segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Creme de cogumelos com queijo de cabra e vinho branco + o novo Concurso da Bonfa!

IMG_1327

Adoro quando tem concurso aqui no blog: as semanas ficam mais animadas e eu fico curiosíssima para abrir o meu e-mail e conferir as fotos e receitas dos participantes! Há anos tenho vontade de promover um concurso de sopas, mas sempre precisei adiar a brincadeira por algum motivo. Felizmente, apesar da correria, esse ano consegui me organizar para colocar a ideia em prática e, sendo assim, hoje é dia de divulgar o novo Concurso da Bonfa!!!!

Bom, antes de revelar os prêmios e as regras para a participação, gostaria de compartilhar com vocês uma receita de minha autoria que resolvi testar… e não é que deu certo????

Você lembram do FONDUE DE QUEIJO COM FUNGHI SECCHI que fiz para a FESTA SUÍÇA? Da MOUSSAKA DE SHITAKE que preparei para o JANTAR GREGO? Do RISOTO DE SHIMEJI para o JANTAR ITALIANO? Da PIZZA DE QUEIJO FETA COM PORTOBELLO NO VINHO TINTO para o DIA DOS NAMORADOS? E do recente SPAGHETTI COM COGUMELOS, VINHO TINTO E CREME DE LEITE FRESCO para um almoço de fim de semana? Acho que deu pra perceber que estou numa fase “cogumelística” desde meados do ano passado, né? Sinceramente, não sei dizer o motivo, mas o fato é que eu sempre gostei muito de cogumelos, só não havia me aventurado a prepará-los em casa. Na minha lista, faltava uma sopa ou creme, mas, pensando bem, eu adoraria testar alguma salada ou pastinha com esse ingrediente no futuro, rsrs!

Quando provei o molho do spaghetti, achei tão gostoso que pensei em adaptá-lo para fazer uma sopinha. Troquei alguns ingredientes, incluí outros e, no fim das contas, gostei bastante do resultado da minha aventura culinária com receita inventada na hora!

Vamos à lista de ingredientes?

  • 200g de shitake in natura
  • 200g de shimeji in natura
  • 200g de portobello in natura
  • 150g de queijo de cabra
  • 1L de creme de leite fresco
  • Alho, cebola e salsinha desidratados
  • 3 colheres de sopa de manteiga com sal
  • Azeite
  • 2 taças de vinho branco seco
  • 3 colheres de sopa de molho shoyu
  • Pimenta branca à gosto
  • Sal à gosto
  • Uma pitada de noz moscada

Modo de Preparo:

Pra início de conversa, preciso fazer uma confissão: eu achei que tinha comprado tudo o que precisava para a receita, mas quando fui separar os ingredientes, percebi que faltava o básico: alho e cebola! Daí tive uma crise de preguicite aguda, não cogitei a possibilidade de voltar ao mercado e decidi improvisar. Havia uma boa quantidade de tempero pronto com alho, cebola e salsinha desidratada. Pronto, era isso que eu usaria! Fiquei com a consciência pesada, mas segui em frente. Lembrei da dica da Tamy para hidratar funghi secchi e decidi fazer o mesmo com o tempero seco.

Piquei, limpei e misturei os cogumelos enquanto hidratava o tempero em uma tigela com vinho branco. Em seguida, coloquei o equivalente a 3 colheres de sopa de manteiga e um pouco de azeite em uma panela funda.


Acrescentei o tempero imerso no vinho branco, acendi o fogo e comecei a misturar os ingredientes. Quando a manteiga dissolveu completamente, adicionei os cogumelos e fui mexendo sem parar até que eles começassem a soltar líquido. Baixei o fogo e esperei a água evaporar antes de colocar as duas taças de vinho. Logo depois adicionei o sal, a pimenta branca e a noz moscada ralada na hora.

Em seguida, acrescentei o queijo de cabra e esperei que a mistura ficasse homogênea antes de colocar o creme de leite fresco. Mexi por alguns minutos e levei somente 2/3 do caldo ao liquidificador. O restante ficou na panela porque eu quis manter alguns pedaços de cogumelos inteiros a fim de valorizar a textura do ingrediente principal.

IMG_1319

Voltei com o creme batido à panela, mexi por mais alguns minutos até que começasse a ferver, apaguei o fogo e esperei uns dez minutos antes de servir. Ah, foi só no finalzinho que tive a ideia de acrescentar o molho shoyu pra dar uma corzinha no caldo e realçar um pouco mais o sabor dos cogumelos.

IMG_1307

Coloquei o creme em uma pequena caçarola com tampa ao lado de uma colher de degustação com queijo parmesão ralado e um punhado de torradinhas sobre uma tábua de madeira. Para acompanhar a refeição, servi o mesmo vinho branco seco geladinho. Não encontrei tomilho no mercado esse dia, mas minha sugestão é acrescentar um potinho contendo manteiga aromatizada com a erva fresca para passar nas torradinhas. Mostrei como prepará-la NESSE POST. Um raminho de tomilho ou alecrim também daria um charme na foto, né? Puxa, sempre esqueço alguma coisa, rs!

 

O CONCURSO “SOPAS, CALDOS E CREMES”

Agora sim, chegou a hora de divulgar os prêmios e as regras para o novo Concurso da Bonfa!!!! Vocês podem relembrar todos os concursos que já rolaram aqui acessando o seguinte link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/p/concursos-da-bonfa.html

Dessa vez, a ideia é aproveitar a estação mais fria do ano para preparar sopas, caldos e/ou cremes que aqueçam o nosso inverno… ou refresquem o nosso paladar, por que não? Há muitas receitas interessantes de sopas frias e mais um punhado de receitas de sopas doces. Isso mesmo: doces!!!!! Tem de tudo por aí, gente! É só pesquisar e deixar a criatividade fluir!

 

AS REGRAS

Para participar do concurso, basta enviar até duas receitas diferentes de sopas, caldos e/ou cremes com as respectivas fotos finais (sem o passo a passo) para o meu e-mail (katiabonfadini@gmail.com) até o dia 5 de setembro.

As imagens e receitas não precisam ser inéditas e podem ter sido publicadas em outros blogs ou sites, mas devem ser executadas pelos candidatos.

Além das patrocinadoras Margaret Puntel, Roberta Lito, Flávia Paiva, Castorina Zimmer e eu mesma, convidei mais uma amiga blogueira especializada no assunto “comida + fotografia” para nos ajudar a escolher os pratos mais interessantes. Trata-se da Flávia Mergulhão, editora do ATELIÊ DA CAIÊ e ganhadora do último concurso realizado aqui no blog, o “RISOTOS INESQUECÍVEIS”.

Os critérios que eu e as juradas levaremos em conta pra eleger as três melhores receitas serão os seguintes:

1. A criatividade da mistura/combinação de ingredientes

2. A apresentação

3. A foto em si

As receitas e fotos serão publicadas aqui no blog no dia 9 de setembro. Do dia 9 ao dia 15 de setembro, uma enquete colocada na lateral do blog estará disponível para quem quiser votar nas sua(s) receita(s) favorita(s). Esse voto terá peso 2, ou seja, serão 6 votos (= 6 pontos) das juradas + 2 pontos para o(a) vencedor(a) da enquete aberta ao público.

O resultado será publicado no dia 18 de setembro ao meio-dia.

P.S.: Esse concurso é restrito a participantes com endereço de entrega no Brasil.

 

OS PRÊMIOS

Para esse concurso, recebi o apoio e o patrocínio de quatro queridas amigas que ofereceram lindos mimos de suas lojas para as três receitas vencedoras. Vamos conhecer os prêmios?

Para o PRIMEIRO LUGAR…

2 - DSC00706

7 - DSC00711

8 - DSC00712

13 - DSC00719

…a Margaret Puntel da loja SHOP FESTA ofereceu essas elegantes peças brancas que combinam com tudo!

shopfesta

http://shopfesta.com.br/

+

 submarino_lin (1)

… a Roberta Lito, da CHOCOLITO’S ofereceu um kit com submarinos de chocolate para serem mergulhados no leite ou no café… hummmmm, isso cai bem depois de uma sopinha, né?

00 - Logo Chocolitos 02

 

Para o SEGUNDO LUGAR…

20130725_061946

20130725_062027

… a Flávia Paiva, da loja EU FAÇO A FESTA, ofereceu esse conjunto de canecas grandes para sopa com o exterior preto e o interior colorido: quanto charme e personalidade!

banner_loja_eff (1)

http://loja.eufacoafesta.com.br/

 

Para o TERCEIRO LUGAR…

1009828_10200647863173952_301104075_n

caixa rosa e branco CM

644180_10200647865094000_122064572_n

… a Castorina Zimmer do ATELIÊ FLOR DE AMORA ofereceu um kit de luxo para lavabo, que contém: 

a) uma caixa de luxo personalizada forrada em renda, com monograma bordado da vencedora
b) um toalha de lavabo bordada com monograma da vencedora
c) um aromatizador de ambientes em vidro cinturinha de 110 ml com essência de bamboo
d) um mini-sabonete líquido em vidro cinturinha de 110 ml com essência de erva-doce

1017093_10200647841653414_167021353_n

http://www.atelieflordeamora.blogspot.com.br/

 

Para o PRIMEIRO, SEGUNDO e TERCEIRO LUGAR…

oficial1

… eu ofereço um item da loja COISAS DA BONFA (kit para festa, cartão, convite, poster, ilustração ou padronagem) à escolha dos três ganhadores.logo2P

www.coisasdabonfa.com.br

Espero que tenham gostado da novidade, pessoal!!!!! Já estou ansiosa para receber as imagens e receitas no meu e-mail! Tenho certeza de que seremos presenteados com muitas opções interessantes de sopas, caldos e cremes para testar e aprovar durante o ano inteiro!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana inspiradora, muito obrigada às minhas amigas patrocinadoras e BOA SORTE para os participantes do concurso!!!!

Bonfa-ass

32 comentários:

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Nossa!! Demais!!! Quantos premios!!!!

: )

bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateAdri, os prêmios são MARAVILHOSOS mesmo, né? As meninas capricharam!!!! E aí, vai participar? Valem duas receitas por pessoa e o Bruno pode participar também, hein? São mais chances de ganhar e dessa vez serão 3 receitas ecolhidas! Beijos e boa sorte!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

kkk Nem tinha pensado na possibilidade do Bruno participar!
Adorei a ideia! rsrsrs

Vou pensar aqui um receita legal...
Bjs

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia vi no face e vim correndo comentar, é que hoje eu farei uma sopa rsrsrs, então é fato que irei participar, apesar da minha sopa ser simples sem ingredientes sofisticados, mas sei que é deliciosa rsrs
Os prêmios estão de arrasar!!!!

Huhuhu amei boa sorte para todos, porém mais pra mim que quero ganhar rsrs, brincadeira...

Bjs

Gélia

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Luxo puro esse concurso. Sera q dessa vez eu ganho???? Adorei e ja estou pensando q sopa vou fazer... beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Katita querida, esse concurso veio a calhar: Unir o útil ao agradável (saborear um delicioso caldo, creme ou sopa, nesse friozinho... e ainda ter oportunidade de ganhar um desses prêmios... que demais!)
Não sei se ganharei, mas minha participação já está garantida!
Grande bj!
Mirian Rocha

Leni disse... [Responder comentário]

Katia!!! amei cada prêmio, uma coisa mais linda que a outra!!!
vc sempre arrasando nos concursos!! rs

beijos
LEni

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhatePois é, Adri!!!! São mais chances de ganhar e mais receitas deliciosas de presente pra gente!!!! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoGelia, amei o video da Palha Italiana, adoro esse doce, hummmm! Estou curiosa pela sopa, hein??? Sei que você vai caprichar! Um beijão e boa sorte!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamDani, os prêmios são lindos, né? Pode pensar com calma que ainda tem um mês pro prazo final, só não pode esquecer de mandar a sua participação, hein? Rsrs! Beijos!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownMirian, aí em Minas deve estar ainda mais friozinho, né? Que delíciaaaaaa!!!! Quero ver o que vc vai aprontar! Aproveita e convida a Raquel pra participar também! Beijos e boa sorte!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LeniLeni, também amei os prêmios, as meninas capricharam!!!!! Pena que não posso participar, rsrs! Um super beijo e obrigada pelo carinho de sempre!

Marcela Pontes disse... [Responder comentário]

Creme delicinha! Vou testar a receita!
E quantos prêmios! Uau!
Bjksss

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marcela PontesMarcela, ficou bom mesmo, pode testar!!!!! E aí, se anima a participar? Os prêmios são ótimos mesmo! Beijão!

Milena disse... [Responder comentário]

Nossa,esses prêmios estão maravilhosos!
Esse concurso vai ter muuita gente participando!!
bjs Bonfa

Bárbara Rezende disse... [Responder comentário]

Adorei!!!! Vou começar a pensar na minha receitinha!!! Obrigada pelo carinho de sempre!!!

barbirezende.blogspot.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaTomara, Mi! Quanto mais participações, mais inspiração pra gente! Os prêmios estão lindos mesmo! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Bárbara RezendeQue bom, Bárbara!!!! Sou eu que agradeço seu carinho e gentileza! Vou aguardar sua receita, hein? Um super beijo e boa sorte!

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa eu fiquei doida pra participar simplesmente pq adoro promocoes culturais assim. Como eu moro no exterior, caso eu ganhe, eu poderia dar o premio a minha mae? Sendo assim, poderia participar? Bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Vivi TodoDiaOba, que legal! Ah, eu também adoro promover esses concursos porque acho que estimulam a criatividade, né? E a gente ganha de ppresente um monte de receitas saborosas!!!! Claro que vc pode participar, basta ter um endereço para entrega dos prêmios no Brasil! Vou aguardar suas receitas, hein, Larissa? Beijos!!!!

@xxxxx_uuuuuu disse... [Responder comentário]

Kátia, quem sabe a sorte não me sorri agora...no concurso de Saladas de Verão eu fiquei super feliz em participar!
Além da magia que nos ronda quando estamos montando nossos pratos ainda tem a gostosa tensão dos resultados.
Esses concursos são uma excelente forma de juntar gente feliz e criativa!
Parabéns!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flore FuxicoQue comentário mais fofo!!!! Muito obrigada! POis é, eu gosto mais de concursos do que sorteios exatamente pelos motivos que você mencionou! É legal traçar uma meta, buscar uma receita interessante, caprichar na elaboração do prato, compôr um cenário pra fotografar, registrar a imagem e torcer!!!!! Acho que é sempre positivo estimular a criatividade! Um super beijo e vou aguardar a sua participação, hein?

Rachel disse... [Responder comentário]

Oi Katia... vi sua chamada lá no face e cori para conferir as regras, vou escolher as minhas e te envio, ok?
Bjuss!!!

Isa disse... [Responder comentário]

Como não amar ??
Como não participar??

Eu to super dentro e só nao mando a minha receitinha que já tá no blog pq quero usar as dicas da Flavinha!

Um beijo e aguarde a minha receita =)

@xxxxx_uuuuuu disse... [Responder comentário]

Kátia, a-c-a-b-e-i de decidir sobre a receita que vou mandar para vc! Ufa...3 dias escolhendo, mas vai valer a pena! Vou mandar só uma mas acho que com ela vou para final de evento maravilhoso.
bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Acabei de enviar a minha receita!!!
Dedinhos cruzados :-) e Boa sorte a todas!!!

Jô Turquezza disse... [Responder comentário]

A Flávia me avisou do Concurso e já estou aqui participando. Adorei a ideia.
Obrigada pela chance.
Beijos.

Cozinha Perfumada disse... [Responder comentário]

Katia, já estou participando!!!!:) O Cozinha Perfumada andou meio parado ,mas já está de volta a ativa! Quantos prêmios lindos e legais!Eu queroooooooo! hahahaha Boa sorte ! beijos!!

Cozinha Perfumada disse... [Responder comentário]

Katia, já estou participando!!!!:) O Cozinha Perfumada andou meio parado ,mas já está de volta a ativa! Quantos prêmios lindos e legais!Eu queroooooooo! hahahaha Boa sorte ! beijos!! Tereza

Unknown disse... [Responder comentário]

@Jô Turquezza,que bacana!Boa sorte!!

Chef Daniel Deywes disse... [Responder comentário]

Oi Katia, quanto tempo ...

Claro que pode inscrever a receita da sopa de camarão fique a vontade.

Eu ando em marcha lenta nesses ultimos meses, estamos com nenenzinha nova em casa, e as coisas ficam um pouco corridas, principalmente para o meu blog.

Fiquei muito feliz com sua visitinha lá no blog. Ah, eu vi que vc foi para Nova Zelandia, eu também já fui lá ... É um dos lugares mais lindos do mundo...

abraço

Daniel Deywes

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Adorei o concurso!!
Já mandei minha receitinha, é simples mas vale a pena!!!
Bjuss!!

Related Posts with Thumbnails