois pensei melhor e achei que provavelmente sobraria muita coisa, já que cada uma das suqueiras tem capacidade para 4 litros e meus convidados são poucos. Para não colocar simplesmente água pura nas peças, resolvi aromatizá-la com frutas e ervas. Penso que assim as suqueiras terão uma apresentação bonita e não vou desperdiçar líquido, já que eu estava preocupada que os sucos azedassem depois de um tempo fora da geladeira.

Os porta-copos de couro tingido da CRATE & BARREL são bem bonitos e possuem tons alegres que combinam com o tema da festa.

DSC01770[5]

Para combinar com os porta-copos, separei um conjunto de guardanapos bem coloridos que mostrei antes AQUI.

Vocês lembram da saboneteira que comprei na SOBRAL e mostrei no post de segunda-feira? Resolvi usá-la como mini-balde de gelo e achei que o resultado ficou bem charmoso!!!!

Sendo assim, essa é a “vista aérea” do buffet por enquanto. No prato alto branco comprado no PORTAL DAS LOUÇAS, pretendo servir três tipos de sanduíches para entreter meus amigos antes do almoço.

 

PEÇAS GRÁFICAS

Depois de chegar à conclusão do que vou servir e quais louças serão usadas, comecei a preparar as peças impressas que vão conferir uma identidade ao evento. Vocês lembram do convite que mostrei AQUI? Usei os personagens + cenário como base para construir os seguintes ítens:

1. Etiquetas para os dois tipos de água aromatizada

Confeccionei três opções de etiquetas porque não sei se vou encontrar carambola no mercado a tempo, por exemplo. Como a matéria-prima para o almoço com saladas precisa ser fresquinha, vou deixar para fazer a maior parte das compras na véspera da festa. Apliquei em uma das suqueiras o adesivo indicando “água aromatizada com limão siciliano e hortelã” porque sei que consigo encontrar esses dois ingredientes durante a semana. Imprimi o desenho em papel offset mesmo e usei fita dupla-face para colar a imagem na suqueira, após recortá-la manualmente.

2. Menu em formato A5 para display em acrílico

3. Placas identificadoras de comidas

Antes do almoço propriamente dito, optei por servir mini-sanduíches aos meus amigos com três opções de sabores indicados no menu que coloquei dentro de uma base feita em acrílico. Com o auxílio de cortadores, vou moldar os belisquetes de acordo com a legenda acima: o sanduíche de salmão defumado com pasta de caviar vermelho será triangular, o de atum com azeitonas será redondo e o de peito de peru com queijo será quadrado.

Vocês perceberam que imprimi um desenho do caranguejo sem os olhos? Fiz isso para testar se a ideia de usar os pequenos “olhos de plástico” comprados na papelaria JLM daria certo.

Levei pra casa um pacotinho contendo 20 olhos por 2,90 reais. Achei que esse recurso deu um toque de humor e movimento ao personagem e vou fazer o mesmo com a estrela do mar, o cavalo marinho, o peixe e o polvo.

4. Placa/cartaz de boas-vindas

Imprimi duas versões da sereia dando boas-vindas aos convidados da festa. No primeiro modelo, a personagem se comunica através de um balão, e no segundo, ela segura uma plaquinha. Ainda não decidi qual vou usar, mas se vocês quiserem sugerir, fiquem à vontade para deixarem suas opiniões aqui!!!!

Pensei em colocar essa placa na porta de entrada do apartamento, depois de recortar a borda branca, mas achei-a muito simples. Conversando com minha amiga Mari, tivemos uma ideia bem mais interessante e original… aguardem o próximo post!!!!!

Sereia123blog

Como o evento também será uma “competição” para escolher o melhor drink com a cara do verão, preparado pelos meus convidados, resolvi confeccionar plaquinhas com a colocação dos candidatos. Vocês querem saber qual será o prêmio para o primeiro lugar? Acabei de levar pra casa o mimo que o vencedor do Desafio Coquetel vai ganhar!!!!

A princípio pensei em comprar um kit de copinhos transparentes para shots que também poderiam servir para brigadeiros de colher e outros docinhos, mas quando me deparei com as 5 mini-caçarolas coloridas no supermercado PÃO DE AÇÚCAR, não tive dúvidas de que elas agradariam a todos e esse seria o presente perfeito!!!!

Aproveitando a visita ao mercado, na parte de louças encontrei essa molheira em promoção por 5,90 reais. Eu já tinha uma versão parecida, só que menor e transparente. Achei esse modelo “lâmpada de Aladim” super fofo e penso que ele combina melhor com os bowls brancos que vão receber os ingredientes para a salada self-service.

Por falar nisso, vocês já enviaram suas receitas de salada para o Concurso da Bonfa? Esse prêmio eu já sei qual vai ser: uma ilustração exclusiva e um kit de mostardas francesas. Para saber como participar, basta clicar na imagem abaixo.valechamada

O prazo para envio das receitas + fotos é dia 13/03, OK? Estou esperando!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira refrescante!!!!

Bonfa ass

35 comentários:

Izis Borck disse... [Responder comentário]

Katia arrasou com essa composição da mesa, amei essa toalha e as colheres coloridas.
Bem que você podia colocar essa ilustração de verão para vender na tutty, estou esperando...
Beijocas

JULIE disse... [Responder comentário]

Olá katia!!!

Só de pensar que tudo isso e só os preparativos fico imaginando a festa com tudo pronto.
Amo a sua criatividade,as suas ilustrações são lindas, resumindo sou sua fã.
Bjos

Milena disse... [Responder comentário]

Eu adorei as cores e essa toalha com astral elevadíssimo!
A mesa está linda e os "zoinhos"ficaram uma graça,rs!!
Eu gosto mais da sereia com o balão,me transmite a ideia de que ela está realmente falando.

E a mesinha redonda,ficou um must!!!

bjs

Gisele Gardeliene disse... [Responder comentário]

Lindo Katia! Adorei!
Sábado farei em casa a "Pizza da Malu", que é minha sobrinha, que fará 12 anos. Pena que não tive tempo, nem idéia de preparar as etiquetas para o concurso de melhor pizza, que os convidados prepararão na hora. Você, assim como a Claudia do "Feito a mão", são verdadeiras fontes de inspiração! Sucesso!

Aninha Muniz disse... [Responder comentário]

Eu adoro acompanhar as festas que você organiza!
Você é super criativa e me inspira nas comprinhas que estou fazendo para minha nova casa.
Adorei a toalha da mesa e a idéia dos olhinhos. Em relação à saboneteira como mini balde de gelo, não preciso nem comentar. A-M-E-I!!!
Ah! Achei que a sereia com a plaquinha ficou mais legal,sei lá, mas acho que no fundo do mar eles não devem falar português. rsrsrsrs (brincadeira!)
Beijo grande!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Tá tudo lindo!
Meu computador ficou pronto, mas a surpresa;;;perdi o HD.Mas vou me esforçar e ver se até dia 13 sai alguma salada aqui.
Bjão

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Katia, que lindeza suas peças... todas elas, as gráficas e as louças! Vc pensa em todos os detalhes, e fica tudo tão perfeito! Sou sua fã!!!
Super beijo!

Ah! Qureo ver se consigo fazer minha super salada ainda essa semana! Uuui!
Beijocas!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi!!

Que astral bom do post de hoje...bem alegre e colorido!!! Adoro quando vc coloca os preços das peças que vc garimpa por aí, pq vc mostra que dá sim pra fazer uma festinha sem gastar muito!!! E colocar a saboneteira como mini-balde de gelo é uma ótima ideia!!!

E agora falando sobre os noivinhos da Nilde, ela é muito caprichosa, né??

Beijos e ótimo dia!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Meninas, vocês são fofíssimas e super gentis! Muito obrigada pelo incentivo e comentários bastante animados! A energia de vocês é contagiante! Peço desculpas se não respondo a cada uma como eu gostaria, mas o tempo é curtíssimo e essa semana estou me dedicando à festinha e aos trabalhos com força total!!!! Sobre a sereia com balão ou placa, o placar até agora está 1x1, rsrsrsrs!!!! Obrigadíssima pelas opiniões, adoro essa interação! Fico muito feliz mesmo! Beijão!

simone disse... [Responder comentário]

Oi Katia,
que capricho e bom
gosto!!!!
Parabéns!!
Adoro a decoração da
sua casa!!! Dá para perceber
que cada objeto tem uma história
e escolhidos com carinho!
Beijokas!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Tudo muito legal, Bonfinha! Adorei a ideia dos olhos com movimento aplicados nos caranguejos! Mal posso esperar pelo sábado...
Beijo!

Rejane Custódio disse... [Responder comentário]

Kátia, que lindo! Fico só imaginando a festa como será, já que os preparativos já uma festa de tão lindo e criativo.
Beijos

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Adoro cores, díficil escolher do que gostei mais!Amei o prato comprido com os bowls e colheres coloridas, muito lindo!Tô cheia de ideias para o nosso chá, acho que vão gostar...tenho que tirar fotos...Grande Beijo.
Podíamos marcar um encontro com as meninas, o que acha?
www.deanaaz.blogspot.com

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Adoro cores, díficil escolher do que gostei mais!Amei o prato comprido com os bowls e colheres coloridas, muito lindo!Tô cheia de ideias para o nosso chá, acho que vão gostar...tenho que tirar fotos...Grande Beijo.
Podíamos marcar um encontro com as meninas, o que acha?
www.deanaaz.blogspot.com

Karina Monteiro disse... [Responder comentário]

Quanta coisa linda, adoro ver a montagem das festas aqui no blog.
Beijos.

Helô disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Concordo com a Milena, a sereia com o balão passa a ideia de recepção verbal, mais intimista.
Como sempre...dez pra tudo!
Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse... [Responder comentário]

Kátia,
Essa festa vai ser um arraso.
"Quentíssima"!
Beijo.

•♥ Sra. N ♥• disse... [Responder comentário]

Lindo, adoro ver suas preparações.

Adorei a suqueira, tb só vejo de vidro a venda. Encontrou essa de acrilico nesse mesmo lugar das louças?

Bjs

Michelle Sales disse... [Responder comentário]

Oiii Kátia, tá td muito lindo como sempre!!!

Em relação a sereia, acho que a que está com o drink na mão é melhor, pelo seguinte: ela trasmitiu um ar mais à vontade, ou seja, chegue pegue sua bebida e sinta-se em casa...

Bjão.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Kátia , já aqduiri o kit chá entre amigas e adorei. mas olha assim como vc eu adoro cervejas.... e gostaria de um kit para um happy hour com as amigas ! Segue essa sugestão ! E parabéns arrasou mais uma vez!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfilda, tudo lindo como sempre! Eu quem que podia dar uma passadinha no Rio antes de ir de vez pra Buenos Aires e entrar de penetra na Festa de Verão néam?? ahahahahaha!!!

Brincadeiras à parte... Bonfinha, manda seu endereço pra mim por email, pois trouxe uns guardanapos da Argentina bem lindos e quero te dar uns de presente. Tem um pacote com estampa de corações lindo! Quando junho chegar, quem sabe voce não usa com Marcelo! hohohoho ;)

beijoca!

Unknown disse... [Responder comentário]

Ai minha musa inspiradora das recepções!!!
Eu tinha me cadastrado pra receber suas postagens no meu e-mail e não sei pq pararam de chegar! Fico doente qd passo uns dias sem vir aqui e tem mais de duas postagens que ainda não li... Não gosto de perder nada que vem de você. E com mais uma festinha chegando então... Só sucesso!!

Meu Canto Na Cozinha disse... [Responder comentário]

Katia
A preparação da festa esta super bacana. As cores estão maravilhosas.
Meu voto vai para sereia segurando a taça como boas vindas, já que as plaquinhas terão outra finalidade.
Também gostei muito doação de águas aromatizada. Um chá com sabor de frutas também seria legal, deixa gelar bem no freezer antes de servir, quase cristalizar. Sempre uso um de frutas vermelhas e agora lançaram um de açaí que adorei. Não adoço, então pensei que na sua festinhas você poderia usar adesivos com o tema da festa em embalagens individuais de açúcar e adoçantes, acho que ficaria bem personalizado. Ok... Entro no seu blog e minha imaginação vai longe rssss
Sua festa será um sucesso!!
Beijos
Paty

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, amiga,
Essa festa vai ser o máximo! Adorei as cores e detalhes! Amei a sereia com balãozinho e o detalhe dos olhinhos nos bichinhos(uso muito por aqui,rs!)
Ah, comprei uma suqueira parecida e estou super feliz!
Então vamos ter um encontro antes do Chá das Blogueiras? Legal, eu topo!
Beijos!

Maria disse... [Responder comentário]

Vai ser uma festa e tanto heim? Eu amei a toalha colorida. O menu vai combinar direitinho com o verão. Eu adorei o premio para o vencedor do coquetel, coisa mais linda. Bjus.

Meu Canto Na Cozinha disse... [Responder comentário]

*da versão de águas aromatizada e não "doação" ... Oh dó desse corretor ortográfico rssss
Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Katia,

Está tudo muito lindo , só de acompanhar da vontade de organizar uma festinha .

Bjus,

Deborah (amore Con Cuore )

Claudia disse... [Responder comentário]

Nossa, tudo de arrasar! Adoro mesas coloridas e a sua está demais! Vai ser mais um sucesso by Bonfa!

beijos

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Adorei Tudo!!
Como vc é criativa e talentosa!!]Minha nossa, pensa em tudo e com uma praticidade sem igual.
Vc é chique. Faz tudo na medida certa as composições! Enche nossos olhos de alegria!!

Amo esse Blog!

Bjs

Sandra Lima disse... [Responder comentário]

Que belas compras você fez! Por aqui, acho que nem pagando o dobro...
Já estou louca pra ver a produção final, com todas as comidinhas arrumadas como só você sabe fazer.

Parabéns pelo Dia da Mulher! Felicidades!
Beijos

SÍLVIA OLIVEIRA disse... [Responder comentário]

Perfeito! E eu também não vivo sem minhas suqueiras. Só que as minhas são de vidro e base de alumínio. Não pesam tanto, mas são super incômodas na hora de guardar! Tomam um espaço danado! Ai, ai, ai, tô louca para ver a festa pronta! Beijos!

Angela Escritora disse... [Responder comentário]

Viver assim dá gosto!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katia, tô aqui dando pulinho e batendo palma! Até parece que participarei da festa! rs rs rs Tá lindo! Amo cores e a composição ficou um arraso! Amei os potinhos coloridos com as colheres coloridas. A propósito, hoje falei de você lá no meu post, seu jantar 'preto e branco' serviu de inspiração! Beijos, Paula

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. tá ficando demais essa festa! Adorei os potinhos coloridos e o bowl para salada!
Quando vc publicou as pecinhas coloridas, comentei logo que tinha visto iguais no pão de açúcar e aqui vi que vc comprou lá tb.. eu quase comprei essas... fiquei na tentação!!!
Beijos

YES we Cooking disse... [Responder comentário]

Bonfa, p/ variar SENSACIONAL!
Tudo lindo e super criativo, super curiosa p/ ver como ficou no final!!!
Beijão, Cecilia

Related Posts with Thumbnails