quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Festa Tropical

DSC_0850

Arranjo de helicônias da Flor & Arte

DSC_1040

Panorama do buffet com os aperitivos e as sobremesas

_DSC8060

Queijo de cabra cremoso envolto em pistache e cranberry

_DSC8085

Canapés de salmão com cream cheese, endro e pimenta rosa

_DSC8034

Antepasto de jiló com torradinhas

_DSC8118

Brigadeiros de capim-limão

DSC_0059

Almoço servido na mesa principal

DSC_0055

Sangria de vinho branco com especiarias

_DSC8168

Eu e Wagner com as ventarolas do kit Festa Tropical

Conforme escrevi no post sobre os preparativos para a FESTA TROPICAL, usei alguns itens do kit que elaborei em parceria com meu amigo e designer Wagner Campelo para decorar nossa confraternização de Natal. No decorrer desse post, vou mostrar a vocês alguns detalhes do nosso encontro, além de compartilhar receitas e dicas. As fotos publicadas aqui são minhas e do Wagner, sendo que as dele são sempre as mais bonitas! Espero que essa seja a primeira de muitas parcerias com o “Waguito”!

DSC_1020

Para o centro do buffet, encomendei um arranjo de helicônias e alpínias na FLOR & ARTE. A querida Mônica sempre me socorre quando preciso de algo especial! Pedi ao Wagner, que entende bastante do assunto, para procurar alguns arranjos na internet e, em seguida, selecionei os três que mais gostei antes de enviar as imagens para a Mônica. Adorei o resultado, que ficou bem parecido com o original e foi o foco principal da nossa decoração tropical natalina!

DSC_1032

O buffet é o meu xodó e é nessa peça que normalmente sirvo os aperitivos e as sobremesas das festas que organizo.

_DSC8108a

Dessa vez, não foi diferente. Minha prioridade era arrumar esse espaço e só depois pensei nos pratos do almoço que, por sinal, encomendei para ter mais tempo de me dedicar à decoração.

DSC_0958

Como o tema era FESTA TROPICAL/NATAL TROPICAL, priorizei os tons naturalmente associados a essa festa: o verde e o vermelho. Separei bandejas, louças e acessórios nessas cores e complementei a decoração com dois cestos de fibras naturais para garantir o estilo rústico e bem brasileiro. Um deles foi colocado de cabeça para baixo a fim de servir como base para os verrines de frutas vermelhas e o outro abrigou as torradinhas.

DSC_0980

Posicionei a base de acrílico contendo o menu do almoço numa das extremidades do buffet.

_DSC8016

Na frente do menu, coloquei uma taça verde com um mix de frutas secas.

_DSC8030

O antepasto de jiló foi uma descoberta interessantíssima que eu trouxe da casa dos meus pais. Meu pai, assim como eu, adora experimentar novidades e sempre que faço uma visita, encontro algo curioso na despensa. O antepasto de jiló, produzido pelo CHEF MINEIRIM, lembra uma caponata de berinjela e foi super elogiado pelos meus amigos. 

DSC_0911

Para acompanhar o antepasto, servi pequenas torradas dentro de um cestinho no qual eu normalmente guardo (ou melhor, guardava) os meus cartões de visita. Um belo dia, ele me chamou a atenção e pensei que eu poderia usá-lo de outra maneira numa das minhas festinhas. Gostei do resultado, que achei bem charmoso, e pretendo repetir a dose!

DSC_0878

Lembram do post sobre a tábua de queijos incrementada que publiquei na semana passada? Fiquei animada para montar uma micro-degustação e escolhi quatro tipos de queijo: cabra, gorgonzola, provolone e camembert.

DSC_0005

Para acrescentar um toque de charme ao queijo de cabra cremoso, envolvi –o com pistaches moídos e cranberries desidratadas. A apresentação do petisco ficou diferente, bonita e despertou a curiosidade dos convidados.

_DSC8093

Na plaquinha identificativa desse canapé estava escrito “vol-au-vent de salmão”, que é aquela base de massa folhada, mas infelizmente não consegui encontrá-la a tempo no mercado e a substituí por tarteletes. O petisco ficou saboroso e fotogênico! Além disso, é fácil de fazer: basta preencher o tartelete com uma camada generosa de cream cheese e depois acrescentar um pedaço de salmão defumado decorado com endro e algumas bolinhas de pimenta rosa.

_DSC8099

A pastinha em camadas da foto acima ficou bem diferente de uma receita parecida que publiquei há alguns meses e vocês podem conferir AQUI. Dessa vez, fiz o que prometi e usei um cortador redondo e um pedaço de filme plástico como acessórios para moldar o creme de queijo (cabra + cream cheese). Sendo assim, consegui uma consistência muito mais densa, firme e homogênea do que na minha primeira tentativa.

DSC_0054

Pensando bem, o nome desse belisquete deveria ser pastinha –surpresa em vez de pastinha em camadas porque o recheio não ficou aparente. Separei dois blocos do creme de queijos e usei um deles para fazer a base. Por cima dessa primeira camada, salpiquei um vidro de alcaparras e depois a cobri com a segunda camada. Para finalizar, espalhei uma generosa quantidade de pesto rosso por cima de tudo. O ideal é servir a pastinha acompanhada de torradas ou crackers de arroz. Esse petisco foi o primeiro a acabar porque fez o maior sucesso! Pretendo reeditá-lo no futuro usando outros recheios.

_DSC8021

O brigadeiro de capim-limão era uma sobremesa que eu pretendia fazer há tempos. Desde que ouvi falar dessa receita, fiquei curiosa para experimentá-la. Não sou muito fã de chocolate, mas adoro doces de frutas, principalmente se forem azedinhas. Como o capim-limão é cítrico, fresco e aromático, achei que eu gostaria do resultado e não me decepcionei. A receita que usei foi retirada DAQUI e é a seguinte:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 gramas de chocolate branco
  • 1 copo americano de leite
  • 15 folhas grandes de capim-limão

Modo de preparo

  • Bata o leite, o leite condensado e o capim limão no liquidificador. Coe, despeje o conteúdo na panela e acrescente o chocolate branco picado. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar.
  • Deixe esfriar, enrole e passe no açúcar.

Dica: Se preferir, pode finalizar o brigadeiro com confeitos de chocolate branco.

Rendimento: 40 unidades

Fonte: MdeMulher Culinária

_DSC8127

Para o verrine de frutas vermelhas, eu gostaria muito de ter tido tempo de preparar uma geleia artesanal, mas infelizmente os compromissos de final de ano não me permitiram. Então comprei uma boa geleia francesa da marca ST. DALFOUR e a coloquei por cima do iogurte grego sem lactose, que, por sua vez, estava sobre uma farofinha de biscoito de leite com castanha de caju. Como eu assumidamente não tenho talento para a cozinha, adoro preparar canapés, pastinhas e sobremesas montadas. Dessa forma, a probabilidade de erro é quase nula e meus amigos saem daqui de casa satisfeitos, rs!

DSC_0087

A última sobremesa listada no menu era o chocolate com menta da marca AFTER EIGHT, que eu trouxe da recente viagem ao Reino Unido e tirei da embalagem original para colocar dentro de uma latinha vermelha.

DSC_0077

A mesa principal ganhou uma duplicata do arranjo de helicônias e serviu como base para as taças, talheres e pratos.

_DSC8188

Os pratos prinCipais foram bacalhau espiritual e lombo recheado com parma, damasco e ameixa em molho de vinho branco, que encomendei na DEEP FREEZE. Minha amiga Mari fez a farofa com passas e macadâmias e minha ajudante Mirna fez o arroz com amêndoas.

_DSC8184

Eu já conhecia e gostava do bacalhau espiritual, mas o lombo recheado me surpreendeu. Foi elogiado por todo mundo e, para a minha felicidade, pude apreciá-lo novamente no almoço do dia seguinte. Estava bem molhadinho, suculento e salgado na medida certa!

DSC_0057

_DSC8152

Para refrescar, decidi testar a seguinte receita (retirada DAQUI) de sangria de vinho branco com algumas alterações, conforme indicadas:

  • 1 garrafa de vinho branco suave colheita tardia (750 ml) – USEI VINHO BRANCO SECO
  • Uma latinha (330 ml) de refrigerante de laranja. É importante escolher uma marca bem doce – USEI FANTA LARANJA
  • Uma latinha (330 ml) de refrigerante de limão. Também deve ser uma marca bem doce, eu uso Limonada Galeguinha (meia garrafa) – USEI SPRITE
  • 4 fatias fartas de abacaxi tipo Pérola (mais doce) cortadas em 4 pedaços – SUBSTITUÍ POR UMA GRAPEFRUIT INTEIRA CORTADA EM RODELAS, UVAS VERDES E MAÇÃ
  • 10 anis estrelados – SUBSTITUÍ POR CRAVO, CANELA, NOZ MOSCADA EM PÓ E GENGIBRE EM PÓ (À GOSTO)

_DSC8023

Os vasinhos de suculentas foram as lembrancinhas da festa e acho que representaram bem o tema tropical.

_DSC8178

Pessoal, espero que tenham gostado desse relato sobre a última festa do ano!  Amanhã vou entrar em recesso a partir das 18h e só volto ao trabalho e à vida de blogueira em 2015!

Um grande beijo pra todos com votos de BOAS FESTAS e uma PASSAGEM DE ANO BASTANTE ANIMADA!!!!!


……………………………………………………………………………………

logo2P

www.coisasdabonfa.com.br

P.S.: A loja COISAS DA BONFA funcionará normalmente durante o meu período de recesso. A Patrícia Haddad, uma querida amiga de longa data, me substituirá na administração, organizará as vendas e atenderá os clientes que precisarem de alguma informação.

Bonfa-ass

18 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Linda festa Katia! Como sempre caprichosa no mínimos detalhes! Sou sua fã, você sabe disso ;)
Amei o arranjo, ficou lindo demais! E vou tentar fazer esse brigadeiro. Já tinha visto essa receita há muitos anos atrás numa revista, cheguei a recortar e guardar, mas com um espuletinha de 2 anos em casa, meu caderninho de receitas está abandonado.
Beijos querida!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fernanda FurtadoOi, Fernanda! Muito obrigada pelo carinho e elogio! Espero que goste do brigadeiro, o sabor é refrescante e a cor fica linda! Vale a pena experimentar! Um super beijo!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Maravilhosa a sua festa, Katinha!!! Vou reproduzir essa sangria, achei sensacional!!! Amei tudo, o cardápio, a decoração e principalmente a ideia do Natal tropical, diferente, divertido e adaptado ao nosso clima...nota 1.000 pra você!!!
Beijos, beijos! Vamos marcar um encontrinho?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, te admiro tanto!!!!!! Fiquei emocionada e muito feliz com seus elogios, muito obrigada mesmo! Vamos marcar um encontrinho sim, claro! Esse ano estou meio enrolada e vou viajar durante as festas, mas em janeiro estou de volta! Um super beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Oi, Bonfinha! A festa foi ótima!!! Os pratos idem. Mas o mais divertido foram os jogos depois do almoço! E sim, vamos fazer novas parcerias em 2015!

Beijo,
Wagner.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@padronagensOi, Waguito! UEEEBAAAAAA, já estou animada pensando nas próximas parcerias! Realmente a sessão de jogos foi muito divertida! Vamos repetir a dose quando a Mari voltar de viagem!!!! Um beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

O que dizer? As cores arrasaram e as comidas um show a parte!!! Adorei tudo!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMuito obrigada, Martinha! Foi um encontro bem divertido!!!! Um beijão!

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

To encantada com tantos detalhes lindos!!!
bjs
Kelly Nomura

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Kelly NomuraMuito obrigada, querida Kelly!!!!! Ano que vem tem mais! Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Lindas cores, o arranjo floral estava lindo ! E, o menu caprichado ... deve ter sido uma ótima festa.
Boas Festas à voce e à todos !
Beijos

Veneno Antimonotonia disse... [Responder comentário]

Você sempre arrasa!!! Tudo muito lindo! Parabéns e obrigada por compartilhar conosco tantas ideias criativas! Amo de paixão o seu blog!

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!!

Que delícia de festa e belisquetes....fiquei com vontade de experimentar alguns...rsrs...

Um Feliz natal e um ótimo 2015 pra vc e pra sua família!!!

beijoss!!!!
Gábi

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cintia FumagalliOi, Cintia! Muito obrigada, foi uma festa deliciosa mesmo! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Veneno AntimonotoniaQue mensagem linda!!!! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado da nossa festa de Natal! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Gabriela RodriguesObrigada, Gábi!!!! Adoro testar receitinhas novas e aproveito pra usar os amigos como cobaias, hehe! Um beijão!

JuJu Sardenberg disse... [Responder comentário]

Nossa que coincidência, estou para fazer um jantar tropical lá em casa e já fazia um tempão que não passava por aqui, deu pata ter muita inspiração, Tudo lindo!!
Bom 2015 para vc!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@JUJU VoaVoaJuju, que coincidência mesmo, bem legal! Espero que dê para aproveitar algumas dicas e que sua festa seja bastante divertida! Um beijão e FELIZ ANO NOVO!!!!

Related Posts with Thumbnails