sexta-feira, 21 de setembro de 2012

“Bonfa Convida” a designer Katia Bonfadini: dicas para melhorar a qualidade das fotos usando o Photoshop

duas

Foto original x foto editada – Capadócia, Turquia

duas4

Foto original x foto editada – Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

grecia2

Foto original x foto editada – Santorini, Grécia

Bom dia, pessoal!!!! Vocês devem ter estranhado que a minha convidada de hoje seja eu mesma, né? O motivo é o seguinte: há tempos recebo e-mails e comentários dos leitores perguntando qual é o modelo de câmera que eu uso e a resposta é a seguinte: uma SONY DSC H70, simples, completamente amadora e sem muitos recursos manuais. Gosto da qualidade dela, mas sua lente distorce a imagem das pessoas quando são colocadas nas extremidades das fotos. Por outro lado, a máquina é ótima para registrar prédios, monumentos e detalhes de arquitetura, justamente por provocar essa distorção que torna o enquadramento mais interessante. O objetivo do post de hoje é compartilhar com vocês algumas dicas e efeitos que uso para melhorar a qualidade das imagens que minha câmera produz. Quem lê os relatos de viagem do Marcelo no site MOCHILEIROS e depois lê os meus, percebe que muitas vezes publicamos as mesmas fotos, mas as minhas são mais nítidas e possuem cores vibrantes. E é por isso que hoje a “Bonfa” convida a profissional de design gráfico Katia Bonfadini, que nunca fez um curso de fotografia, mas trabalha há 12 anos tratando imagens no Photoshop. Vocês vão perceber como é fácil dar um jeito naquelas fotos rejeitadas por serem escuras e estarem fora de foco!!!!

bonfaconvidaeu

Há muito tempo eu prometo a mim mesma que vou dar uma resposta completa a quem me pergunta “qual é a câmera que você usa?” e finalmente hoje ela está aqui!!!!! Pra falar a verdade, eu já fiz um curso de fotografia sim, mas foi só porque a matéria fazia parte do currículo da faculdade de Desenho Industrial. Eu odiava essa disciplina porque sempre tive muita resistência em ler manuais e aprender a parte técnica das coisas, preferindo seguir a minha intuição. Na época, isso me fez questionar se eu deveria ter escolhido ser artista plástica ao invés de designer, mas foi bobeira minha, já que toda profissão ou atividade exige algum tipo de conhecimento técnico, não é verdade? Com o tempo, fui percebendo que, para dominar um programa de computador, era necessário praticar, praticar, praticar… e por isso hoje me entroso bem com o InDesign e o Illustrator, minhas principais ferramentas no dia a dia. O Photoshop acaba ficando em segundo plano porque, no meu trabalho, não existe a demanda de retocar imagens eliminando marcas de expressão, rugas, celulite, pneuzinhos etc. É por isso que eu não mando o meu currículo para a revista Playboy, rsrsrs!!!!!

No meu caso, utilizo o programa para melhorar a qualidade das fotos que insiro nos folders, livros e revistas que crio e diagramo, além de aproveitar meus conhecimentos para tratar as imagens que publico no blog. Os filtros que uso são sempre os mesmos: ajuste de brilho, contraste, nitidez, luz, sombra e, algumas vezes, cor.

Procurei nos posts mais recentes alguns exemplos de imagens que tiveram mudanças significativas em relação ao antes e ao depois de terem sido submetidas ao tratamento no Photoshop.

original1tela

Na imagem acima, que mostrei primeiro AQUI, vocês podem observar que estou dentro de uma casa escavada na rocha, contra a luz. Apesar de a foto ter sido tirada com flash, este não conseguiu alcançar a minha imagem e eu fiquei escura demais. O que fazer com a foto nesse caso? Deletar? Não!!!! Há esperança, pessoal, acreditem!!!!

original2tela

O ideal é sempre criar uma cópia da foto por meio de um novo layer (camada), que fica sobreposto à imagem original. Dessa forma, vocês podem fazer a alteração que desejarem e, caso se arrependam mais tarde, basta deletar o layer editado e retornar à versão original.

original3tela

Depois de duplicar a imagem, apliquei o filtro IMAGE>ADJUST>SHADOWS/HIGHLIGHTS na foto para ajustar o equilíbrio entre luz e sombra, com a intenção de clarear as áreas mais escuras.

original4tela

Vejam a diferença que esse filtro faz!!!! Já é possível perceber as cores do meu cachecol e os tons das rochas que estavam bastante enegrecidos na versão original.

original5tela

Em seguida, eu normalmente parto para o ajuste do brilho e do contraste da imagem, mas não existe uma “receita de bolo” perfeita e imutável para esse tipo de manipulação. Cada foto tem a sua peculiaridade e, cada pessoa, tem sua sensibilidade para avaliar como prefere que fique o resultado depois da intervenção.

original6tela

Por fim, uso o filtro SMART SHARPEN, que reforça ou acentua a nitidez da imagem e é uma ferramenta essencial quando se quer melhorar uma foto que saiu desfocada ou tremida.

E aí está o resultado do tratamento da imagem original no Photoshop.

duas

Na minha avaliação, penso que eu ainda fiquei um pouco escura e que poderia ter lançado mão de outros recursos para me clarear, como por exemplo, isolar o meu contorno e só trabalhar nele. Se eu estivesse tratando a imagem profissionalmente, confesso que procederia assim.

No segundo exemplo, vocês podem observar que eu e o Marcelo estamos curtindo um momento especial, contemplando o lindo pôr do sol de Santorini, na Grécia. A foto ficou meio escura e resolvi interferir da seguinte maneira.

nos1

1. Apliquei o filtro IMAGE>ADJUST>SHADOWS/HIGHLIGHTS.

nos2

2. Ajustei o brilho e o constraste.

nos3

3. Esmaeci os tons de vermelho, que ficaram exagerados na foto, por meio do filtro COLOR BALANCE.

nos4

4. Para finalizar, apliquei o filtro SMART SHARPEN a fim de acentuar a nitidez da imagem.

Assim teria ficado a versão final se eu não tivesse me incomodado com o excesso de contraste.

grecia

Achei que eu poderia diminuir um pouco a saturação das cores para que a foto ficasse mais “realista”.

nos5

O filtro IMAGE<ADJUST<HUE/SATURATION serve exatamente para isso. Se vocês acharem que as cores estão vibrantes demais, podem usar esse efeito. Basta interferir na escala “saturation” que, nesse caso, recebeu o valor de –16 para equilibrar o conjunto.

A diferença não foi gritante, mas o resultado me deixou mais satisfeita.

grecia2

Na montagem acima, vocês podem conferir o “antes” e o “depois”. Percebam como até o contorno do sol ficou mais nítido.

O simpático vendedor da loja de cerâmicas turcas ficou bastante desfocado na foto acima e para amenizar esse problema, fiz o seguinte.

homem1

1. Apliquei o filtro SHADOW/HIGHLIGHTS para equilibrar o efeito claro/escuro.

homem2

2. Ajustei o brilho e contraste.

homem3

3. Como a foto estava muito desfocada, apliquei o ajuste SMART SHARPEN umas 3 ou 4 vezes seguidas porque tenho a impressão de que o resultado é melhor do que se eu aumentasse a abrangência (radius) do efeito, aplicando-o uma única vez.

duas2

4. Com o efeito contraste, achei que a imagem ficou muito amarelada e decidi interferir na cor usando o ajuste COLOR BALANCE.

homem4

5. Usei o COLOR BALANCE para fazer um ajuste de cor manual e o resultado pode ser visto na imagem abaixo.

duas3

Reparem que a foto à esquerda está com excesso de amarelo, o que foi corrigido na foto à direita.

A imagem acima foi registrada na Chapada dos Guimarães-MT, durante uma de nossas mais recentes viagens de fim de semana.

arvore1

O dia estava lindo, o céu ostentava um azul intenso e a nossa guia Márcia me deu a dica de tirar essa foto da árvore de baixo pra cima.

arvore2

Nesse caso, os ajustes foram mais contidos, mas mesmo assim, ofereceram um resultado mais agradável aos olhos.

arvore3

Usei os mesmos filtros das fotos anteriores, mas o que fez a maior diferença foi o SHADOWS/HIGHLIGHTS, que revelou as diferentes nuances do tronco da árvore, amenizando a sombra “dura” da imagem original.

Essa foi a foto que publiquei no post sobre a viagem.

duas4

Reparem nas fotos do “antes” e “depois” como o tronco ficou mais claro e as cores do céu e das flores amarelas ficaram mais vibrantes.

flor

Na primeira foto que aparece no post sobre a Chapada, o ajuste foi sutil, porém é possível perceber a diferença entre a sombra “dura” no invólucro do algodão à esquerda e o efeito das cores “reveladas” na foto à direita.

cachoeira

Nas fotos acima, o ajuste de luz e sombra produziu um efeito mais significativo, já que quase não dava pra ler a placa acima do Marcelo.

Pessoal, cada vez mais tenho sentido vontade de me aventurar no mundo da fotografia, porém sem nenhuma pretensão de trabalhar nessa área. Admiro muito quem se dedica a essa profissão tão rica e cheia de possibilidades, mas o meu objetivo no momento é somente melhorar a qualidade das minhas fotos. Sei que uma boa imagem valoriza muito qualquer produto e/ou trabalho. Então agora sou eu que peço uma dica para vocês que entendem do assunto: que máquina eu deveria comprar para começar a evoluir nesse sentido? Eu precisaria fazer um curso, com certeza, mas não gostaria de investir em nada muito dispendioso no momento. O efeito que eu mais sinto falta de poder controlar é o foco porque a minha câmera automática não me permite ajustá-lo manualmente.

Espero que as minhas dicas tenham sido úteis e, se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para deixar um comentário aqui a fim de que eu responda assim que puder, e  se souber, é claro. Infelizmente, não sei se vou poder ajudar a esclarecer dúvidas sobre outro programa de edição de imagens que não seja o Photoshop, o único que uso e sempre usei, mas imagino que existam efeitos equivalentes em outros softwares.

Ah, antes de terminar esse post, preciso agradecer imensamente ao meu amigo querido Wagner Campelo, antigo colega de trabalho que tem me ensinado muito sobre edição de imagens e design ao longo dos anos.

Um grande beijo pra todos com votos de que a gente registre lindas imagens ao longo da vida!!!!

Bonfa-ass

59 comentários:

carolina. disse... [Responder comentário]

bonfa, que post ótimo! por coincidência, estou neste exato momento editando no PS minhas fotos de SP e não sabia dessas ferramentas. eu sempre usava as camadas para editar minhas fotos.

além disso, eu tinha te perguntado no post da capadócia sobre sua máquina e você nem tinha respondido. confesso que tinha ficado "chateada". hahaha mas com esse post passou! amei, muito obrigada. :****

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@carolina.Oi, Carolina! Tudo bem? Que bom que gostou do post! Puxa, me desculpa se fiz alguma confusão e não te respondi, também fiquei chateada, mas voltei nos dois posts sobre a Capadócia e não vi nenhum comentário seu. Talvez vc tenha me enviado um e-mail, será? Eu tento responder todos os comentários e e-mails que recebo, mas de vez em quando, tenho certeza de que, infelizmente, acabo esquecendo alguém. Não foi de propósito, pode ter certeza! Um grande beijo e tenha um lindo final de semana!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita...amei vc convida. Mesma..hahuahuahuaha...
Achava que ia começar o texto assim "É um prazer esta aqui...."rsssss
Eu fiz um curso de Photoshop há alguns anos e por não praticar mais esqueci de muita coisa....eu não tenho o programa em casa e por isso fica difícil usar e relembrar das coisas....mas acho muito bacana mexer com isso e tento me aventurar no básico do básico...rsssss
As fotos se transformam....ficam super vivas....
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaOi, Martinha! É verdade, dá pra alterar muita coisa no Photoshop e melhorar a qualidade das imagens, só não dá pra fazer milagre salvando uma foto extremamente desfocada ou tremida, mas se ela estiver mais ou menos, dá pra salvar, rsrsrs! Se quiser alguma dica, estou à disposição! Um grande beijo!!!!

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Katia,

adorei seu post! Sabe que quase nunca uso o Photoshop pra edição?!? Mas em compensação não vivo sem o Lightroom (acho que já te falei dele).

Olha ... depois daquela minha ida ao Rio fiquei super frustrada porque quase não aparecia nas fotos, já que ninguém consegue usar meu equipamento. Aí decidi comprar uma compacta de "katiguria" - a G12, da Canon. Estou amando!!! Ela tem as funções manuais - que você quer - mas é pequena e leve (o que é ótimo, pois não chama tanta atenção). Além disso ela fotografa em RAW (vida!), tem visor LCD que rebate e sapata para flash dedicado. Ou seja, é uma compacta para profissionais! Vários fotógrafos indicam, pra quando a gente não quer carregar aquela profusão de lentes, câmera, flash, etc. Vale MUITO a pena! Indico de verdade! Aquela foto panorâmica de Buzios que coloquei no meu face foi feita com ela (e olha que usei jpg) e editada no Lightroom.

Qualquer dica que quiser estou as ordens.

Super beijo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Elisa BarrosElisa, pelo que vc descreveu, essa máquina é perfeita para o que eu quero fazer! Parece ótima e com os recursos que eu preciso! Vc falou do LIGHTROOM sim, eu não conheço o programa, mas deve ser muito bom! Obrigadíssima pela dica super valiosa da câmera! Vou dar uma olhada nos preços! Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei sua aula de Photoshop, vou por em prática!
Bjão

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Amei a dica de hoje e a convidada também, rsrsrs!
eu sempre tive photoshop em casa mas não sei mexer, e nem trato as fotos do blog... mas uma vez vc colocou umas dicas, lembro que era até uma foto de verrine e eu passei a usar aquelas dicas que melhoraram bastante a qualidade das minhas fotos. Agora vou anotar tudinho e por em prática! Meu bloguito agradece, rsrsrsrs!
Bjãooo

Gracy disse... [Responder comentário]

katia amei seu post d hj... ja estou pondo em pratica...rsrs..bj

Rebeca disse... [Responder comentário]

Boas dicas, pena que eu não tenho paciência de fazer isso tudo! Geralmente só corrijo a exposição e pronto! Bjos.

Unknown disse... [Responder comentário]

Ai Katia, eu não tenho um pingo de paciência para mexer no Photoshop. Mas suas dicas foram excelentes, quem sabe uma hora não me animo? bjocas

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavia, suas fotos já são tào liiiiindas!!!!! Quero muito ver as imagens que vc vai registrar na festinha da semana que vem! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamDani, isso mesmo, que legal que vc lembrou! Eu fiz um minipost dentro do post do verrine feito com as sobras de algum jantar romântico! Fico feliz que as dicas tenham te ajudado e sou eu que agradeço! Mil beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casa Coisas e Cia -GracyOba, Gracy! Que legal! Se tiver alguma dúvida, pode escrever aqui que eu tento esclarecer! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RebecaOi, Rebeca! Olha, vou ser sincera... eu coloco muitas fotos em cada post e realmente dá o maior trabalho tratar cada uma delas. Te entendo perfeitamente!!!!! É por isso que demoro muito a terminar cada post, mas olhando pra trás e revendo as fotos antigas, acho que vale a pena! Um grande beijo!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GerlianeOi, querida! Realmente esse processo é trabalhoso e demorado, mas vai tentando aos poucos pra ver se vc acha que vale a pena. Se achar muito chato, desencane!!!!!! O mais importannte é o conteúdo, né? Beijão!

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Amei as dicas! E a ideia então de se entrevistar! hehehe!
bjs
Ana Paula Carneiro.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana PaulaOi, Ana!!!!!!!!!!! Que legal que vc gostou da ideia! Vou ver se me entrevisto mais vezes!!!! Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Olá Kátia dicas maravilhosas que anotei e pretendo por em prática!Um lindo e abençoado fim de semana para voce e seu marido!Bjs. Célia.

Ana Morize disse... [Responder comentário]

Adorei as dicas. A gente tem preguiça mas quando vê os resultados (principalmente os seus) percebe que realmente vale a pena tratar a foto.
Adorei!
Bjs
Ana

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana MorizeAna, que saudades! Como estão as coisas? Me manda um e-mail! Que bom que gostou do post... eu estava há muito tempo querendo escrevê-lo, mas tinha preguiça, rsrrs! Veja que ironia! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownQue legal, querida! Aproveite as dicas e, se descobrir algum outro efeito legal, me fale!!! Beijão!

Sandra Peres disse... [Responder comentário]

Amei as dicas, era disso que eu estava precisando, vou testar o aprendizado tratando as fotos do blog, vale muito a pena. Obrigada!

Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sandra PeresSandra, que legal! Depois me diz se vc achou que as dicas valeram a pena? Espero que sim! Um beijão!

Maria disse... [Responder comentário]

Nossa Katia, adorei sua entrevistada. Sabe que adoro o photoshop mas não consigo aprender direito. Adorei as explicações e vou usar. Pode dar mais dicas que vou adorar. Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaOi, Maria! Que bom saber que gostou da escolha da minha entrevistada de hj, rsrsrs1 Ah, pode deixar, se eu descobrir mais macetes, eu posto aqui! Talvez esse post tenha parte 2, 3, 4... quem sabe? Beijão!

Monica Uehara disse... [Responder comentário]

Katia! Sensacional seu post. Com certeza vou reler. Preciso praticar mais a utilização do Photishop. Com suas dicas, minhas fotos ficarão melhores. Bj.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cozinha da MonicaMonica, que saudades!!!!! Que legal que gostou do post, fico feliz em poder compartilhar meus conhecimentos de alguma maneira! Beijão!

MLúcia disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia, adorei as dicas. Sempre acabo adiando usar o Photoshop, mas agora vou me mexer. Tenho fotos ótimas tiradas em Barcelona e agora vou dar um trato nelas. Quer dizer que podemos esperar um serial photo posts?
Grande beijo,
Maria Lúcia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MLúciaOi, M Lúcia! Gostei da sua empolgação!!!! Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato que vou ficar feliz em te ajudar! Pois é, se eu descobrir novos filtros e/ou macetes no Photoshop, faço novos posts sobre o assunto sim! É que, no momento, só uso esses mesmo, mas sei que o programa disponibiliza vários recursos que eu mesma nem imagino! Beijão!

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia,
Esse post veio na hora certa. Seguindo suas orientações, acabei de substituir uma foto do post atual.
Obrigada!!!!
Um ótimo final de semana no Pará!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GinaQue coisa boa, Gina! Fico feliz por ter ajudado de alguma maneira! Apesar de nào ser uma unanimidade, acho que vou provar maniçoba e pato ao tucupi em Belém!!!!!! Estou contando as horas pra viajar! Um grande beijo!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, ja percebeu que o post foi um sucesso né!!
Acredite eu sempre tive vontade de lhe mandar um e-mail perguntado qual era sua câmera rsrs, acabei de comprar uma para minha filha fazer um curso rápido de fotografia, para tirarmos fotos de família do desenvolvimento da Julia e tal, suas dicas foram preciosas ja guardei o link,.

Bjs

Gélia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoGélia, fiquei feliz quando fiz esse post e penso que agora posso mandar o link para quem perguntar sobre a minha câmera. Eu ficava meio sem graça de somente informar o modelo da máquina, já que as fotos sempre sofrem várias transformaçòes antes de serem publicadas. Agora, com esse post, tenho uma resposta completa, rsrsrs! Beijào!

Paula Fernandes disse... [Responder comentário]

Adorei o post. Muito útil.

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi katiaaa! Gosto de fotografar e sempre fiquei pasma com as fotos q tira. É legal saber q usa uma ferramenta comum...quem sabe assim eu melhore minhas fotos...
Ah! E alguém falou do post do verrine....rsrs... sempre q vou tirar fotos dos meus trabalhos,lembro da cartolina branca....

Bjao e obrigada pelas dicas...

Ana Elisa Mussolino

Maria Cininha disse... [Responder comentário]

Que aula! Eu uso pouco, ou melhor tenho pouco conhecimento, mas depois dessa sua aula, tenho certeza que vou melhorar muito. Parabéns pelo post.
Obrigado
Beijos

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Vou transcrever para cá o comentário que te enviei por e-mail ontem, pois não poderia de comentar neste post maravilhoso!!!!

Katinha,

Adorei a convidada de hoje!!!!

Eu era uma das que perguntava sobre sua máquina. Cheguei a comprar uma igual online ano passado, quando fomos a Orlando, mas a peça escolhida esgotou na loja, até me ofereceram outra mais avançada pelo mesmo preço, mas não daria tempo de entregarem no meu hotel. Nós já teríamos voltado. Tive de cancelar a compra.



Seus ajustes nas fotos são perfeitos, bem naturais, não ficam carregados e valorizam muito cada imagem. Eu comrpei uma máquina muito boa há pouco tempo. Tão boa que nem estou mais ajustando minhas fotos no photoshop. Lembra que vc elogiou a foto do pão integral? Foi tirada com a máquina nova. É uma sony nex 5, tem sapata para flash externo, dá para trocar lentes, é compacta e nos possibilita controlar o foco, como vc quer. Eu estou muito satisfeita, pois em viagens, como disse a colega num comentário aí em cima, precisamos de algo eficiente, que não dê muito na vista e que seja de fácil manuseio, caso precisemos que alguém a utilize para bater fotos nossas.



Parabéns pelo talento e pela inciativa de compartilhar seus truques. Ah, se todos fossem iguais a você!!!!

Aprendi ferramentas novas com este seu post. Minha versão do photoshop está traduzida pro português, mas vou "bulir" no bichinho até encontrar essas ferramentas que vc falou.

Bjks e tire muitas fotos em Belém pra gente ficar babando depois.

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Adoro seu blog, mas não sei o que acontece que não consigo comentar aqui, mas continuo tentando, e visito com frequência.
Que beleza que vai estar no Pará, sou de Belém e moro em Belo Horizonte, assim vou matar a saudade. Não deixe de tomar sorvete na Cairu.bjs

Bebeca Artesanato disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Adorei o post e a entrevista foi ótima! Obrigada pelas dicas. Toda vez que faço um produto fico feliz, mas na hora de fotografar e tratar a imagem fico triste porque não consigo mostrar na foto o que ele é na realidade. Vou colocar em prática as suas dicas e já estou planejando a troca da minha velha máquina. Acho que eu fui a última a perguntar sobre qual máquina você usa!
Beijos
Regiane

eu disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,perfeito seu post,uma perguntinha...se eu quisesse pegar por ex a sua imagem e mudar o fundo tbm seria no Photoshop????? Bjs e obrigada pela presença lá no Doçura de conversa fiquei mt feliz.Bjs.Trícia.
http://delicinh.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, confesso que sempre tive curiosidade sobre a sua camera, pois gosto das suas fotos!
Lembrei mto de vc esse fim de semana, passei 3 dias em Joao Pessoa!!Suas dicas me ajudaram mto, sempre que ia em algum local comentado por vc, lembrava do seu post. Fiquei apaixonada pela cidade, ainda mais que fui comemorar uma data mto especial, meu aniversario de 3 anos de namoro!!
Obrigada por tantas dicas legais, e parabens pelo seu trabalho e pelo blog!
[desculpe a falta de acentos, estou com problemas no pc, mas n queria deixar de comentar]

Beijos, Deise

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Elisa MussolinoOi, Ana! Que bom que gostou do post! Reamente as ferramentas que uso são simples e bem práticas! Não é difícil usá-las! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariacininhaQue legal, Mariacininha!!!! Eu compenso a falta de uma máquina com recursos dessa maneira, mas estou realmente querendo dar um upgrade na câmera! É sempre bom a gente pensar que está se aprimorando, né? Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Feito a MãoClaudinha, vc é fofa demais!!!! Acho que já te respondi por e-mail, né? Vc é uma grande amiga e incentivadora! Obrigadíssima pela dica da câmera, vou procurar saber mais sobre o seu modelo, mas desconfio que a dica da Elisa seja mais próxima do que eu preciso! Se eu descobrir mais alguns truques, compartilho aqui, pode ter certeza! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bianca de NeveOi, Bianca! Muito obrigada pelo comentário! Ameeeei Belém e já quero voltar! As comidas típicas são sensacionais, gostei muito de todas e é claro que provei vários sabores de sorvete no Cairu da Estação das Docas! Lindo lugar! Biejão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bebeca ArtesanatoRegiane, te entendo perfeitamente! Acho que uma boa foto, incluindo uma boa câmera, valoriza qualquer produto e estou à procura de um equipamento melhor agora, mas dificilmente vou abrir mão do Photoshop, rsrsrs! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Doçura de conversaOi, querida! Te respondi lá no seu blog! É isso mesmo, vc teria que recortar a imagem no Photoshop e aplicá-la sobre um novo fundo... é chatinho de fazer, dá um trabalhão e é preciso tomar cuidado para que o resultado não fique "falso". Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Deiseane MeirelesPuxa, que legal que gosta das minhas fotos, fico super feliz com os elogios! E mais ainda por ter se lembrado de mim em João Pessoa!!!! Estive em Belém no fim de semana e estou doida pra preparar um novo post com as fotos tratadas!!!!! Viajar e registrar esses momentos especiais é bom demais, né? Muito obrigada pelo carinho!

Unknown disse... [Responder comentário]

Ótimas dicas Ká! Suas fotos são lindas, bem tiradas e bem tratadas! Bjo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mari AlegreMari, super obrigada! Fico feliz que vc tenha gostado do post! Se descobrir mais dicas, eu faço outro post!!!! Um beijão!

BaladasFashioncomLoren disse... [Responder comentário]

Perfeito e esclarecedor!Amo fotografia e vou usar essas suas tecnicas!Essa foto da caverna...impressionante como modificou,é outra foto!Esse programa de photoshop que você usa qual é?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BaladasFashioncomLorenQue bom que gostou do post! Eu o escrevi justamente porque muitas pessoas me perguntavam o modelo da câmera que uso e, como ela é simples, o que faz diferença é realmente o tratamento. Eu ainda uso o Adobe Photoshop CS4, mas já existem versões mais modernas... tenho mesmo que fazer um upgrade no meu computador!!!! Um beijào!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Katinha, que postagem instrutiva. Gostei muito. Também faço tratamento nas imagens - tanto as publico quanto as que envio para os parentes e amigos. Utilizo o Microsoft Office Picture Manager - simplezinho. rs Beijos, Paula

Dry !!! disse... [Responder comentário]

muito legal essa sua iniciativa!
eu tb faço isso, mas em outro programa e dá uma diferença incrível, né?! :)
parabéns!
bjs

Denise disse... [Responder comentário]

Oi, Katia!
Mto legais essas dicas. Eu mexo um pouquinho com Photoshop, mas aprendi alguns recursos que não sabia usar.
Obrigada!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@DeniseQue lega, Denise! Fico feliz em ter ajudado com algumas dicas!

Um super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bom dia Katia!
Sou nova no seu blogger, mais adorei suas dicas de photoshop é algo que mexe muito comigo hahaha adoro fotográfias, porém fico muito chateada quando algumas ficam escurar. Tipo umas que tirei com meu esposo em uma cachoeira paisagem linda porém fotos escurar.
Vou usar suas dicas.
Qual o photoshop que você usa?
Obrigada pelas super dicas. :D

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Aline SantosOi, Aline! Que bom que gostou das dicas! Eu ainda uso a versão CS5, mas tem outras mais recentes. Beijão!

Related Posts with Thumbnails