segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Geleia de physalis com mel, fava de baunilha e cachaça

DSC_0789

Algums marcas de doces possuem em seu catálogo de produtos a geleia de physalis, uma pequena fruta azedinha rica em vitaminas A e C que eu adoro. Conforme mencionei no post contendo uma receita de caipivodka de physalis que publiquei no ano passado, apesar de ser considerada exótica, a fruta pode ser encontrada com relativa facilidade nas regiões norte e nordeste do Brasil.

A physalis tem propriedades medicinais e é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate ao diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.*

*Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A46physalis.htm

Todos os meses eu costumo fazer uma lista de receitas que pretendo testar e chegou a hora da geleia de physalis. Procurei algumas receitas de base e desenvolvi a minha versão, que é a seguinte:

DSC_0708

Ingredientes

  • 400 gr de physalis (4 caixinhas)
  • 4 colheres de sopa de mel
  • Suco de um limão
  • 1 fava de baunilha
  • Uma dose de cachaça

DSC_0724

Modo de preparo

Retire as pétalas secas, lave bem as frutas e coloque-as numa panela com o mel, o suco de limão e as sementes da fava de baunilha (basta fazer um corte longitudinal e retirá-las com a ponta da faca). Cozinhe em fogo baixo mexendo de tempos em tempos e quando a geleia estiver quase no ponto, acrescente a dose de cachaça. Mexa por alguns minutos até o álcool evaporar, desligue o fogo e deixe esfriar.

DSC_0779

Considerações

Algumas receitas sugerem passar as frutas no liquidificador ou cortá-las em fatias bem fininhas para um resultado mais homogêneo. Como eu gosto de geleias com pedacinhos ainda inteiros, preferi não seguir essa indicação. Pelo que eu me lembro, foi a primeira vez que substituí o açúcar pelo mel numa receita de geleia. Gostei do resultado e pretendo repetir a experiência.

DSC_0771

O resultado é uma geleia de cor âmbar, doce e azedinha ao mesmo tempo. Fica deliciosa com queijo camembert e torradinhas.

Um super beijo pra todos com votos de que a semana passe rápido pro feriado de 7 de setembro chegar logo, rs!!!!

Bonfa-ass

8 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Fiquei com vontade rs...

bjokas =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellFicou uma delícia mesmo e também diferente das geleias mais comuns. Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Acho uma frutinha linda, fica perfeita na decoração, mas acredita que nunca comi?
Gostei muito da ideia dessa geleia.
Beijos amor e um lindo inicio de mês.

http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mhilka DinizAh, experimenta, Mhilka! É bem gostosinha! Eu adoro frutas azedinhas, acho uma delícia! Eu nunca tinha provado a geleia, mas já vi no mercado. O problema das geleias industrializadas é que normalmente acho todas doces demais pro meu paladar e fazendo em casa dá pra controlar a quantidade de açúcar. Beijão!

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Hum fiquei tentada minha amiga! Beijinhos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patricia MerellaPatricia, a geleia acabou em dois dias e só eu comi, ficou muito saborosa e pretendo repetir a receita em breve! Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Ai Q delíiiiicia!!!
Adoro phisalis.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anna SilvaEu também, Anna! Beijão!

Related Posts with Thumbnails