Buffet pronto para a festa
Ingredientes principais para os crostinis
O drink da festa: Lagoa Azul
Trio de delícias: pastinha de aspargos verdes, pastinha de alcachofra com pimentão e cebolas caramelizadas
Crostinis prontos para serem degustados
Brigadeiros de chocolate amargo com café
Cupcakes de limão
Velas perfumadas são sempre muito bem-vindas nas minhas festinhas
Hoje vim compartilhar com vocês as fotos da festa mais recente que fiz lá em casa: a Happy Hour com buffet self-service de crostinis. A ideia de montar um buffet no qual os meus convidados pudessem escolher os toppings para seus crostinis (torradinhas com azeite, sal marinho e pimenta do reino), surgiu NESSE POST. Achei a sugestão prática, divertida e criativa!
Preparei os crostinis na véspera, esperei o pão esfriar e guardei tudo em potes de vidro bem vedados. Assim as torradinhas se mantiveram crocantes e fresquinhas.
A coisa mais difícil de organizar nessa festa foi a lista dos ingredientes principais que servi dentro dos bowls brancos que vocês podem ver na foto acima. As possibilidades eram muitas, mas precisei restringi-las a seis:
- Shitake refogado na manteiga com molho shoyu
- Muçarela de búfala cortada em fatias
- Tomate cereja temperado com alho, azeite e manjericão
- Azeitonas pretas fatiadas
- Lascas de Grana Padano
- Gorgonzola em cubos
Acho que a decisão por esses ingredientes foi acertada e combinou com a minha atual tendência de simplificar a vida, valorizando a ideia de que “menos é mais”. Eu costumava servir uma grande variedade de comes & bebes nas minhas festinhas, o que me dava mais trabalho e quase sempre resultava em muitas sobras e algum desperdício. De uns tempos pra cá, tenho preferido reduzir o número de opções, mas sem deixar de lado a preocupação com a qualidade dos produtos que uso para elaborar minhas receitinhas.
Foi pensando assim que selecionei os itens principais e, em seguida, escolhi os seguintes complementos:
- Queijo de cabra pastoso
- Nozes
- Presunto de Parma
- Presunto alemão
- Salaminho
- Pastinha de aspargos verdes
- Pastinha de alcachofra e pimentão
- Cebolas caramelizadas
- Mel
- Creme de balsâmico
- Molho de pimenta vermelha
- Geleia de pimenta
- Pimenta do reino
- Pimenta calabresa
Conforme mostrei no post sobre os preparativos para essa festa, imprimi um poster no formato 60 cm x 90 cm para decorar o buffet, que também serviu como um menu contendo dez sugestões de combinações entre os ingredientes disponíveis.
Foi divertido testar todas as sugestões e comparar as experiências com meus amigos!
Coloquei a pimenta calabresa e a pimenta do reino nas mini taças prateadas que mostrei no post anterior, lembram? Comprei-as nos EUA em 2013 e nunca havia conseguido encontrar uma maneira de aproveitá-las, até que surgiu essa ideia.
Concentrei os ingredientes complementares para a montagem dos crostinis na extremidade direita do buffet.
Na foto acima, vocês podem ver a petisqueira de dois níveis que abrigou os potinhos com mel, creme de balsâmico, molho de pimenta vermelha e geleia de pimenta. No prato inferior, servi presunto de Parma, presunto alemão e salaminho.
Essas pastinhas fizeram o maior sucesso e foram compradas prontas. A de aspargos verdes é da marca LA PASTINA, assim como a de alcachofra com pimentão. As cebolas caramelizadas são da QUEENSBERRY.
Como eu adoro queijo de cabra, esse ingrediente não poderia faltar no meu buffet de toppings. Entretanto, sei que muita gente não gosta ou não consegue encontrar o queijo com facilidade. Nesses casos, sugiro substituí-lo por cream cheese.
E aí estão os crostinis a caminho do buffet.
Detalhe das torradinhas com azeite, sal marinho e pimenta do reino que já são saborosas por sí só, sem precisar de complementos.
Na foto acima, vocês podem conferir algumas combinações testadas e aprovadas:
- Grana Padano com mel e nozes
- Muçarela de búfala com shitake
- Queijo de cabra com azeitonas pretas
- Tomate cereja temperado
- Presunto de Parma com gorgonzola
Cupcakes (ou muffins) e brigadeiros têm sido figurinhas fáceis nas minhas festinhas esse ano. Para evitar a mesmice, estou sempre testando um novo sabor de brigadeiro, que eu mesma faço, e comprando um cupcake de sabor diferente dos que ofereci anteriormente. Esse de limão da DELI DELÍCIA estava bem macio e saboroso, equanto o brigadeiro gourmet de chocolate amargo com café, cuja receita compartilhei AQUI, foi um dos melhores que já fiz.
Detalhe do cupcake de limão
Detalhe do brigadeiro gourmet de chocolate amargo com café
Como o número de amigos que convido para as minhas festas é sempre reduzido (de 4 a 8 pessoas), o espaço do buffet foi suficiente para abrigar todas as comidinhas. Na mesa de centro, ao redor da qual a gente se reúne para bater papo e comer, coloquei os pratos, os talheres, os guardanapos e os potes de vidro com os crostinis.
Para beber, servi o drink LAGOA AZUL (receita AQUI), inspirada pela personagem que segura uma taça de martini na ilustração que criei especialmente para o kit digital VAMOS CELEBRAR!.
Brindando com minha melhor amiga!
Gostei tanto do resultado dessa festa que fiquei com vontade de repetir a ideia dos crostinis com outras opções de toppings no futuro. Dá até pra pensar em buffets temáticos, como, por exemplo, um só de frutos do mar, que poderia incluir camarão com catupiry, salmão defumado, atum, siri, bacalhau, truta… Hummmm, acho que estou me empolgando!
Gente que amo e me faz feliz!
Lembram da torta de sabonete da SHIBONETERIA que mostrei no post sobre os preparativos para essa festa? Na próxima foto, vocês podem ver como ela fica quando cortada.
A lembrancinha da festa foi essa torta deliciosa, só que não pra comer, mas pra tomar banho, rs! É um presente original, diferente e criativo que, com certeza, causa impacto e chama a atenção!
Um super beijo pra todos com votos de um dia muito especial!!!
9 comentários:
Bom dia!
A pergunta que vou fazer é um pouco pessoal, mas gostava de fazer um 'budget' para as minhas festinhas, será que voce podia me ajudar?
Obrigada pela atençao!
A sua festa ficou linda :)
@BonvinOi! Muito obrigada!!!! Puxa, não sei se vou poder te ajudar com uma estimativa de gastos porque não sou muito organizada nesse sentido, rs! No caso dessa festinha, por exemplo, alguns molhos eu já havia comprado há meses e estava esperando uma oportunidade de usá-los. As bebidas eu também havia comprado antes. Na semana da festa, comprei as coisas frescas: tomate, manjericão, cogumelos etc. Como não faço as compras todas de uma só vez, não sei te dizer quanto gastei no total. E ainda tem um detalhe: eu sou exagerada, rs! Semre sobra muita coisa! Pra você ter uma ideia: sobraram duas embalagens de presunto de parma fechadas e, na semana seguinta à festa, eu nem precisei fazer compras no mercado. Foi a semana da macarronada com molho de tudo o que sobrou, rs! Um super beijo e muito obrigada pelo elogio!
Adoro seu trabalho é lindo e diferenciado!!
bjokas =)
@BellQue fofa, Bell! Muito obrigada pelo carinho e elogio! Beijão!
sem palavras, top das tops.
Sucesso!!!
Ju
Olá Katia,
Fico apaixonada pelas suas festinhas, e tenho copiado sempre que possível algumas dicas suas por aqui.
Me diz uma coisa, geleia e molhos depois de abertos, quando sobram você congela? Ou usa naquele período que vem dizendo no pote, em média 7 dias depois de aberto?
Também sou exagerada, comprei umas geleias grandes e, estou com medo de abrir só pra duas pessoas, pois irá sobrar. Como você costuma fazer nesses casos?
Desde já agradeço a atenção.
Super beijo.
@Verônica BachiniOi, Veronica! Seja bem-vinda de volta! Vou lá conhecer o seu cantinho! Super beijo!
@CRIATIVIDADE EVAMuito obrigada, Ju! Fico feliz que tenha gostado! Beijão!
@Jacqueline LinsOi, Jacqueline!!!! Muito obrigada pelo carinho! Pois é, eu tento consumir entre 7 e 15 dias, que é normalmente o prazo de validade. Dependendo do molho, eu aproveito para uma macarronada no dia seguinte (fiz isso dessa vez, rs) e uso a geleia para comer com brie. Ou então levo pra casa dos meus pais no final de semana pra compartilhar com a família. Um beijão!
Postar um comentário