segunda-feira, 22 de abril de 2013

ANDRÉS CARNE DE RES: decoração, design, criatividade e ótima comida em um restaurante muito louco na capital da Colômbia

O cardápio do restaurante tem 63 páginas: SOCORRO!!!!!!!!

bogotc3a1-103

A curiosa e surpreendente decoração interna (imagem retirada DAQUI)

Andres-Carne-de-Res-Chia-4-1024x768

As garrafas de vinho são customizadas (imagem retirada DAQUI)
Uma das luminárias que decoram o ANDRÉS D.C.

As cervejas da casa vem com um curioso e divertido abridor em forma de libélula à venda na lojinha!

Hummmmmmmmmmmmm, é proibido contar calorias: aproveite o momento e divirta-se!

Gostei muito de conhecer a capital da Colômbia em novembro do ano passado. Bogotá tem uma cena cultural e gastronômica riquíssima e me lembra muito São Paulo, justamente por causa dessa vasta gama de museus, galerias, bares e restaurantes. É uma cidade enorme onde não faltam atrações e opções de lazer para todos os gostos e bolsos.

Quando o Marcelo me mostrou a resenha do guia LONELY PLANET sobre o restaurante/bar/boite ANDRÉS CARNE DE RES, fiquei empolgadíssima para conhecê-lo e programamos a visita para a nossa segunda noite em Bogotá.

A especialidade do ANDRÉS são as carnes, acompanhadas de batatas, pães, arepas com queijo, yuca frita e molhos D-E-L-I-C-I-O-S-O-S!!!! As empanadas colombianas (que não tem nada a ver com as chilenas ou argentinas) são imperdíveis. Mas o que atrai mesmo os visitantes é a decoração muuuuuito louca! Ornamentos reciclados, placas pintadas à mão, imagens religiosas, máscaras, pratos colados no teto e até mesmo atores/dançarinos circulando com roupas coloridas e esquisitonas, fazem com que o cliente tenha uma experiência única e provavelmente bem diferente de tudo o que já viu. Em cada cantinho é possível descobrir algo surpreendente, divertido e original.

Uma das entradas do restaurante ANDRÉS D. C.

O lugar possui uma decoração excêntrica e irreverente que engloba o kitsch e o barroco, tendo sido descrito como uma mistura de Alice no País das Maravilhas com a Disney World e a Fantástica Fábrica de Chocolate. É praticamente uma unanimidade, a atração é considerada imperdível e eu assino embaixo.

Engrenagens a todo o vapor dentro de um coração instalado na entrada do restaurante

Infelizmente não foi possível conhecer a gigantesca matriz do restaurante, que fica em Chía, a alguns quilômetros de Bogotá. Estávamos hospedados no hotel IBIS MUSEO e teríamos que gastar uma boa grana indo de táxi até lá. Os albergues normalmente organizam excursões para o ANDRÉS CARNE DE RES original, mas somente à noite, e a hora combinada para o retorno é muito tarde, que é pro pessoal aproveitar a famosa e animada boite.

Pernas gigantes confeccionadas em arame decoram a entrada do restaurante

Apesar de eu adorar dançar, aproveito para “soltar a franga” nas pistas de dança das festas de casamento dos amigos, rs! No dia a dia ou em viagens, adoro acordar cedo e curtir muito a parte da manhã. Mas parece que a balada no ANDRÉS é animadíssima e a especialidade são os ritmos locais como salsa, rumba, merengue e vallenato. Atores e dançarinos vestidos com roupas extravagantes garantem uma experiência bem “exótica”.

Sendo assim, fomos conhecer a filial ANDRÉS D. C., que fica no centro comercial El Retiro, na Zona Rosa, bairro nobre da capital. Os quatro andares da casa são inspirados na DIVINA COMÉDIA de Dante Alighieri e batizados como Inferno, Terra, Purgatório e Céu, cada um com suas peculiaridades.

Para vocês terem uma ideia de como esse lugar é especial, basta considerar os seguintes fatos:

  • O cardápio é, na verdade, uma revista com 63 páginas
  • A matriz do restaurante em Chía ocupa 6 mil metros quadrados
  • Para conseguir os melhores lugares na casa, é necessário reservar com antecedência de 20 dias
  • O estacionamento em Chía tem 55 mil metros quadrados
  • O cliente é sempre atendido por dois garçons: um homem e uma mulher
  • Há mais de 2 mil empregados trabalhando nas franquias

Os dados são mesmo impressionantes, né?

Chegamos cedo, por volta das 18h, e encontramos um lugar com relativa facilidade, porém ele estava reservado para dali a duas horas. Minha dica é reservar uma mesa com antecedência, principalmente se vocês quiserem conhecer o restaurante à noite.

O cardápio é realmente algo fora do comum… as páginas são repletas de ilustrações e reproduções de obras de pintores consagrados, principalmente do colombiano Fernando Botero, é claro.

Confesso que fico confusa com menus gigantescos e uma vez ouvi o Chef Gordon Ramsay dizer em seu programa que bons restaurantes tem cardápios enxutos porque não é possível oferecer produtos frescos quando a variedade de opções é muito grande. Normalmente eu concordo com ele, mas o caso do ANDRÉS parece ser uma exceção.

Entramos no restaurante e nos indicaram uma mesa apertadinha quase colada no banheiro. Fiquei meio decepcionada, mas tudo bem, começamos a folhear o cardápio. Antes que pedíssimos alguma coisa, o garçom colocou dois recipientes com molhos deliciosamente picantes na mesa e alguns pãezinhos como cortesia.

Eis que alguns minutos depois, fomos convidados a ocupar uma mesa grande em um salão espaçoso. Apesar de ela estar reservada para dali a duas horas, nos sentamos, pedimos algumas (poucas e caras) cervejas e curtimos o momento.

Cerveja colombiana POKER e o copo de cerâmica, marca registrada da casa

De entrada, nos confundimos e ao invés de pedirmos pasteis de yuca, feitos com massa de aipim e algum recheio, pedimos a yuca frita, que estava bem sequinha e gostosa, mas era aipim, né? Nada muito diferente do que a gente come no Brasil. O diferencial eram os molhos, que estavam divinos! Não sei dizer os ingredientes nem qual era o melhor, mas pareciam variações do nosso vinagrete com legumes cortados bem fininhos e uma boa dose de pimenta.

Ah, pedimos também as famosas empanadas colombianas, que já havíamos experimentado no dia anterior e adorado! Esqueçam as versões argentina e chilena do belisquete! As colombianas são fritas, normalmente recheadas com batata e/ou carne, e muito mais saborosas, na minha opinião.

Nosso prato chegou super rápido e não lembro o nome, mas foi algum mix de carnes na chapa quente, acompanhadas de batatas, molho de tomate picante e pães triangulares. Tudo lá é bastante calórico, mas o sabor compensa sair da dieta, rsrs! As carnes estavam bem suculentas e macias.

Detalhe dos três molhos apaixonantes

Tanto na entrada quanto depois da refeição, os garçons serviram esses petiscos curiosos: manga verde, coco, limão, jabuticaba e uchuva, que mais tarde descobri ser o mesmo que physallis. Como eles tiraram as folhas secas que dão charme à frutinha, pensei que se tratava de outra coisa.

Enfim, tivemos uma noite deliciosa e depois aproveitamos para dar uma esticadinha numa cervejaria artesanal chamada PALOS DE MOGUER. Gostamos mais da BOGOTA BEER COMPANY, mas essa história fica para um próximo post!

Como a cidade é bem grande e conhecemos várias atrações em dois dias e meio, acho que vai ser difícil preparar um relato só e devo publicar nossas aventuras em partes.

Para quem quiser ler/reler os posts sobre Cartagena e San Andrés, os links são os seguintes:

CARTAGENA E PLAYA BLANCA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/12/resumao-das-ferias-na-colombia-parte-2.html

SAN ANDRÉS 
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/12/pra-onde-fui-nas-ferias-de-novembro.html
 

O site do ANDRÉS CARNES DE RES é http://www.andrescarnederes.com/es/

Ah, esqueci de dizer que o restaurante tem uma loja super interessante que vende algumas das esculturas que decoram o lugar. Vi uma peça em forma de coração feita com rebites que achei um charme, mas infelizmente o preço não era convidativo. De qualquer forma, acho que vale a pena dar uma conferida nos produtos antes de deixar o local.

Um grande beijo com votos de uma semana surpreendente!

*Fontes:
http://seecolombia.travel/blog/2013/01/andres-carne-de-res-chia-a-fiesta-for-the-senses/
http://fortraveler.wordpress.com/2012/02/20/andres-carne-de-res-mad-tasty-and-fun-restaurant-andres-carne-de-res-loco-sabroso-y-divertido-restaurante/
http://www.mochileiros.com/colombia-bogota-medellin-cartagena-san-andres-zipaquira-2-semanas-t76823.html
http://www.colombia.travel/po/turista-internacional/colombia/739-restaurante-andres-carne-de-res-em-chia-fotografia-panoramica-em-360d
http://www.nosnomundo.com.br/2011/08/andres-carne-de-res-a-balada-mais-cobicada-de-bogota/

Bonfa-ass

4 comentários:

Malú Holzmüller disse... [Responder comentário]


Kátia eu quero ir conhecer esse lugarrr...Aqui em Munique tem alguns bares e restaurantes com um pouco desse estilo todo,mais nada comparado a excentricidade desse cantinho.Amei e vai ficar na lista de desejos,rsrsrsr...

Bjs e uma ótima semana.

PS: Eu traria sem dúvida nenhuma um cardápio escondidinho na bolsa,divinooooo e criativo.Love Total !!!

Malú.

Milena disse... [Responder comentário]

Menina,fiquei com a mesma vontade da Malu,só que tem um detalhe,qual seria o tamanho dessa bolsa??rs
Amei os detalhes!
bjs

Leni disse... [Responder comentário]

Muito louco mesmo esse lugar!! e a comida parece ser boa mesmo!!!
beijos
Leni

Gelia disse... [Responder comentário]

Katia a Colômbia dever mesmo ser fascinante! eu adorei o clima deste restaurante 63 páginas caracas!! estacionamento enorme deve ser concorrido pacas.

bjs

Gélia

Related Posts with Thumbnails